Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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PRick
#6811
Mensagem
por PRick » Ter Abr 28, 2009 7:14 pm
Adriano escreveu:Toda publicação que leio diz que os Suécos estão bem a frente dos demais em termos de enlace de dados.
Uma demonstração disso é o R-99 grego, em que os franceses (Thales) ficaram responsáveis pelo data-link.... atrasou imenso!!!
Ficou bom? Parece que sim..... mas bateram cabeça até dizer chega. Esse serviço não é tão fácil quanto se pensa.
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Adriano
Só tem problema quem faz, é assim mesmo. No próprio desenvolvimento do Rafale somente a versão F-3 teria o datalink definitivo, tanto o F-1 como o F-2 foram pensados como degraus de desenvolvimento. Que agora se encontra maduro, porém, isso nunca termina.
Agora, imagine a complexidade de desenvolver um reprojeto de um caça, mesmo que seja limitado, a Boieng anda tomando uma surra de F-18E já faz quase 20 anos.
Imaginar que o Gripen NG, com novos radares e novos sistemas tem data fixa para ficar pronto, é não considerar a realidade dos programas de caças modernos, todos estão atrasados vários anos.
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G-LOC
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#6812
Mensagem
por G-LOC » Ter Abr 28, 2009 8:14 pm
Adriano escreveu:Toda publicação que leio diz que os Suécos estão bem a frente dos demais em termos de enlace de dados.
Eu também leito muito isso mas não vejo nada com conteúdo. É igual a técnica de marketing de repetir uma "informação" até virar verdade. A Suécia está usando o Link 16 nos seus caças. Sem compatibilidade não tem como ser o melhor.
Adriano escreveu:
Uma demonstração disso é o R-99 grego, em que os franceses (Thales) ficaram responsáveis pelo data-link.... atrasou imenso!!!
Ficou bom? Parece que sim..... mas bateram cabeça até dizer chega. Esse serviço não é tão fácil quanto se pensa.
Adriano
Os sistemas do R-99 tem que ser compatibilizados com os sistemas de comunicações e C2 gregos e deu problema como acontece sempre que se quer compatibilizar dois softwares diferentes. O software do datalink suéco também é diferente dos rádios e C2 grego e também daria problemas.
É bom lembrar que o Erieye está compatibilizado só com os caças suécos e com o C2 suéco.
G-LOC
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AlbertoRJ
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#6813
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por AlbertoRJ » Ter Abr 28, 2009 9:27 pm
Os suecos são reconhecidos como (um dos) pioneiros na utilização de datalinks, mas não há fato que comprove qualquer superioridade sobre países como EUA, França, Inglaterra ou mesmo a Russia. O conceito foi adotado e desenvolvido por todos.
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Alberto -
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Vinicius Pimenta
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#6814
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por Vinicius Pimenta » Ter Abr 28, 2009 10:35 pm
A proposta do NG inclui a integração do link BR 2. Acredito que todas as propostas sejam assim.
Não acho que seja marketing os suecos estarem avançados na área de NCW. Não são os únicos, claro. Acho que foi um caminho que eles escolheram em virtude da realidade deles. Não vejo mérito ou desmérito, nem relevância, pra ser sincero.
Para nós, pouco importa quem esteja mais avançado. Importa que o vetor escolhido utilize nossos links e se comunique com nossa rede. Que eu saiba até um F-5 modernizado passou a conseguir fazer isso. E também, a menos que estejamos sendo enganados, o Erieye da FAB está integrado com os sistemas não suecos dos F-5M e dos A-29.
O F-X deve ser visto apenas como um vetor que irá compor nosso sistema de defesa. O avião se encaixa nas nossas necessidades, não ao contrário. Então, não importa como o avião saia de fábrica para a força aérea local, importa que ele venha para nós customizado com as nossas especificações.
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Alcantara
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#6815
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por Alcantara » Qua Abr 29, 2009 11:12 am
Os suecos não operam em rede desde a década de 60? É natural que estejam bem adiantados nesse campo.
