Eu imaginava que a solda de penetração total fosse a mais indicada. Mas, em vista da marinha sueca aceitar e fazer uso de submarinos com solda de penetração parcial, fiquei encafifado.Juniorbombeiro escreveu:Penetração total, sempre. Para fins estruturais, não se usa outra coisa, ainda mais em vasos de pressão. Mas isso é muito pouco, existem inúmeras variáveis, que vão desde geometria da solda, material de adição, processo de soldagem, variáveis (corrente elétrica, polaridade, frequência), tratamento térmico. Trata-se de uma ciência que definitivamente não é simples, uma coisa é pegar uma dúzia de cantoneiras e vergalhões de ABNT 1020 e soldar com eletrodo revestido 6013 para fazer grade e portão, isso até um macaco treinado solda. Outra coisa bem diferente é pegar esses aços com três ou mais elementos de liga, que qualquer vacilo de controle de temperatura por exemplo, estraga a porra toda.
NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Moderador: Conselho de Moderação
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Não sei nada em relação a esse caso específico, fiquei até curioso agora, mas vindo da Suécia, que é uma das vanguardas em metalurgia, nada é de surpreender.Ilya Ehrenburg escreveu:Eu imaginava que a solda de penetração total fosse a mais indicada. Mas, em vista da marinha sueca aceitar e fazer uso de submarinos com solda de penetração parcial, fiquei encafifado.Juniorbombeiro escreveu:Penetração total, sempre. Para fins estruturais, não se usa outra coisa, ainda mais em vasos de pressão. Mas isso é muito pouco, existem inúmeras variáveis, que vão desde geometria da solda, material de adição, processo de soldagem, variáveis (corrente elétrica, polaridade, frequência), tratamento térmico. Trata-se de uma ciência que definitivamente não é simples, uma coisa é pegar uma dúzia de cantoneiras e vergalhões de ABNT 1020 e soldar com eletrodo revestido 6013 para fazer grade e portão, isso até um macaco treinado solda. Outra coisa bem diferente é pegar esses aços com três ou mais elementos de liga, que qualquer vacilo de controle de temperatura por exemplo, estraga a porra toda.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Ótima notícia:
Submarino Riachuelo é transferido para a Base Naval de Itaguaí
Por: Redação OD
https://orbisdefense.blogspot.com.br/20 ... .html#more
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Tamparam os lançadores VLs ali que estão fazendo secretamente
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2192
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 226 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Excelente noticia ! Creio que este ano teremos embarcações novas a serviço da MB !
Gogogas !
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
gogogas escreveu:Excelente noticia ! Creio que este ano teremos embarcações novas a serviço da MB !
Sobre o SNB, algumas imagens de Iperó/LABGENE
[img]Aramar_01-600x378[/img]
[img]1469216805[/img]
Essas imagens são de setembro de 2017
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
.WalterGaudério escreveu:gogogas escreveu:Excelente noticia ! Creio que este ano teremos embarcações novas a serviço da MB !
Sobre o SNB, algumas imagens de Iperó/LABGENE
[img]Aramar_01-600x378[/img]
[img]1469216805[/img]
Essas imagens são de setembro de 2017
Esqueci como postar imagens salvas em meu computador.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Pera ai que eu roubo elas do teu PC:WalterGaudério escreveu:
Esqueci como postar imagens salvas em meu computador.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Tikuna escreveu:Pera ai que eu roubo elas do teu PC:WalterGaudério escreveu:
Esqueci como postar imagens salvas em meu computador.
Ave Maria!
Mas reparem que na foto de baixo a seção de teste já está dentro do edifício do LABGENE. Só para constar as fundações deste edifício estão fincadas na rocha a cerca de 103m de profundidade. e o edifício(sua estrutura) é a prova de terremoto.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1924
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 831 vezes
- Contato:
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
09/02/2018
Estaleiro de Construção do Prosub recebe as seções do primeiro submarino convencional
Passagem da última seção do S-BR1 pelo túnel que liga as áreas Norte e Sul da Base Naval
No dia 8 de fevereiro, a Marinha do Brasil e a empresa Itaguaí Construções Navais encerraram o processo de transferência das seções do primeiro submarino convencional, o “Riachuelo” (S40), para o Estaleiro de Construção do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), localizado no Complexo Naval de Itaguaí, Rio de Janeiro (RJ).
Em 14 de janeiro, as seções de vante (S4, S3 e 2B) já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura foram transportadas por um veículo especial de 320 rodas, por um trajeto com cerca de cinco quilômetros, percorrido em 11 horas. A segunda seção (2A), com 370 toneladas e 18 metros de comprimento, foi transferida em 4 horas, no dia 4 de fevereiro. A última seção (S1), com aproximadamente 190 toneladas e 14 metros de comprimento, teve sua movimentação concluída no dia 8 de fevereiro, em 3 horas.
