Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- LM
- Sênior
- Mensagens: 793
- Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
- Localização: Sintra - Portugal - UE
- Agradeceu: 473 vezes
- Agradeceram: 229 vezes
Re: Sobre o KC-390
https://fb.watch/e1SwmS_siF/
A Embraer, fabricante do KC-390 Millennium, dá os parabéns à Força Aérea.
Veja aqui o vídeo.
A Embraer, fabricante do KC-390 Millennium, dá os parabéns à Força Aérea.
Veja aqui o vídeo.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39611
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: Sobre o KC-390
LM escreveu: ↑Dom Jul 03, 2022 8:14 pm https://fb.watch/e1SwmS_siF/
A Embraer, fabricante do KC-390 Millennium, dá os parabéns à Força Aérea.
Veja aqui o vídeo.
- LM
- Sênior
- Mensagens: 793
- Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
- Localização: Sintra - Portugal - UE
- Agradeceu: 473 vezes
- Agradeceram: 229 vezes
Re: Sobre o KC-390
20 anos para desenvolver? Até lá muitas oportunidades para C-130 e KC-390...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Re: Sobre o KC-390
Eu sinceramente tenho dúvidas se esse projeto dará o ar da graça, pois existem vários outros projetos extremamente atrasados e com prazos mais alongados ainda.
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Sobre o KC-390
Parece-me que a melhor situação seria empresas europeias produzirem partes do KC e montarem localmente. Seria o mais rápido e menos custoso que reinventar a roda. O KC vai da neve a terra, deve ter um custo de operação menor que o C-130, já está pronto, e ainda reabastece e pode ser reabastecido em voo.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Re: Sobre o KC-390
Só se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso. Preferem gastar rios de dinheiro a usar produto de ex-colônia, mesmo que o custo desse equipamento seja 10x maior sem motivo algum, a não ser que seja do EUA.Matheus escreveu: ↑Ter Jul 05, 2022 10:43 am Parece-me que a melhor situação seria empresas europeias produzirem partes do KC e montarem localmente. Seria o mais rápido e menos custoso que reinventar a roda. O KC vai da neve a terra, deve ter um custo de operação menor que o C-130, já está pronto, e ainda reabastece e pode ser reabastecido em voo.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39611
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: Sobre o KC-390
E no entanto tens 3 países europeus como clientes, como tal a coisa do "egocentrismo Europeu" não bate certo.gabriel219 escreveu: ↑Ter Jul 05, 2022 11:25 amSó se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso. Preferem gastar rios de dinheiro a usar produto de ex-colônia, mesmo que o custo desse equipamento seja 10x maior sem motivo algum, a não ser que seja do EUA.Matheus escreveu: ↑Ter Jul 05, 2022 10:43 am Parece-me que a melhor situação seria empresas europeias produzirem partes do KC e montarem localmente. Seria o mais rápido e menos custoso que reinventar a roda. O KC vai da neve a terra, deve ter um custo de operação menor que o C-130, já está pronto, e ainda reabastece e pode ser reabastecido em voo.
Agora voltando aos factos, tanto a Alemanha como a França ainda estão a receber os A400M, e eles têm 12 novos C130J recém-comprados ou recebidos como um complemento para essa frota.
Este projeto será algo pensado para quando for necessário substituir estes C130, por isso há tempo.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7637
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2575 vezes
- Agradeceram: 1047 vezes
Re: Sobre o KC-390
Concordo com o Cabeça, fora que, como reza a tradição, vão colocar tanta tecnologia nele, tantas "soluções", que vai sair o dobro do preço, vai atrasar, enfim, vai ser a mesma novela do A400M.
Acho que nesse meio tempo, vai ter mais algumas vendas do KC no velho mundo.
Acho que nesse meio tempo, vai ter mais algumas vendas do KC no velho mundo.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- saullo
- Sênior
- Mensagens: 2930
- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
- Agradeceu: 557 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: Sobre o KC-390
Esses programas conjuntos europeus, principalmente com a França junto, não dão muito certo.
Abraços
Abraços
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7637
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2575 vezes
- Agradeceram: 1047 vezes
Re: Sobre o KC-390
acho que por isso convidaram a Suécia, para ver se controla as maluquices franco-germânicas.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4985
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1196 vezes
- Agradeceram: 726 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pensei a mesma coisa. Aonde tem a França no meio, pode esperar uma treta futura e dissolução do grupo de trabalho...
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- LM
- Sênior
- Mensagens: 793
- Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
- Localização: Sintra - Portugal - UE
- Agradeceu: 473 vezes
- Agradeceram: 229 vezes
Re: Sobre o KC-390
Aqui está uma explicação para:FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jul 06, 2022 9:18 amPensei a mesma coisa. Aonde tem a França no meio, pode esperar uma treta futura e dissolução do grupo de trabalho...
Abraços,
Wesley
- a concorrência feroz, mesmo dentro de programas conjuntos europeus, para a divisão do trabalho... são países com industrias a alimentar, todo o parafuso conta. Já os Suecos não terem sido "direcionados" para o KC-390 foi uma oportunidade perdida pelo Brasil.Só se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Re: Sobre o KC-390
@cabeça de martelo e @LM, acabei vendo que faltou palavras no meu comentário, peço perdão. O que quis dizer era "Egocentrismo Europeu sempre personificados pela Alemanha e França" e acabei esquecendo essa última parte. Vários países Europeus estão começando a adotar outras soluções de fora da Europa, porém esses dois, junto com a UK, só conseguem aceitar a participação de um projeto fora da EU se for totalmente controlado por ambos - ou pelo trio - e ainda sim esses países conseguem bater cabeça entre si, vide antigos programas e atuais programas que estão atrasados pra burro e sem prazo de implementação.
