NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6796 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 22, 2024 12:31 am

Duka escreveu: Sex Jun 14, 2024 6:33 pm Somos 2. Acho uma decisão muito acertada da MB insistir nesse projeto.
Está drenando muitos recursos da força, mas, a vida é feita de escolhas.

Uns 8 escoltas de superfície modernos dão cabo de qualquer marinha da AS, tá mais do que bom.

No meu entender a MB está certissima em jogar todas as fichas no SCPN, pois será nossa única arma com alguma capacidade crivel de dissuasão extra regional (obviamente não pararia uma coalizão internacional, mas contra uma potência média solitária - do porte da França ou UK - já colocaria 1000 pulgas atrás da orelha).

Isso sem contar no gigantesco ganho de tecnologia, seja militar seja de uso civil (além do "dominio do átomo" que é decorrência desse projeto de décadas. Se um dia precisarmos (espero que não) estaríamos bem mais perto de uma "Nuke BR" do que estaríamos sem o SubNuc).

Qual seria o resultado da Guerra das Malvinas se a ARA tivesse 2 desses?
Para dar o salto para a construção do Álvaro Alberto a MB precisaria de alguma garantia orçamentária. O último valor estimado pela MB é de R$25 bilhões (2º sementre 2023). Estamos negociando junto ao governo francês e bancos daquele país o financiamento dos equipamentos de lá.

Ou seja, a maior parte do pagamento das despesas de construção virá direto do fluxo orçamentário da União.

O Alte Edésio foi questionado nesta semana na sessão da CREDN sobre a construção do nosso SSN. Ele respondeu, com base no Comandante da Força, que ele será lançado em 2034 "se forem assegurados os recursos necessários" (veja no vídeo abaixo a partir das 2h02m50s). O fator determinante, que regirá o andamento do SSN, não é o desafio tecnológico, mas o orçamentário, que é gigantesco.

Para os outros programas de reequipamento, a MB cortou e chegou no mínimo aceitável: vai voltar a ter 2 navios de reabastecimento (eles são imprescindíveis, tem que ter 1 disponível), adquirir 3 navios anfíbios (para ter 2 disponíveis e outro em mantunção), 8 escoltas para ter 5 disp, 20 NPa 500 ton (para ter uns 13 disponíveis), 10 NaPaOc para ter uns 6,7 disponíveis), levar adiante o SisGAAz (meu Deus, como esses 3 últimos programas são importantes dada a extensão das nossas àguas jurisdicionais).

A construção do Alvaro Alberto não pode atrapalher esses programas.





Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Jun 22, 2024 2:24 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6797 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 22, 2024 12:59 pm

Traduzindo em miúdos, a MB está ferrada e mal paga. Vamos ter muita sorte se algum desses projetos saírem do papel na íntegra ou não sofrerem soluções de continuidade.

O orçamento da MB para investimento está totalmente falido em função dos recursos direcionados para o Subnuc, e mesmo que haja financiamento externo para ele, este também estará condicionado em sua disponibilidade à situação econômica do país, que como se sabe, caminha célere para a insolvência contábil e financeira governamental no curto prazo.

Resta saber se os almirantes irão atrás de soluções adequadas aos seus limites orçamentários ou se continuam sonhando acordado com meios que jamais caberão no bolso furado da marinha.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6798 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 22, 2024 5:02 pm

É por aí. Até 2030 a esquadra de superfície atual vai ter sido descomissionada, com excessão do Atlântico. Temos 4 fragatas contratadas mas é uma fração do que vamos precisar.

A MB não está numa situação confortável de assumir tamanho custo para a construção de um submarino nuclear.

Terminar o desenvolvimento do reator, começar a construção do SSN é até fácil em comparação. Quero ver quando vai ser concluído e o quanto vai comprometer os outros programas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6799 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 23, 2024 1:32 am

Se pelo menos o prosub tivesse sido mantido em seus objetivos iniciais, de 15 subnac e 6 subnac até se justificaria o investimento, mas matar o projeto depois de quase vinte anos sem sair sequer do primeiro lote e deixando apenas uma mísera unidade do subnuc é para no mínimo processar MD, MB, governo e congresso.
Mas deixa pra lá. Esse país nem Marinha merece ter.
Tem mais é que tomar no c... mesmo.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6800 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 23, 2024 1:18 pm

O José Múcucio deu uma entrevista no mês passado à CNN dizendo que não há apoio para a Emenda Constitucional que estabalece o aumento progressivo do gasto do Defesa até 2% do PIB e que estavam discutindo vincular 1,5% da Receita Corrente Líquida, mas não especificou se era para investimento ou envolvia o orçamento discricionário haja vista que seria ao redor de R$20 bilhões.