O processo exigiu um planejamento de meses que incluiu, entre outras ações, a adequação de trechos da rede elétrica em relação à seção de maior altura e interrupções pontuais do tráfego na BR-493.
A entrega de todas as seções no Estaleiro representa o início de uma nova fase na construção. A integração das seções e dos diversos sistemas e equipamentos permitirão o lançamento ao mar do Submarino “Riachuelo” no segundo semestre de 2018.
Chegada da última seção dentro do Estaleiro de Construção
Primeiro submarino convencional pronto para a fase de integração
https://www.marinha.mil.br/noticias/est ... nvencional
abs.
arcanjo
Estaleiro de Construção do Prosub recebe as seções do primeiro submarino convencional
Passagem da última seção do S-BR1 pelo túnel que liga as áreas Norte e Sul da Base Naval
No dia 8 de fevereiro, a Marinha do Brasil e a empresa Itaguaí Construções Navais encerraram o processo de transferência das seções do primeiro submarino convencional, o “Riachuelo” (S40), para o Estaleiro de Construção do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), localizado no Complexo Naval de Itaguaí, Rio de Janeiro (RJ).
Em 14 de janeiro, as seções de vante (S4, S3 e 2B) já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura foram transportadas por um veículo especial de 320 rodas, por um trajeto com cerca de cinco quilômetros, percorrido em 11 horas. A segunda seção (2A), com 370 toneladas e 18 metros de comprimento, foi transferida em 4 horas, no dia 4 de fevereiro. A última seção (S1), com aproximadamente 190 toneladas e 14 metros de comprimento, teve sua movimentação concluída no dia 8 de fevereiro, em 3 horas.
O processo exigiu um planejamento de meses que incluiu, entre outras ações, a adequação de trechos da rede elétrica em relação à seção de maior altura e interrupções pontuais do tráfego na BR-493.
A entrega de todas as seções no Estaleiro representa o início de uma nova fase na construção. A integração das seções e dos diversos sistemas e equipamentos permitirão o lançamento ao mar do Submarino “Riachuelo” no segundo semestre de 2018.
Chegada da última seção dentro do Estaleiro de Construção
Primeiro submarino convencional pronto para a fase de integração
https://www.marinha.mil.br/noticias/est ... nvencional
abs.
arcanjo
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
A minha opinião sobre este túnel, creio, é a mesma de muitos: haverá um dia em que ele não irá servir...
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Não sei se chegaríamos a fazer sessões tão grandes assim nas próximas décadas, mas no caso do subnuc que é maior, a vela será transportada.
Relaxe que isso também foi pensado. Caso por algum motivo tenha de se exceder a capacidade do túnel, há um plano B de transporte pela BR até o porto que fica próximo, ser embarcado e transportado até a frente da base.
Abraços
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
As dimensões conhecidas do SN-BR são um comprimento de cerca de 100 m e deslocamento de 6.000 ton, o que coincide com os Classe Los Angeles, que tem diâmetro de 10 m.Tikuna escreveu:Não sei se chegaríamos a fazer sessões tão grandes assim nas próximas décadas, mas no caso do subnuc que é maior, a vela será transportada.
Relaxe que isso também foi pensado. Caso por algum motivo tenha de se exceder a capacidade do túnel, há um plano B de transporte pela BR até o porto que fica próximo, ser embarcado e transportado até a frente da base.
Abraços
Já o LABGENE reproduz um reator de 48 MW instalado num casco de 11 m. Provavelmente, até chegar no projeto definitivo do SN-BR, deverão otimizar o design e reduzir para menos de 10 m. Vai passar bem apertadinho neste túnel.
----------------
amor fati
amor fati
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Só para ilustrar:
Pensando bem, talvez, exceto pela vela, um casco de 10 m passe tranquilamente pelo túnel. Aí é uma questão da lógica de montagem do SN-BR.
Pensando bem, talvez, exceto pela vela, um casco de 10 m passe tranquilamente pelo túnel. Aí é uma questão da lógica de montagem do SN-BR.
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Brasileiro escreveu:
As dimensões conhecidas do SN-BR são um comprimento de cerca de 100 m e deslocamento de 6.000 ton, o que coincide com os Classe Los Angeles, que tem diâmetro de 10 m.
Já o LABGENE reproduz um reator de 48 MW instalado num casco de 11 m. Provavelmente, até chegar no projeto definitivo do SN-BR, deverão otimizar o design e reduzir para menos de 10 m. Vai passar bem apertadinho neste túnel.
Tem o jeitinho brasileiro. Primeiro só a cabecinha e etc
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey