Sobre o KC-390
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- Cassio
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Re: Sobre o KC-390
A proposta não faz sentido para uma empresa que tem uma plataforma muito mais adequada para a missão como o E2.
A antena do radar adiciona enorme arrasto e peso ao avião, o que reduz muito sua autonomia. Faz mais sentido introduzir esta antena numa plataforma mais otimizada em arrasto e peso, como o E2.
O KC390, pela natureza de sua missão (transporte tático), é uma plataforma muito pesada e já com muito arrasto.
Além disso, o E2 possui bagageiros na parte inferior da fuselagem que podem ser usados para tanques de combustível (assim como no Lineage).
É possível fazer um AEW do KC? Sim. Faz sentido? a princípio não.... Só vejo sentido numa Força Aérea que tenha muitos C-390 e que deseje dedicar um ou dois para AEW, sem precisar ter uma plataforma totalmente diferente.
Do ponto de vista de engenharia, não é a melhor opção de plataforma.
A antena do radar adiciona enorme arrasto e peso ao avião, o que reduz muito sua autonomia. Faz mais sentido introduzir esta antena numa plataforma mais otimizada em arrasto e peso, como o E2.
O KC390, pela natureza de sua missão (transporte tático), é uma plataforma muito pesada e já com muito arrasto.
Além disso, o E2 possui bagageiros na parte inferior da fuselagem que podem ser usados para tanques de combustível (assim como no Lineage).
É possível fazer um AEW do KC? Sim. Faz sentido? a princípio não.... Só vejo sentido numa Força Aérea que tenha muitos C-390 e que deseje dedicar um ou dois para AEW, sem precisar ter uma plataforma totalmente diferente.
Do ponto de vista de engenharia, não é a melhor opção de plataforma.
- Lucubus
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Re: Sobre o KC-390
pode vir a ser e pode não ser. parece que existe um looby na India para o "Millenium no projetro NETRA; como o Túlio sempre lembra o Degan, amanecera y veamos
Los dibujos, são do forista Argentino Leandro88
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- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
A Embraer está negociando na Índia bem mais que seus produtos de defesa. E uma das propostas é justamente a introdução dos E-2 nas frotas das empresas aéreas indianas, que precisam renovar e reorganizar a questão da aviação comercial no país. E não por acaso, os aviões da empresa brasileira são dos mais cotados para serem adotados por lá.
Então, não seria muito difícil que o E-2 ou o próprio KC-390 sejam acolhidos, também, como plataforma AEW&C, ISR e o que mais couber.
Notar que o interesse indiano no KC-390 vem no sentido de tentar cobrir o hiato que o projeto MTA com a Rússia deixou. Fala-se em até 60 aviões para a frota da IAF. Se isto for verdade, então, nada impede que o cargo da Embraer seja empregado como uma plataforma multiuso pelos indianos, já que eles estariam dispostos a pagar pela adaptação de vários de seus sistemas naquele avião, ou em qualquer outra plataforma que a Embraer oferecer. E como eles já tem experiência conosco, não é de todo impossível ver um ou outro nesta e em outras funções militares.
Vale lembrar que a Índia quando vai as compras em defesa não é como a FAB ou similares, que fazem tudo a conta gotas e ainda assim com todas as restrições do mundo antes, durante e depois do que tenta adquirir ou desenvolver.
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- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Uma coriosidade. Aos amigos portugueses do DB.
Como repercutiu a notícia da escolha do KC-390 pela força aérea holandesa aí na terrinha
Digo, ainda ainda há resistência à compra do cargo da Embraer ou a coisa começa a desanuviar-se...
grato a quem responder.
Como repercutiu a notícia da escolha do KC-390 pela força aérea holandesa aí na terrinha
Digo, ainda ainda há resistência à compra do cargo da Embraer ou a coisa começa a desanuviar-se...
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Re: Sobre o KC-390
Resistência é um eufemismo kkk, vá ver o que alguns falam do "ka-cê". Uma das maiores vantagens sobre o C-130J é que o tal ka-cê tem WC, mas pelo valor do contrato parece que teriam conseguido comprar uns 50 Herc J ou uns 20 A400M.
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Sei lá.
Pelo que leio aqui dos colegas portugueses esta aquisição parece não ter sido bem vista na FAP e em quem acompanha o assunto de mais de perto.
E como o MD holandês se rasgou em elogios ao avião brasileiro, coisa rara de acontecer em comunicados oficiais, bem, deve ter tido, acho, alguma reverberação na FAP e em Portugal, já que a real força aérea holandesa é uma referência no velho continente.
