TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Sterrius
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65161 Mensagem por Sterrius » Dom Mar 04, 2012 12:33 pm

detalhe, a compra nem ocorreu no mandato dele. Ainda estamos esperando ocorrer se brincar ainda estaremos esperando em 2014. :? .

PQ essa historia de "Nesse semestre" eu ja parei de engolir uns 5 semestres atras.




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Marino
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65162 Mensagem por Marino » Dom Mar 04, 2012 12:35 pm

Isto É:
COMPRA DE SUPER TUCANOS
Retaliação americana

Preferência do governo brasileiro pelos jatos franceses Rafale na renovação da frota da FAB
provoca represália do governo Obama, que cancela compra de aviões da Embraer
Adriana Nicacio

O cancelamento da compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer pelo governo americano
pode trazer um grande prejuízo para a empresa de São José dos Campos. Essa seria a porta de entrada
para projetos bem maiores nos Estados Unidos e deixa uma expectativa negativa quanto a futuros
negócios. A Embraer não perdeu apenas a venda de US$ 355 milhões.

Ela ficará de fora dos programas de treinamento e de reaparelhamento da US Air Force, que poderiam render US$ 1 bilhão. Há um ano, quando o presidente da Embraer, Frederico Curado, inaugurou a fábrica na cidade de Melbourne, na Flórida, dizia-se que se ganhasse a concorrência poderia vender até 200 aviões leves de combate ao Departamento de Defesa americano, mas a estratégia agora está gravemente ameaçada.

Sob o argumento de “documentação insuficiente”, os americanos voltaram atrás. Na verdade, o que está em jogo é a insatisfação de Washington com a preferência do governo brasileiro pelos jatos Rafale, da francesa Dassault, na renovação da frota da FAB. Por mais que se tente justificar a decisão, não há
argumentos técnicos que a sustentem. Trata-se da mais pura e crua retaliação.

Não há muito a ser feito. A decisão é política. Tanto que o disciplinado comandante da Força
Aérea dos Estados Unidos, general Norton Schwartz, decidiu se expor. “Uma das coisas com as quais
estou mais triste, sem mencionar a vergonha que esse fato traz para nós como Força Aérea, é que
estamos deixando nossos parceiros na mão aqui”, afirmou. Acontece que o cancelamento é oportuno
demais para a Casa Branca. Ele acerta dois alvos com uma cajadada só.

Além de mandar o recado para o Palácio do Planalto inclinado pelos Rafale no lugar dos F-18 da Boeing, rebate os ataques republicanos de que o presidente democrata, Barack Obama, estaria favorecendo um grupo estrangeiro, em detrimento da indústria nacional. A decisão pegou Brasília de surpresa às vésperas do encontro da presidenta Dilma Rousseff com Obama, em 9 de abril. No Planalto, não há dúvidas de que a preferência pelos jatos franceses teve forte influência no anúncio. “Dificilmente a Boeing conseguirá melhorar sua oferta”, diz um assessor graduado na área de defesa. Além da transferência de tecnologia, o negócio com a Dassault inclui a venda do KC-390 da Embraer para os franceses.

“Cada avião desses custa US$ 100 milhões”, diz outra fonte. “Num pacote com dez, a Embraer ganha US$ 1 bilhão.”

Contra a Embraer pesa também a proximidade das eleições americanas. Desde o primeiro
momento, o Partido Republicano reagiu contra a vitória da empresa brasileira. Em novembro de 2011,
quando o avião AT-6, da empresa Hawker Beechcraft Corp., foi excluído da competição, o lobby no
Congresso começou a agir, criticando a escolha dos aviões Super Tucano, de um fabricante estrangeiro,
num momento de crise e alto desemprego.

A Beechcraft recorreu à Corte Federal, mas seus instrumentos políticos foram mais eficientes. A empresa avisou que, se a decisão não fosse revista, fecharia sua fábrica no Kansas e 1,4 mil empregos seriam perdidos. A ameaça levou pânico ao Kansas, que também corre o risco de perder sua fábrica da Boeing. Segundo João Augusto de Castro Neves, analista para a América Latina da consultoria Eurasia Group, o discurso protecionista voltou à tona e é um importante puxador de votos. “Não importa que a tecnologia do Super Tucano seja americana. A população enxerga com mais facilidade que o governo contratou um estrangeiro”, diz Castro Neves.

