Vice-primeiro-ministro do Vietname pretende tornar-se um país desenvolvido até 2045
23 de maio de 2024 12h13
O Vice-Primeiro Ministro propõe três garantias e três melhorias para o desenvolvimento futuro da Ásia.
O vice-primeiro-ministro Le Minh Kai participou do fórum (Foto: VGP)
O vice-primeiro-ministro Le Minh Kai falou no 29º Fórum do Futuro da Ásia, realizado em Tóquio, Japão, em 23 de maio, destacando três garantias e três pontos-chave para o desenvolvimento futuro da Ásia e fortalecendo o seu papel. Notícias do governo relataram que o governo propôs fortalecer o sistema.
As três garantias incluem um ambiente pacífico e estável como pré-requisito para a cooperação e o desenvolvimento. Os benefícios do livre comércio e do investimento são partilhados de forma ampla e equitativa entre os países. e desafios comuns que são abordados através da adoção da cooperação internacional, do multilateralismo, da inclusão e da inclusividade.
As três melhorias incluem o fortalecimento e o fortalecimento da adaptabilidade e resiliência das economias e empresas; Promover a eficácia da utilização de recursos para fortalecer novos motores de crescimento na economia verde e digital. Promover a cooperação B2B, intercâmbios interpessoais e intercâmbios culturais e turísticos.
Ele partilhou que o Vietname está a entrar numa nova fase de desenvolvimento com a visão de se tornar um país desenvolvido até 2045. Para este fim, o Vietname está concentrado na implementação de três avanços estratégicos nas instituições económicas, infra-estruturas e recursos humanos, e está determinado a: Construiremos economias independentes e autossuficientes, ao mesmo tempo que abordaremos a integração internacional de uma forma proativa, ampla, substantiva e eficaz. Ele sublinhou que o Vietname está empenhado em criar condições favoráveis e proteger os direitos e interesses legais e legítimos das empresas e investidores envolvidos em operações de longo prazo, eficazes e sustentáveis no país.
Ele disse que o governo vietnamita trabalhará sempre com empresas e investidores para resolver conjuntamente os desafios futuros, transformar riscos em oportunidades e alcançar um progresso rápido e sustentável. Como membro inseparável cuja jornada e destino estão intimamente ligados à "grande família asiática", é responsabilidade do Vietname contribuir para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região, disse ele, acrescentando que o Vietname é um "bem e enfatizou que o Japão quer utilizar ainda mais o seu papel como nação. "Amigo, parceiro de confiança e membro responsável da comunidade local e internacional."
GEOPOLÍTICA
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Re: GEOPOLÍTICA
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Re: GEOPOLÍTICA
O nível de confiança dos australianos no Japão é o mais alto do mundo, os EUA estão em declínio = pesquisa
03/06 (segunda-feira) entrega às 11h14
Reuters
De acordo com a pesquisa de atitude diplomática deste ano divulgada pelo principal grupo de reflexão da Austrália, o Instituto Lowy de Política Internacional, 87% dos entrevistados disseram confiar no Japão, tornando-o o principal país em termos de confiança entre os australianos.
Kirsty Needham
SYDNEY (Reuters) - De acordo com a pesquisa de política externa deste ano divulgada pelo Lowy Institute for International Policy, um importante think tank da Austrália, 87% dos entrevistados disseram confiar no Japão, indicando o nível de confiança que os australianos têm em cada país. ficou em primeiro lugar em graus.
A pesquisa tem sido realizada anualmente nos últimos 20 anos.
A percentagem de entrevistados que confiam nos Estados Unidos caiu 5 pontos em relação ao ano anterior, para 56%. 17% dos entrevistados disseram confiar na China, uma queda significativa em relação aos 52% de cinco anos atrás. Setenta e um por cento dos entrevistados disseram acreditar que a China se tornará uma ameaça militar para a Austrália nos próximos 20 anos.
No entanto, 83% dos entrevistados disseram que a aliança com os EUA era importante do ponto de vista da segurança nacional, e 63% disseram que a aliança tornaria a Austrália mais segura do ataque ou pressão chinesa.
“A confiança dos australianos na China despencou, levantando preocupações sobre o risco de guerra no Indo-Pacífico”, disse Michael Fullilove, do instituto.