Mas eu pesquisei e não encontrei um projeto de lei (ou EC) sobre isso e nem me surpreendi com a inexistência já que o Governo e o Congresso estão se virando para diminuir as despesas e o último não quer aumentar a arrecadação. No atual quadro, aumento de gasto militar fica em último lugar mesmo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6801 Mensagem por Túlio » Dom Jun 23, 2024 2:56 pm

Em termos orçamentários só vai piorar, creio que nem vai aparecer alguém inclinado a contestar isso: aqui não é a Ucrânia, tomando em casa porrada da Rússia mas segurando o tranco e até reagindo, em parte por receber pilhas de bilhões dos membros da OTAN mas, nunca esquecer, aquela gente também é tão raiz quanto os russos, sem isso não ia ter USD 1/4 de trilhão que resolvesse.

Aqui não tem nada disso, só pretextos para tirar recursos da (in)Defesa, roubar um pedação e botar o que sobrar em bolsa isso, auxílio aquilo e por aí vai; e o pior, os fardados têm enorme responsabilidade por este status quo: p ex, uma marinha com mais de OITENTA MIL efetivos e meia dúzia de escoltas, sério isso???

A titulo de comparação, a do Japão mal passa dos 50 mil, tem uma senhora Esquadra (se a "nossa" fosse daquele tamanho o efetivo por certo passaria legal de meio milhão) e... QUATRO VEZES mais litoral do que nós, incluindo milhares de ilhas de tudo que é tamanho!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6802 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 23, 2024 4:02 pm

Isso não tem jeito agora, e nem em tempo algum. Não temos nada de concreto para dizer que Defesa seja assunto a ser levado a sério, e não a troco de caixa; os próprios militares e MD ao não deixar claro sobre o porquê e para quê Defesa serve nos documentos oficiais que deveriam nortear o tema, tão pouco ajuda.

Entra governo e sai governo e vivemos com as mesmas desculpas de sempre para não fazer o óbvio em matéria de Defesa. E isso não irá mudar. Este país está fadado a ser um misto de irrelevância e improviso pela eternidade. E suas forças armadas são uma representação clara e inequívoca desta vocação histórica do Brasil para ser um remendo de país, levado a reboque de outrem.

Já disse e repito, por mim, trocava todos os navios propostos na tal Estratégia Naval por navios de patrulha oceânico e Napa 500BR e meios auxiliares para operações nos DN, e ponto final. O Brasil não precisa, não merece, não quer e não espera mais que isso da marinha que não sabe que tem.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6803 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 23, 2024 8:18 pm

Nas atuais CNTPS nem adianta pensar que o Congresso aprove algo que dê mais recursos para Defesa.

Mas quando o sufoco fiscal passar (sabe-se Deus quando :roll: )é possível aprovar um desde que seja realista. O deputado Luiz Philippe de Orleans ainda defende que seja destinado 0,5% do PIB para investimento, ou seja, um aumento de R$50 bilhões. Projetos ambiciosos como esse são inexequíveis.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6804 Mensagem por Túlio » Dom Jun 23, 2024 11:03 pm

knigh7 escreveu: Dom Jun 23, 2024 8:18 pm Nas atuais CNTPS nem adianta pensar que o Congresso aprove algo que dê mais recursos para Defesa.