Quem sabe agora eles acreditam que os trocados a mais investidos no KC-390 valham realmente a pena.
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Re: Sobre o KC-390
Eu tenho andado afastado dos fóruns, mas quando saiu a noticia que a FAB ia cortar o número de KC390 a ser adquiridos eu tive meus conhecidos que foram ou são militares da FAP a dizer que iam ficar com um elefante branco nas mãos. Os Holandeses nesta área pouco ou nada dizem ao pessoal cá em Portugal. Já a Bélgica, Espanha, EUA e outros sim.FCarvalho escreveu: ↑Qui Jun 23, 2022 11:56 amSei lá.
Pelo que leio aqui dos colegas portugueses esta aquisição parece não ter sido bem vista na FAP e em quem acompanha o assunto de mais de perto.
E como o MD holandês se rasgou em elogios ao avião brasileiro, coisa rara de acontecer em comunicados oficiais, bem, deve ter tido, acho, alguma reverberação na FAP e em Portugal, já que a real força aérea holandesa é uma referência no velho continente.
Quem sabe agora eles acreditam que os trocados a mais investidos no KC-390 valham realmente a pena.
Fala-se é que neste momento e devido às pressões no seio da OTAN para além do KC390 vá adquirir-se mais algo...
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Re: Sobre o KC-390
O corte da encomenda da FAB criou ainda mais "anticorpos" pela escolha do KC-390; os vários motivos para não ser uma escolha popular já coloquei aqui no passado; claro que havendo mais operadores, NATO, ajuda.
Mas grande parte das criticas não é KC-390 vs C130 mas sim o "segmento" - muitos preferiam 3 A400M + uns C295 (e/ou upgrade aos existentes).
Mas grande parte das criticas não é KC-390 vs C130 mas sim o "segmento" - muitos preferiam 3 A400M + uns C295 (e/ou upgrade aos existentes).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
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Re: Sobre o KC-390
Eu tenho notado a sua ausência @cabeça de martelo E posso dizer que o amigo faz falta cá por estas bandas.cabeça de martelo escreveu: ↑Sex Jun 24, 2022 12:26 pmEu tenho andado afastado dos fóruns, mas quando saiu a noticia que a FAB ia cortar o número de KC390 a ser adquiridos eu tive meus conhecidos que foram ou são militares da FAP a dizer que iam ficar com um elefante branco nas mãos. Os Holandeses nesta área pouco ou nada dizem ao pessoal cá em Portugal. Já a Bélgica, Espanha, EUA e outros sim.FCarvalho escreveu: ↑Qui Jun 23, 2022 11:56 am Sei lá.
Pelo que leio aqui dos colegas portugueses esta aquisição parece não ter sido bem vista na FAP e em quem acompanha o assunto de mais de perto.
E como o MD holandês se rasgou em elogios ao avião brasileiro, coisa rara de acontecer em comunicados oficiais, bem, deve ter tido, acho, alguma reverberação na FAP e em Portugal, já que a real força aérea holandesa é uma referência no velho continente.
Quem sabe agora eles acreditam que os trocados a mais investidos no KC-390 valham realmente a pena.
Fala-se é que neste momento e devido às pressões no seio da OTAN para além do KC390 vá adquirir-se mais algo...
Quanto ao KC-390, interessante que a Holanda não sirva de referencia para vocês, apesar de ser uma força militar bastante ativa na OTAN.
A ver o que os políticos aí andam tramando para fazer frente as pressões da OTAN no quesito material militar, já que comparativamente, o 5(6) KC-390 da FAB com certeza sobram em termos operacionais e de capacidade no que tange as vossas necessidades. Mas com certeza há quem na Airbus Military, e quem defende seus interesses por aí, não goste da ideia do avião brasileiro invadindo a sua praia nem um pouco. Ainda mais tirando compras do seus produtos.
Tenho cá para mim que irá haver, na verdade já deve estar havendo, reações nada amistosas em Paris e Berlin em função do avião brasileiro ter conseguido entrar no disputadíssimo mercado europeu. E ganhar clientes.
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Re: Sobre o KC-390
O que não deixa de ser algo incoerente dado o histórico de operações da FAP com os C-130, e tal como cá, os investimentos em defesa de Portugal não serem necessariamente uma referência no seio da OTAN.LM escreveu: ↑Sex Jun 24, 2022 1:48 pm O corte da encomenda da FAB criou ainda mais "anticorpos" pela escolha do KC-390; os vários motivos para não ser uma escolha popular já coloquei aqui no passado; claro que havendo mais operadores, NATO, ajuda.