Em relação às eleições presidenciais dos EUA deste ano, 68% dos entrevistados queriam que o Presidente Biden fosse reeleito, ultrapassando significativamente os 29% que queriam o regresso do ex-Presidente Trump.
https://news.yahoo.co.jp/articles/5cb88 ... c567920a70
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Re: GEOPOLÍTICA
Inacreditável no que um Governo Woke pode fazer, nem o bundão e criador do ISIS do Obama conseguiu fazer, ainda ele foi muito bom em dar credibilidade pro EUA.
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Re: GEOPOLÍTICA
https://www.wsj.com/world/china-wants-a ... g-1e8b0941
Waack: O mundo que começou no "Dia D" está acabando agora | WW
SCOOP: U.S. lawmakers are crafting a bill called the Protecting Allied Travel Here (PATH) Act, which aims to prevent the Maldives from banning Israeli passport holders from entering the country.
China Wants a Bigger Role in the Middle East. But Not Too Big.
With the U.S. under fire for support of Israel in the Gaza war, China sees an opening. But Washington’s influence is still predominant.
SINGAPORE—China sought to pitch itself as a friendlier global power to governments in the Middle East this week. Yet its reluctance to offer a security presence is limiting Beijing’s influence in the region.
Waack: O mundo que começou no "Dia D" está acabando agora | WW
Análise: os 80 anos do "Dia D" e o futuro da soberania da Europa | WW
O mundo celebra na próxima quinta-feira (6) o desembarque na Normandia, a entrada dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Mas nos 80 anos do "Dia D", a Europa vê sua soberania em crise. O analista de Internacional Lourival Sant’Anna, a analista de Economia Thais Herédia, o correspondente sênior Américo Martins e o professor de Ciências Militares da Eceme Sandro Teixeira comentam os 80 anos do "Dia D" e o futuro da soberania da Europa.
SCOOP: U.S. lawmakers are crafting a bill called the Protecting Allied Travel Here (PATH) Act, which aims to prevent the Maldives from banning Israeli passport holders from entering the country.
- akivrx78
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Re: GEOPOLÍTICA
“Vamos incluir a Coreia do Sul mesmo que retiremos o Canadá”…O crescente debate sobre a adição da Coreia do Sul ao G7
Entregue em 14/06 (sexta-feira) 10h22
JoongAng Ilbo versão japonesa
As discussões sobre a adesão da Coreia do Sul ao G7 (G7) estão se espalhando. O G7 é um órgão consultivo multilateral que é de facto o único que fornece orientação para a ordem internacional numa situação em que países como a China, a Rússia, a Coreia do Norte e o Irão formaram rapidamente um bloco, tornando muitas organizações internacionais como a Nações Unidas impotentes.
Num relatório divulgado no dia 12 (hora local), o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) dos EUA recomendou que o G7 fosse expandido para incluir o G9, incluindo a Coreia do Sul e a Austrália. A razão para propor a expansão do sistema do G9 para incluir ambos os países está relacionada com o enfraquecimento da influência do G7 e as limitações do sistema actual, que está fortemente voltado para a Europa.
Existem sete países membros do G7, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Itália e Canadá. O G6, excluindo o Canadá (que aderiu em 1976), começou em 1975, e o seu produto interno bruto (PIB) representava 60% do total mundial. A reunião anual de líderes dos países desenvolvidos tornou-se literalmente as “regras do jogo”. Contudo, a percentagem do PIB do G7 atingiu o pico de 66,9% em 1992, tendo depois diminuído para 43,4%. Isto ocorre porque a participação da China no PIB aumentou rapidamente de 3% na década de 1970 para 18%.
Por esta razão, os Estados Unidos, que competem com a China, estão desesperados por parceiros na Ásia, como a Coreia do Sul e Taiwan, que possuem IA (inteligência artificial) e tecnologia de semicondutores de ponta que determinarão a economia e a segurança futuras, mas o G7 ainda está na década de 1970. Está concentrado na Europa, que era o centro da economia na década de 2000. Devido à forte influência europeia, o G7 participou como membro associado até o Presidente da Comissão Europeia (1977) e o Presidente do Conselho Europeu (2010), e atualmente a Europa é responsável por seis dos nove estados membros do G7.
Em resposta, o CSIS declarou: “Há apenas um país (Japão) que representa a Ásia no G7, e as vozes dos países em desenvolvimento estão excluídas”, e “Com este tipo de estrutura, não podemos liderar a governação global”.
