TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Rafale
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Gripen NG
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LeandroGCard
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66421 Mensagem por LeandroGCard » Ter Jun 19, 2012 6:00 pm

Bourne escreveu:Ainda tive a boa vontade de considerar o P47 como estado da arte e disponíveis em quantidade razoável. :|
Só a título de comparação, lembrando que estávamos em guerra desde agosto de 1942 :? :

- Em fins de 1945 a Austrália operava cerca de 500 P-51, dez vezes mais do que tínhamos de P-47.
- A África do Sul operou 3 esquadrões de caça na Itália durante a SGM, desde 1941, fora outros esquadrões de bombardeio e reconhecimento (e nós 1 único, só em 1945).
- A Romênia produziu seus próprios caças de 1940 a 1944, tendo fabricado mais de 340 deles. Mas operou também aviões alemães durante o conflito.
- No início da SGM a Holanda já operava quase 150 caças Fokker D-XXI e mais de 60 G-1, todos de fabricação própria.
- Entre 1947 e 1949 a Tcheckoslováquia produziu e operou mais de 500 caças Avia S-119, uma evolução (não muito bem sucedida, é verdade) do BF-109 alemão.

E por aí vai... .


Praticamente todos os países civilizados do planeta sempre tiveram forças aéreas com capacidades de combate muito superiores às brasileiras. Esta é uma tradição que parece continuaremos tendo o orgulho de manter :oops: :cry: .


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66422 Mensagem por U-27 » Ter Jun 19, 2012 6:03 pm

O avia leandro nao era bem uma evolução, e sim uma versao feita com o que tinha disponivel, o 199 era com motores e helices do he-111 por isso ele nao era tao bom quanto o avia 99 que tinha o motor dos ultimos bf 109




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66423 Mensagem por LeandroGCard » Ter Jun 19, 2012 6:10 pm

U-27 escreveu:O avia leandro nao era bem uma evolução, e sim uma versao feita com o que tinha disponivel, o 199 era com motores e helices do he-111 por isso ele nao era tao bom quanto o avia 99 que tinha o motor dos ultimos bf 109
Sem dúvida, o Avia A-99 era o próprio BF-109G montado sob licença enquanto as peças estavam disponíveis, e era sem dúvida melhor.

Mas não é este o ponto que quero mencionar, mas sim o de que mesmo países pequenos, bem menores em tudo que o Brasil, sempre fizeram questão de ter forças aéreas com capacidade de combate muito superior à nossa. A pequenina Tchecoslováquia achava que devia ter mais de 500 caças no final da década de 40, quando nossa FAB estava em seu auge operando seus cinquenta e poucos P-47 :shock: !


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66424 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 19, 2012 6:15 pm

LeandroGCard escreveu:
Bourne escreveu:Ainda tive a boa vontade de considerar o P47 como estado da arte e disponíveis em quantidade razoável. :|
Só a título de comparação, lembrando que estávamos em guerra desde agosto de 1942 :? :

- Em fins de 1945 a Austrália operava cerca de 500 P-51, dez vezes mais do que tínhamos de P-47.
- A África do Sul operou 3 esquadrões de caça na Itália durante a SGM, desde 1941, fora outros esquadrões de bombardeio e reconhecimento (e nós 1 único, só em 1945).
- A Romênia produziu seus próprios caças de 1940 a 1944, tendo fabricado mais de 340 deles. Mas operou também aviões alemães durante o conflito.
- No início da SGM a Holanda já operava quase 150 caças Fokker D-XXI e mais de 60 G-1, todos de fabricação própria.
- Entre 1947 e 1949 a Tcheckoslováquia produziu e operou mais de 500 caças Avia S-119, uma evolução (não muito bem sucedida, é verdade) do BF-109 alemão.

E por aí vai... .

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:(

O problema é que no Brasil a FAB depois da Guerra deu absoluta prioridade a av. de transporte (integrar o país, etc etc) o que não deixava de ter uma certa razão (mas ao mesmo tempo bloqueou as outras FArmadas de desenvolverem as suas próprias aviações e aliviar os investimentos da FAB), e além disso a av. de combate foi durante muito tempo considerada e planejada como "canhoneira do Exército".

