TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67381 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 21, 2012 2:37 pm

Bolovo escreveu:Se vc acha que é muito pior vender pros saúditas do que pra nós... é, de fato tenho razão, a matemática é o menor dos problemas... :lol:
Não estou falando de tots Bolovo.

Sobre venda, se o Brasil possuir o F-15SE Usado, isto não acarretará em nenhum descontentamento de aliados americanos.
Os americanos vão AMAR, pois estaremos nas mãos deles. Será mais uma vitória americana sobre os franceses e russos.
Se falarmos que os F-15SE são para um possível confronto contra os Sukhoi da Venezuela, ai é capaz de ganharmos um bom desconto.

Sobre a Arábia Saudita eles pisam em ovos porque não querem desagradar Israel. Esta é a diferença.
Mesmo sendo aliado, mesmo com o papo de que se preparam para conter o Irã, a Arábia Saudita é um país muito mais instável que o Brasil. Muito mais perigoso.
É muito mais fácil eles mudarem de lado, do que nós. Ou, pelo menos, é muito mais fácil eles entrarem em conflito com um aliado ESPECIAL americano, do que nós.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceram: 44 vezes

#67382 Mensagem por osolamaalua » Ter Ago 21, 2012 8:50 pm

Os Estados Unidos não tem F-15 para vender e a Arabia Saudita não vai vender os seus. O que tem para venda são os F-16 que estão em uso na Italia e foram devolvidos no início do ano. Estão a venda ou leasing e tem capacidade de operar o Aim-120. Mas as células tem em média 60 a 70 da vida útil consumida ou seja cerca de 4 a 6 anos de uso.
Eu vejo como alternativa mais viavel cair pra cima da Suécia e tentar pegar 24 Gripen. Pelas aerovias o pessoal da Saab que anda no Brasil pra mexer nos E-99 diz que teriam essas célular usadas para repassar. Se houve proposta oficial ou oficiosa não sei, mas vejo uma opção por hora. O que sei é que se em dezembro não for anunciado o F-X (particularmente acho que o programa foi enterrado). Teremos que decidir se vai ser F-5 na Copa ou se vai ter algo no lugar dos Mirage. (me parece que os Mirage vão fazer a copa). Agora pra Olimpiada não tem Mirage. Acho bem racional investir agora no Gripen e pedir para a Embraer projetar um caça entre o Gripen e o F-18.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#67383 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 21, 2012 9:25 pm

Lembrar que a Suécia ainda tem todos os seus Gripen C/D com eles e quaisquer Gripens teriam que ser "A/B". Sem REVO e com necesidade de trocar parte da instrumentação para o padrão fora do sueco.

$$$

Honestamente eu prefiro F-16 a isso e olha que não gosto da idéia nem desses...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#67384 Mensagem por bcorreia » Ter Ago 21, 2012 10:43 pm

Mas com aviões revo sem o boom o F16 também teria problemas, e não sei se aquela probe conformal seria algo funcional ou se funcionaria em modelos mais antigos do F16, creio que o tampax menos problemático por aqui seria o que já existe na frota, o M2000.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#67385 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 22, 2012 2:44 am

Concordo... é verdade o menos pior :( ... é o M2k.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#67386 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 22, 2012 10:46 am

O problema é o custo da modernização.

A Índia está pagando U$ 45 mi em CADA M2000 modernizado.

Se for esse preço, acho melhor continuar com o FX2.

Seria interessante se alguém pudesse colocar uma proposta mais em conta para discussão.

Tem aquela modernização dos Mirage F1 por U$ 15 mi a unidade. Mas não sei se para o 2000-C teria uma modernização deste tipo.

Anos atrás o Pepê disse que teria uma modernização mais simples que custaria cerca de U$ 9 mi.

Se conseguirmos um PREÇO convidativo, ai seria interessante modernizar os 12 M2000-C e talvez até adquirirmos mais unidades.
Poderíamos até pensar em 36 (mesmo número do FX2).
Se a modernização fosse barata, poderia valer a pena.

O que acham?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#67387 Mensagem por Penguin » Qua Ago 22, 2012 6:12 pm

Luís Henrique escreveu:O problema é o custo da modernização.

A Índia está pagando U$ 45 mi em CADA M2000 modernizado.

Se for esse preço, acho melhor continuar com o FX2.

Seria interessante se alguém pudesse colocar uma proposta mais em conta para discussão.

Tem aquela modernização dos Mirage F1 por U$ 15 mi a unidade. Mas não sei se para o 2000-C teria uma modernização deste tipo.

Anos atrás o Pepê disse que teria uma modernização mais simples que custaria cerca de U$ 9 mi.

Se conseguirmos um PREÇO convidativo, ai seria interessante modernizar os 12 M2000-C e talvez até adquirirmos mais unidades.
Poderíamos até pensar em 36 (mesmo número do FX2).
Se a modernização fosse barata, poderia valer a pena.