Na semana passada, as ações da empresa brasileira na bolsa não sofreram grande impacto. O
analista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, diz que o mercado já esperava o revés, graças ao enorme lobby da Beechcraft. Com o cenário ainda incerto – a Embraer pode recorrer da decisão –, o jogo está longe de acabar. Fonte do governo diz que o Brasil poderá denunciar os Estados Unidos por má-fé no contrato se confirmar que um dos argumentos dos americanos é que ficou mal explicada a estrutura societária da Embraer. Os americanos disseram que não está claro se a empresa é estatal ou privada, porque o governo brasileiro detém uma golden share, que lhe dá poder de veto nas assembleias de acionistas.

É uma exigência frágil, que não esconde o verdadeiro.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65163 Mensagem por Marino » Dom Mar 04, 2012 12:38 pm

Isto É Dinheiro:
A Embraer não sai do chão

O Super Tucano da fabricante brasileira perde a queda de braço com o lobby da indústria de
defesa americana e com as águias da política do Tio Sam.
Tatiana BAUTZER

A Embraer acabou eliminada numa briga de cachorro grande. Pressões provocadas pela disputa
presidencial nos Estados Unidos, por um lado, e pela ação do influente lobby do setor de defesa
americano para fortalecer a Boeing na disputa para vender caças para a Força Aérea Brasileira, por
outro, causaram a perda de um contrato de US$ 355 milhões para a empresa de São José dos Campos
(SP). A Embraer, presidida por Frederico Curado, havia vencido a concorrência para fornecer 20 aviões
Super Tucano ao programa Light Air Support, que representaria a primeira venda de um produto militar
da empresa brasileira à Força Aérea dos EUA (USAF).

Mas o governo local suspendeu o contrato na última semana, alegando problemas com a
documentação enviada pela Embraer. O primeiro indício de turbulência em seu curso de voo havia
surgido com a suspensão temporária do contrato, após a concorrente Hawker Bechcraft contestar o
resultado.

A empresa americana, que tem entre os seus acionistas a poderosa Lockheed Martin, alegou
que os 1,4 mil empregos de sua sede no Kansas estariam em risco. Newt Gingrich, um dos précandidatos presidenciais do Partido Republicano, reforçou o coro protecionista. "Pegar dinheiro
emprestado dos chineses para pagar os brasileiros é um modelo que não funciona", disse.

Um entendimento comum no setor aeronáutico é de que a concorrência americana teria sido
criada com o objetivo de aumentar as chances da Boeing na cobiçada licitação de 36 caças pelo governo brasileiro, que deve movimentar US$ 10 bilhões. Valor muito maior que o do contrato perdido pela Embraer. Depois que o governo brasileiro reforçou sua preferência pelo modelo Rafale, da francesa
Dassault, após a vitória deste numa concorrência similar na Índia, a suspensão do acordo significaria
uma mensagem enviada em um momento oportuno, exatas duas semanas antes da visita da presidente
Dilma ao presidente americano Barack Obama.

A reação brasileira começou por meio do Itamaraty. "Esse desdobramento não contribui para o
aprofundamento das relações entre os dois países em matéria de defesa", afirmou em nota. O País
ganhou ainda um aliado de peso. O general Norton Schwartz, comandante da USAF, classificou o
cancelamento de "vergonhoso". No meio de toda a polêmica, a Embraer amarga mais uma derrota em
tentativas de vender ao governo americano. Em 2004, ela também venceu a licitação para vender a
aeronave de vigilância EBM-145 ao Exército. Mas não levou. Desta vez, a suspensão pode se provar um
tiro no pé. Cerca de 90% do valor do Super Tucano corresponde a componentes produzidos nos EUA.
Além disso, o aparelho seria feito na Flórida, e criaria 1,2 mil novas posições de trabalho em todo o país.