A coisa só melhorou quando vieram os Dacta na década de 70 (e o GDA), pois pela primeira vez a FAB passou a contar com Defesa Aérea propriamente dita, mas mesmo assim essa aviação sofreu muito e fácil ver isso vendo que os MIII só dispararam misseis ar-ar 10 anos depois do fim da Guerra das Malvinas... 10 ANOS depois!!

Essa tendência e herança de canhoneira do EB e o fato de terem bloqueado o desenvolvimento da Av. das outras Forças na verdade foi mais um limitador do que uma coisa boa para o desenvolvimento da FAB no que diz respeito a av. da combate.

Mesmo o Am-X sofreu muito com isso porque o mais importante era o projeto industrial do que o produto final (tanto que somente agora ele terá algumas capacidades que deveria ter a 20 anos atrás!!).

Enfim... infelizmente aquela triste apelido "TAB" se justifica em muitos casos (embora a coisa tenha melhorado nos últimos anos).

É só comparar a FAB com a FAA (até logo depois das Malvinas) para ver o quanto a av. de combate era importante.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66425 Mensagem por pampa_01 » Ter Jun 19, 2012 6:32 pm

A pergunta que não quer calar, a FAB somente disparou um missil aproximadamente 10 anos após a gerra das Malvinas, pq em sua doutrina não se vislumbrava isso, ou pq o GF nunca deu a ela as condições financeiras para isso?
Pq o problema pode ser de miopia das cabeças pensantes da propria FAB ou então dos nossos 'amados' governos.

Att




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66426 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jun 19, 2012 6:41 pm

LeandroGCard escreveu:
Bourne escreveu:Ainda tive a boa vontade de considerar o P47 como estado da arte e disponíveis em quantidade razoável. :|
Só a título de comparação, lembrando que estávamos em guerra desde agosto de 1942 :? :

- Em fins de 1945 a Austrália operava cerca de 500 P-51, dez vezes mais do que tínhamos de P-47.
- A África do Sul operou 3 esquadrões de caça na Itália durante a SGM, desde 1941, fora outros esquadrões de bombardeio e reconhecimento (e nós 1 único, só em 1945).
- A Romênia produziu seus próprios caças de 1940 a 1944, tendo fabricado mais de 340 deles. Mas operou também aviões alemães durante o conflito.
- No início da SGM a Holanda já operava quase 150 caças Fokker D-XXI e mais de 60 G-1, todos de fabricação própria.
- Entre 1947 e 1949 a Tcheckoslováquia produziu e operou mais de 500 caças Avia S-119, uma evolução (não muito bem sucedida, é verdade) do BF-109 alemão.

E por aí vai... .


Praticamente todos os países civilizados do planeta sempre tiveram forças aéreas com capacidades de combate muito superiores às brasileiras. Esta é uma tradição que parece continuaremos tendo o orgulho de manter :oops: :cry: .


Leandro G. Card

Prezado Sr. Leandro G. Card.

Parabéns! Esta informação de caráter histórico que o Colega postou e de grande valor. Ela permite que cada um de nós possa realizar uma analise critica referente ao tratamento que ao longo dos tempos a nação brasileira tem dispensado para as suas FFAA's. Eu, concluo que desde sempre temos agido como um país periférico e que a tendencia e continuarmos a agir de tal maneira. Os grandes atores mundiais além de se projetarem economicamente e politicamente o fazem militarmente. Bem como tenho dito: O Brasil e uma potência econômica e um anão militar com pés de barro.Os fatos infelizmente provam que o descaso com a a capacidade militar do país fazem parte de nossa história e que tudo indica não mudara tão cedo. :( :( :(

Sds


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66427 Mensagem por delmar » Ter Jun 19, 2012 7:03 pm

