TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6676 Mensagem por Sniper » Sáb Out 04, 2008 1:06 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:Dúvida...... o primeiro lote de 36 caças e só em 2014!!!! :roll: :roll: ....... o que fazemos até lá, coagimos nossos vizinhos com prospectos do vendedor :mrgreen: :mrgreen: .......a quem souber responda.
Não precisamos "coagir" nenhum vizinho, temos sim que dissuadir qualquer possível inimigo.

Para isso contamos no momento com os 12 Mirage 2000C Totalmente operacionais e com pilotos excepcionais, entre os melhores do mundo. Lembrando que o M2000 C ainda é operado pela França.

Contamos também com os F-5 BR armados com o Derby e vetorados pelos R-99 A/B.

Temos também total capacidade REVO, um exclusividade na AL.

Para a região, isso é mais do que suficiente até 2014!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6677 Mensagem por Sniper » Sáb Out 04, 2008 1:11 am

Bolovo escreveu:
projeto escreveu:O que é bom custa caro meu amigo e serve para o Mirage 2000, Rafale, F-18E e Gripen.
Não vamos comparar esses caças com o F-5, AMX ou A-29.
Vamos ter que coçar o bolso.

[]'s
Sim, você tem a completa razão sobre isso.

Mas a FAB está tendo a experiência francesa in loco nesse exato momento.

Vamos ver.
Numa boa Bolovo...

Operamos Mirage III por mais de 30 anos, e para substituí-los a FAB continuou com os Franceses e o Mirage 2000. É caro? Lógico! Nenhum caça de 4ª geração sai barato.

Sobre os comentários sobre "custos" dos Franceses me levam a duas possíveis conclusões: Ou a FAB é masoquista, gosta de sofrer e de jogar dinheiro público no lixo ou considera o Mirage uma aeronave com um custo X benefício favorável ao país.

Abração!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6678 Mensagem por Jin Jones » Sáb Out 04, 2008 1:13 am

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu: Mas mestre,

Voce foi um dos que sempre disse o quanto nao gostava do Rafale, o radar ser isso e aquilo e conversar com fulano e ciclano que tinham acesso ao tal de um relatorio que falava coisas horrendas sobre o Rafale e no fim a sua escolha recai sobre ele? :lol:

Isso est'a cheirando a dor de cotovelo Flankista :wink: ... mas nao se preocupe, voce ainda pode mudar de opniao :D

[100]

[]s e bola para frente!

CB_Lima
Sim, Lima, sem dúvida, isto é fato. Não é porque o Flanker saiu da parada que o Rafale "ficou bom", continua ceguinho do mesmo jeito. :mrgreen: :mrgreen:

Mas, por outro lado, sempre fui defensor de um caça para o País, da mesma forma que sempre disse aqui que o SU-35 parecia não ser o "melhor" pra nós, mesmo sendo o "melhor" pra mim (isto tudo é muito diferente).

Sempre disse também que o Rafale tinhas maiores chances, mas sempre comemorei as chances do SU-35. Lembra-se que tempos atrás eu dizia que "politicamente" eu optaria pelo EF-2000? Pois é... Mas ele nunca teve chances, e nem teria.

Depois do SU-35 BM a minha escolha (técnica) recai sobre o Gripen, principalmente o NG (não gosto do "C"), mas o fato deste caça não estar operacional, nem protótipo tem, mela as coisas (pragmaticamente falando). Se a FAB puder esperar, tudo bem, ficaria com ele, mas não é o que me parece, tanto que a short list (ou a lista tríplice que sempre falei que existiria) veio "antes da hora", isto é, a FAB/Governo deixou claro que as coisas não devem esperar.

Do ponto de vista de operacionalidade, comprovação em combate, radar AESA operacional, plataforma para uso terrestre e naval (Rafale também), vários armamentos integrados (e acima de tudo homologados, sem "blefe"), etc., somos forçados a admitir que o F-18 seria o "campeão". Porém, se os americanos não confirmarem a transferência de tecnologia solicitada pela FAB/Governo, então só mesmo uma "mudança de postura" do MD/Governo/FAB para justificar a sua compra.

