NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6811 Mensagem por WalterGaudério » Dom Mar 16, 2008 6:59 pm

orestespf escreveu:
Sd Young Guns 2 escreveu:ORESTES!!!

Para de fumar essa caximbo...:shock: :shock: :x :twisted: e solta esse comentario!

sd Volcom

Vlws Abraços

Amigo Volcom,

sem querer ser pedante, mas estes dois textos postados (Marino e Knight7) servem para confirmar o que ando cantando no DB, mas santo de casa não faz milagres.

Tudo bem, as confirmações estão aí, dois ministros que não sabem o que é guerra assimétrica e dissuasão, visita incômoda do Jobim aos EUA, acompanhamento do Saito ao mesmo nesta viagem, assinatura de uma parceria entre sua pasta do Mangabeira (Estratégia) e o Conselho de Segurança russo. Acredite quem quiser!

Mas para ser mais chato ainda, venho falando outras coisas também, só estou aguardando a confirmação. Entre elas o caça preferido pela FAB e o caça rejeitado pela FAB. Aguardem!

Abração,

Orestes
O que eu SEI é que tem muita genteb boa no Comando da Marinha começando a ficar de saco cheio com esta história tresloucada de mobiliar nossa força naval com(apenas) SSNs e navios patrulhas.

Já, Já a indisposição de discreta passa a ser velada com o Batman e Robim(Nelson Jobim e o Porra louca do Manga-beira Unger)

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#6812 Mensagem por Marino » Dom Mar 16, 2008 7:00 pm

dobrado

Editado pela última vez por Marino em Dom Mar 16, 2008 7:02 pm, em um total de 1 vez.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#6813 Mensagem por Marino » Dom Mar 16, 2008 7:01 pm

Marino escreveu:
PRick escreveu: Sim, Orestes eu trato a imprensa da mesma a maneira como ela trata o leitor, uso-a quando me interessa, porque é isso que eles merecem. E o feitiço virando contra o feiticeiro.

Incluisive filtrando o que me interessa, agora, quando é possível, as matérias acima são colunas de opinião, se fossem reportagens vazando o conteúdo do Plano de Defesa, aí seria algo interessante, mas como ele não está pronto, e vai ficar daqui a alguns meses, prefiro ver o documento, depois dar minha opinião sobre o mesmo. Agora, é quase como discutir o sexo dos anjos.

E o NJ adora usar e sacanear os jornalistas, é preciso muito cuidado para analisar o que ele diz em entrevistas.

[ ]´s
Prick, de novo:
Não estou me baseando em matérias publicadas por Jornalistas;
E nem o Orestes;
E nem o Alitson, em alguns posts atrás;
Ou o Walter, acima.
Leia com cuidado.
Muuuuuiiiiiito foi dito.
Quem tiver olhos de ver, que veja.
Saio do debate para não arrumar problemas.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6814 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 16, 2008 7:57 pm

Nossos F-5M vão se encontrar com os Gripens suecos na Red Flag em Julho-Agosto. [009]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#6815 Mensagem por PRick » Dom Mar 16, 2008 8:30 pm

orestespf escreveu:

Entendo, PRick, e até acho que você está certo. Mas no caso do assunto Defesa, em particular, existe algo sintomático, que acredito que poucas pessoas perceberam. Por incrível que possa parecer toda a imprensa está do lado do Governo quando o assunto é defesa, ninguém ousa dar uma opinião diferente (ou muito diferente), a única que tentou algo foi o Merval questionando a "aproximação" (sugerindo ser perigosa) com os franceses. O mais interessante disso é que a imprensa virou porta-voz do Jobim e Mangabeira, só sai o que eles querem. Observe isso!

Assim, observando este texto postado pelo Marino, dá para perceber nitidamente o quanto que vazou do Plano de Defesa ali, muito mais do que as pessoas sabem. Ali ele revela detalhes de bastidores que as pessoas mais desatentas não perceberiam em uma primeira leitura. Aliás, vou além, preste atenção nestes textos que o Marino tem postado aqui (com regularidade) no DB. São extremamente reveladores, só que ele e outros que sabem alguma coisa não podem comentar, até mesmo por motivos óbvios.

Dou alguns exemplos sobre o último texto postado por ele. Lá fala "perguntas", se você der uma olhada em um artigo meu para o UFJF Defesa sobre o Plano Estratégico Nacional de Defesa, verá que as tais perguntas são diretrizes para este Plano. Foi isso que me motivou a escrever tal texto, está tudo lá, mas de forma sutil.