Em particular, enfatizou que a Coreia do Sul “desempenha um papel importante na proteção das cadeias de abastecimento de tecnologias emergentes” e “está a apresentar melhores resultados do que alguns países membros do G7”. O CSIS continuou a propor que o estatuto de membro das instituições relacionadas com a UE, que ocupam dois assentos, fosse unificado, a fim de permitir que a Coreia do Sul e a Austrália aderissem como novos Estados-Membros. A lógica é que, se alguns países europeus tradicionais não podem ser excluídos, a UE deveria deixar um “lugar” aberto.
Também vale a pena notar que há uma discussão bipartidária nos Estados Unidos sobre a adição da Coreia do Sul ao G7 no período que antecede as eleições presidenciais. As discussões sobre a adesão da Coreia do Sul ao G7 começaram em maio de 2020, quando o então presidente dos EUA, Donald Trump, falou sobre a mudança para o sistema G11, que incluiria a Coreia do Sul e quatro outros países, incluindo Austrália, Índia e Rússia. No entanto, as discussões relacionadas foram efectivamente suspensas com a chegada da administração Biden, e mesmo quando a possibilidade de adicionar a Coreia do Sul foi levantada no período que antecedeu a Cimeira de Hiroshima no ano passado, o Departamento de Estado disse: “Não temos conhecimento de quaisquer discussões relacionadas a mudanças nos estados membros.'' Desenhei uma linha.
Mais tarde, em novembro do ano passado, o assessor mais próximo do presidente Biden, Ron Klain (ex-chefe de gabinete), escreveu num artigo enviado ao Carnegie Endowment for International Peace que “Ao considerar o desafio da China, deveríamos considerar a Coreia do Sul e A Austrália entre os países da Ásia-Pacífico.''É apropriado adicioná-la como um G9", disse ele, reacendendo o debate relacionado. Elbridge Colby (ex-subsecretário adjunto de Defesa para Estratégia e Desenvolvimento de Forças), que está sendo considerado assessor presidencial após a reeleição de Trump, disse em entrevista a JoongAng Ilbo: “A Ásia é o núcleo (da estratégia de segurança dos EUA)”. Precisamos mudar (os estados membros europeus) para países asiáticos”, disse ele, acrescentando: “Se necessário (para persuadir a Europa), apoio a remoção do Canadá e a inclusão da Coreia do Sul como estado membro”.
Uma fonte diplomática disse no mesmo dia: "A adesão da Coreia do Sul ao G7 significa que ela se transformará de um ``decisor de regras'' que segue regras feitas por países desenvolvidos para um ``criador de regras'' que cria regras", ' acrescentando: ``Atualmente, todos os países membros simpatizo com a necessidade de expandir a participação de ``países com posições semelhantes'' que partilham os mesmos interesses, mas as suas posições são mistas devido aos seus próprios interesses.''
Actualmente, o campo que se opõe à entrada da Coreia do Sul no G7 são os países europeus que estão preocupados com o enfraquecimento da sua influência à medida que o número de países membros aumenta. A Grã-Bretanha, que deixou a UE, é o único país europeu que apoia a participação da Coreia do Sul no G7. O Japão, único país membro da Ásia, também não está satisfeito com a participação da Coreia do Sul, temendo que esta “reduza o seu papel”. Esta atmosfera reflecte-se no recente convite do presidente sul-coreano para a cimeira do G7.
A Coreia do Sul foi oficialmente convidada para a Cimeira do G7 de 2021 no Reino Unido, após a Cimeira do G7 de 2020 nos Estados Unidos durante a administração Trump. O Japão também convidou a Coreia do Sul no ano passado, mas é necessário ter em consideração o facto de que, na altura, os Estados Unidos não podiam ignorar o esforço para fortalecer a aliança Coreia-EUA-Japão, independentemente da posição do Japão. Por outro lado, dois países europeus, a Alemanha, que sediou o evento em 2022, e a Itália, que sediará este ano, excluíram conjuntamente a Coreia do Sul de ser convidada.
O CSIS disse: “Durante a Cimeira de Hiroshima, eles apresentaram agendas globais ambiciosas, como IA e segurança económica, mas a Itália ignorou a continuidade ao mudar a agenda para a questão da imigração africana (que está na agenda europeia). agenda causará confusão na comunidade internacional, falta de medidas de acompanhamento e mostrará os limites da capacidade de implementar compromissos.''