O caso da Suécia é um erro muito mais Brasileiro do que Sueco. O Brasil deveria meter a cláusula de obrigação da participação no KC-390, inclusive eu estranho a própria Embraer não ter feito pressão para que isso ocorresse, algo que acho dificílimo os Suecos não aceitarem tal cláusula, pois era a única chance que eles tinham de exportar o Gripen na época.
O caso da Suécia é um erro muito mais Brasileiro do que Sueco. O Brasil deveria meter a cláusula de obrigação da participação no KC-390, inclusive eu estranho a própria Embraer não ter feito pressão para que isso ocorresse, algo que acho dificílimo os Suecos não aceitarem tal cláusula, pois era a única chance que eles tinham de exportar o Gripen na época.
Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Jul 06, 2022 10:24 am, em um total de 1 vez.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4985
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1196 vezes
- Agradeceram: 726 vezes
Re: Sobre o KC-390
Mas os europeus não estão errados. Eu mesmo defendo esse tipo de postura para o Brasil. O problema dessa parceria é a França, que não conhece a palavra "divisão" . Funciona mais ou menos assim:LM escreveu: ↑Qua Jul 06, 2022 9:35 amAqui está uma explicação para:FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Jul 06, 2022 9:18 am
Pensei a mesma coisa. Aonde tem a França no meio, pode esperar uma treta futura e dissolução do grupo de trabalho...
Abraços,
Wesley- a concorrência feroz, mesmo dentro de programas conjuntos europeus, para a divisão do trabalho... são países com industrias a alimentar, todo o parafuso conta. Já os Suecos não terem sido "direcionados" para o KC-390 foi uma oportunidade perdida pelo Brasil.Só se a Embraer aceitar que os Europeus fabriquem o KC-390 como se fossem produto deles, o que não acho difícil, mas nesse caso o egocentrismo Europeu impede qualquer possibilidade disso.
Concordo que perdemos uma oportunidade. E digo mais, não seria diferente com a França (Rafale) ou EUA (F-18). Então nem dá para culpar os suecos.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38042
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: Sobre o KC-390
Talvez ainda haja chances de incorporar a SAAB no projeto do KC-390 de alguma forma, já que temos um segundo lote a negociar e os suecos estão cada vez mais desesperados por vendas do Gripen E, que até agora não emplacou em nenhuma das campanhas de que participou. Estão prometendo mundos e fundos aos chechos agora.
Então, vide a situação comercial e industrial do projeto Gripen E, penso que não seria de todo um problema atrair os suecos, principalmente a SAAB, para o avião brasileiro. Se a Holanda que nem indústria aeronáutica capaz de produzir aviões tem aproveitou a chance de parceria com a Embraer, imagina o quão os engenheiros da SAAB adorariam botar as mãos no projeto do KC-390. Afina, toda e qualquer participação no avião brasileiro, que parece irá deslanchar nas vendas nos próximos anos, conta para a manutenção das capacidades daquela empresa.
Outro exemplo simples é a participação da SAAB no T-7, que é um produto da Boeing, e ninguém discute isso, muito menos eles, e no Tempest, que não se sabe direito ainda o que de fato os suecos irão fazer dentro do projeto do caça britânico, mas, fato é que estão lá e tem um Mou assinado entre as partes. Ou seja, do ponto de vista comercial, faz todo sentido do mundo a SAAB se envolver com o KC-390 do que um A200M que todo mundo sabe vai virar, de novo, briga de comadre entre franceses e alemães, e da qual os suecos tem pouco ou nada para por à mesa no sentido e privilegiar sua própria indústria. A não ser que a participação da Suécia seja mero acaso político, porque do ponto de vista industrial e tecnológico, eles vão ter sérios problemas se metendo nas relações destes dois.
Vamos ver se vale a pena correr este risco só por causa de uma suposta ameaça russa a leste.
Então, vide a situação comercial e industrial do projeto Gripen E, penso que não seria de todo um problema atrair os suecos, principalmente a SAAB, para o avião brasileiro. Se a Holanda que nem indústria aeronáutica capaz de produzir aviões tem aproveitou a chance de parceria com a Embraer, imagina o quão os engenheiros da SAAB adorariam botar as mãos no projeto do KC-390. Afina, toda e qualquer participação no avião brasileiro, que parece irá deslanchar nas vendas nos próximos anos, conta para a manutenção das capacidades daquela empresa.
Outro exemplo simples é a participação da SAAB no T-7, que é um produto da Boeing, e ninguém discute isso, muito menos eles, e no Tempest, que não se sabe direito ainda o que de fato os suecos irão fazer dentro do projeto do caça britânico, mas, fato é que estão lá e tem um Mou assinado entre as partes. Ou seja, do ponto de vista comercial, faz todo sentido do mundo a SAAB se envolver com o KC-390 do que um A200M que todo mundo sabe vai virar, de novo, briga de comadre entre franceses e alemães, e da qual os suecos tem pouco ou nada para por à mesa no sentido e privilegiar sua própria indústria. A não ser que a participação da Suécia seja mero acaso político, porque do ponto de vista industrial e tecnológico, eles vão ter sérios problemas se metendo nas relações destes dois.
Vamos ver se vale a pena correr este risco só por causa de uma suposta ameaça russa a leste.
Carpe Diem