Fala-se também em "duas rodadas de encontros com os comandantes", a primeira, segundo "eles", não foram respondidas as perguntas, logo se fez necessário (na cabeça "deles") mais uma, introduzindo novas perguntas e que aparecem neste texto postado (sutilmente, mas estão lá).

Fala-se também em "guerra assimétrica x guerra convencional" e a idolatria dos ministros sobre a "dissuasão". Já foi postado aqui também um texto onde o Jobim fala que as FFAA devem ser dissuasórias, algo que segundo ele não são (na cabeça dele. hehehe).

Tudo isso vem sendo sistematicamente pela imprensa, tudo está sendo revelado, pelo menos para quem quer entender, até porque o perfil dele é de língua solta (nada pejorativo, é uma escolha dele, uma forma política inclusive de se manifestar publicamente). Inclusive este papo sobre o TOA (Amazônia) que é uma das coisas defendidas pelo Mangabeira (não é a primeira vez), é fácil achar textos onde o MG fala abertamente sobre seu plano estratégico para a região. Agora resolveram mixar tudo, ou seja, plano social + plano de desenvolvimento + plano de defesa para a região amazônica.

Este não é o problema, o erro é achar que os problemas só estão lá, o erro é desmobilizar as forças no Sul e Sudeste para levar para o Norte, o erro é pensar em guerra assimétrica naquela região, o erro é achar que dissuasão resolve o problema.

A imprensa não vai colocar um furo sobre assuntos de Defesa ou sobre o Plano de Defesa, não precisa, os dois ministros vem revelando tudo, eles são as fontes primárias dos jornalistas.

A questão da dissuasão tem me incomodado e muito, principalmente por ecoar na imprensa leiga. A teoria da dissuasão aplica-se a qualquer capacidade que pode impedir o inimigo de atingir os seus objetivos. É difícil provar a validade de qualquer teoria de dissuasão, pois não é possível demonstrar de forma conclusiva a razão por que qualquer coisa não aconteceu.

A ausência de atividade de corrida aos armamentos não prova que um competidor foi persuadido, assim como a ausência de agressão não prova que um hipotético agressor foi dissuadido. Além disso, mesmo que estivéssemos certos quanto a um mecanismo de dissuasão que funcionou durante um certo tempo, não podemos ter a certeza que funcione sempre.

Colocando de outra forma, a dissuasão pode falhar e a guerra pode chegar sem aviso prévio. Esta possibilidade leva-nos ao tema controverso da ação preventiva, que está ligado às dúvidas quanto à fiabilidade de qualquer tipo de dissuasão.

Entende minha preocupação? Os ministros parecem não saber disso, acham que dissuasão é fim, mas é meio. Da forma que eu coloquei, a dissuasão pode falhar (e se der certo, não saberemos porque deu), mas e se falhar, o que acontece? Guerra! E se as forças forem apenas dissuasórias? Não há tempo para reverter a coisa.

Depois escrevo mais, tá ficando longo demais. rsrsr

Abração,

Orestes
Orestes,

No assunto sobre defesa, como quase em todo assunto mais especializado, o que reina é muita confusão, muita incapaciadade de lidar com o tema, uma quantidade enorme de besteiras e muita opinião, sem conhecimento de causa. Vamos aos fatos:

Abstraindo o conceito de dissuasão, que como qualquer conceito muito abstrato, carrega um alto grau de subjetividade e complexidade, ou seja, é necessário para os textos sérios sobre o assunto, definir aquilo que se entende por dissuasão.

O que está o ocorrendo é um debate sobre as prioridades a serem dadas para a Defesa do País, dentro de um Plano, que tenta na medida do possível, alinhavar a Defesa estrito senso, com o resto do País, na verdade em toda nossa história, nunca houve um debate sério sobre o tema, fizemos alinhamentos automáticos e subordinados, até alcançarmos o alge durante o período da Guerra Fria, aonde nossas FA´s eram encaradas como um apêndice de uma força anti-URSS, nada mais além disso.

Do ponto de vista interno, desde o fim da Guerra do Paraguai, nossas FA´s passaram a viver da corporação como um fim em si própria, aonde a operacionalidade era relegada a planos inferiores.

Ora nossas FA´s estavam em posição clara de inferioridade em termos materiais, quando comparadas as FA´s da Argentina até uns 17 anos, portanto, de modo algum poderiam ser chamadas de dissuasórias ou qualquer outro termo correlato. Creio mesmo que foi sempre o tamanho da nação brasileira, o maior fator de dissuasão, se assim podemos chamar o termo.