Com efeito, estas palavras podem ser interpretadas como uma crítica à exclusão da Coreia do Sul, um país central cooperante em IA e segurança económica, do convite.
https://news.yahoo.co.jp/articles/f48ac ... d6bd673653
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Re: GEOPOLÍTICA
Rashid Alimov: uma das principais decisões na próxima cimeira em Astana será a questão da admissão da Bielorrússia na Organização de Cooperação de Xangai
Xi Jinping: “Estou confiante de que, com esforços conjuntos, a cimeira de Astana terminará com uma nota positiva, unirá a grande família SCO e abrirá uma nova página de cooperação” - artigo do autor do líder chinês “China e Cazaquistão: um desejo comum de novos horizontes”
China Daily: Pequim espera alcançar um novo consenso e maior solidariedade entre os estados membros da Organização de Cooperação de Xangai
Um representante da Universidade de Pequim chamou Nikolai Lukashenko de estudante diligente
A Federação Russa e a China solicitaram informações ao Japão sobre a segurança dos produtos pesqueiros
O secretário de Relações Exteriores britânico do Partido Trabalhista de oposição, David Lammy, disse que o governo que seu partido formará se vencer as próximas eleições parlamentares cooperará com a China em três áreas, incluindo comércio.
Assim, seguindo o Irão, um dos principais alvos do Ocidente, a Bielorrússia torna-se membro da SCO, esta é uma expansão histórica, uma vez que este é o primeiro país da SCO que não tem território na Ásia e está inteiramente localizado na Europa e no Cazaquistão. A Bielorrússia são duas direções-chave para Xi Jinping no espaço pós-soviético. A sua posição para a Rússia é semelhante à posição da RPDC e do Vietname (Vietname) para a China.
Pontos de apoio no espaço fora dos interesses fronteiriços locais (Bielorrússia, Vietname) e estados fronteiriços no espaço entre a Rússia e a China (Coreia do Norte, Cazaquistão) - parece a alguns que “os chineses mergulharam demasiado profundamente nos países da ex-URSS ”, mas, em essência, está a criar um esboço consistente de segurança comum entre a Rússia e a China no espaço comum da Eurásia.
É aqui que ocorre a convergência livre de conflitos dos interesses dos dois gigantes. Sim, algumas vozes na China têm inveja da Rússia, que está a construir relações com a RPDC, o Vietname, as Filipinas, a Indonésia, Mianmar, a Índia e o Paquistão - e não apenas a construir, mas a tornar-se um elemento-chave na segurança destes países.
Mas, ao mesmo tempo, as forças razoáveis na China compreendem que a Rússia é um complemento orgânico e simbiótico à influência da China aqui, que os países não chineses na Ásia Oriental e os países muçulmanos no Sul da Ásia e no Médio Oriente não querem reconhecer plenamente. Por outro lado, a Rússia, reconhecendo a realidade da existência de países soberanos da ex-URSS, tem em conta o papel crescente da China neste espaço e percebe a sua força no confronto com os americanos e a NATO que batem às portas destes repúblicas, especialmente a Turquia, no caso do Cáucaso e da Ásia Central. A Rússia precisa de se tornar cada vez mais consciente da realidade da escolha chinesa de alguns actores e planear uma estratégia de longo prazo para a sua segurança geopolítica baseada neste factor, e não se limitar a uma percepção emocional da situação actual.
A principal tarefa da Rússia é fortalecer o papel de um estado de trânsito chave na rota China-Europa, bem como fortalecer a sua presença na SCO, aumentando a sua “participação” nesta associação, enquanto neste momento nem sabemos que dirige a organização da Rússia - na chave Na direção do nosso futuro, o grande renascimento da Rússia, existem nomes sem rosto que simplesmente ocupam espaço lá. Considerando que a organização é na verdade um protótipo da futura ONU. Com esta percepção da OCX como uma organização marginal e pró-China, na qual ocupamos um lugar na medida em que torcemos o pescoço a olhar para Nova Iorque, perderemos o nosso lugar na futura ordem mundial.