Mas grande parte das criticas não é KC-390 vs C130 mas sim o "segmento" - muitos preferiam 3 A400M + uns C295 (e/ou upgrade aos existentes).
Se os A400M já são conhecidos por serem aviões caros de comprar e de usar, que tipo de argumento justificaria diminuir capacidades na FAP com a dupla KC-390 + C-295, que também temos aqui, em favor de um monstrengo quase todo mundo que comprou anda tentando se livrar deles.
Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Jun 24, 2022 5:36 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390
FCarvalho escreveu: ↑Sex Jun 24, 2022 5:27 pmO que não deixa de ser algo incoerente dado o histórico de operações da FAB com os C-130, e tal como cá, os investimentos em defesa de Portugal não serem necessariamente uma referência no seio da OTAN.LM escreveu: ↑Sex Jun 24, 2022 1:48 pm O corte da encomenda da FAB criou ainda mais "anticorpos" pela escolha do KC-390; os vários motivos para não ser uma escolha popular já coloquei aqui no passado; claro que havendo mais operadores, NATO, ajuda.
Mas grande parte das criticas não é KC-390 vs C130 mas sim o "segmento" - muitos preferiam 3 A400M + uns C295 (e/ou upgrade aos existentes).
Se os A400M já são conhecidos por serem aviões caros de comprar e de usar, que tipo de argumento justificaria diminuir capacidades na FAB com a dupla KC-390 + C-295, que também temos aqui, em favor de um monstrengo quase todo mundo que comprou anda tentando se livrar deles.
Concordo: sempre fui contra Portugal optar pelo 390 ao invés de ficar com o 130, tipo reformar o que ainda presta e quem sabe arrumar uns Juliet novos; mas minhas razões para isso TRIPLICAM se a opção for A400: aquilo é UMA BOMBA!!!
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Sobre o KC-390
Penso aqui com os meus botões, que o passar do tempo a aquisição dos KC-390 pela FAP tende a se pagar, e justificar, mais ainda, quando a economia gerada por sua operação começar a ser sentida no bolso dos brigadeiros portugueses.
Não é apenas uma questão de comprar um novo para tirar o velho do lugar. É também um investimento em economia de Estado, já que de alguma forma a indústria em Portugal saiu ganhando com a participação no projeto, que julgo, não é pouca coisa e muito menos parte menos importante nele. Pelo contrário.
Mas vamos dar tempo ao tempo. As vezes sair da caixinha em que estamos acostumados pode ser uma passagem meio traumática. Mas vale a pena.
Não é apenas uma questão de comprar um novo para tirar o velho do lugar. É também um investimento em economia de Estado, já que de alguma forma a indústria em Portugal saiu ganhando com a participação no projeto, que julgo, não é pouca coisa e muito menos parte menos importante nele. Pelo contrário.
Mas vamos dar tempo ao tempo. As vezes sair da caixinha em que estamos acostumados pode ser uma passagem meio traumática. Mas vale a pena.
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Re: Sobre o KC-390
Os nossos C130 estão neste momento a serem modernizados...Túlio escreveu: ↑Sex Jun 24, 2022 5:36 pmFCarvalho escreveu: ↑Sex Jun 24, 2022 5:27 pm
O que não deixa de ser algo incoerente dado o histórico de operações da FAB com os C-130, e tal como cá, os investimentos em defesa de Portugal não serem necessariamente uma referência no seio da OTAN.
Se os A400M já são conhecidos por serem aviões caros de comprar e de usar, que tipo de argumento justificaria diminuir capacidades na FAB com a dupla KC-390 + C-295, que também temos aqui, em favor de um monstrengo quase todo mundo que comprou anda tentando se livrar deles.Concordo: sempre fui contra Portugal optar pelo 390 ao invés de ficar com o 130, tipo reformar o que ainda presta e quem sabe arrumar uns Juliet novos; mas minhas razões para isso TRIPLICAM se a opção for A400: aquilo é UMA BOMBA!!!
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Re: Sobre o KC-390
E o pessoal fica aí sonhando com integração de países lusófonos ou integração regional... Isso me lembra quando uma pessoa abre um empreendimento. Todo mundo compra dele, menos a família. É como eu digo, não conte com a sua família para o seu negócio prosperar...
Abraços,
Wesley
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"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh