Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#6526 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 28, 2022 12:08 pm

joaolx escreveu: Seg Fev 28, 2022 9:23 am
FCarvalho escreveu: Dom Fev 27, 2022 10:47 pm Já houve a homologação de um KC-390 reabastecendo outro KC-390?
Nessas horas a capacidade revo deles fariam toda a diferença quando tem de atuar fora do país.
Seria providencial também aproveitar esse rolê pelo leste europeu para demonstrar a aeronave para a clientela local.
Mesmo com toda a pressão da LM e Washington mostrar o avião em serviço prático é uma baita propaganda.
Se a Ucrânia sair inteira desse episódio, o KC-390 pode se tornar uma boa escolha apesar da concorrência indigesta e desleal do avião da Lockheed Martin.
Duvido muitissimo desse cenário FCarvalho, o pais que sair das ruinas desta guerra vai ser completamente dependente dos USA/UE
Eu também caro João. Mas como costumo dizer, a esperança é sempre a última a ser assassinada. :mrgreen:

Pelo menos do ponto de vista material praticamente todos os países do leste europeu ainda operam aeronaves Antonov ex-soviéticas, ou as estão substituindo a conta gotas por Hercules B/E/H surrados cedidos dos estoques estadunidenses. E não creio que A400M, ou mesmo o proposto A200M sejam capazes de arrumar emprego naquelas forças aéreas da região visto o tamanho do pepino financeiro que são.

Resta-nos fazer um trabalho de formiguinha governo a governo ajudando a Embraer a demonstrar que as vantagens competitivas e operacionais do KC-390 podem ser uma válvula de escape ao controle/dependência de USA/UE. E também pelo fator financeiro de custeio operacional. Falo do leste europeu, não especificamente da Ucrânia. Desta, vai ser muita sorte os ucranianos ainda terem um país para chamar de seu depois que essa guerra acabar. Se não acabar com todos nós antes, claro.

Vejo com alguma chance - pequena mas existe - o KC-390 na Polônia, que tem apenas 5 Hercules C-130B doados, Rep Checa(2?), Hungria(2), Eslováquia(2?), Romênia(4-6?) e Bulgária (4-6?). A Moldávia não dá conta nem de si mesma, mas pode ser uma jogada de risco que dê certo. Ninguém dava muita bola para este país na UE/OTAN, mas agora. Quem sabe.

Resta ainda a Suécia, que cedo ou tarde serão levados a adquirir os aviões da Embraer se quiserem de fato assegurar pelo menos mais um lote de Gripen E/F da FAB. Até a Finlândia pode ser agora um cliente potencial, já que o tempo fechou para o lado deles e suecos depois das ameaças russas. É uma boa hora para pensarem no cargo militar da Embraer.




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Re: Sobre o KC-390

#6527 Mensagem por joaolx » Seg Fev 28, 2022 1:35 pm

FCarvalho eu apostaria primeiro no mercado sul-americano




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Re: Sobre o KC-390

#6528 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 28, 2022 7:37 pm

joaolx escreveu: Seg Fev 28, 2022 1:35 pm FCarvalho eu apostaria primeiro no mercado sul-americano
Eu não coloco um vintém em nossos vizinhos para adquirirem o avião da Embraer. Chile e Colombia - que assinaram cartas de intenção no início do projeto (6 + 12) - e Argentina que é parceira de risco (6) tem por hora mais problemas para lidar do que modernizar suas forças militares. Embora a FAC, pode-se dizer, até podemos ter uma perspectiva relativamente crível em relação a ela, já que os colombianos vivem ainda as turras com a guerrilha interna e tráfico de drogas. E eles já viram o avião operando in loco ano passado no país. Pode ser que a substituição dos Kfir possa ser uma oportunidade já que a Embraer está apoiando a SAAB neste negócio. E por enquanto os governos, o nosso e o deles, se entendem razoavelmente bem.
Mas tirando estes 3 países, esquece. Não dá nem vontade de fazer propaganda tal é a situação das forças aéreas sul americanas.
Mais fácil vender KC-390 para os três anões bálticos daí - que não tem recursos sequer para dispor de ffaa's de verdade - do que alguém aqui do lado arrumar dinheiro para fazê-lo.
Mas continuamos na torcida por todos os lados do Atlântico.




