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Enviado: Seg Abr 23, 2007 5:29 pm
por Túlio
Degan escreveu: [

Huuuiii…gracias Tulicinho…. :lol:

Basta buscar en Internet y ver que hay dos mundos:
1) El que indica Sistemas de Armas, que termina con la frase “el concepto stealth está obsoleto”
2) El que es más racional (no existen sistemas comerciales que eliminen la ventaja stealth, y el desarrollo de la tecnología stelath la buscan todos), y describe que un radar de baja frecuencia no sirve para control de tiro, ni para radar de aviones caza ni para detectar objetos volando bajo….

Lee esto:
http://www.serve.com/mahood/RCS/rcs-intr.htm




Não vi nada de mais, amigo, é um site dizendo que sim, outro dizendo que não. Atenho-me ao seguinte: conheces algum caso de aeronave stealth que teve de enfrentar caças e radares MODERNOS? Falo em sistemas deste século, não do anterior... 8-]

Enviado: Seg Abr 23, 2007 6:03 pm
por Pepê Rezende
Degan escreveu: Me parece muy barato para el Su35 (o te refieres al Su-30….).
¿Qué armas y sistemas tendría el avión?.


O preço perguntado foi do Su-30. O 35 é cinco milhões mais caro em cada item e o 35BM é dez milhas mais caro em cada item.

Pepê

Enviado: Seg Abr 23, 2007 10:52 pm
por A-29
Mais fotos inspiradoras da minha campanha

LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO


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Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:55 am
por Pepê Rezende
A-29 escreveu:Mais fotos inspiradoras da minha campanha

LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO


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Como ele não foi oferecido ao Brasil, podemos fechar esse tópico? Ou podemos confrontá-lo com as hipóteses reais em discussão?

Pepê

Enviado: Ter Abr 24, 2007 12:51 pm
por orestespf
Pepê
Como ele não foi oferecido ao Brasil, podemos fechar esse tópico? Ou podemos confrontá-lo com as hipóteses reais em discussão?


Façamos o seguinte: se foi ou não oferecido ao Brasil, não importa mais. Podemos especular se o F-16 ainda seria um vetor razoável para nossas realidades. Podemos especular qual a versão mais adequada. Podemos especular se faz algum sentido "personalizá-lo" (versão BR??) de tal forma que o mesmo possa conter comunalidade com o que já temos e pretendemos possuir. Podemos até mesmo especular se ele seria ou não um substituto para os atuais vetores.

Assim o tópico não se perde e não ficaremos debatendo sobre assuntos que não estão "oficializados" (pelo menos para alguns ou para muitos).

Se houver uma maioria achando que o F-16 ainda se presta aos nossos interesses, faria algum sentido especular se ele ainda interessa à FAB. Caso contrário, toquemos o bonde pra frente.

Mas alguns poderiam dizer: mas ele foi oferecido mais de uma vez e o rejeitamos! Sim, mas o mundo dá voltas e a FAB pode rever suas posições e analisar outras proposta melhores (eu disse "pode").

Saudações,
Orestes

Enviado: Ter Abr 24, 2007 2:45 pm
por Plinio Jr
orestespf escreveu:Pepê
Como ele não foi oferecido ao Brasil, podemos fechar esse tópico? Ou podemos confrontá-lo com as hipóteses reais em discussão?


Façamos o seguinte: se foi ou não oferecido ao Brasil, não importa mais. Podemos especular se o F-16 ainda seria um vetor razoável para nossas realidades. Podemos especular qual a versão mais adequada. Podemos especular se faz algum sentido "personalizá-lo" (versão BR??) de tal forma que o mesmo possa conter comunalidade com o que já temos e pretendemos possuir. Podemos até mesmo especular se ele seria ou não um substituto para os atuais vetores.

Assim o tópico não se perde e não ficaremos debatendo sobre assuntos que não estão "oficializados" (pelo menos para alguns ou para muitos).

Se houver uma maioria achando que o F-16 ainda se presta aos nossos interesses, faria algum sentido especular se ele ainda interessa à FAB. Caso contrário, toquemos o bonde pra frente.

Mas alguns poderiam dizer: mas ele foi oferecido mais de uma vez e o rejeitamos! Sim, mas o mundo dá voltas e a FAB pode rever suas posições e analisar outras proposta melhores (eu disse "pode").

Saudações,
Orestes


Indiferente se houve ou não uma proposta, o F-16 é uma respeitável aeronave e nunca se sabe como será o amanhã...ainda mais num país onde as propostas políticas podem falar mais alto que escolhas técnicas, financeiras e uma programação definida...