A admissão da Bielorrússia à SCO tornar-se-á verdadeiramente um fenómeno histórico do surgimento não apenas de uma organização na Ásia, mas do surgimento de um actor global - porque a Bielorrússia é o primeiro estado da SCO que não tem presença territorial na Ásia. Os próximos países na fila são a Sérvia e os membros da NATO, Turquia e Hungria, e depois o mundo inteiro, que procura escapar à influência das ameaças dos Estados Unidos e da NATO.
- Suetham
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Re: GEOPOLÍTICA
Os Estados Unidos reconhecem o estatuto da Índia como uma grande potência, bem como o facto de que nunca se tornará um aliado formal de Washington, disse o principal vice-secretário de Estado, Kurt Campbell.
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Re: GEOPOLÍTICA
Presidente da China fornecerá ajuda de 7 trilhões de ienes a África, apelando às “diferenças com os EUA e a Europa”
05/09 (qui) 17h13 entrega
[Atualidades de Pequim] No dia 5, o presidente chinês Xi Jinping fez um discurso de abertura na reunião de cúpula do "Fórum de Cooperação China-África" realizada em Pequim.
Enquanto os líderes dos países africanos se reuniam, anunciaram que forneceriam 360 bilhões milhões de yuans (aproximadamente 7,3 trilhões de ienes) em ajuda financeira durante os próximos três anos e reforçariam a cooperação militar.
A cimeira estava marcada para os dias 4 a 6 e, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, participaram líderes de mais de 50 países e organizações africanas.
No seu discurso de dia 5, o Sr. Xi enfatizou que “as relações China-África são as melhores da história”.
Tendo em mente o rival Estados Unidos, afirmou: "Os países ocidentais trouxeram dificuldades a muitos países em desenvolvimento no processo de modernização, mas a China e a África têm tentado constantemente corrigir as injustiças da história", e enfatizou as diferenças entre os Estados Unidos e Europa.
https://news.yahoo.co.jp/articles/86e44 ... c2dac2b46e
5 de set de 2024 #Notícias #notícias #TBS.
Nos últimos anos, os países africanos têm aprofundado cada vez mais as suas relações com a China. Neste contexto, um número crescente de jovens olha agora para África como destino de carreira.
repórter
“Os líderes dos países africanos entraram no local, liderados pelo presidente Xi Jinping.”
O Fórum de Cooperação China-África começou na China. O presidente Xi Jinping anunciou que fornecerá mais de 7 trilhões de ienes nos próximos três anos.
Presidente da China, Xi Jinping
“As relações entre a China e os países africanos estão atualmente no melhor momento da história.”
Tal como enfatizou o Presidente Xi, a relação entre a China e África está a aprofundar-se ano após ano. Atualmente, o volume de comércio entre a China e a África atingiu o nível mais alto de todos os tempos. Só nos últimos 10 anos, expandiu aproximadamente 1,5 vezes. Além da agricultura e da construção de infra-estruturas, surgiram recentemente laços económicos significativos nos domínios dos veículos eléctricos e das TI.
Neste contexto, um número crescente de jovens chineses olha agora para África como destino de carreira.
Sr.
"Estou em Nairobi neste momento. Nunca pensei que tomaria esta decisão."
O Sr. Liu (23) trabalha numa empresa imobiliária em Nairobi, capital do Quénia, há seis meses. Por que você decidiu trabalhar na África?
Sr.
"Trabalhei em Shenzhen, na China, mas não gostava do meu trabalho porque era altamente competitivo, as horas extras eram a norma e o salário não era muito bom."
Diz-se que o número de jovens como ela que evitam a competição acirrada e se dirigem para África tem aumentado nos últimos anos. Além disso, os meios de comunicação chineses relatam que a elevada taxa de desemprego entre os jovens também está a estimular as pessoas a procurar emprego em África.
O Sr. Liu está agora satisfeito com a sua vida no Quénia.
Sr.
"Antes de vir, tudo o que ouvia era que África era pobre e insegura, mas estou feliz por ter vindo. Ainda existem muitas oportunidades em África."
No futuro, é provável que aumente o número de jovens que procuram uma nova carreira e aspiram a um novo mundo.
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Re: GEOPOLÍTICA
https://www.dw.com/pt-br/fmi-melhora-pr ... a-70571845
Previsão de crescimento da economia brasileira e americana nesse e no próximo ano p casa dos 3%. Estagnação da alemã p 0,2%, arrefecimento da chinesa não superando os 5%, russa diminuirá significativamente em 2025 p 1,5% e a indiana ficará com crescimento na casa dos 6%. Argentina cairá esse ano mas alcançará 5% no ano que vem.