Rigorosamente falando, eu sempre acreditei que apenas o Rafale e o SU-35 (franceses e russos) poderiam transferir tecnologias e dar um suporte para manutenção efetivos para estes caças no País. Mas sempre deixei claro que as questões sobre logísticas (não temos, espero que isso mude) ligadas aos russos seriam um grande impedimento. Então, ponto para o Rafale!

O caça é cego sim e pra mim não deixará de ser nunca, mas pergunto: é de tudo ruim? Lógico que não! Agora, se os franceses não fizerem o que prometem (não acredito neles, por isso a minha birra com o Rafale), estaremos ferrados!

Assim, por ordem de "efetividade", temos (minha opinião): F-18 => Rafale => Gripen NG (este não existe ainda). Por características técnicas, temos (idem): Gripen NG => F-18 (prefiro e muito!) => Rafale. Por ordem de "conveniência" ao País, temos (ibdem): Rafale => Gripen NG => F-18.

Como defendo um caça que atenda as nossas necessidades, peculiaridades, particulares, desejos, etc., opto (maior peso) pelo quesito "conveniência", por isso a escolha (pelo menos até agora) pelo Rafale.


Grande abraço,

Orestes
Tambem vou analisar usando a sua ótico, Orestes.

Pelo fator político:
1º Rafale ( imparcialidade entre EUA e Russia, mas corre o risco de ficar muito na mão dos FR por causa das outras compras que estão sendo negociadas ).
2º Gripen ( semi-imparcialidade, até porque uma boa parte dos equip. dele são USA, mas politicamente viável )
3° F-18E ( claramente manteremos a nossa parceria com o irmão mais rico das Américas )

Pelo fator tecnológico:
1º F-18E ( um caça que vem evoluindo à 20 anos, e sendo aperfeiçoado com experiências reais de combates e que tem a gigantesca responsabilidade de proporcionar a defesa da NAVY )
2º Gripen ( a sua flexibilidade e rapidez de entrar em ação, o torna um multiplicador de forças, bem maior que seus concorrentes sem contar que ele se encaixa perfeitamente na já implantada sist. de inf. dala-link padrão sueco que nós temos - R-99A e 99B ).
3ª Rafale ( caça muito capaz e que em muitos aspectos superior aos seus concorrentes, mas pelo fato de ter um arsenal limitado em comparação aos seus concorrentes, o faz perder pontos ).

Pelo fator custo:
1º Gripen ( ele de longe, é o que tem o melhor custo, tanto de aquisição como de operação, pena que tem perna curta, mesmo o NG )
2º F-18E ( pode não ser dos mais baratos para a compra, mas com uma boa negociação política, isso pode-se dar um jeito, mas durante a sua vida, vc saberá que não vai faltar peças, nem que for daqui a 40 anos. Essa é a grande vantagem do produto MADE IN USA ).
3º Rafale ( amargo para compra e na manutenção, o que vai piorando com o passar dos anos ).

Bem !
É assim que eu vejo.
E até o momento, a maioria das coisas que dão a entender que vai acontecer, pelas palavras do MU e NJ, tem acontecido justamente ao contrario. Sendo assim, o Rafale é carta fora do baralho.
Até a pouco tempo eu achava que o F-18E estava correndo por fora, mas como o Lula é vaselina e não quis aborrecer o Tio San com a compra de caças Russos num momento inoportuno, e tambem não vai abraçar o F-18E para não dizer que se bandeou pros Stetis,é bem capaz que feche com o Gripen, para aparentar imparcialidade, sem contar que o bichinho é barato.

Abraços

Jin




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6679 Mensagem por Jin Jones » Sáb Out 04, 2008 1:19 am

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu: Mas mestre,

Voce foi um dos que sempre disse o quanto nao gostava do Rafale, o radar ser isso e aquilo e conversar com fulano e ciclano que tinham acesso ao tal de um relatorio que falava coisas horrendas sobre o Rafale e no fim a sua escolha recai sobre ele? :lol:

Isso est'a cheirando a dor de cotovelo Flankista :wink: ... mas nao se preocupe, voce ainda pode mudar de opniao :D

[100]

[]s e bola para frente!

CB_Lima
Sim, Lima, sem dúvida, isto é fato. Não é porque o Flanker saiu da parada que o Rafale "ficou bom", continua ceguinho do mesmo jeito. :mrgreen: :mrgreen:

Mas, por outro lado, sempre fui defensor de um caça para o País, da mesma forma que sempre disse aqui que o SU-35 parecia não ser o "melhor" pra nós, mesmo sendo o "melhor" pra mim (isto tudo é muito diferente).

Sempre disse também que o Rafale tinhas maiores chances, mas sempre comemorei as chances do SU-35. Lembra-se que tempos atrás eu dizia que "politicamente" eu optaria pelo EF-2000? Pois é... Mas ele nunca teve chances, e nem teria.

Depois do SU-35 BM a minha escolha (técnica) recai sobre o Gripen, principalmente o NG (não gosto do "C"), mas o fato deste caça não estar operacional, nem protótipo tem, mela as coisas (pragmaticamente falando). Se a FAB puder esperar, tudo bem, ficaria com ele, mas não é o que me parece, tanto que a short list (ou a lista tríplice que sempre falei que existiria) veio "antes da hora", isto é, a FAB/Governo deixou claro que as coisas não devem esperar.

Do ponto de vista de operacionalidade, comprovação em combate, radar AESA operacional, plataforma para uso terrestre e naval (Rafale também), vários armamentos integrados (e acima de tudo homologados, sem "blefe"), etc., somos forçados a admitir que o F-18 seria o "campeão". Porém, se os americanos não confirmarem a transferência de tecnologia solicitada pela FAB/Governo, então só mesmo uma "mudança de postura" do MD/Governo/FAB para justificar a sua compra.

Rigorosamente falando, eu sempre acreditei que apenas o Rafale e o SU-35 (franceses e russos) poderiam transferir tecnologias e dar um suporte para manutenção efetivos para estes caças no País. Mas sempre deixei claro que as questões sobre logísticas (não temos, espero que isso mude) ligadas aos russos seriam um grande impedimento. Então, ponto para o Rafale!

O caça é cego sim e pra mim não deixará de ser nunca, mas pergunto: é de tudo ruim? Lógico que não! Agora, se os franceses não fizerem o que prometem (não acredito neles, por isso a minha birra com o Rafale), estaremos ferrados!

Assim, por ordem de "efetividade", temos (minha opinião): F-18 => Rafale => Gripen NG (este não existe ainda). Por características técnicas, temos (idem): Gripen NG => F-18 (prefiro e muito!) => Rafale. Por ordem de "conveniência" ao País, temos (ibdem): Rafale => Gripen NG => F-18.

Como defendo um caça que atenda as nossas necessidades, peculiaridades, particulares, desejos, etc., opto (maior peso) pelo quesito "conveniência", por isso a escolha (pelo menos até agora) pelo Rafale.


Grande abraço,

Orestes
Tambem vou analisar usando a sua ótica, Orestes.

Pelo fator político:
1º Rafale ( imparcialidade entre EUA e Russia, mas corre o risco de ficar muito na mão dos FR por causa das outras compras que estão sendo negociadas ).
2º Gripen ( semi-imparcialidade, até porque uma boa parte dos equip. dele são USA, mas politicamente viável )
3° F-18E ( claramente manteremos a nossa parceria com o irmão mais rico das Américas )

Pelo fator tecnológico:
1º F-18E ( um caça que vem evoluindo à 20 anos, e sendo aperfeiçoado com experiências reais de combates e que tem a gigantesca responsabilidade de proporcionar a defesa da NAVY )
2º Gripen ( a sua flexibilidade e rapidez de entrar em ação, o torna um multiplicador de forças, bem maior que seus concorrentes sem contar que ele se encaixa perfeitamente na já implantada sist. de inf. dala-link padrão sueco que nós temos - R-99A e 99B ).
3ª Rafale ( caça muito capaz e que em muitos aspectos superior aos seus concorrentes, mas pelo fato de ter um arsenal limitado em comparação aos outros, o faz perder pontos ).

