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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sex Jul 13, 2012 12:26 pm
por saullo
Luís Henrique escreveu::twisted: :twisted: :twisted:
A Mach 2,8 acho que da para fazer um estrago. :twisted: :twisted:
Taí um caso a se pensar...
Quem sabe um rasante destrutivo desse tipo seria bom pro país. :twisted: :twisted: :twisted:
Senão os caças só vem depois da eleição em Oritimbó do Ó de Dentro, mas depois tem eleição em Oritimbó do Ó de Fora...

Abraços

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sex Jul 13, 2012 3:18 pm
por WalterGaudério
JT8D escreveu:
mmatuso escreveu:Acho que mais alguns eventos vão atrasar esse anúncio.

Olimpiadas da inglaterra agora, ano que vem tem copa das federações no brasil e em 2014 será a copa no brasil.

2015 começa os preparativos para as olimpiadas do brasil e em 2016 ela começa.

Então provavelmente lá para 2017 teremos o resultado.
Isso se o Brasil ganhar a copa, caso contrário teremos de esperar até a próxima ...

[]´s,

JT

Senhores vamos aguardar a LAAD :mrgreen: [002] (que é depois do carnaval 2013), a final do mundial interclubes( VAI CORINTHIANS!!!!) e o especial de fim de ano do Roberto Carlos!!! :lol:





PS. O Brasilsão não ganha a copa de 2014 nem a pau!!! [003] :roll:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sex Jul 13, 2012 3:58 pm
por Luís Henrique
saullo escreveu:
Luís Henrique escreveu::twisted: :twisted: :twisted:
A Mach 2,8 acho que da para fazer um estrago. :twisted: :twisted:
Taí um caso a se pensar...
Quem sabe um rasante destrutivo desse tipo seria bom pro país. :twisted: :twisted: :twisted:
Senão os caças só vem depois da eleição em Oritimbó do Ó de Dentro, mas depois tem eleição em Oritimbó do Ó de Fora...

Abraços
Na verdade o bicho até supera o Mach 3, porém nesta velocidade poderá sofrer problemas na turbina e na estrutura.
Então é limitado a Mach 2,8

Em baixa altura (onde ocorreriam os estragos) chega a Mach 1,2 que daria cerca de 1.500 km/h
Se o Mirage fez aquele estrago a 1.100 km/h imagina a 1.500... :twisted:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sex Jul 13, 2012 5:54 pm
por Justin Case
Luís Henrique, boa tarde.

Não verifiquei, mas tenho na cabeça que a maior intensidade de uma onda de choque ocorre exatamente no voo transsônico - na barreira do som - com a onda de choque normal, a 90º com o deslocamento.
Quando todo o avião alcança o supersônico, a intensidade da onda de choque diminui muito. Com o aumento da velocidade supersônica, há variação no ângulo da onda de choque - onda de choque oblíqua. Dos 90º iniciais, o cone passa a ser cada vez mais estreito. Com Mach 2.0, o ângulo de Mach é de 60º.
A intensidade da onda de choque no voo supersônico estabilizado é inferior ao da onda normal que ocorre com Mach 1.0.
Se a intenção for causar maior dano, acho que a velocidade recomendada é Mach 1.0.

Voltando ao tema principal, a ansiedade é grande para que haja uma decisão e tenhamos finalmente o F-X. Chega de ter aviões cuja maior capacidade operacional é transformar combustível em barulho ou quebrar vidros.
Abraço,

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sex Jul 13, 2012 8:14 pm
por Luís Henrique
Ok Justin.

Mas creio que pelo menos mais barulho, iria fazer. :twisted:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 11:18 am
por Marino
O Estado de São Paulo             
POLÍTICA
Boeing propõe ampliar projeto para vender caças ao Brasil
Vice-presidente do Programa Boeing F/A-18 diz que o mesmo tratamento foi dado pela companhia aos atuais clientes
Denise Chrispim Marin, correspondente





WASHINGTON - O pacote de transferência de tecnologia dos caças F18 Super Hornet ao Brasil poderá ser "ampliado" na medida em que seja aprofundada a cooperação e a confiança entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil e entre as companhias dos dois lados envolvidas no projeto. Segundo o vice-presidente do Programa Boeing F/A-18, Mike Gibbons, o mesmo o tratamento foi dado pela companhia aos seus atuais clientes desse segmento de defesa.

"O Brasil e os EUA precisam um do outro. Os EUA precisam do Brasil para estar seguro. Por isso, se o Brasil comprar os F18 Super Hornet e tornar-se um aliado dos EUA, a parceria a confiança mútua vai se expandir, e a transferência tecnológica será estendida para um potencial adicional", afirmou Gibbons ao Estado. "A transferência tecnológica para os nossos atuais clientes está em contínua ampliação, na medida em que aumenta a parceria e a confiança dos dois lados", completou.

Desde o ano passado, a Boeing tem demonstrado seu especial interesse na ampliação de negócios com o Brasil. Abriu um escritório em São Paulo, enviou como sua representante a ex-embaixadora americana em Brasília Donna Hrinak e, recentemente, fechou acordos com a Embraer para o aperfeiçoamento do A-29 Super Tucano e para apoio nas vendas do cargueiro KC-390 aos EUA e a outros países.

A Boeing também fechou parceria com a AEL, subsidiária no Brasil da israelense Elbit Systems, para o fornecimento de novas telas do painel de controle (como as de um vídeo game de última linha) para os seus caças, inclusive os eventuais F18 a serem entregues ao Brasil. A companhia americana faz dessas parcerias com a Embraer e a AEL exemplos da cooperação que pretende manter com outras empresas brasileiras, seja como fornecedoras de peças e partes ou como parceiras na concepção de futuros aviões.