Que eu me lembre, os Saab 35 Draken já tinham algo do tipo. Rudimentar, mas tinham...
Desenvolvido no começo da década de 60, para enfrentar a ameaça soviética, o sistema sueco tinha um correspondente americano, usado nos F-106, que acabou sendo abandonado. O sueco, ao contrário, vem sendo desenvolvido desde então. Embora servisse apenas para guiá-lo em direção ao alvo, era uma grande vantagem, pois permitia se aproximar do alvo sem depender dos ineficientes radares da época. Ele funcionava da seguinte maneira: mensagens dos controladores de radar em terra eram mandadas para os caças (experimentalmente nos J-35B e D, e de forma permanente o J-35F), sob a forma de curtos impulsos que não continham voz, desta forma sendo difícil de o inimigo saber o que significavam, e se realmente eram algo importante, isso se conseguissem interceptar a mensagem. No caça, essas mensagens apareciam nos instrumentos, indicando dados sobre o alvo e ordens de como proceder na interceptação do mesmo. Eram mostradas de forma bem discreta, não identificável por quem não soubesse da sua existência. Mesmo que o sinal fosse interceptado e descoberto o seu conteúdo, as ordens eram em código, sendo uma combinação de 3 palavras que apenas os pilotos e controladores sabiam o que significava. Esse sistema foi drasticamente aperfeiçoado, resultando nos mostradores de situação tática que vocês conhecem dos simuladores, e implantado desta forma nos aparelhos posteriores (o Viggen e o Gripen).
Besides the unique design, the Draken also incorporated other features that made it stand out. To the rear, the fuselage would mount an additional, albeit smaller set of landing gear wheels allowing for the delta wing design to achieve full lift on take off and opposite that effect on landings. The system could also deploy a chute at rear to decrease the landing distance substantially. Improvements in electronics and avionics would further the systems potent ability and collision course radar coupled with data linking between each Draken made for one serious adversary.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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#6816
Mensagem
por Alcantara » Qua Abr 29, 2009 11:36 am
Ah, sim, lembrei... os suecos usavam o STRIL desde a década de 50!
STRIL is short for "Stridsledning" which means "combat management" in Swedish. STRIL 50 (operational in the 1950s) and STRIL 60 (operational in the 1960s, 1970s and 1980s) were integrated systems for air combat management including early warning and ground-controlled interception. The systems depended on radar and radio as primary technologies but STRIL 50 was based on manual control while STRIL 60 applied the usage of early digital computers.
STRIL 60, designed in cooperation with Marconi, were in the very frontline of providing combat critical information to airborne aircraft, the Saab 35 Draken and Saab J32 Lansen fighter aircraft, by means of digital telemetry links with direct presentation of target guidance data on dedicated gauges on the cockpit instrument panel. The uplink to the aircraft could resist heavy jamming and the Swedish Air Force was first in the world to provide digital combat guidance that would remain reliable in a hostile and interfered radio environment.
Eventually, The Saab 37 Viggen aircraft system also utilized STRIL 60 but target presentation in the cockpit was then replaced by digital computer displays instead of the mechanical gauges used on the Draken.
In the late 80s, STRIL 60 was replaced by STRIL 90 which is a modern combat management system integrated with the Saab S100B Argus combat management/surveillance and SAAB JAS 39 Gripen multi-role combat aircraft.
Abraços!
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#6817
Mensagem
por AlbertoRJ » Qua Abr 29, 2009 12:53 pm
Alcântara, o pioneirismo dos suecos é indiscutível. O que está em questão é a possível superioridade nesse campo sobre os demais.
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Alcantara
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#6818
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por Alcantara » Qua Abr 29, 2009 2:04 pm
AlbertoRJ escreveu:Alcântara, o pioneirismo dos suecos é indiscutível. O que está em questão é a possível superioridade nesse campo sobre os demais.
[]'s
Alberto, só estou agregando dados a discussão. Até porque questionaram se a Suécia está realmente a frente dos outros países em termos de
data link.
Pois bem, só estou mostrando que sim, é possível que estejam bem a frente dos outros pois já usavam algo nesse sentido desde os anos 50.
Abraços!!!
Editado pela última vez por
Alcantara em Qua Abr 29, 2009 2:20 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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PRick
#6819
Mensagem
por PRick » Qua Abr 29, 2009 2:05 pm
AlbertoRJ escreveu:Alcântara, o pioneirismo dos suecos é indiscutível. O que está em questão é a possível superioridade nesse campo sobre os demais.
[]'s
Se estivéssemos em 1996, tudo bem, no entanto a superiodade em redes dos suecos deixou de existir, estamos em 2009. Mais de uma década depois, e o Rafale foi concebido dentro dos mesmos parâmetros do Gripen, atuação em rede e fusão total de dados. Algo que o Gripen tem dificuldade para igualar, dado os sensores do Rafale. Como diz o veio Cazuza, o tempo não para...
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Benke
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#6820
Mensagem
por Benke » Qua Abr 29, 2009 2:29 pm
Como se os suecos tivessem parado no tempo...
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Oziris
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#6822
Mensagem
por Oziris » Qua Abr 29, 2009 3:07 pm
PRick escreveu:AlbertoRJ escreveu:Alcântara, o pioneirismo dos suecos é indiscutível. O que está em questão é a possível superioridade nesse campo sobre os demais.
[]'s
Se estivéssemos em 1996, tudo bem, no entanto a superiodade em redes dos suecos deixou de existir, estamos em 2009. Mais de uma década depois, e o Rafale foi concebido dentro dos mesmos parâmetros do Gripen, atuação em rede e fusão total de dados. Algo que o Gripen tem dificuldade para igualar, dado os sensores do Rafale. Como diz o veio Cazuza, o tempo não para...
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Meu irmão, se não der Rafale vai ter neguinho pulando da ponte Rio-Niterói.
E com ha bandeira da França na mão.
O Prick só pode ser vascaino.
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Si vis pacem, para bellum.
"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
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PRick
#6823
Mensagem
por PRick » Qua Abr 29, 2009 3:34 pm
Benke escreveu:Como se os suecos tivessem parado no tempo...
Apenas tem muito menos recursos e capacitação para desenvolvimento tecnologico que EUA, França, etc.. Como todos passaram a investir em datalink, a coisa ficou equilibrada, diga-se de passagem que o datalink/radio usados no Gripen nunca foram suecos, mas dos EUA ou Alemão.
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Wolfgang
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#6824
Mensagem
por Wolfgang » Qua Abr 29, 2009 3:54 pm
PRick escreveu:Benke escreveu:Como se os suecos tivessem parado no tempo...
Apenas tem muito menos recursos e capacitação para desenvolvimento tecnologico que EUA, França, etc.. Como todos passaram a investir em datalink, a coisa ficou equilibrada, diga-se de passagem que o datalink/radio usados no Gripen nunca foram suecos, mas dos EUA ou Alemão.
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Você diria então que os EUA como tem um orçamento muitíssimas vezes maior que o da França, portanto, possuem um sistema superior ao francês?
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#6825
Mensagem
por Alcantara » Qua Abr 29, 2009 4:43 pm
Wolfgang escreveu:PRick escreveu:
Apenas tem muito menos recursos e capacitação para desenvolvimento tecnologico que EUA, França, etc.. Como todos passaram a investir em datalink, a coisa ficou equilibrada, diga-se de passagem que o datalink/radio usados no Gripen nunca foram suecos, mas dos EUA ou Alemão.
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Você diria então que os EUA como tem um orçamento muitíssimas vezes maior que o da França, portanto, possuem um sistema superior ao francês?
Touché (By FinkenHeile)
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