Alguns companheiros estão esquecendo alguns pequenos detalhes. Até a segunda guerra e nos anos seguintes o Brasil não tinha praticamente indústria mecânica. Nós não fabricávamos as ferramentas mais simples, como martelos, machados, foices. Automóvel nem pensar, nem bicicletas. Tudo era importado, ao passo que os países europeus, mesmo os pequenos, já tinham uma tradição industrial. Quem não tem indústria para fazer um bicicleta, não falo de uma moto, vai querer fabricar um avião?
O Brasil não fabricava um fuzil ou uma pistola para suas forças armadas, não tinha estrutura industrial para tanto. Não conseguíamos fazer um motor de automóvel em escala industrial.
O Brasil de 1940 era uma país paupérrimo, analfabeto, agrícola e rural. Produtos industriais eram quase todos importados.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66428 Mensagem por gribel » Ter Jun 19, 2012 7:14 pm

LeandroGCard escreveu:
Bourne escreveu:Ainda tive a boa vontade de considerar o P47 como estado da arte e disponíveis em quantidade razoável. :|
Só a título de comparação, lembrando que estávamos em guerra desde agosto de 1942 :? :

- Em fins de 1945 a Austrália operava cerca de 500 P-51, dez vezes mais do que tínhamos de P-47.
- A África do Sul operou 3 esquadrões de caça na Itália durante a SGM, desde 1941, fora outros esquadrões de bombardeio e reconhecimento (e nós 1 único, só em 1945).
- A Romênia produziu seus próprios caças de 1940 a 1944, tendo fabricado mais de 340 deles. Mas operou também aviões alemães durante o conflito.
- No início da SGM a Holanda já operava quase 150 caças Fokker D-XXI e mais de 60 G-1, todos de fabricação própria.
- Entre 1947 e 1949 a Tcheckoslováquia produziu e operou mais de 500 caças Avia S-119, uma evolução (não muito bem sucedida, é verdade) do BF-109 alemão.

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Praticamente todos os países civilizados do planeta sempre tiveram forças aéreas com capacidades de combate muito superiores às brasileiras. Esta é uma tradição que parece continuaremos tendo o orgulho de manter :oops: :cry: .


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Sei não, Mestre Leandro.
Não há meio de comparação de Brasil em relação ao mundo...dos anos 40 e de hj.
Ontem éramos Mazzaropis, Giramundos e Jecas-Tatu. Todos banguelas, lombriguentos, analfabetos e com bicho-de-pé.
Na verdade...nem sei como operamos esse esquadrão, estando tão fora do olho do furacão. Comparar com uma Austrália abaixo de P.Harbour e Africa do Sul abaixo do Rommel, suez e quetales é atá sacanagem.

Hj o Jeca aqui conhece um milhar de doutores.
Abçs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66429 Mensagem por gribel » Ter Jun 19, 2012 7:16 pm

Se bem que a classe política é a mesma...se não pior, por inércia.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66430 Mensagem por gribel » Ter Jun 19, 2012 7:19 pm

Luís Henrique escreveu:
NettoBR escreveu: E eu pensava que o Typhoon era tão bom ou melhor que o Rafale, perdeu pra ele em tudo. Até o Gripen chegou a ser melhor em alguns quesitos.
Pelo jeito esse Eurofighter é outro projeto que saiu caro, tem muito para melhorar ainda.
É a mídia.
Eles assumem que só perdem para o Raptor, ai fica como FATO que é o segundo melhor do mundo. :roll: :?
Acho que tem que tomar cuidado com super trunfo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66431 Mensagem por gribel » Ter Jun 19, 2012 7:25 pm

Boss escreveu:
GDA_Fear escreveu:
Mano, eu falei sem preconceitos, mas isso não sou eu quem falo, é só vc se informar e verá que sim o Sul e o Sudeste são sim os mais esclarecidos.

Vcs tem o pior ranking de educação do país no ENEM e advinha quem tem os melhores índices Sul/Sudeste, aqui no Sul, já fizeram estudos que se RS,SC,PR fossem um país teríamos um Salário mínimo de R$1.200,00

Vamos ver quem votou no Tiririca, foi o Sul ? Não.
Quem votou no populista molusco, Sul ? Teve os menores índices de voto aqui.


Boa parte do povo no Norte/Nordeste é de curral eleitoral, eu tenho um vizinho que fez auditoria no Maranhão, é uma coisa horrenda, é um curral eleitoral, de Coronéis sem precedentes, querendo ou não os menos esclarecidos fazem escolhas menos esclarecidas é assim e todos nós sabemos onde ocorre a maior parte desses votos.


Sinto muito mas é o que acontece.
Ainda quer falar que os outros são ignorantes... :lol: :lol: :lol: :lol:

Votar no Lula agora é sinal de ignorância ou algo do naipe agora ? :lol: Uau, muita gente nesse fórum votou nele e na Dilma, somos todos ignorantes que ficaríamos de fora de sua "elite intelectual ignorante-preconceituosa" a qual seria creditada a exclusividade de voto em seu modelo de salvação nacional ?

Me poupe. Alcançamos a Fossa das Marianas hoje, hein... :roll:

Essa do salário mínimo aí é ridícula. :lol: :lol:

Apoiar separatismo no Brasil é algo completamente pútrido, nojento. E mesmo inocente. Acham que tudo ficaria como está, só que com os esbeltos inteligentes no poder, sem o restante da gentalha. :lol:

O Sul como país teria FAs dignas de EUA também, né ? :lol: :lol: :lol: :lol:

Olha, vá cagar. Que a moderação aplique o que tiver que aplicar, mas para os dois lados. Quieto eu não ficaria diante de tanta baboseira em um fórum que preza pela defesa do BRASIL e de seu povo. Não entraria aqui jamais se isso fosse infectado de gente como você.
Que bobagem! Que bobagem! Esse fórum não merece essas asneiras!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66432 Mensagem por gribel » Ter Jun 19, 2012 7:30 pm

delmar escreveu:Alguns companheiros estão esquecendo alguns pequenos detalhes. Até a segunda guerra e nos anos seguintes o Brasil não tinha praticamente indústria mecânica. Nós não fabricávamos as ferramentas mais simples, como martelos, machados, foices. Automóvel nem pensar, nem bicicletas. Tudo era importado, ao passo que os países europeus, mesmo os pequenos, já tinham uma tradição industrial. Quem não tem indústria para fazer um bicicleta, não falo de uma moto, vai querer fabricar um avião?
O Brasil não fabricava um fuzil ou uma pistola para suas forças armadas, não tinha estrutura industrial para tanto. Não conseguíamos fazer um motor de automóvel em escala industrial.
O Brasil de 1940 era uma país paupérrimo, analfabeto, agrícola e rural. Produtos industriais eram quase todos importados.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66433 Mensagem por JT8D » Ter Jun 19, 2012 7:36 pm

delmar escreveu:Alguns companheiros estão esquecendo alguns pequenos detalhes. Até a segunda guerra e nos anos seguintes o Brasil não tinha praticamente indústria mecânica. Nós não fabricávamos as ferramentas mais simples, como martelos, machados, foices. Automóvel nem pensar, nem bicicletas. Tudo era importado, ao passo que os países europeus, mesmo os pequenos, já tinham uma tradição industrial. Quem não tem indústria para fazer um bicicleta, não falo de uma moto, vai querer fabricar um avião?
O Brasil não fabricava um fuzil ou uma pistola para suas forças armadas, não tinha estrutura industrial para tanto. Não conseguíamos fazer um motor de automóvel em escala industrial.
O Brasil de 1940 era uma país paupérrimo, analfabeto, agrícola e rural. Produtos industriais eram quase todos importados.
Hoje nosso país é muito diferente, graças ao trabalho de nosso povo. Já nossos políticos continuam os mesmos.
Porque em questões de defesa sempre temos de fazer escolhas do tipo: "ou aviação de transporte ou aviação de caça", "ou força de submarinos ou força de superfície", e agora parece que a escolha é "ou PROSUB ou FX-2".
Pensando pequeno desse jeito não vamos chegar a lugar nenhum.