O que assistimos agora, é de certa forma uma briga de poder, para saber qual serão as prioridades, e parte da corporação, vai agir como corporação, ou seja, sequer quer debater o tema, da mesma forma existem problemas no outro lado, gente que vai achar que descobriu a pólvora, pensando que um assunto ou medidas desse naipe, podem ou poderiam ser resolvidas em tão pouco tempo, não é sensato, eu diria mesmo que o verdadeiro processo de modernização de nossa sociedade nessa área, vai começar a partir do lançamento do Plano.

Me parece que algumas questões no Plano já estão postas, mas nem por isso podemos concluir que estejam decididas ou que não podem ser alteradas.

É claro que em alguns pontos o Plano já pode ser adiantado, como o NJ não cansa de dizer, o verdadeiro poder militar deriva da produção de suas próprias armas. Eu iria além, o verdadeiro poder militar deriva da produção, manutenção e operação de suas próprias armas, afinal, criar doutrinas, táticas e estratégias militares nacionais, é tão importando quanto o domínio das tecnologias e o fabrico das armas.

Também não existe como ser contra, a unificação e integração de planos de defesa e de incorporação de nossos vazios demográficos. No entanto, quem anda fazendo um verdadeiro carnaval sobre a Amazônia é nossa mídia conservadora, como sempre tratando o tema de modo superficial e de forma maniqueista. Isso não parte do governo, mas de nossas elites que gostam de demonizar ou glorificar pessoas e fatos. O mundo não é assim.

Do mesmo modo, o problema do desmatamento e do pessoal verde, é sempre tratado de forma leviana, tentando fabricar escândalos. Demonizando ou glorificando índios, ONG´s, traficantes, FARC´s, etc.. É lamentável que assuntos sérios sejam noticiados segundo interesses dos mais diversos, que os de revelar a realidade dos fatos.

Dado o tiroteio e a pouca confiabilidade geral, me resta ver o documento pronto, para depois emitir qualquer juízo de valor. O que posso dizer agora, é que tanto o NJ como o MG são quadros muito bons, do ponto de vista intelectual, é claro, ninguém está a salvo de erros, mais aí entra o debate sobre o documento já pronto. É certo que o ideal é que ele seja profundamente discutido, mas da forma como já está sendo tratado, o que pode acabar acontecendo é o fim do debate a respeito.

Ainda sobre os fatos estritos, podemos dizer que as iniciativas atuais são de boa conduta, tanto, a construção da fábrica de Helos de Transporte, quanto os SNA e o programa de SSK, são ótimas iniciativas. Está dentro do Plano, a compra dos FX-2. Me parece que são todas iniciativas para suprir lacunas importantes em nossas FA´s.

O debate sobre o que fazer adiante, ou quais serão as prioridades de nossas FA´s, e o material que deverá ser fabricado ou importado, tem que ser levado no seu tempo, de nada vale tentar ficar antecipando problemas. É certo que existem algumas escolhas a serem feitas, tanto na área do material, quanto na área de estruturas, infra-estruturas. O debate sobre o tamanho do contingente militar e sua alocação por nosso território é muito bem vindo. Me parece acertada também uma melhor distribuição dele por nosso território. Agora, como isso será feito, não cabe ao Plano, cabe a ele decidir os aspecto mais gerais.

Não vamos cair no conto, de que o Plano de Defesa vai solucionar todos os nossos problemas na área, muito terá que ser feito, pois trata-se de um processo novo, que começou recentemente.

O maior problema é que os ramos de nossas FA´s sempre atuaram de forma independente, sempre fizeram suas prioridades e determinaram, a partir delas, o que podiam comprar e usar em temos de material bélico, isso a meu ver é coisa do passado, é necessário repensar e rever toda essa estrutura tripartida e estanque. Os exemplos de nossa história são muito ruins nessa área.

Se a MB quer ser uma Marinha de Águas Azuis no futuro, terá que convencer nossa sociedade civil que tal fato é importante. O mesmo vale para qualquer Plano da FAB ou do EB. É certo, que para uma nação de mentalidade terrestre como o Brasil, a tarefa da MB será mais difícil. Tanto como para o EB tentar se livrar da alcunha de força anti-terrorista ou policia de fronteira. No entanto, esse debate tem que ser travado em nosso meio social.