Pelo fator custo:
1º Gripen ( ele de longe, é o que tem o melhor custo, tanto de aquisição como de operação, pena que tem perna curta, mesmo o NG )
2º F-18E ( pode não ser dos mais baratos para a compra, mas com uma boa negociação política, isso pode-se dar um jeito, mas durante a sua vida, vc saberá que não vai faltar peças, nem que for daqui a 40 anos. Essa é a grande vantagem do produto MADE IN USA ).
3º Rafale ( amargo para compra e na manutenção, o que vai piorando com o passar dos anos ).

Bem !
É assim que eu vejo.
E até o momento, a maioria das coisas que dão a entender que vai acontecer, pelas palavras do MU e NJ, tem acontecido justamente ao contrario. Sendo assim, o Rafale é carta fora do baralho.
Até a pouco tempo eu achava que o F-18E estava correndo por fora, mas como o Lula é vaselina e não quis aborrecer o Tio San com a compra de caças Russos num momento inoportuno, e tambem não vai abraçar o F-18E para não dizer que se bandeou pros Stetis,é bem capaz que feche com o Gripen, para aparentar imparcialidade, sem contar que o bichinho é barato.

Abraços

Jin




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6680 Mensagem por Jin Jones » Sáb Out 04, 2008 1:24 am

Ops !
Mandei 2 post :shock:
Foi mau




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6681 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 04, 2008 1:26 am

Sniper escreveu:Numa boa Bolovo...

Operamos Mirage III por mais de 30 anos, e para substituí-los a FAB continuou com os Franceses e o Mirage 2000. É caro? Lógico! Nenhum caça de 4ª geração sai barato.

Sobre os comentários sobre "custos" dos Franceses me levam a duas possíveis conclusões: Ou a FAB é masoquista, gosta de sofrer e de jogar dinheiro público no lixo ou considera o Mirage uma aeronave com um custo X benefício favorável ao país.

Abração!
Não disse nada, Sniper. Apenas repassei a informação que recebo.

Quanto ao ultimo paragrafo, a FAB tem nada a ver, como diz o comandante aqui do CTA de SJC "Tivemos que engolir o Mirage". A FAB não comprou nada, a FAB recebeu o Mirage 2000 e assim ficou. Foi uma compra direta de governo a governo, você save disso. Foi um lance direto, muito, mas muito diferente do FX2, não dá nem para comparar.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6682 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 04, 2008 1:30 am

Jin Jones escreveu:Pelo fator custo:
1º Gripen ( ele de longe, é o que tem o melhor custo, tanto de aquisição como de operação, pena que tem perna curta, mesmo o NG )

Abraços

Jin
Jin, gostei de sua análise. Mas não concordo com esse lance de perna curta. Acho que foi algo que foi sendo dito até a exaustão e por osmose, pegou, ficou na cabeça de todo mundo. Não é assim. Olhe esse croqui que a SAAB lançou recentemente em um de seus PDF.

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São 4200L de combustível para um motor de 22 mil libras. É bastante coisa.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6683 Mensagem por deschamps » Sáb Out 04, 2008 1:38 am

huuuummmm!
:roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6684 Mensagem por Booz » Sáb Out 04, 2008 1:44 am

Pensem nesse cara ai abaixo falando fazendo biquinho e empanturrando gansos com comida hiperproteica.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6685 Mensagem por pafuncio » Sáb Out 04, 2008 1:49 am

Meu caro bardo, cuidado com o poder moderador aí da tua casa ...