=========================
DINHEIRO DA REDAÇÃO
Carlos José Marques
As novas bases da concorrência

Retaliação velada ou manobra protecionista. Chame-se como quiser a surpreendente volta atrás
no contrato de compra de US$ 355 milhões em aviões da Embraer pelos EUA. O fato é que, no novo
jogo de concorrência dos mercados internacionais, a globalização virou balela. O que vale mesmo é o
interesse de cada um. E os parceiros que amarguem o prejuízo. No contexto em que ocorreu a decisão
da Força Aérea americana, muitos fatores, de natureza subjetiva, parecem ter contado. E se
sobrepuseram às vantagens comparativas oferecidas pelo produto da fabricante nacional. A começar
pela virtual preferência brasileira pelos caças da francesa Rafale.

Há anos se desenvolve aqui uma disputa bilionária e acirrada em torno da encomenda de jatos
militares. E os EUA vêm exercendo forte pressão para que a escolha do governo Dilma recaia sobre seu
candidato, o Boeing F/A-18. Usar o contrato da Embraer como moeda de troca seria assim apenas mais
um artifício com esse objetivo. Outro fator que contaria é de ordem política. Em meio às eleições
americanas, a indústria bélica local tem feito lobby sobre os partidos, e o candidato Obama, para sair
vencedor, não pode se indispor com esse setor empresarial. No contra-ataque, a Embraer, que levou
uma rasteira inesperada, deve recorrer aos canais competentes para rever a decisão.

Já solicitou à diplomacia brasileira que entre em ação e cogita até o caminho da Justiça. Mesmo
entre especialistas americanos, a quase quebra de contrato tem sido vista como um escândalo, algo
impensável em outros tempos. O nacionalismo exacerbado, sabem eles, pode trazer retaliações na
mesma moeda. O Brasil possui armas para tanto, e as autoridades não devem medir esforços para
demonstrar sua contrariedade com o fato. A vitória dos Super Tucanos da Embraer obedeceu a critérios
estritamente técnicos e deu prova do alto padrão de qualidade dessas aeronaves. Tal reputação não
pode agora ser enxovalhada por capricho, irresponsabilidade comercial e conveniência dos americanos.

A resposta tem que vir à altura.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65164 Mensagem por Petry » Dom Mar 04, 2012 3:02 pm

Uma sugestão:

Não basta apenas Copiar e Colar matérias, seria interessante pelo menos dar um "Enter" entre os parágrafos. Quando fica tudo junto assim é um saco para ler e não leva nem 1 min para dar alguns espaços entre os parágrafos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65165 Mensagem por Guerra » Dom Mar 04, 2012 10:23 pm

avc1 escreveu:E-mail lança suspeita sobre negociação de caças

Um relato da agência de inteligência da Stratfor Global Intelligence, divulgado na semana passada pelo site WikiLeaks, lança suspeitas sobre a negociação para compra de equipamentos militares franceses pelo governo do Brasil.

Trata-se de um e-mail enviado pelo analista Marko Papic, no qual ele relata conversa por telefone com uma "boa fonte" do Rio (um diplomata americano que pede para não ser identificado) sobre a compra do submarino nuclear e a intenção de adquirir novos caças.

Amorim espera decisão sobre caças ainda neste semestre

De acordo com Papic, sua fonte teria dito acreditar que "muito suborno está acontecendo".

"O Brasil é um país incrivelmente corrupto", teria acrescentado.

O e-mail, divulgado pela revista "Veja" desta semana, também relata que o diplomata teria afirmado não ter como provar suas suspeitas, mas que "a compra do submarino é particularmente tão estúpida que só pode fazer parte de algum esquema de suborno".

A essa altura, a fonte do analista da Stratfor teria dito que "Lula está provavelmente de olho em dinheiro para sua aposentadoria. E veja, a compra aconteceu curiosamente perto do fim de seu mandato".