[ ]´s

Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#6816 Mensagem por Tigershark » Dom Mar 16, 2008 8:37 pm

Tenho certeza que os amigos com fontes de informação sabem do que estão falando,e se veem similaridade no que está publicado com o que suas fontes relatam para mim está Ok.O que continuo não entendendo é porque o já famoso Plano Nacional de Defesa está(pelas informações que dispomos)DELIBERADAMENTE indo contra as definições do PRM,da escolha do FX da FAB e seguramente também do Exército.Custo a acreditar que ,apesar do evidente respeito à hierarquia dos nossos comandantes,eles não possam fazer chegar aos ouvidos das pessoas certas do erro das decisões que irão ser tomadas.Seguramente existem meios,e isso sempre existiu,de contornar de forma sábia uma decisão equivocada.Torço por isso.

Abs,

Tigershark

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#6817 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 16, 2008 9:35 pm

orestespf escreveu: Amigo Volcom,

sem querer ser pedante, mas estes dois textos postados (Marino e Knight7) servem para confirmar o que ando cantando no DB, mas santo de casa não faz milagres.

Tudo bem, as confirmações estão aí, dois ministros que não sabem o que é guerra assimétrica e dissuasão, visita incômoda do Jobim aos EUA, acompanhamento do Saito ao mesmo nesta viagem, assinatura de uma parceria entre sua pasta do Mangabeira (Estratégia) e o Conselho de Segurança russo. Acredite quem quiser!

Mas para ser mais chato ainda, venho falando outras coisas também, só estou aguardando a confirmação. Entre elas o caça preferido pela FAB e o caça rejeitado pela FAB. Aguardem!

Abração,

Orestes

Professor, já pensastes em ser roteirista ou diretor de filmes de suspense :?: Pow, ganharias muito mais do que como professor :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Estamos ansiosos pelo texto :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2067 vezes
Agradeceram: 2622 vezes

#6818 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 16, 2008 9:44 pm

Marino escreveu:AI MEU DEUS!!!!!
Por questão de hierarquia e disciplina, deixo para meu irmão orestes comentar.
Do JB:

Reestruturação do setor inclui defesa da floresta

Vasconcelo Quadros Brasília

Criado por decreto editado em setembro do ano passado pelo governo, mas ainda em gestação, o novo plano de reestruturação das Forças Armadas já tem as suas linhas mestras. Define a Amazônia como prioridade de ocupação estratégica, realça o papel das três armas na eventualidade de guerra não-convencional na fronteira com os vizinhos do Norte - estimulando a capacidade de mobilização emergencial, com equipamentos e recursos tecnológicos aptos à resposta militar imediata.

Para acabar com a velha penúria de recursos, insere Exército, Aeronáutica e Marinha dentro de um plano de desenvolvimento econômico voltado para a vocação de cada região do país, especialmente à Amazônia Legal como nova fronteira.

- Vamos resgatar o papel das Forças Armadas, mas não mais dentro de uma agenda apenas militar. As decisões serão políticas - disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, presidente do novo Comitê Ministerial de Formulação da Estratégia Nacional de Defesa, onde estão sendo travados os debates que resultarão no plano a ser entregue em setembro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das finalidades do novo plano é recuperar o espírito de defesa nacional, que se perdeu com o golpe militar de 1964. Isto ocorreu por conveniência dos generais que se revezaram no poder, transformando as Forças Armadas numa instituição envolvida com o processo de repressão política contra um inimigo interno. Reordenar o papel da Força e livrá-la do estigma herdado da ditadura militar são os principais desafios de Jobim e do coordenador do programa, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

Conversas

Os dois já realizaram duas rodadas de conversações com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, aos quais encaminharam perguntas - ainda sem respostas definitivas - para temas pontuais. Por todas as hipóteses até agora discutidas, uma guerra convencional com algum país vizinho na fronteira Norte - como a Venezuela do beligerante presidente Hugo Chaves - tem sido completamente descartada. A probabilidade mais considerada é um "conflito assimétrico" que, segundo Jobim, poderia ser rechaçado por uma força de dissuasão, aparelhada e com mobilidade para uma situação de emergência.

- Poderia ser contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ou qualquer outro grupo - afirma o ministro da Defesa, ao explicar que a finalidade é estar preparado para uma situação de emergência numa faixa de fronteira onde atualmente a única instituição que inspira alguma segurança é o Exército.