Enviado: Ter Abr 24, 2007 3:06 pm
por orestespf
Plinio Jr
Indiferente se houve ou não uma proposta, o F-16 é uma respeitável aeronave e nunca se sabe como será o amanhã...ainda mais num país onde as propostas políticas podem falar mais alto que escolhas técnicas, financeiras e uma programação definida...


Olá Plínio, concordo com você. Mas eu gostaria (desejo pessoal) que a escolha fosse técnica e não motivadas por interesses políticos ou de outra natureza.

Nem sei se este vetor está nos planos da FAB mesmo, já tivemos vários desmentidos por aqui. Se alguém quiser comentar ainda este vetor, deveria ser por comparação com os demais concorrentes e não por outras opções.

Também acho um grande caça, mas existem outras opções igualmente boas. Acho, com já disse, que devemos voltar a colocar as nossas opniões e torcidas pessoais. Não vejo outro motivo maior atualmente...

Grande abraço,
Orestes

Enviado: Ter Abr 24, 2007 3:41 pm
por WalterGaudério
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:Pepê
Como ele não foi oferecido ao Brasil, podemos fechar esse tópico? Ou podemos confrontá-lo com as hipóteses reais em discussão?


Façamos o seguinte: se foi ou não oferecido ao Brasil, não importa mais. Podemos especular se o F-16 ainda seria um vetor razoável para nossas realidades. Podemos especular qual a versão mais adequada. Podemos especular se faz algum sentido "personalizá-lo" (versão BR??) de tal forma que o mesmo possa conter comunalidade com o que já temos e pretendemos possuir. Podemos até mesmo especular se ele seria ou não um substituto para os atuais vetores.

Assim o tópico não se perde e não ficaremos debatendo sobre assuntos que não estão "oficializados" (pelo menos para alguns ou para muitos).

Se houver uma maioria achando que o F-16 ainda se presta aos nossos interesses, faria algum sentido especular se ele ainda interessa à FAB. Caso contrário, toquemos o bonde pra frente.

Mas alguns poderiam dizer: mas ele foi oferecido mais de uma vez e o rejeitamos! Sim, mas o mundo dá voltas e a FAB pode rever suas posições e analisar outras proposta melhores (eu disse "pode").

Saudações,
Orestes


Indiferente se houve ou não uma proposta, o F-16 é uma respeitável aeronave e nunca se sabe como será o amanhã...ainda mais num país onde as propostas políticas podem falar mais alto que escolhas técnicas, financeiras e uma programação definida...


Exato. Mas o fato que esta administração em particular deu muita chance para ofertas ad hoc justamente qdo. o FX-1 foi cancelado em 2003. Com a Venezuela fazendo sua escolha, e a Argentina querendo fazer a sua(embora eu duvide que saia coelho daquele mato), resta o Brasil fazer LOGO a sua.

Pode ser no entanto, que surja algum fato novo, ou até nem tão novo assim que provoque uma nescessidade quase imediata de prontificação das FAs em caráter dissuassório que justifique opções de ocasião...

... não sei.

sds

Walter

Enviado: Ter Abr 24, 2007 4:04 pm
por hayes
Srs.,


Se o F-16E foi ou não oferecido ao Brasil, jamais saberemos, da mesma forma que jamais saberemos de detalhes mais profundos das propostas.

Salvo é claro na palavra de colegas, que merecem nosso respeito, mas que não tratam-se de verdades absolutas dada a falta total de subsídio.


Respeitosamente,

Enviado: Ter Abr 24, 2007 6:17 pm
por Carlos Mathias
Se a pergunta é se o F-16E serve ao Brasil como caça em si, é muito óbvio que sim. É, inegavelmente, um ótimo avião na sua classe.

Agora, é conveniente fazer este tipo de compra estratégica, cujos efeitos permanecerão por décadas à fio, com a corda no pescoço? Será que durante as décadas passadas e mesmo recentemente, a FAB não tinha motivos para rejeitar este mesmo avião em ofertas tão boas quanto?

Enviado: Ter Abr 24, 2007 8:20 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:Se a pergunta é se o F-16E serve ao Brasil como caça em si, é muito óbvio que sim. É, inegavelmente, um ótimo avião na sua classe.

Agora, é conveniente fazer este tipo de compra estratégica, cujos efeitos permanecerão por décadas à fio, com a corda no pescoço? Será que durante as décadas passadas e mesmo recentemente, a FAB não tinha motivos para rejeitar este mesmo avião em ofertas tão boas quanto?


Olá Carlos! São boas as perguntas que fez, mas eu confesso que não tenho respostas claras para elas...