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Re: Sobre o KC-390

#6529 Mensagem por joaolx » Seg Fev 28, 2022 7:43 pm

FCarvalho escreveu: Seg Fev 28, 2022 7:37 pm
joaolx escreveu: Seg Fev 28, 2022 1:35 pm FCarvalho eu apostaria primeiro no mercado sul-americano
Eu não coloco um vintém em nossos vizinhos para adquirirem o avião da Embraer. Chile e Colombia - que assinaram cartas de intenção no início do projeto (6 + 12) - e Argentina que é parceira de risco (6) tem por hora mais problemas para lidar do que modernizar suas forças militares. Embora a FAC, pode-se dizer, até podemos ter uma perspectiva relativamente crível em relação a ela, já que os colombianos vivem ainda as turras com a guerrilha interna e tráfico de drogas. E eles já viram o avião operando in loco ano passado no país. Pode ser que a substituição dos Kfir possa ser uma oportunidade já que a Embraer está apoiando a SAAB neste negócio. E por enquanto os governos, o nosso e o deles, se entendem razoavelmente bem.
Mas tirando estes 3 países, esquece. Não dá nem vontade de fazer propaganda tal é a situação das forças aéreas sul americanas.
Mais fácil vender KC-390 para os três anões bálticos daí - que não tem recursos sequer para dispor de ffaa's de verdade - do que alguém aqui do lado arrumar dinheiro para fazê-lo.
Mas continuamos na torcida por todos os lados do Atlântico.
Boa sorte para voçês e para nós, estou ansioso para ver esses K nas nossas cores




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Re: Sobre o KC-390

#6530 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 02, 2022 10:00 am

O primeiro da FAP me parece deve ser entregue no ano que vem. Mas como a Embraer vai ter algumas posições livres na linha de produção, talvez o avião possa ser entregue até o final do ano.
Motivos não vão faltar à Europa, e a Portugal, para colocar uns trocados a mais em defesa por estes dias.
Aliás, vocês são a nossa melhor propaganda no velho continente. E até por isso a Embraer deve estar tratando com muito cuidado e zelo esse negócio convosco.




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Re: Sobre o KC-390

#6531 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 02, 2022 10:06 am

Podes escolher. :mrgreen:

https://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2019/09/44876.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-bkP6cbR0V4k/WXuSjtXH95I/AAAAAAAAOto/CCgsfm7qB6E6qsMbn5pKfa0H-W08bFjtQCLcBGAs/s640/kc390pt.jpg




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Re: Sobre o KC-390

#6532 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 02, 2022 10:20 am

Curiosidades... 8-]

Distâncias aéreas:

Lisboa a Budapeste - 2.470 kms
Lisboa a Varsóvia - 2.759 kms
Lisboa a Bratislava - 2.922 kms
Lisboa a Bucareste - 2.975 kms
Lisboa a Sófia - 2.754 kms
Lisboa a Chisinau - 3.205 kms
Lisboa a Kiev - 3.352 kms

Agora é só fazer as contas. Quantas missões - humanitárias, logísticas, transporte tropa/carga, Revo, SAR, é só escolher - é possível fazer com um único KC-390 em 24 horas cobrindo estas distâncias.
E quantas seriam possíveis com A400M, C-130, C-295M, etc.
Considerar que a velocidade média de cruzeiro do avião da Embraer é de 870km/h.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Mar 03, 2022 10:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#6533 Mensagem por LM » Qui Mar 03, 2022 2:42 pm


Uma aeronave de transporte @embraer KC-390 Millennium da @fab_oficial tem previsão de decolar no dia 7 de Março, de Brasília, para o resgate de na Varsóvia. Serão realizadas escalas técnicas em Recife, (Cabo Verde) e Lisboa. A chegada ao (Brasil) está prevista para o dia 10.




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Re: Sobre o KC-390

#6534 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 03, 2022 9:48 pm

Duas escalas obrigatórias. Esse é um dos problemas de se fazer com um avião de nível tático o que é mister da aviação de emprego estratégico e seus vetores.
Então, parece que não há muitos brazucas a fim de sair da Europa de volta à terra de Santa Cruz não...
Vai levar 4 dias ainda para o primeiro avião da FAB ser despachado em uma viajem de 3 dias. Coisa de louco. E a logística desse voo será daquelas.




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Re: Sobre o KC-390

#6535 Mensagem por Túlio » Qui Mar 03, 2022 10:15 pm

Mas num ponto podes ter razão, caro @FCarvalho: se essa lambança na Europa Oriental se espalhar, tipo o Putin não ver jeito de manter suas posições senão avançando ainda mais (Moldávia & quetales) mas sem recorrer às nukes, o -390 pode mesmo vender feito pão quente por lá, porque as plantas da Airbus vão estar entre as primeiras a levar bomba no lombo, o que pode tirar novos A400 e -295 da lista, então fica apenas entre Hércules e -390 e desempenho (tipo custo-benefício) pode fazer muito mais diferença do que faria na 2GM, quando a Europa era apenas um monte de pequenos Países desunidos com parlamentos e moedas diferentes: hoje é mais ou menos uma coisa só e com uma só moeda, forte pra burro, ainda por cima.

É tipo um tiro na lua mas, do jeito que o mundo anda ESTRANHO...




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Re: Sobre o KC-390

#6536 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 03, 2022 10:30 pm

Eu vi a Alemanha fazer algo impensável até outro dia Túlio. Vão colocar mais 100 bilhões de euros na defesa. Isso é os 2% do PIB deles que tanto o Trump reclamava. O orçamento vai passar de 150 bilhões de euros.
Embora os países do leste europeu não tenham tal capacidade, bem, pode até acontecer de parte deste valor servir para financiar o KC-390 para os vizinhos que não tem uma aviação tática decente, ou parou nos tempos soviéticos, como é o caso do pessoal do leste europeu.
Com o real desvalorizado, e muito, frente ao Euro.
Mas vamos ter que prestar muita atenção em possibilidades assim. O tio Sam com certeza não deixaria por menos perder um negócio destes para estes pobres latino americanos aqui. Ainda mais no quintal de luxo deles.
Aliás, França e Alemanha eram pré candidatas ao KC-390. A Embraer está com um pé em Portugal e Hungria. A Suécia está quase lá. A Embraer fechou negócios na Holanda.
Do jeito que as coisas andam, conseguirmos antecipar alguma venda a mais nestes tempos realmente desconcertantes seria tudo o que precisamos para conseguirmos vender muitos dos nossos cargos no velho continente. Na torcida pelo fim da guerra, em primeiro lugar, e por muitas vendas do avião da Embraer em consequência disso, também.
A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#6537 Mensagem por Túlio » Sex Mar 04, 2022 12:10 pm

EMBRAER promovendo o 390 na ARÁBIA SAUDITA!






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Re: Sobre o KC-390

#6538 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 04, 2022 1:35 pm

Vamos torcer para que o mercado do oriente médio se abra definitivamente ao cargo da Embraer.
Aquela gente endinheirada costuma comprar avião do mesmo jeito que compra carro e jóias só para acalantar o próprio ego.
A BID através do MD/MRE e da APEX Brasil estão orientando ações específicas em vários países este ano, dentre eles a Arábia Saudita, assim como Qatar, EAU, Egito e Bahein salvo engano.
O Iraque corre por fora, assim como Omã.
Qualquer venda em um destes países pode significar a entrada do KC-390 nos demais.
Está todo mundo vendo o que USA e Europa estão fazendo com os russos, não sem razão. Mas isso também serve de alerta para os países buscarem diminuir a sua dependência deles no campo da defesa, tecnologia e indústria.
A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#6539 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 04, 2022 1:43 pm

Pensando aqui com os meus botões, com 22 aviões para receber, 6 cancelados, mas podendo incluir até 7 novas unidades no contrato atual, sobram 13 aviões na lapela do negócio Embraer/FAB que poderiam ser, no caso, de um modelo strech tendo em vista que a linha vai até 2034, pelo menos.

Acredito que este conflito russo-ucraniano está trazendo muitas lições, algumas já velhas e conhecidas de todos, mas ainda assim muito importantes para relembrar o quão indispensável é termos uma capacidade logística crível e eficiente.

Neste aspecto, tanto a aviação tática como a estratégica devem ter seus espaços vazios preenchidos por soluções adequadas às nossas reais necessidades.

Na torcida para que a FAB e Embraer se entendam mais ainda dado que temos muito o que fazer para substituir os vetores táticos da força no curto e médio prazo.




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Re: Sobre o KC-390

#6540 Mensagem por arcanjo » Sex Mar 04, 2022 7:58 pm

IFI emite primeiro Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) para a aeronave KC-390

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhlRos87G4He5aoGOaNPbwQgnDO1unM0boOuIFYdWtjCDfjBOD-LlHzXxM7TSMhwbNad4SMopjgtCr0GCJJbWsCEU5BlkK8F7DbeQEamGdZOWxiKId-9057LUU55LNjnV18BDHBUl6tlF4UbCPhi7Xyq00_Iqn6LRT_5ZPCbSzVxBVrX7aeVdGeeiq8qQ=s800

Entre os dias 19 e 21 de dezembro de 2021 e 1 e 3 de fevereiro de 2022, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), a verificação documental e física para a emissão do primeiro Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) para uma aeronave KC-390 (FAB 2857) recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Esse certificado consolida a certificação de produto e a comprovação de que as manutenções, a incorporação de Boletins de Serviço, as Diretrizes de Aeronavegabilidade e o Aviso de Limitação de Aeronavegabilidade (ALA) foram devidamente executados e registrados. (Conforme a Diretriz do Comando da Aeronáutica - DCA 800-2.)

Na ocasião, o IFI foi representado por militares da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) - 1º Ten QOEA Anv Leandro Guimarães Ribeiro, SO BMA José Sérgio dos Santos, SO BMA Marco Aurélio de Assis Paula, SO BEP Luiz Eduardo Diniz Ferraz e SO BMA Juliano Hunof -, os quais fizeram a inspeção física e documental na aeronave, a fim de atender aos requisitos para a emissão do CAI.

“É tendência mundial que as aeronaves militares somente entrem em operação após a certificação de aeronavegabilidade. Sinto-me muito honrado de ter participado do processo para a emissão do primeiro CAI para o projeto KC-390”, afirmou o SO BMA Hunof, da Seção de Aeronavegabilidade do IFI/CSG.

FONTE: IFI

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... do-de.html

abs.

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