Jobim disse que o debate vem sendo formulado dentro de possíveis "tarefas" que possam surgir como demanda militar em tempo de paz. A primeira pergunta nesse sentido é se as Forças Armadas estão capacitadas para fazer o monitoramento do espaço aéreo e, na hipótese de se detectar uma violação e havendo a necessidade de cumprir a "tarefa", qual seria os perfil da força a ser empregada. Em seguida surgem questões sobre a capacidade de mudar a prática operacional, quais os equipamentos necessários para cumprir e como as outras forças podem colaborar.

- A grande questão é não ter um conflito convencional. O que se discute é a eventualidade de uma ação estratégica rápida e móvel a ser executada pelo Exército - disse o ministro.

Ao mirar a Amazônia como prioridade, o novo plano de defesa vai reforçar também a necessidade de levar à região outras instituições do Estado, voltadas tanto para o desenvolvimento da vocação econômica quanto para melhorar a rede de saúde, educação e assistência social à população. O Exército quer chegar a 2010 com 27 mil homens na região Amazônica, o grosso dessa tropa concentrada nos 33 pontos (pelotões, batalhões, companhias ou destacamentos) na fronteira com a Venezuela, Guianas, Surianame, Colômbia, Peru e Bolívia. Atualmente a região já conta com 25 mil homens. Pode parecer pouco, mas no final dos 50, a presença brasileira na região não passava de 2 mil homens.
Marino, um Plano de Defesa é grande demais para ser determindo por uma pessoa (Jobim). Ele não pode fazer grandes mudanças à revelia do interesse das Forças Armadas.
O que me deixa contraiado é a permanência (que é o que vai ocorrer) do Instituto do Serviço Militar Obrigatório.
Tanto o SMO, quanto os Tiros-de-Guerra, bem como B.I. que sobram aqui e ali atuam contra a qualidade nas FAs.

Att

Knight7

Editado pela última vez por knigh7 em Dom Mar 16, 2008 10:18 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#6819 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mar 16, 2008 10:15 pm

Eu falei prá vocês que o jobim é fanfarrão, num falei? Não sou expert em assuntos militares ou políticos, tão pouco em estratégias. Mas trabalhei com pessoas vinte anos e aprendi na prática a reconhecer certos tipos só de olhar(ou ler). Muito óbvio que é sempre um juízo subjetivo, mas é como qualquer análise de um ser humano, até mesmo pela dinâmica do Homem.

Aquela presepada depois do acidente da TAM mostrou tudo, e eu falei. Quase me expulsarm do fórum na época(menos, bem menos).

Mas tái o que dá colocar um político ambicioso demais e num cargo que EXIGE profundo conhecimento do assunto.
Absolutamente TODAS as vezes em que os políticos se meteram em assuntos militares deu merda, sempre foi assim e sempre será.

Tia Dilma tem que puxar essa porra dessa corda logo.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#6820 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 16, 2008 10:31 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu falei prá vocês que o jobim é fanfarrão, num falei? Não sou expert em assuntos militares ou políticos, tão pouco em estratégias. Mas trabalhei com pessoas vinte anos e aprendi na prática a reconhecer certos tipos só de olhar(ou ler). Muito óbvio que é sempre um juízo subjetivo, mas é como qualquer análise de um ser humano, até mesmo pela dinâmica do Homem.

Aquela presepada depois do acidente da TAM mostrou tudo, e eu falei. Quase me expulsarm do fórum na época(menos, bem menos).

Mas tái o que dá colocar um político ambicioso demais e num cargo que EXIGE profundo conhecimento do assunto.
Absolutamente TODAS as vezes em que os políticos se meteram em assuntos militares deu merda, sempre foi assim e sempre será.

:shock: :shock: :shock: :shock:

orestespf
Sênior
Sênior

#6821 Mensagem por orestespf » Dom Mar 16, 2008 10:47 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:

Entendo, PRick, e até acho que você está certo. Mas no caso do assunto Defesa, em particular, existe algo sintomático, que acredito que poucas pessoas perceberam. Por incrível que possa parecer toda a imprensa está do lado do Governo quando o assunto é defesa, ninguém ousa dar uma opinião diferente (ou muito diferente), a única que tentou algo foi o Merval questionando a "aproximação" (sugerindo ser perigosa) com os franceses. O mais interessante disso é que a imprensa virou porta-voz do Jobim e Mangabeira, só sai o que eles querem. Observe isso!