Abraços,

JT




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66434 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jun 19, 2012 8:07 pm

gribel escreveu:
delmar escreveu:Alguns companheiros estão esquecendo alguns pequenos detalhes. Até a segunda guerra e nos anos seguintes o Brasil não tinha praticamente indústria mecânica. Nós não fabricávamos as ferramentas mais simples, como martelos, machados, foices. Automóvel nem pensar, nem bicicletas. Tudo era importado, ao passo que os países europeus, mesmo os pequenos, já tinham uma tradição industrial. Quem não tem indústria para fazer um bicicleta, não falo de uma moto, vai querer fabricar um avião?
O Brasil não fabricava um fuzil ou uma pistola para suas forças armadas, não tinha estrutura industrial para tanto. Não conseguíamos fazer um motor de automóvel em escala industrial.
O Brasil de 1940 era uma país paupérrimo, analfabeto, agrícola e rural. Produtos industriais eram quase todos importados.

Issaí. Fato!


E o caso da Austrália, que também não tinha industrias no mesmo nível que os países europeus.
Entretanto este país tem uma população diferente de nós latinos, produtores de samba, futebol e carnaval:

Um pouco de História:

''A Primeira Guerra Mundial teve um impacto devastador na Austrália. Em 1914, a população masculina da Austrália era menos de três milhões, apesar disso, quase 400.000 deles ofereceram-se para lutar na Guerra.
Cerca de 60 mil daqueles que se ofereceram nunca voltaram e outras dezenas de milhares foram feridos, muitos deles gravemente.Os australianos herdaram fortes tradições dos anos de guerra.
Nenhuma é mais especial ou apreciada nos costumes australianos do que a tradição "Anzac", criada em Gallipoli na Turquia em 1915. O Anzac Day, 25 de abril, é atualmente um dia nacional de comemoração do sacrifício dos australianos em todas as guerras nas quais lutaram. "No fim, o ANZAC simbolizou e ainda simboliza o valor sem obstáculos de uma boa causa, pela iniciativa, sabedoria, fidelidade, amizade e tolerância que nunca irá admitir a derrota". (Charles Bean, historiador da Primeira Guerra Mundial).
O período entre as duas guerras mundiais foi de incerteza e instabilidade já que um grande número de soldados procuravam reconstruir suas vidas. Divisões sociais e econômicas expandiram-se e tornaram-se mais evidentes durante os árduos anos da Depressão em 1930, quando muitas instituições financeiras australianas faliram.
A Segunda Guerra Mundial foi, em alguns aspectos, um acontecimento fortalecedor na história da Austrália. As forças australianas deram uma grande contribuição à vitória dos Aliados na Europa, na Ásia e no Pacífico. A geração que lutou na guerra e sobreviveu, saiu dela com um sentimento de orgulho dos pontos fortes da Austrália.''


Existem aqueles que são talhados para liderar e existem os que são talhados para serem liderados.

O Brasil só vai abrir os olhos e mudar de atitude quando tomar ''mecha'' no rabo!

Sds

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66435 Mensagem por osolamaalua » Ter Jun 19, 2012 8:31 pm

Realmente, durante bastante tempo a FAB teve uma aviação muito mais emocional do que operacional(do contexto eficaz). Felizmente dos anos 2000 para cá muito do Gap de conhecimento foi tirado. Creio que hoje estamos apenas uma geração atrás das melhores Forças, onde conseguiu adquirir um pouquinho de cada conhecimento da guerra atual. Quanto ao lançamento de mísseis são operações pouco divulgado mas acontecem de vez em quando, principalmente perto do vencimento da validade deste tipo de item bélico. O problema é que desde a abertura para o regime democrático o Brasil não tem uma política de Defesa Nacional concreta, ou melhor qualquer política de desenvolvimento de longo prazo. O pior é que não vejo nada melhor para o futuro. Sugiro que a FAB faça rapidamente a aquisição de F-16 usados e faça uma modernização num padrão F-5 plus. Assim acredito que manteriamos esse ganho operacional.




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