O primeiro fato é que já não sei se ainda existe tal proposta na mesa. Segundo não sei claramente as propostas antigas e quais seriam as possíveis propostas atuais.

Uma das dúvidas que tenho é se as propostas antigas eram tão boas mesmo. Digo isso por um motivo simples: suponha que exista tal proposta. Por que os americanos iriam fazer as mesmíssimas propostas de antes? Pra perder de novo? Até onde eu sei, eles entram pra ganhar e normalmente perdem por outros fatores.

Se a possível proposta existir de fato (eita!!! rsrs), seria natural algo a mais em relação as propostas anteriores. E por que não com menos ou nenhuma corda no pescoço desta vez?

São apenas questionamentos pessoal. Eu em particular não tenho nada contra o vetor também, mas preferia pelo menos um "mix". Alguma coisa de maior porte (podemos até especular números e modelos), tipo vetor bi-turbina e alguma coisa intermediária (não necessariamente "lo" no sentido pejorativo do termo). Se possível que estes últimos pudessem substituir os F-5 e A-1.

Também não sei se a idéia do "mix" seria boa para o país. Deveríamos ter alguma comunalidade entre os dois vetores. E isso parece meio meio complicado de se fazer hoje, pois o que temos disponível são vetores de 4ªG.

Se a FAB pretende algum dia ter seu vetor de 5ªG, então ficaria com três modelos, piorando o cenário de logística, manutenção, etc.

Abraços,
Orestes

Enviado: Ter Abr 24, 2007 8:29 pm
por Pepê Rezende
Carlos Mathias escreveu:Se a pergunta é se o F-16E serve ao Brasil como caça em si, é muito óbvio que sim. É, inegavelmente, um ótimo avião na sua classe.

Agora, é conveniente fazer este tipo de compra estratégica, cujos efeitos permanecerão por décadas à fio, com a corda no pescoço? Será que durante as décadas passadas e mesmo recentemente, a FAB não tinha motivos para rejeitar este mesmo avião em ofertas tão boas quanto?


Em primeiro lugar, não há oferta. Se ele não existe, não é boa ou má. Apenas inexiste. Não sou contra discutir hipoteticamente as qualidades do F-16E. O que está errado é tentar classificar como "off topic" a discussão do que realmente nos foi oferecido e as vantagens teóricas de outros aviões, como Gripen ou Rafale. Por isso fiz essa intervenção impertinente. Discutir as vantagens e desvantagens de Rafale, Gripen e Su-30/35 está dentro do tópico, então vamos parar de censura.

Quanto ao F-16A/B/C/D/E, a FAB considera-o um avião para moças, com problemas sérios de FOD e de manutenção difícil. Só para vcs terem uma idéia, ele usa DEZ vezes mais homens/hora que o Matusa nas tarefas de manutenção. Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.

Por essas e por outras a FAB rejeitou o F-16. Existe uma base científica nessa recusa. Isso não significa que DEVA ser recusado sempre. Eu teria aceito os 42 F-16A/B MLU belgas e holandeses que nos foram oferecidos. Poderíamos aposentar TODA a frota de A-1, uma nulidade, e AT-26 montando uma frota bastante equilibrada com 42 F-16A/B MLU e 46 F-5Br.

Um abraço

Pepê

Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:15 pm
por Luís Henrique
:shock: :shock: :shock:

Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:16 pm
por Beronha
Pepe
Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.


Caramba! que diferença!
O rafale deve seguir essa tendencia de manutenção...
O flanker é bem rústico , ele tem manutenção facil como o 2000c?

Os F16 tem platinado/condensador ainda he he :D :D

Enviado: Ter Abr 24, 2007 9:21 pm
por WalterGaudério
Carlos Mathias escreveu:Se a pergunta é se o F-16E serve ao Brasil como caça em si, é muito óbvio que sim. É, inegavelmente, um ótimo avião na sua classe.

Agora, é conveniente fazer este tipo de compra estratégica, cujos efeitos permanecerão por décadas à fio, com a corda no pescoço? Será que durante as décadas passadas e mesmo recentemente, a FAB não tinha motivos para rejeitar este mesmo avião em ofertas tão boas quanto?


Concordo em linhas gerais contigo. Só que tem uma coisa. A FAB não precisa ficar estática com apenas um único caça(no caso hipotético levantado, o F-16), poder-se-á TEORICAMENTE se escolher algo mais High(considerando o F-16 Low). Vai que lá por 2015 já se tenha o PAK em produção, o Typhoon mais acessível, sei lá.

Já que dinheiro para a FAB não parece estar assim tão difícil...

sds

Walter