O que acham?
E pensar que o Chile comprou em 2005 um lote de 18 F-16 com MLU da Holanda pela bagatela de USD185mi (USD 10,2mi cada). E em 2009 comprou outro lote de 18 F-16 MLU tb da Holanda por USD 270mi (USD 15mi cada).

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#67388 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 22, 2012 6:47 pm

E um MiG-29SMT também.

A modernização custa cerca de U$ 15 mi

Se a Rússia não fornecer o MiG-29 DE GRAÇA devido a compra da modernização, cobrariam menos de U$ 5 mi a unidade.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#67389 Mensagem por henriquejr » Qua Ago 22, 2012 7:03 pm

Tem aqueles F/A-18A/B++ do Canadá. Acho que os espanhóis também tem alguns disponíveis.

.
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#67390 Mensagem por Andre Correa » Qua Ago 22, 2012 7:25 pm

Os Hornets não acredito que serão vendidos ou desactivados tão cedo, ainda mais com a crise...

Se for comprar tampão (toc toc toc), ou será M2k-5 ou F-16. O primeiro, deve custar mais para operar, mas deve haver comunalidade com o que já se conhece do M2k, já o segundo teria problemas com o reabastecimento em voo... Tem que ver qual seria a solução mais vantajosa, caso não tenhamos decisão este ano, ou até o Carnaval, e caso não decida-se em tirar alguns dos poucos F-5M de alguns esquadrões por aí...

Eita 6ª maior economia mundial... :|

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#67391 Mensagem por Bourne » Qua Ago 22, 2012 7:52 pm

Não tem nem a desculpa de que nenhum país da região tem caças modernos. E, portanto, não seria essencial a aquisição de novos modelos para FAB. :|

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#67392 Mensagem por henriquejr » Qua Ago 22, 2012 8:07 pm

Andre Correa escreveu:Os Hornets não acredito que serão vendidos ou desactivados tão cedo, ainda mais com a crise...

Se for comprar tampão (toc toc toc), ou será M2k-5 ou F-16. O primeiro, deve custar mais para operar, mas deve haver comunalidade com o que já se conhece do M2k, já o segundo teria problemas com o reabastecimento em voo... Tem que ver qual seria a solução mais vantajosa, caso não tenhamos decisão este ano, ou até o Carnaval, e caso não decida-se em tirar alguns dos poucos F-5M de alguns esquadrões por aí...

[009]
Pelo que sei a força aérea canadense tem uns 60 F/A-18 estocados a um bom tempo. A Espanha ta recebendo os EF-2000, que estão substituindo seus F/A-18.

Nos estoques da USN e da USMC também deve haver uma boa quantidade de F/A-18 estocados, só resta saber o estado dos mesmos.

.
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#67393 Mensagem por nveras » Qua Ago 22, 2012 8:19 pm

oh XEPA. [004]

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#67394 Mensagem por Penguin » Qua Ago 22, 2012 9:44 pm

Andre Correa escreveu:Os Hornets não acredito que serão vendidos ou desactivados tão cedo, ainda mais com a crise...

[009]
O cobertor é grande, mas não tem sido suficiente...

Imagem

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
SUT
Avançado
Avançado
Agradeceram: 1 vez

#67395 Mensagem por SUT » Qua Ago 22, 2012 10:30 pm

E pensar que o Chile comprou em 2005 um lote de 18 F-16 com MLU da Holanda pela bagatela de USD185mi (USD 10,2mi cada)
ese fue el precio de los aviones mas su overhaul de entrega. Estos fuselajes eran del Tape M2 y ahora 16 fuseajes estan siendo sometidos al upgrade estructural pacer Amstel ( los otoes dos ya lo traian hecho desde Holanda) y una subida electronica que extraoficialmente ( La Fach solo habla de "mejoras tacticas considerables") a alguna variante del Tape M4. Esta pega se esta haciendo en ENAER primero con ayuda de la empresa Daedalus y ahora solo por ENAER, habiendose entregado ya varios ejemplares. Esta partida eran 11 monoplazas F16AM y 7 biplazas BM. Estos ultimos son especialmente valiosos y escasos.

E em 2009 comprou outro lote de 18 F-16 MLU tb da Holanda por USD 270mi (USD 15mi cada).
Estos ya eran Tape 4 con Pacer Amstel ya efectuado en Holanda. Los 18 son monoplazas

Ademas se adquirio UN ejemplares de F16A Tape 05 no operativo para usar como Instructional Airframe en la escuela de especialidades de la Fach

La Fach ha declarado estar especialmente feliz con la relacion con Holanda, ya que los contratos han sido cumplidos a cabalidad, de forma pronta y muy efectiva. La Armada y Ejercito han declarado lo mismo en sus respectivos contratos.

Saludos,

Sut

Responder