Crise Econômica Mundial
Moderador: Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2501 vezes
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2501 vezes
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 267 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Re: Crise Econômica Mundial
Os boatos sobre a piora na economia norte americana provocaram o caos nas bolsas asiáticas, como vai ficar após o inicio da guerra no Oriente Médio?
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6341 vezes
- Agradeceram: 6689 vezes
- Contato:
Não, o que detonou a TSE foi a sequência de barbeiragens do BoJ, culminando com aquele hike ridiculamente modesto nos juros, que bastou para levar às quedas da quinta, o tombão da sexta e por consequência a esta Black Monday, que por sua vez levou de arrasto as outras bolsas da Ásia e agora tá detonando o ocidente.
Curiosamente, o IBOV se mantém firme numa perda comum de menos de 2%, enquanto o par USDBRL subiu ligeiramente para 5,77. Neste começo até dá pra falar (e sem mentir) em MAROLINHA...
A "guerra teatral" entre Israel e Irã pode até ser vista como uma tentativa de tapar a brecha, que não para de se alargar.
Curiosamente, o IBOV se mantém firme numa perda comum de menos de 2%, enquanto o par USDBRL subiu ligeiramente para 5,77. Neste começo até dá pra falar (e sem mentir) em MAROLINHA...
A "guerra teatral" entre Israel e Irã pode até ser vista como uma tentativa de tapar a brecha, que não para de se alargar.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 267 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Eu li que os 175 empregos prometidos na encomia norte americana que na prática foram 114 mil contribuíram para o abalo na bolsa japonesa.
Saudações
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Leste errado, mas não acredites em mim, olhes este post que acabei de achar:
Ou sigas acreditando em lorotas, claro...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Suetham
- Sênior
- Agradeceu: 300 vezes
- Agradeceram: 623 vezes
Aconteceram várias coisas semana passada. O dólar se enfraqueceu perante as outras moedas, principalmente o iene e o renminbi, ao mesmo tempo queda nas bolsas e no bitcoin e também ao mesmo tempo queda dos juros em toda a curva de bonds americano. Resultados modestos de grandes corporações dos EUA, dados fraco do emprego gerado, aumento do desemprego, entre outros. E, claro - a surpresa do BoJ.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Suetham escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 1:26 pmAconteceram várias coisas semana passada. O dólar se enfraqueceu perante as outras moedas, principalmente o iene e o renminbi, ao mesmo tempo queda nas bolsas e no bitcoin e também ao mesmo tempo queda dos juros em toda a curva de bonds americano. Resultados modestos de grandes corporações dos EUA, dados fraco do emprego gerado, aumento do desemprego, entre outros. E, claro - a surpresa do BoJ.
Qual surpresa? A subida nos juros só surpreendeu pelo timing (eu mesmo fui surpreendido), pois os efeitos eram largamente debatidos há anos, mesmo aqui no DB, tipo o BoJ estar na contramão do mundo, mantendo juro zero enquanto o resto subia os seus.
Que ia dar josta todo mundo sabia, apenas poucos o tamanho dela.
- Suetham
- Sênior
Eu me refiro ao timing mesmo. Não era esperado mais uma elevação da taxa de juros agora, quando no primeiro trimestre já há sido anunciado que não teria.Túlio escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 1:49 pmSuetham escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 1:26 pm
Aconteceram várias coisas semana passada. O dólar se enfraqueceu perante as outras moedas, principalmente o iene e o renminbi, ao mesmo tempo queda nas bolsas e no bitcoin e também ao mesmo tempo queda dos juros em toda a curva de bonds americano. Resultados modestos de grandes corporações dos EUA, dados fraco do emprego gerado, aumento do desemprego, entre outros. E, claro - a surpresa do BoJ.Qual surpresa? A subida nos juros só surpreendeu pelo timing (eu mesmo fui surpreendido), pois os efeitos eram largamente debatidos há anos, mesmo aqui no DB, tipo o BoJ estar na contramão do mundo, mantendo juro zero enquanto o resto subia os seus.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Suetham escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 2:48 pmEu me refiro ao timing mesmo. Não era esperado mais uma elevação da taxa de juros agora, quando no primeiro trimestre já há sido anunciado que não teria.Túlio escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 1:49 pm
Qual surpresa? A subida nos juros só surpreendeu pelo timing (eu mesmo fui surpreendido), pois os efeitos eram largamente debatidos há anos, mesmo aqui no DB, tipo o BoJ estar na contramão do mundo, mantendo juro zero enquanto o resto subia os seus.
Na verdade era amplamente sabido que algo o BoJ precisava fazer para recompor o poder de compra dos cidadãos, tema que foi fartamente demonstrado pelo @akivrx78, a quem sou muito grato por lançar luz sobre algo que eu sabia tão pouco e inclusive está sendo útil mesmo agora em minhas pesquisas sobre para onde as coisas estão indo.
Os 10 pips do hike original foram uma piada aqui fora mas um susto lá dentro, e o novo (outra vez modesto) aumento novamente não assustou ninguém aqui fora, mas sim a reação lá: o timing que referi foi essencialmente o resto do mundo descobrindo de repente que no Japão existia "almoço grátis" para grandes indústrias e bancos, às custas de salários e pensões de um dos povos mais produtivos do mundo, e o quão rápido iriam arrancar os cabelos ao descobrirem que a moleza acabou, de tão viciados nisso que estavam.
Eu mesmo achava que só quando chegasse ali pelos 2 ou 2,5% é que aconteceria algo assim.