"O Brasil tem a opção de construir o seu próprio caça. Mas oferecemos uma melhor oportunidade para suas empresas que vierem a construir componentes, já em fase de desenho, para os novos Super Hornet e outros projetos futuros da Boeing", afirmou Gibbons. "Esse é um trabalho de alta qualidade e mais durável. Além dessa vantagem em curto prazo, queremos oferecer melhor valor agregado para o desenvolvimento de novas aeronaves."

Irrestrito

A rigor, a promessa de transferência tecnológica americana não traz o adjetivo "irrestrito", presente na oferta da concorrente francesa, a Dassault, com seus caças Rafale. A qualificação pesou na disposição do então presidente Luis Inácio Lula da Silva de dar preferência nesse negócio à França, em 2009.

O compromisso americano está escudado sobretudo na palavra do presidente dos EUA, Barack Obama, que concorre à reeleição em novembro. Em visita ao Brasil, em abril passado, o secretário da Defesa, Leon Panetta, garantiu a ampla transferência tecnológica, inclusive nas áreas sensíveis, se o governo Dilma Rousseff optar pelos Super Hornet. Mas a palavra final sobre tal questão pertence ao Senado americano.

O Senado, na opinião de Gibbons, não teria como recuar. A Boeing, salientou ele, estaria preparada para iniciar a produção assim que fosse fechado o pacote de produção industrial. "Estamos prontos este ano, se for preciso", afirmou Gibbons, sem deixar transparecer o desapontamento da Boeing com a nova postergação, desta vez para o final de dezembro, da decisão do governo brasileiro sobre o FX2. A expectativa criada pelo próprio ministro da Defesa, Celso Amorim, era de anúncio do vencedor em junho.

No mês passado, o ex-chanceler Amorim extraiu dos três concorrentes do FX2 - a americana Boeing, a francesa Dassault e a sueca Saab - a promessa de congelar suas ofertas de venda até 31 de dezembro. O anúncio deve ser feito antes dessa data.

Esse processo de compras vem se arrastando desde 1998, quando o governo Fernando Henrique Cardoso lançou o programa FX para substituir os Mirage 3 da Força Aérea Brasileira (FAB) com 16 novos caças. A gestão de Lula continuou o processo até 2005, quando o enterrou. Dois anos depois, foi lançado em Brasília o FX2, para a compra de 36 caças.

Segundo o vice-presidente do programa F18 Super Hornet, a Boeing entende ser essa uma decisão que extrapola a aquisição de um produto de defesa. Envolve também a escolha de um país como forte aliado em matéria de segurança e de uma companhia como parceira das empresas brasileiras. "Não estamos frustrados com o novo adiamento. O Brasil será capaz de tomar uma decisão em médio prazo."

Desde 2007, a Boeing sintetiza sua oferta ao público como a de melhor custo benefício. Os caças F18 Super Hornet já foram testados inúmeras vezes em combate. O preço é um dos segredos da oferta. Mas cada unidade da mesma aeronave vendida para a Marinha americana custou US$ 60 milhões. Dependendo dos requisitos a serem agregados ou descartados pela FAB, custará mais ou menos esse mesmo valor.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 12:11 pm
por alcmartin
Vamos para a cama! :mrgreen: Veio a cantada! :mrgreen: Só nao falou quem faz o que... :twisted:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 12:20 pm
por P44
e la nave va....

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 1:44 pm
por Matheus
Considerando a falta de vontade polítca em tudo que diz respeito a defesa, considerando a preferência de grande parte da FAB no que diz respeito a materiais americanos, consirando na nossa tendência vira lata e sucateira, considerando a crise, parece-me que a opção mais adequada ao momento é o F18 via FMS. Compra prontinho, de prateleira, entrega rápida, possíveis complemetações com unidades usadas no futuro, não precisa desenvolver nada, custo de operação razoável....melhor colocar o rabinho entre as penas e ficar com isto mesmo.
Se comprar e operar um MBT de 60 toneladas invibilza o EB quanto mais desenvolver um Gripen NG ou comprar um caro Rafale enviabilizaria a FAB.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 2:15 pm
por henriquejr
Sem dúvidas que a Boeing não estar frustrada com o novo adiamento da decisão, eles só ganharam mais tempo de melhorar sua proposta dentro dos limites impostos pela legislação deles, de transferência de tecnologia. E o governo brasileiro, que é o maior interessado, e responsável, por estas prorrogações, consegue mais tempo para barganhar e ver se extrai mais vantagens dos interessados em lhes vender os aviões.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 5:35 pm
por alex
A carteira de aviões da Embraer foi grandemente afetada pela crise europeia, não fiquem surpresos se houver mais entrosamento com a industria americana, é questão de sobrevivencia da empresa. Pode haver implicações no FX,claro.
Só lembrando que as preocupações geopolitica dos EUA são a China e nós já estamos no mesmo barco. Estes interesses podem convergir.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 7:08 pm
por pampa_01
Ué, mas a dois dias foi dito que não o Brasil não tem acesso a algumas tecnologias e tal, bla, bla, bla...
Mais do mesmo.

Segue a vida, agora com espelhinhos novos,

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Sáb Jul 14, 2012 10:39 pm
por faterra
[002]
Tenho a imprensão que se o GF optar pelo Rafale alguém vai perder um parceiro de "peso"! Ao contrário do que disseram alguns dias atrás, quando concretizaram esta parceria, hoje eles estão mostrando seus objetivos reais. Falta agora o GF mostrar a cara.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Dom Jul 15, 2012 2:10 am
por prp
O urubu tá com raiva do boi!

Aprendi essa agora. :mrgreen:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Dom Jul 15, 2012 2:52 am
por romeo