Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Enviado: Sex Dez 14, 2012 3:37 am
Olá, Justin. Tudo bem?Justin Case escreveu: Amigos,
Há vários absurdos e "erros técnicos" no artigo, mas vou comentar só o último parágrafo:
1. A frota atual da FAB está cara de manter, mas qualquer F-X que venha, além de todo o preço de aquisição, vai custar pelo menos o triplo para manter.
O Amorim vive batendo nessa tecla como uma das justificativas para a aquisição do Fx2 . Evidentemente o caça do FX2 terá um custo de operação mais caro. Mas esse tipo de argumento, como o utilizado entre outros, pelo Ministro, não deixa de ser verdade, uma vez que os caças atuais, na medida que estão envelhecendo, vão tendo um custo de operação mais alto.
É um nobre reforço junto a leigos e principalmente para aqueles que não estão muito preocupados com a rápida decisão do FX2.
Seguramente, para as Olimpíadas seria possível ter um lote inicial. Para a Copa do Mundo não seria impossível. Seria possível caso a AdlA e a USNAVY concordassem que slots das aeronaves que seriam para elas fossem direcionados para a FAB. E não seria impossível caso a FAB solicitasse aos concorrentes, que estão buscando cada um dourar a sua pílula.Justin Case escreveu: 2. Nenhuma das soluções do F-X2 permite receber os aviões a tempo de estarem operacionais para a Copa do Mundo, e talvez só algumas aeronaves possam chegar até 2016.
Os caças seriam uma versão "BR". Mas trata-se de HMD, integração de armamentos, coisas do tipo. Nada que impede que isso seja realizado com os caças aqui.
E no tocante a SAAB, eles propuseram que o fill gap do GDA fosse preenchido por Gripens C/D.
Mas os caças servem como dissuasão e principalmente argumentos do tipo servem como meio de persuasão junto aos decisores.Justin Case escreveu: Ninguém precisa também de aviões de guerra com grande capacidade de manobra, de penetração, mísseis BVR, etc. para marcar presença na Copa/Olimpíada. Avião de guerra desse porte é para dissuadir países inimigos ou demonstrar poder. O argumento pode ser interessante para os leigos, mas é operacionalmente descabido.
Abraços,
Justin
É extremamente comum a FAB mencionar seus helicóperos (incluindo aqueles que são para C-SAR) e seus aviões de transporte em missões de assistência social. E se esses meios não pudessem ser de uso duplo, duvido que a situação nessa área estivesse no mesmo nível de conforto que atualmente.
Enfim, eu acho bastante válido aqueles argumentos.
Abraços