Fonte: Folha
Essa WikiLeaks tem tanta credibilidade como o programa do Ratinho.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65166 Mensagem por faterra » Dom Mar 04, 2012 11:06 pm

A cada dia que passa mais fortalece a necessidade de o Brasil projetar, desenvolver e produzir seus meios de defesa. E devido a esta "necessidade fisiológica" que nossos governantes têm em protelar suas decisões, o país está colhendo os frutos desta irresponsabilidade.
Deus queira que o Brasil jamais necessite de utilizar seus meios. Quando não estão sucateados, não os pode utilizar.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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à

#65167 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 05, 2012 12:41 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: O que interessa a FAB são as linhas de integração de aviônicos e armas. O resto é lenda.
Pois é. Mas tem gente que acha que as linhas de códigos em uma softhouse da Boeing é melhor porque ELES estarão lá para nos ajudar. Se repassarem as linhas DIRETAMENTE PARA A FAB, como aceitaram franceses e suecos, ai é ruim porque não saberemos o que fazer com elas... :roll: :? :? :? A proposta americana que é boa. Fica tudo lá na softhouse da Boeing e se der zebra já tem um sistema próprio de auto-destruição... :mrgreen:

Quando alguém quer enxergar, enxerga, quando não quer, não tem jeito mesmo.
Para mexer no acesso aos "códigos-fonte" somente é possível caso exista, no Brasil, o "rig aviônico" da aeronave. O Rig é um laboratório com todos os equipamentos da aeronave, incluindo o radar e todos os de auto-proteção, onde o SW e outros sismemas, no caso, relativo a aviônica, poderá ser rodado.
Não é apenas a cessão dos códigos-fonte, é necessério também a cessão do rig aviônico completo para que você possa rodar os sistemas que se deseja modificar ou integrar.
Ou seja, o vencedor do FX2, seja qual ele for, terá de ceder o Rig, terá de montar uma estrutura no Brasil, uma software house. E os técnicos brasileiros precisarão sim de auxílio de engenheiros da empresa vencedora, pelo menos nos primeiros anos, dada a complexidade e profundidade necessárias que a engenharia da empresa amealhou conhecimento ao longo dos anos durante o desenvolvimento da aeronave.

Mas eu não espanto nem um pouco caso a GIE Rafale não tenha passado esse pequeno "detalhe" publicamente, porque eles no FX2 MENTEM E MENTEM MUITO. E aliás, nem é necessa'rio ter conhecimento das real das propostas. Basta observar o que eles dizem, ter um pouco de conhecimento e não deixar que a torcida "suba pela cabeça" e deixe de filtrar esses papos furados de vendedor.

Quanto ao sua declaração: "Quando alguém quer enxergar, enxerga, quando não quer, não tem jeito mesmo", em resposta ao meu comentário sobre a software house e códigos-fonte, antes de acusar os outros disso, primeiro é melhor se informar como as coisas são...




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Mar 05, 2012 2:15 am, em um total de 4 vezes.
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Re: Super Tucano News

#65168 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 05, 2012 12:54 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu:
A COPAC refez a avaliação porque o Ministro da Defesa recebeu o relatório e mandou voltar. Então o Minsitro da Defesa interviu. Não estou dizendo que ele tenha determinado que 40% do peso fosse de ToT (um exagero, sem dúvida, ao concentrar num único item todo esse peso, uma medida típica para beneficiar quem foi bem num determinado quesito, mas não foi nos outros e assim inverter a situação...), até porque não sei e seria difícil alguém saber. A bem verdade, coisas mais "delicadas" os políticos tem o hábito de deixar que os subordinandos façam...

O candidato do Governo sempre foi explícito. Disputas com cartas marcadas existem e essa é uma delas. O que os concorrentes fazem nesses casos é tentar dar uma virada de mesa.
Então você RECONHECE que a proposta da Boeing em TOT foi uma PORCARIA?

Pergunto isto, porque mesmo que o Rafale pontuasse os 40 pontos em TOT (sabemos que foi 32), ainda restam 60 pontos. Ai, das duas uma, ou o SH não é superior nos outros quesitos ou LEVOU UM PAU VIOLENTO em tots. :twisted: :wink:
Eu estou dizendo que ela não foi a melhor avaliada em ToT.