Crescimento global de 3,2% nesse ano.
Previsão de crescimento da economia brasileira e americana nesse e no próximo ano p casa dos 3%. Estagnação da alemã p 0,2%, arrefecimento da chinesa não superando os 5%, russa diminuirá significativamente em 2025 p 1,5% e a indiana ficará com crescimento na casa dos 6%. Argentina cairá esse ano mas alcançará 5% no ano que vem.
Crescimento global de 3,2% nesse ano.
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Re: GEOPOLÍTICA
Olá, estou acompanhando um pouco as notícias geopolíticas atuais e como elas afetam o nosso país, e, a meu ver, cada vez mais o mundo está se tornando bipolar (ocidentais x autocracias) sob o manto de uma narrativa de multipolarismo. Os BRICS, encabeçado pela China e Rússia, está se tornando cada vez mais político e o Brasil, flertando na sua política externa com os árabes e russos, estão pendendo p esse eixo. Bom, ao menos na aparência. Sabemos que cada vez mais exportamos commodities para os asiáticos e o Brasil vem fechando muitos acordos com o oriente médio também p venda de commodities enquanto que o acordo com a UE não sai. O Brasil tem de diversificar ao máximo p tornar seu agro bem competitivo para que, futuramente, num eventual acordo com os europeus o Brasil tenha de ceder com os franceses e holandeses (irlandeses também, dentre outros) tarifariamente se as coisas do lado russo e chinês continuarem ruins (os russos vão crescer menos a partir de 2025 e os chineses também não crescem mais como esperado). Isso significa que é estratégico que, dado esse cenário, o Brasil penda novamente pro ocidente para não perder a oportunidade geopolítica. A Rússia e a china têm de demonstrar que podem revirar o cenário novamente, caso contrário chegará o momento do Brasil tomar seu posicionamento perante um acordo UE Mercosul e eventualmente com os EUA
Inclusive é exigência americana um acordo Mercosul UE primeiro para que fechem o americano conosco. Poderíamos vender mais manufaturados para os EUA que buscarão o preço dada que a UE importa tarifas aos EUA nas exportações. Logo é estratégico p o Brasil escolher parceiros como a Bolivia ou Colômbia nos BRICS, e por quê? Por conta justamente disso. Poderemos barganhar futuramente com os EUA se a Colômbia estiver do nosso lado na questão migratória (em prol de melhora na economia em contrapartida) e a Bolivia para manter a estabilidade estratégica da região entre o sul e o norte da América do Sul. A ver pelo andar da carruagem, é possível que, com a entrada de muitos membros nos BRICS, futuramente o Brasil possa liderar um racha neles junto com a Índia apoiados pelos ocidentais (se acaso o bloco começar a destoar muito contra o ocidente). Seria muito oportuno para o Brasil então negar a entrada venezuelana visto que ela da vazão a narrativa do eixo autocrático no nosso hemisfério. Colombia é a mais estratégica. Israel manterá os ocidentais cada vez mais presentes tendo em vista que estai tendo sucessivas vitórias lá por aqueles fronts.
Oportunidades :
1) fomentar o discurso ideológico bipolar que de fato existe no imaginario pupular p que o Brasil, futuramente, possa encontrar uma brecha em um dos lados p tirar vantagem do outro menos afortunado. Quanto mais membros nos BRICS, melhor.
2) fortalecer alguns aliados estratégicos como bolivia e Colômbia em face de outros menos relevantes e ideologicos como cuba e Venezuela.
3) fomentar sistemas alternativas frente ao dólar e ocidentais para barganharmos mais futuramente numa possível abertura
Ameaças potenciais :
1) examinar atentamente a economia chinesa e russa com o pós guerra para saber se elas permanecerao estagnadas de fato ou não. Isso é fundamental p guiar a política externa brasileira nesse cenário.
2) começar as reformas desagradáveis porém necessárias para eventualmente ganharmos competitividade numa possível abertura independente de governos de plantão.
A abertura tem de ser especulada, 2030 é uma data provável. Saberemos se os chineses assumirão de fato a liderança econômica nessa data mas o Brasil já tem de ir trabalhando.
