Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Enviado: Qua Jan 15, 2014 10:12 pm
Olha aí: Vc argumentou que os americanos continuam fornecendo suprimentos aos F-16 da FAV (apesar dos gigantescos atritos que há entre a Venezuela e os EUA), determinado pelos interesses mútuos, sejam provincianos, ou não.Carlos Lima escreveu:Pois é,knigh7 escreveu: Os americanos não revogaram em 2009 a aprovação da venda da última versão do Harpoon, mas sim a empresa não pode nos oferecer por causa do Depto de Estado.
Outra diferença foi que a FAB passou a exigir mais garantias (e tinha condições) no FX2 não apenas do Executivo Americano, mas também do Legislativo.
Por consequência teve aprovação do Departamento de Estado, do Departamento de Defesa, do Congresso (do líder da situação e da oposição) e do próprio Presidente.
Os caras iriam rasgar tudo isso?
Uma coisa é quando vc vai comprar um inercial, que não dá para solicitar tantas garantias, e também se embargar, vc compra de outro.
Outra coisa qdo vc trata de um caça ou de uma turbina.
No FX2, os governos dos países fornecedores, em objeto, os EUA, tiveram que aprovar as vendas.
E o que ocorreu com as LM2500 da MB? Essas turbinas são mais comuns que formiga. Tão em tudo quanto é lugar, estão no mundo inteiro. Isso daí tá mais para mais-uma-teoria-conspiratória-dos-EUA....
Aí é aonde a "teoria" e a prática se mostram como sendo coisas distintas.
Em primeiro lugar, ninguém deve confiar no que congressista fala... principalmente nos Americanos e mais ainda se você deu "zero" de ajuda a campanha deles.
Em segundo lugar aqui nos EUA os Colégios eleitorais desses caras influenciam totalmente a vida 'política' deles, ou seja... eles podem olhar para um Brigadeiro da FAB ou um Senador Brasileiro e dizerem maravilhas e até assinar uns papéis, mas se o seu curral eleitoral ou de algum aliado se sentir ameaçado porque o Brasil vai fazer reforma de turbina e eles nos EUA perderão empregos (a nova paranóia nacional aqui nos EUA), eles chamam os seus 'contatos' no Dept de Estado, e agem por trás da moita para bloquear ou fazer downgrade para empurrar estoque de peça velha para países como o nosso.
E estampam uma desculpa de "equilíbrio regional" e outras bobagens da moda.
E por que isso? Primeiro porque não somos tão importantes assim no que diz respeito a 'votos', e Segundo que ao contrário de países como Israel ou Inglaterra nós não investimos no lobby desse povo... $$$
Aí vem um parentesis sobre a questão dos F-16 da Venezuela... por que estão voando? Porque os EUA compram petróleo da Venezuela e trocam afagos um com o outro por debaixo dos panos (pedaços de F-16 incluídos). Mas como ainda oficialmente estão "brigados", a coisa tem um certo limite, mas os aviões estão voando até aonde se sabe... ou seja... 404030330303 pesos e 400540302043020333030430 medidas. Afinal certamente tem muito posto de gasolina no sul dos EUA sendo abastecido com petróleo da Venezuela e consequentemente tem muito distrito que ganha $$ com isso. E aí? Vamos bloquear mesmo a venda de peças de motor de F-16 de primeira geração para a Venezuela? Eles que sejam felizes nos estoques de peça velha nos desertos Americanos... todo mundo ganha com isso .
No dia em que a comunidade brasileira de Boston e Miami se juntarem e fomarem um colégio eleitoral considerável para algum desses politicos aqui dos EUA, eu passo a acreditar mais no que eles escrevem sobre o Brasil... até lá... pelo menos para a imprensa aqui eles chamam a viagem ao Brasil de "Vacation" (Férias)...
Se niguém tiver a ilusão de que essas coisas são reais... ótimo... estamos fazendo uma compra cientes da realidade e isso é bom...
Mas se acharamos que existe um arco-íris vermelho, Azul e branco atrás da moita... lembrem-se... Mariazinha foi atrás da moita e voltou... diferente...
Essa é a realidade, gostando ou não.
E quanto a história a Inhauma, quem dera que fosse mais uma teoria da conspiração... .
[]s
CB_Lima
E certamente não são apenas os postos de gasolina do Sul dos Estados Unidos que determinam a política deles, não?
Nossas relações com eles nunca chegaram a patamares tão ruins como o da Venezuela, então há razão para se ter tanto receio?
Vc citou a possibilidade do Brasil ser embargado por passar a desrespeitar a propriedade intelectual tecnológica deles no tocante a turbinas. Seria seguro e civilizado? Não seria melhor fazer o que a SAAB procede com eles?