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Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Qui Jun 17, 2010 10:00 pm
por Carlos Lima
Olha amigo Nauta,

Eu não apostaria em um Rafale F3 operando a partir do SP com tanques cheios configurado para ar-ar.

O comprimento da pista do SP torna as operações beemmmmmmmmmmmmmmm delicadas.

Enfim, eu não acho isso é assim não.

[]s
CB_Lima

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 2:36 am
por Luiz Bastos
Mas e aquele filme que rolou aí do Rafa decolando com 4 misseis e 2 tanques. Estavam vazios ? O PRICK diz que não. Como fica?

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 8:26 am
por rcolistete
Lord Nauta escreveu:
Túlio escreveu:Mas me fica difícil entender: se a pista é curta e para isso não há solução, como empregar Rafale NOVO no São Paulo? Se não me engano os F-1 já operavam com restrições no então Foch, então, se falamos em caças NOVOS, F-3+, deveríamos também estar falando em NAES NOVOS, creio... :?

Prezados Amigos,

O Rafale pode operar sem restriações no A12 em configuração de defesa área. Neste caso o peso de decolagem esta na faixa de 18.5 ton.
...

Sds

Lord Nauta
Olá pessoal,

Com 18,5 ton., o Rafale também poderia ser usado para ataque, porém com carga "leve a média" (que iguala a dos A-4) : 6 Micas + 2 Exocet + 1 tanque central de 1.250 l ou 4/6 Micas + 1 Scalp + 1 tanque de 1.250 l, etc.

Abraços,

Roberto

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 12:53 pm
por Carlos Mathias
Iguala os A-4M?
Sei não, mas um A-4 decola com 2 MANs + 6 MAA-BVR ?
Acho não...

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 1:07 pm
por henriquejr
Lembrem-se que a MB deve adquirir KCs, com isso os Rafales podem decolar com pouco combustível e ser abastecido para a missão no ar.

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 2:38 pm
por rcolistete
Carlos Mathias escreveu:Iguala os A-4M?
Sei não, mas um A-4 decola com 2 MANs + 6 MAA-BVR ?
Acho não...
18,5-15,? ton = 3,0-3,5 ton de capacidade externa = aprox. capacidade máxima do A-4.

[]s, Roberto

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 3:18 pm
por Carlos Mathias
Capacidade máxima teórica= 3,5 ton, mas na real, um A-4M decolaria do PA com dois Exocet, tanque e mais 6 BVR?
Duvido.
O Rafale dará um capacidade real de combate muito maior que os A-4M.
Minha opinião de leigo.

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 3:29 pm
por rcolistete
Carlos Mathias escreveu:Capacidade máxima teórica= 3,5 ton, mas na real, um A-4M decolaria do PA com dois Exocet, tanque e mais 6 BVR?
Duvido.
O Rafale dará um capacidade real de combate muito maior que os A-4M.
Minha opinião de leigo.
Concordo 200% ! Não precisa de A-4 se tiver Rafale operando no A-12 com 18,5 ton. de capacidaede. No máximo A-4 para treinamento.

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 3:32 pm
por Carlos Mathias
Pode até ter A-4M, mas que o Rafale dá e sobra , não há como negar.

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 3:44 pm
por Carlos Lima
O problema é recuperar essas garças e o comprimento da pista...

Isso pode ser um fator limitador nas operações aéreas e operar um avião de trocentos milhões de dólares para operar limitado é melhor mandar fazer um PA novo... (que vai custar mais ou menos o mesmo que todos esses Rafales da MB juntos).

Mas esse sou eu.

[]s
CB_Lima

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 4:15 pm
por Carlos Mathias
CB, o Rafale em configuração ar-ar deve decolar e pousar com sobra do SP, o MICA pesa pouco.
Nos tempos de paz, vão sempre operar vazios, raramente decolarão com o limite de armas e combustível,e normalmente os A-4M farão o serviço de ataque. Acredito que o Rafale faria ataque eventualmente, sob certas condições especiais.