Mas quando o sufoco fiscal passar (sabe-se Deus quando :roll: )é possível aprovar um desde que seja realista. O deputado Luiz Philippe de Orleans ainda defende que seja destinado 0,5% do PIB para investimento, ou seja, um aumento de R$50 bilhões. Projetos ambiciosos como esse são inexequíveis.
Com o tanto de barbeiragem que já foi e está sendo feito aqui dentro, mais as que estão vindo de fora (baita bolha nos EUA/UE), pessoalmente nem espero nada de realmente importante em Defesa nesta década; com sorte os quatro SSK e as quatro fravetas, os 36 Gripen e metade dos 19 -390, um Esq de Centauro MGS 120 e talvez mais uns 100 Guarani.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6805 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 24, 2024 1:02 pm

knigh7 escreveu: Dom Jun 23, 2024 8:18 pm Nas atuais CNTPS nem adianta pensar que o Congresso aprove algo que dê mais recursos para Defesa.

Mas quando o sufoco fiscal passar (sabe-se Deus quando :roll: )é possível aprovar um desde que seja realista. O deputado Luiz Philippe de Orleans ainda defende que seja destinado 0,5% do PIB para investimento, ou seja, um aumento de R$50 bilhões. Projetos ambiciosos como esse são inexequíveis.
Em matéria jornalística recente, foi dito que o governo, este e todos os anteriores, deixam de receber mais de 600 bilhões em impostos com essa esculhambação de incentivos fiscais e desoneração disso e daquilo.
Bom, politicamente, sabemos que nenhum político irá mexer neste vespeiro, ainda mais em ano eleitoral.
Quem sabe ano que vem, quando estiverem pensando nas presidenciais em 2026.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6806 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2024 1:31 pm





Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6807 Mensagem por Túlio » Seg Jul 01, 2024 6:09 pm

Se segurem que vem torpedo pra cima do SSN, e bobear ARM pra cima daqueles radares "exóticos"... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:





Mais em https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/lour ... lo-brasil/




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 964
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 87 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6808 Mensagem por mauri » Seg Jul 01, 2024 8:56 pm

Se querem melar, só podem fazer isso de forma desonesta, que eu saiba, o Brasil não comprou nada a Thales para os nossos submarinos Scorpènes, se alguém comprou, foi a DCNS através do Consórcio de Itaguaí!!

Da mesma forma, em relação ao satélite que é de responsabilidade da Embraer!!

Numca vi coisa tão rídicula, se aproveitam da pouco votação politica obtida pelos partidos que apoiam o Nicolas Sarkozy para atingir o Brasil, se duvidar até os radadres e peças são comprados aqui da subsidiairia local da Thales.

Nada a ver!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6809 Mensagem por Túlio » Seg Jul 01, 2024 10:48 pm

mauri escreveu: Seg Jul 01, 2024 8:56 pm Se querem melar, só podem fazer isso de forma desonesta, que eu saiba, o Brasil não comprou nada a Thales para os nossos submarinos Scorpènes, se alguém comprou, foi a DCNS através do Consórcio de Itaguaí!!

Da mesma forma, em relação ao satélite que é de responsabilidade da Embraer!!

Numca vi coisa tão rídicula, se aproveitam da pouco votação politica obtida pelos partidos que apoiam o Nicolas Sarkozy para atingir o Brasil, se duvidar até os radadres e peças são comprados aqui da subsidiairia local da Thales.

Nada a ver!!
Sei lá eu, segundo a matéria esta investigação vem de meados da década passada e, pelo que tenho observado, as que duram tanto tempo o fazem porque os caras acharam motivos e estão cercando os suspeitos até terem um caso sólido a ser apresentado contra eles; posso ter lá minhas tretas com o zorópas mas não questiono sua capacidade de no fim pegarem quem fez caca e não enterrou fundo o suficiente.

P ex, se amanhã eu ouço falar que a PF tá no meu rastro vou tocar a vida até virem me prender e aí vou ver o que faço, porque eles dão cana com base na "obediência devida", logo, se sou bandido ou não tanto faz; já se forem estes outros caras eu só vou ficar sabendo que vou em cana quando já estiver grampeado na VTR, são craques!

É por isso que não tenho maiores preocupações na vida: nem mesmo aqui, na terra onde o crime compensa, eu os cometo; imagines lá, só DOIDO ou cara muito ganancioso pra se fresquear.

Foi por isso que adicionei o comment sobre os estreludos: até REI estes caras já botaram a correr... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 522
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#6810 Mensagem por Aim For The Top » Ter Jul 02, 2024 1:06 am

a investigação é sobre o SCDC e o contrato com a vísiona.




Responder