Pero, ahora, me gusta el foie gras ... [009]




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6686 Mensagem por knigh7 » Sáb Out 04, 2008 7:59 am

orestespf escreveu:Já me decidi: enquanto caça, ficaria com o Gripen ou até mesmo o F-18 por estar mais maduro, mas acho que o Rafale seria o "mais adequado", não necessariamente "o melhor". Primeiro o País, depois as preferências e gostos pessoais.

Se o Orestes estiver surtado, joguem a "boinha" pra salvá-lo, mas acho que estou sendo racional, pelo menos tentando!


Sds,

Orestes


PS: alguns maquiavelicamente dirão que fiz esta escolha para passar o "azar" do SU-35 ter perdido para o Rafale, mas não é isso. :mrgreen: :mrgreen:

Ô amigo Orestes, você está sendo ingênuo!

Você acha que a FAB tem verba para operar 100, 120 Rafales?

O Gripen, uma plataforma monoturbina, com um custo de operação bem mais baixo, bem como de aquisição 1/3 inferior ao Rafale, e excelente desempenho, não seria bem mais factível a quantidade almejada pela FAB?

Será que você está pautando sua decisão pelo Rafale por causa da Marinha, para tê-lo num NAE? E, se for por isso, você acha mesmo coerente a FAB sacrificar-se? Qual a atividade precípua da Marinha e qual a da FAB? E você acha que a FAB deve sacrificar-se por isso?

Atenciosamente




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6687 Mensagem por Túlio » Sáb Out 04, 2008 8:26 am

Paisano escreveu:Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor...

(by Nelson Cavaquinho/Alcides Caminha/Guilherme de Brito)

:(

Nem todo chorão é jostafoguense mas todo jostafoguense é chorão: por que será?

Já agora, parem de falar só na Bíblia:

Credo
"Há um só Caça e Carlos Mathias é seu profeta."

Testemunho
"Foi revelado a Carlos Mathias: ninguém desta gente vai acreditar, exceto aqueles que já acreditam; por isso não ofendas mais os seus caças (Rafale, Gripen e F-18) demoníacos." (11:36)

Revelação da Rosoborenexport
"Por isso enviamos essa inspiração à mãe de Carlos Mathias: amamenta (a tua criança), mas quando temeres por ele, lança-o ao DB, mas não temas ou ofendas (aos colegas): pois nós desenvolvemo-lo (o Flanker) para ele e nós faremos dele um de nossos mensageiros." (28:7)

A comunidade Flankeira
"Oh sim, nós cremos! Dá a tua resposta ao Flanker e seu Mensageiro quando ele te chamar pois dar-te-á vida (e posts inteligentes); e lembra-te que o Flanker surge entre o DeBista e seu coração, e por isso que é Ele a quem devemos todos juntarmo-nos." (8:24)

Flanker e Flankeiros:
"E quando Me revelei aos discípulos, dizendo: Acreditem em mim e no meu Mensageiro, eles disseram: Nós acreditamos e somos testemunhas de que nos submetemos."

Aos russófobos:
"É único o coração que a Rosoboronenexport abriu ao Flankismo, pra que ele o tenha recebido ao Profeta (adivinhem quem é...); Pesar para aqueles cujos corações estão insensíveis contra a celebração dos louvores ao Flanker! Eles estão manifestamente errantes." (39:22)

À concorrência:
''Este é o Caça (o Flanker) veraz por excelência. A falsidade (Francesa, Sueca e ianque) não se aproxima dele nem pela frente, nem por trás, porque é a revelação do Irbis E, Laudabilíssimo.'' (41:41 e 42)


Abaixo, o Profeta ensina aos Flankeiros como se comportar num debate com russófobos:

Imagem
Imagem




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6688 Mensagem por Wolfgang » Sáb Out 04, 2008 9:00 am

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6689 Mensagem por Paisano » Sáb Out 04, 2008 9:04 am

Túlio escreveu:
Paisano escreveu:Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor...