Assim, observando este texto postado pelo Marino, dá para perceber nitidamente o quanto que vazou do Plano de Defesa ali, muito mais do que as pessoas sabem. Ali ele revela detalhes de bastidores que as pessoas mais desatentas não perceberiam em uma primeira leitura. Aliás, vou além, preste atenção nestes textos que o Marino tem postado aqui (com regularidade) no DB. São extremamente reveladores, só que ele e outros que sabem alguma coisa não podem comentar, até mesmo por motivos óbvios.

Dou alguns exemplos sobre o último texto postado por ele. Lá fala "perguntas", se você der uma olhada em um artigo meu para o UFJF Defesa sobre o Plano Estratégico Nacional de Defesa, verá que as tais perguntas são diretrizes para este Plano. Foi isso que me motivou a escrever tal texto, está tudo lá, mas de forma sutil.

Fala-se também em "duas rodadas de encontros com os comandantes", a primeira, segundo "eles", não foram respondidas as perguntas, logo se fez necessário (na cabeça "deles") mais uma, introduzindo novas perguntas e que aparecem neste texto postado (sutilmente, mas estão lá).

Fala-se também em "guerra assimétrica x guerra convencional" e a idolatria dos ministros sobre a "dissuasão". Já foi postado aqui também um texto onde o Jobim fala que as FFAA devem ser dissuasórias, algo que segundo ele não são (na cabeça dele. hehehe).

Tudo isso vem sendo sistematicamente pela imprensa, tudo está sendo revelado, pelo menos para quem quer entender, até porque o perfil dele é de língua solta (nada pejorativo, é uma escolha dele, uma forma política inclusive de se manifestar publicamente). Inclusive este papo sobre o TOA (Amazônia) que é uma das coisas defendidas pelo Mangabeira (não é a primeira vez), é fácil achar textos onde o MG fala abertamente sobre seu plano estratégico para a região. Agora resolveram mixar tudo, ou seja, plano social + plano de desenvolvimento + plano de defesa para a região amazônica.

Este não é o problema, o erro é achar que os problemas só estão lá, o erro é desmobilizar as forças no Sul e Sudeste para levar para o Norte, o erro é pensar em guerra assimétrica naquela região, o erro é achar que dissuasão resolve o problema.

A imprensa não vai colocar um furo sobre assuntos de Defesa ou sobre o Plano de Defesa, não precisa, os dois ministros vem revelando tudo, eles são as fontes primárias dos jornalistas.

A questão da dissuasão tem me incomodado e muito, principalmente por ecoar na imprensa leiga. A teoria da dissuasão aplica-se a qualquer capacidade que pode impedir o inimigo de atingir os seus objetivos. É difícil provar a validade de qualquer teoria de dissuasão, pois não é possível demonstrar de forma conclusiva a razão por que qualquer coisa não aconteceu.

A ausência de atividade de corrida aos armamentos não prova que um competidor foi persuadido, assim como a ausência de agressão não prova que um hipotético agressor foi dissuadido. Além disso, mesmo que estivéssemos certos quanto a um mecanismo de dissuasão que funcionou durante um certo tempo, não podemos ter a certeza que funcione sempre.

Colocando de outra forma, a dissuasão pode falhar e a guerra pode chegar sem aviso prévio. Esta possibilidade leva-nos ao tema controverso da ação preventiva, que está ligado às dúvidas quanto à fiabilidade de qualquer tipo de dissuasão.

Entende minha preocupação? Os ministros parecem não saber disso, acham que dissuasão é fim, mas é meio. Da forma que eu coloquei, a dissuasão pode falhar (e se der certo, não saberemos porque deu), mas e se falhar, o que acontece? Guerra! E se as forças forem apenas dissuasórias? Não há tempo para reverter a coisa.

Depois escrevo mais, tá ficando longo demais. rsrsr

Abração,

Orestes
Orestes,

No assunto sobre defesa, como quase em todo assunto mais especializado, o que reina é muita confusão, muita incapaciadade de lidar com o tema, uma quantidade enorme de besteiras e muita opinião, sem conhecimento de causa. Vamos aos fatos:

Abstraindo o conceito de dissuasão, que como qualquer conceito muito abstrato, carrega um alto grau de subjetividade e complexidade, ou seja, é necessário para os textos sérios sobre o assunto, definir aquilo que se entende por dissuasão.