Os 10 pips do hike original foram uma piada aqui fora mas um susto lá dentro, e o novo (outra vez modesto) aumento novamente não assustou ninguém aqui fora, mas sim a reação lá: o timing que referi foi essencialmente o resto do mundo descobrindo de repente que no Japão existia "almoço grátis" para grandes indústrias e bancos, às custas de salários e pensões de um dos povos mais produtivos do mundo, e o quão rápido iriam arrancar os cabelos ao descobrirem que a moleza acabou, de tão viciados nisso que estavam.
Eu mesmo achava que só quando chegasse ali pelos 2 ou 2,5% é que aconteceria algo assim.
- Suetham
- Sênior
O aumento dos juros era esperado, assim como Ueda tinha anunciado mas gradualmente, porém, foram feitas revisões para a possibilidade de aumento em julho, a decisão veio a ser anunciado semana passada, em consoante com as notícias dos números econômicos dos EUA e outros fatores, acabou se espalhando por todo o mercado financeiro. Não foi apenas um evento isolado que garantiu essa queda acionária, só aconteceu algo assim motivado por outros fatores além da surpresa do BoJ.Túlio escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 4:05 pmNa verdade era amplamente sabido que algo o BoJ precisava fazer para recompor o poder de compra dos cidadãos, tema que foi fartamente demonstrado pelo @akivrx78, a quem sou muito grato por lançar luz sobre algo que eu sabia tão pouco e inclusive está sendo útil mesmo agora em minhas pesquisas sobre para onde as coisas estão indo.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Suetham escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 4:47 pm
O aumento dos juros era esperado, assim como Ueda tinha anunciado mas gradualmente, porém, foram feitas revisões para a possibilidade de aumento em julho, a decisão veio a ser anunciado semana passada, em consoante com as notícias dos números econômicos dos EUA e outros fatores, acabou se espalhando por todo o mercado financeiro. Não foi apenas um evento isolado que garantiu essa queda acionária, só aconteceu algo assim motivado por outros fatores além da surpresa do BoJ.
Vou repetir, o problema não foi o aumento mas o que os caras faziam com o "free lunch" antes dele. Achei uma explicação razoável e fácil de entender:
https://economia.uol.com.br/noticias/re ... -trade.htm
- Suetham
- Sênior
O que está acontecendo nesse exato momento é de se desfazer do carry trade que é chamado unwind.Túlio escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 7:18 pmSuetham escreveu: ↑Seg Ago 05, 2024 4:47 pm
O aumento dos juros era esperado, assim como Ueda tinha anunciado mas gradualmente, porém, foram feitas revisões para a possibilidade de aumento em julho, a decisão veio a ser anunciado semana passada, em consoante com as notícias dos números econômicos dos EUA e outros fatores, acabou se espalhando por todo o mercado financeiro. Não foi apenas um evento isolado que garantiu essa queda acionária, só aconteceu algo assim motivado por outros fatores além da surpresa do BoJ.Vou repetir, o problema não foi o aumento mas o que os caras faziam com o "free lunch" antes dele. Achei uma explicação razoável e fácil de entender:
Estou ciente do carry trade, o pilar institucional bancário japonês. O que eu estou falando é que o BoJ virou hawkish. Ele vendia dólares para segurar o câmbio. Agora ele está elevando os juros e inesperadamente quando isso não era previsto. Ainda por cima, ainda pôs a condição de que poderia haver mais aumentos durante o ano isso quebrará ainda mais o carry trade.
Além disso, o BoJ continua na contramão do mundo, pois é o único que está elevando os juros apesar da recessão.
Por outro lado, ainda pode usar de uma narrativa para quebrar a espinha dorsal do próprio carry trade, pois é um vetor que leva capital pra fora do Japão deixando o iene mais caro, porque para de vender ienes para adquirir dólares, aumentando a oferta do iene deixando-o cada vez mais barato em relação ao dólar, só que a partir do momento que foi subindo os juros no Japão, mesmo que mínimo, a alavancagem que já foi usado/acumulado faz com que esse carry trade fique cada vez menos interessante, inclusive com prejuízos em algumas operações como o caso do banco Norinchukin. Isso ainda sem tocar na grande correlação do carry trade com a NASDAQ.
- akivrx78
- Sênior
- Agradeceu: 117 vezes
- Agradeceram: 352 vezes
Eu acho que eles aumentaram os juros para conter a desvalorização do iene, já que os reajustes salariais vão demorar mais do que eles projetaram, eu não acredito em juros acima de 1% no Japão porque pesa muito nas famílias no pagamento dos financiamentos.
Os juros a curto prazo se prevê que vai ficar entre 0.50 a 0.75% e o juros de longo prazo 1.2 a 1.3%.
Parece pouco, mas como foi explicado no vídeo, se subir para 1% o financiamento de uma casa de 40 milhões de ienes somente em juros teria que pagar 7.7 milhões a mais que para um assalariado comum significa ter que dedicar 1 ano de renda somente para pagar 1% de juros.
https://www-jiji-com.translate.goog/jc/ ... r_pto=wapp
Gráfico de defasagem salarial, azul projeção desejável e vermelho salários reais.
A defasagem chegou a -4.3% em 2023.
Os juros a curto prazo se prevê que vai ficar entre 0.50 a 0.75% e o juros de longo prazo 1.2 a 1.3%.
Parece pouco, mas como foi explicado no vídeo, se subir para 1% o financiamento de uma casa de 40 milhões de ienes somente em juros teria que pagar 7.7 milhões a mais que para um assalariado comum significa ter que dedicar 1 ano de renda somente para pagar 1% de juros.
https://www-jiji-com.translate.goog/jc/ ... r_pto=wapp
Gráfico de defasagem salarial, azul projeção desejável e vermelho salários reais.
A defasagem chegou a -4.3% em 2023.