Em caso de guerra, bem , aí é guerra e vale tudo, teremos que arriscar.

O PA novo vai sair, o cmte da MB já disse e repetiu. Nesse aí os Rafas operarão com folga. :wink: 8-]

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 5:55 pm
por Carlos Lima
Concordo amigo...

:) ... Eu só penso naquele fantasma das Malvinas quando o 25 de Maio tinha que lançar A-4 e SUE e não pode...

Obviamente por motivos bem diferentes (não consegui fazer "vento"), mas a lição fica:

- Quem não opera "FULL" ... Se "Fu"! :lol:

Com o PA Tupiniquin encomendado e em construção eu particularmente não me oporia a compra de Rafale, mas enquanto isso não ocorrer eu acho que seria melhor voar esses A-4 até o osso e operar o bicho até no quintos dos infernos...

Daí pensamos em Rafale...

Mas só com o PA sendo produzido.

Mas esse sou eu :)

[]s
CB_Lima

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 7:02 pm
por Lord Nauta
cb_lima escreveu:Concordo amigo...

:) ... Eu só penso naquele fantasma das Malvinas quando o 25 de Maio tinha que lançar A-4 e SUE e não pode...

Obviamente por motivos bem diferentes (não consegui fazer "vento"), mas a lição fica:

- Quem não opera "FULL" ... Se "Fu"! :lol:

Com o PA Tupiniquin encomendado e em construção eu particularmente não me oporia a compra de Rafale, mas enquanto isso não ocorrer eu acho que seria melhor voar esses A-4 até o osso e operar o bicho até no quintos dos infernos...

Daí pensamos em Rafale...

Mas só com o PA sendo produzido.

Mas esse sou eu :)

[]s
CB_Lima
Prezados Amigos,

Mesmo que o Rafale fosse operado a partir do A12 apenas para CATRAPO, o que não vai
ser o caso, a obtenção dos mesmos se revestiria de grande importância. Os pilotos navais começariam a se adaptar com o emprego da aeronave e consequentemente a desenvolver taticas. A operação dos mesmos a partir do São Paulo consistiria em um consideravel ganho de tempo na qualificação dos pilotos. A partir da incorporação dos novos NAe's o Rafale poderia ser então empregado em todas as suas potencialidades. Outros aspectos a serem considerados também são a qualificação de pessoal de manutenção,cadeia logistica...etc.

Sds

Lord Nauta

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 7:08 pm
por Carlos Lima
Mas Lord...

Vamos comprar Rafale para aprender a operá-lo leve? Só para aprender a qualificar piloto?

Daqui até termos o PA, os pilotos de Rafale que serão "qualificados' com antecedência, vem e vão embora... ou seja... quando chegar outro PA... é meio que começar tudo de novo, porque nesse negócio é assim, você aprende a pousar em um PA, não significa que você já pode ficar qualificado para outro assim.

Sei lá... o modelo indiano de somente com o PA assinado e a partir daí pegar os aviões me parece mais sensato.

Além do mais para aprender a voar Rafale, pelo que o Cmdt da Marinha falou a MB estará tão melhor no futuro (assim como as outras Forças) que poderemos até fazer como a USN faz com a USAF... coloca instrutores aqui, pilotos ali...

Ou seja, até lá a FAB já estará cansada de saber como operar o Rafale e certamente o pessoal da MB aprende rapidinho como fazer a coisa funcionar do lado deles.

Sei lá... desculpe, mas acho que precisamos do PA lá com chapa cortada para pensar em Rafale.

Mas esse sou eu.

[]s
CB_Lima

Re: Rafale F-1 para a MB

Enviado: Sex Jun 18, 2010 7:35 pm
por tflash
Existe ou pensou-se em fazer um sistema buddy para o rafale tipo este?

Imagem

sempre podia colmatar as limitações do A12