(by Nelson Cavaquinho/Alcides Caminha/Guilherme de Brito)

:(

Nem todo chorão é jostafoguense mas todo jostafoguense é chorão: por que será?
[087] [087] [087] [087] [087]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#6690 Mensagem por orestespf » Sáb Out 04, 2008 10:19 am

knigh7 escreveu:
orestespf escreveu:Já me decidi: enquanto caça, ficaria com o Gripen ou até mesmo o F-18 por estar mais maduro, mas acho que o Rafale seria o "mais adequado", não necessariamente "o melhor". Primeiro o País, depois as preferências e gostos pessoais.

Se o Orestes estiver surtado, joguem a "boinha" pra salvá-lo, mas acho que estou sendo racional, pelo menos tentando!


Sds,

Orestes


PS: alguns maquiavelicamente dirão que fiz esta escolha para passar o "azar" do SU-35 ter perdido para o Rafale, mas não é isso. :mrgreen: :mrgreen:

Ô amigo Orestes, você está sendo ingênuo!

Você acha que a FAB tem verba para operar 100, 120 Rafales?

O Gripen, uma plataforma monoturbina, com um custo de operação bem mais baixo, bem como de aquisição 1/3 inferior ao Rafale, e excelente desempenho, não seria bem mais factível a quantidade almejada pela FAB?

Será que você está pautando sua decisão pelo Rafale por causa da Marinha, para tê-lo num NAE? E, se for por isso, você acha mesmo coerente a FAB sacrificar-se? Qual a atividade precípua da Marinha e qual a da FAB? E você acha que a FAB deve sacrificar-se por isso?

Atenciosamente
Talvez, Knigh7, talvez... Como eu defendia 120 SU-35, não vejo problemas em defender a mesma quantidade de Rafales.

A verdade é que nunca consegui enxergar 120 caças do mesmo modelo na FAB, ainda acho que no máximo a metade, mas a outra metade existirá também, porém de outro modelo (minha opinião, sem info).

Se eu fosse escolher um caça apenas pelas suas características técnicas, optaria pelo Gripen NG e depois pelo F-18, mas do ponto de vista político o Gripen não soma nada, lamentavelmente. E dos três, o que mais soma realmente é o Rafale.

Não existe sacrifício algum pra FAB em comprar um caça pensando na MB, o que devemos ter é um sistema de defesa para o País, e não Forças isoladas, cada uma fazendo o que bem entende. Não consigo compreender de forma alguma como um país que possui um PA não pensar em comprar caças para operar no mesmo em um momento que se fala de reaparelhamento para as três Forças, e não apenas caças pra FAB.

E não estamos falando em comprar caças para o SP por luxo ou vaidade, nossos A-4 estão no osso, e mesmo que algumas poucas células sejam modernizadas, será pouco, muito pouco diante da capacidade de nosso NAe. O SP foi feito para levar 38 caças, fora uns poucos hélis de "apoio". Acredito que deveríamos ter 12 A-4 modernizados e cerca de 10-12 caças "melhores" (neste caso, Rafale ou F-18 A ou C), além dos hélis.

Mas um caça só será efetivamente capaz na FAB (e/ou MB) se pudermos "mexer" em pontos sensíveis do mesmo, e não somente integrarmos nossos armamentos. O problema é que durante anos e anos o Brasil tinha caças e dependia do humor dos fabricantes para testar nossos produtos e armamentos, então muitos acham que integrar nossos armamentos será um salto de qualidade e capacidade tão grande que isto já basta. Mas não, definitivamente, não!

Se você quer deixar um adversário, potencial inimigo, com uma pulga atrás da orelha, deve-se ter equipamentos "personalizados" e por você mesmo. Assim está sendo como o nosso F-5M e será com os A-1 e A-4. Então que os novos caças continuem com este conceito, que é extremamente fundamental.

Aí entram alguns pontos vitais:

1) Qual dos três candidatos nos permitirá tais coisas?

2) Compensa ou não pagar mais caro para se ter esta "soberania"?

Lembre-se: por mais que se gaste em defesa, mesmo em operações e manutenções em tempos de paz, é incrivelmente mais barato do que a guerra em si. Então...


Grande abraço,

Orestes




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