O que está o ocorrendo é um debate sobre as prioridades a serem dadas para a Defesa do País, dentro de um Plano, que tenta na medida do possível, alinhavar a Defesa estrito senso, com o resto do País, na verdade em toda nossa história, nunca houve um debate sério sobre o tema, fizemos alinhamentos automáticos e subordinados, até alcançarmos o alge durante o período da Guerra Fria, aonde nossas FA´s eram encaradas como um apêndice de uma força anti-URSS, nada mais além disso.

Do ponto de vista interno, desde o fim da Guerra do Paraguai, nossas FA´s passaram a viver da corporação como um fim em si própria, aonde a operacionalidade era relegada a planos inferiores.

Ora nossas FA´s estavam em posição clara de inferioridade em termos materiais, quando comparadas as FA´s da Argentina até uns 17 anos, portanto, de modo algum poderiam ser chamadas de dissuasórias ou qualquer outro termo correlato. Creio mesmo que foi sempre o tamanho da nação brasileira, o maior fator de dissuasão, se assim podemos chamar o termo.

O que assistimos agora, é de certa forma uma briga de poder, para saber qual serão as prioridades, e parte da corporação, vai agir como corporação, ou seja, sequer quer debater o tema, da mesma forma existem problemas no outro lado, gente que vai achar que descobriu a pólvora, pensando que um assunto ou medidas desse naipe, podem ou poderiam ser resolvidas em tão pouco tempo, não é sensato, eu diria mesmo que o verdadeiro processo de modernização de nossa sociedade nessa área, vai começar a partir do lançamento do Plano.

Me parece que algumas questões no Plano já estão postas, mas nem por isso podemos concluir que estejam decididas ou que não podem ser alteradas.

É claro que em alguns pontos o Plano já pode ser adiantado, como o NJ não cansa de dizer, o verdadeiro poder militar deriva da produção de suas próprias armas. Eu iria além, o verdadeiro poder militar deriva da produção, manutenção e operação de suas próprias armas, afinal, criar doutrinas, táticas e estratégias militares nacionais, é tão importando quanto o domínio das tecnologias e o fabrico das armas.

Também não existe como ser contra, a unificação e integração de planos de defesa e de incorporação de nossos vazios demográficos. No entanto, quem anda fazendo um verdadeiro carnaval sobre a Amazônia é nossa mídia conservadora, como sempre tratando o tema de modo superficial e de forma maniqueista. Isso não parte do governo, mas de nossas elites que gostam de demonizar ou glorificar pessoas e fatos. O mundo não é assim.

Do mesmo modo, o problema do desmatamento e do pessoal verde, é sempre tratado de forma leviana, tentando fabricar escândalos. Demonizando ou glorificando índios, ONG´s, traficantes, FARC´s, etc.. É lamentável que assuntos sérios sejam noticiados segundo interesses dos mais diversos, que os de revelar a realidade dos fatos.

Dado o tiroteio e a pouca confiabilidade geral, me resta ver o documento pronto, para depois emitir qualquer juízo de valor. O que posso dizer agora, é que tanto o NJ como o MG são quadros muito bons, do ponto de vista intelectual, é claro, ninguém está a salvo de erros, mais aí entra o debate sobre o documento já pronto. É certo que o ideal é que ele seja profundamente discutido, mas da forma como já está sendo tratado, o que pode acabar acontecendo é o fim do debate a respeito.

Ainda sobre os fatos estritos, podemos dizer que as iniciativas atuais são de boa conduta, tanto, a construção da fábrica de Helos de Transporte, quanto os SNA e o programa de SSK, são ótimas iniciativas. Está dentro do Plano, a compra dos FX-2. Me parece que são todas iniciativas para suprir lacunas importantes em nossas FA´s.

O debate sobre o que fazer adiante, ou quais serão as prioridades de nossas FA´s, e o material que deverá ser fabricado ou importado, tem que ser levado no seu tempo, de nada vale tentar ficar antecipando problemas. É certo que existem algumas escolhas a serem feitas, tanto na área do material, quanto na área de estruturas, infra-estruturas. O debate sobre o tamanho do contingente militar e sua alocação por nosso território é muito bem vindo. Me parece acertada também uma melhor distribuição dele por nosso território. Agora, como isso será feito, não cabe ao Plano, cabe a ele decidir os aspecto mais gerais.

Não vamos cair no conto, de que o Plano de Defesa vai solucionar todos os nossos problemas na área, muito terá que ser feito, pois trata-se de um processo novo, que começou recentemente.