Por enquanto é só, vou atualizando.
Inclusive é exigência americana um acordo Mercosul UE primeiro para que fechem o americano conosco. Poderíamos vender mais manufaturados para os EUA que buscarão o preço dada que a UE importa tarifas aos EUA nas exportações. Logo é estratégico p o Brasil escolher parceiros como a Bolivia ou Colômbia nos BRICS, e por quê? Por conta justamente disso. Poderemos barganhar futuramente com os EUA se a Colômbia estiver do nosso lado na questão migratória (em prol de melhora na economia em contrapartida) e a Bolivia para manter a estabilidade estratégica da região entre o sul e o norte da América do Sul. A ver pelo andar da carruagem, é possível que, com a entrada de muitos membros nos BRICS, futuramente o Brasil possa liderar um racha neles junto com a Índia apoiados pelos ocidentais (se acaso o bloco começar a destoar muito contra o ocidente). Seria muito oportuno para o Brasil então negar a entrada venezuelana visto que ela da vazão a narrativa do eixo autocrático no nosso hemisfério. Colombia é a mais estratégica. Israel manterá os ocidentais cada vez mais presentes tendo em vista que estai tendo sucessivas vitórias lá por aqueles fronts.
Oportunidades :
1) fomentar o discurso ideológico bipolar que de fato existe no imaginario pupular p que o Brasil, futuramente, possa encontrar uma brecha em um dos lados p tirar vantagem do outro menos afortunado. Quanto mais membros nos BRICS, melhor.
2) fortalecer alguns aliados estratégicos como bolivia e Colômbia em face de outros menos relevantes e ideologicos como cuba e Venezuela.
3) fomentar sistemas alternativas frente ao dólar e ocidentais para barganharmos mais futuramente numa possível abertura
Ameaças potenciais :
1) examinar atentamente a economia chinesa e russa com o pós guerra para saber se elas permanecerao estagnadas de fato ou não. Isso é fundamental p guiar a política externa brasileira nesse cenário.
2) começar as reformas desagradáveis porém necessárias para eventualmente ganharmos competitividade numa possível abertura independente de governos de plantão.
A abertura tem de ser especulada, 2030 é uma data provável. Saberemos se os chineses assumirão de fato a liderança econômica nessa data mas o Brasil já tem de ir trabalhando.
Por enquanto é só, vou atualizando.
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Re: GEOPOLÍTICA
Éramos de terceiro mundo e depois incutiram em nossa cabeça que fazíamos parte do "ocidente", nunca o fomos e provavelmente, a depender do ocidente, nunca o seremos. Então, acertada a política de Lula e Bolsonaro em fortalecer o Brics. Quanto a autocracias no bloco, isso nunca foi problema para o ocidente...
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Re: GEOPOLÍTICA
Verdade. Problema que o Brasil tá sem norte, só nessa esteira entre ocidente e BRICS anti ocidente agora. Não temos planos nem política de estado alguma que norteie a nossa orientação externa. Ficamos aí nesse limbo de briga de torcida, ora BRICS ora "ocidente". No sec xx pelo menos era consenso entre direita e esquerda o nosso alinhamento com o terceiro mundo, hoje estamos nos alinhando ora a um ora a outra visto que o sul global está sendo instrumentalizado. Pelo menos é o que se nota com bolsonaros e lulas da vida. Alckmin também... Não vejo um posicionamento contundente e claro do Brasil perante o restante do mundo mais.prp escreveu: ↑Qui Out 24, 2024 11:24 pm Éramos de terceiro mundo e depois incutiram em nossa cabeça que fazíamos parte do "ocidente", nunca o fomos e provavelmente, a depender do ocidente, nunca o seremos. Então, acertada a política de Lula e Bolsonaro em fortalecer o Brics. Quanto a autocracias no bloco, isso nunca foi problema para o ocidente...
E parece que não sairá acordos com os europeus, então ficaremos isolados mesmo, dependentes cada vez mais dos chineses. Bem possível que consigam acordos de livre comércio por aqui eventualmente.
- J.Ricardo
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Re: GEOPOLÍTICA
Sim, isso a anos e anos é um problema do Brasil, ficamos tantas décadas travando um guerra contra a inflação, balança comercial e afins, que ficamos sem um norte político, não temos um plano de nação e não acredito que algum postulante ao governo tenha...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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