O maior problema é que os ramos de nossas FA´s sempre atuaram de forma independente, sempre fizeram suas prioridades e determinaram, a partir delas, o que podiam comprar e usar em temos de material bélico, isso a meu ver é coisa do passado, é necessário repensar e rever toda essa estrutura tripartida e estanque. Os exemplos de nossa história são muito ruins nessa área.

Se a MB quer ser uma Marinha de Águas Azuis no futuro, terá que convencer nossa sociedade civil que tal fato é importante. O mesmo vale para qualquer Plano da FAB ou do EB. É certo, que para uma nação de mentalidade terrestre como o Brasil, a tarefa da MB será mais difícil. Tanto como para o EB tentar se livrar da alcunha de força anti-terrorista ou policia de fronteira. No entanto, esse debate tem que ser travado em nosso meio social.

[ ]´s

Num tô falano... Este é o meu amigo PRick, sabe escrever um post muito bem, sem parcialidade alguma, com os pés no chão, bem sóbrio. Este é o PRick que eu conheço e admiro, este é o PRick de verdade.

[009] [009]

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#6822 Mensagem por orestespf » Dom Mar 16, 2008 10:50 pm

Tigershark escreveu:Tenho certeza que os amigos com fontes de informação sabem do que estão falando,e se veem similaridade no que está publicado com o que suas fontes relatam para mim está Ok.O que continuo não entendendo é porque o já famoso Plano Nacional de Defesa está(pelas informações que dispomos)DELIBERADAMENTE indo contra as definições do PRM,da escolha do FX da FAB e seguramente também do Exército.Custo a acreditar que ,apesar do evidente respeito à hierarquia dos nossos comandantes,eles não possam fazer chegar aos ouvidos das pessoas certas do erro das decisões que irão ser tomadas.Seguramente existem meios,e isso sempre existiu,de contornar de forma sábia uma decisão equivocada.Torço por isso.

Abs,

Tigershark
Olá Tigershark,

a similaridade com do Plano Estratégico Nacional de Defesa com o PRM tem uma explicação simples, pelo menos do meu ponto de vista, o reaparelhamento previsto pela MB é perfeito, mas acima de tudo "atende" aos interesses do NJ/Governo. Nada mais do que isso, ou seja, o interesse da MB no momento por equipamentos franceses. Em linhas gerais, o NJ tem "usado" a MB como exemplo, porém para defender o que lhe convém. Certo ou errado? Não sei mesmo.

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#6823 Mensagem por orestespf » Dom Mar 16, 2008 10:53 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu: Amigo Volcom,

Abração,

Orestes

Professor, já pensastes em ser roteirista ou diretor de filmes de suspense :?: Pow, ganharias muito mais do que como professor :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Estamos ansiosos pelo texto :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]s

Cada macaco no seu galho, prefiro respeitar os que entendem melhor do que eu sobre tais assuntos. Eu apenas especulo, eles fazem bom uso do suspense. Prefiro ser um professor no máximo razoável do que ser outra coisa, mesmo ganhando muito mal. Pelo menos é prazeroso. hahahahaha (No fundo é outra coisa, isto é, me divirto mais assim. rsrsrs)

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#6824 Mensagem por orestespf » Dom Mar 16, 2008 10:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu falei prá vocês que o jobim é fanfarrão, num falei? Não sou expert em assuntos militares ou políticos, tão pouco em estratégias. Mas trabalhei com pessoas vinte anos e aprendi na prática a reconhecer certos tipos só de olhar(ou ler). Muito óbvio que é sempre um juízo subjetivo, mas é como qualquer análise de um ser humano, até mesmo pela dinâmica do Homem.

Esquenta não, Carlos... Que mexe com arma de cano acaba virando bucha de canhão. :wink: :shock: :twisted: :lol: :lol: :lol:

Abração,

Orestes

PS: a guilhotina já foi comprada. rsrs

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#6825 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 16, 2008 10:58 pm

orestespf escreveu:
Cada macaco no seu galho, prefiro respeitar os que entendem melhor do que eu sobre tais assuntos. Eu apenas especulo, eles fazem bom uso do suspense. Prefiro ser um professor no máximo razoável do que ser outra coisa, mesmo ganhando muito mal. Pelo menos é prazeroso. hahahahaha (No fundo é outra coisa, isto é, me divirto mais assim. rsrsrs)

Abração,

Orestes

Eu já tenho plena consciência de que como físico não serei rico, bom a não ser que ganhe na loteria :mrgreen: , mas como bem colocastes, Professor, é fantástico poder estudar e trabalhar aonde se gosta.

[ ]s

Responder