Agora, a avaliação é concentradas em 7 tópicos. Antes das mudanças de peso, o item de maior peso valia 25%, e não poderria ser muito diferente, dada a grande quantidade de itens.

Com ToT, passando a valer 40% do total, os outros 6 itens corrsponderiam a 60% (se vc tirar uma média, cada um seria responsável com 10%...). Putz...

Basta um aeronave ser bem avaliada em ToT e ter os outros 6 itens avaliados de mal a regular que dá uma boa vantagem a ela.
Uma vergonha...




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Re: Super Tucano News

#65169 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 05, 2012 1:29 am

Marino escreveu: Quem interviu primeiro foi o Alto-Comando da FAB, que MUDOU o primeiro relatório e colocou o f-18 como ganhador.
eu não estou defendendo somente a GPFX2, mas sim a FAB.
Marino escreveu: A END foi aprovada pelo Congresso Nacional, é para ser cumprida, não discutida. Então, o MD determinar que a FAB a cumprisse nao fez mais que sua obrigação.
A END dá prioridade a ToT, mas isso não quer dizer que deva deixar a cada um dos outros itens as migalhas. Ao atribuir 40% do peso àquele quesito, deixou 60% para ser divididos pelos outros 6 itens.
Marino escreveu:
O MD não disse quais pesos deveriam ser utilizados, nao disse o que deveria ser mudado, mandou o Alto-Comando cumprir a END.
Foi a COPAC que refez os pesos, sem interferência de ninguém.
Será que a FAB não percebia que o Rafale era o preferido do Governo e que nos 2 FX anteriores, por bater de frente com o Governo resultou em cancelamento? A COPAC poderia ter atribuído a nota de ToT com o maior peso de todos sim, mas menor que os 40%, por exemplo, na faixa do item de maior peso do critério anterior (25%), já que tinha outros 6 itens para pontuar.
Marino escreveu: Questões políticas sempre vão existir em assuntos que dizem respeito a nações. Nenhum de nós sabe o que ocorre, podemos somente inferir.
Concordo e ao meu ver o Governo deveria deixar claro que estava escolhendo o Rafale por uma decisão política sem forçar que a avaliação técnica da FAB convergisse com a decisão política tomada antes do resultado das avaliações. Seria um procedimento com maior lisura. Eu reprovo totalmente essa atitude.
Marino escreveu: Mas como um simples forista, que nao tem poder algum sobre o caso, minha avaliação é que os franceses possuem a melhor proposta para o Brasil.
Eu considero o Rafale uma boa opcão. Não ficaria tem um pouco triste com ele na FAB. Mas eu discordo que os fins justifiquem os meios.




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Re: Super Tucano News

#65170 Mensagem por prp » Seg Mar 05, 2012 7:13 am

Quem ganhou no quesito ToT foi o Gripem NG, o Rafale ficou em segundo.




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Re: Super Tucano News

#65171 Mensagem por Justin Case » Seg Mar 05, 2012 10:35 am

Amigos, bom dia.

Fico satisfeito em ver que muitos aqui defendem a capacidade profissional dos membros da COPAC.
Certamente eles sabem o que é necessário para realizar a integração aviônica, incluindo "rigs", "software tools", simuladores", processos de trabalho, treinamento, documentação, etc.
Tudo o que foi proposto o foi por escrito, e a capacidade de cada ofertante cumprir o que ofertou foi verificada durante as visitas técnicas realizadas pela COPAC.
Eventuais mentiras e demonstrações de otimismo exagerado por parte do pessoal da área comercial não têm chance de vingar na área técnica. Talvez algumas dessas atitudes possam ter algum efeito junto à imprensa e à opinião pública leiga.
Quanto à manifestação oficial do GIE Rafale, observa-se que ela é muito rara e normalmente é apresentada por escrito.
Temos que reconhecer que não é fácil identificar mentiras se não se conhece o conteúdo das ofertas. A respeito, nunca ouvi falar que o conteúdo destas tenha sido vazado pela FAB.
Talvez se possa considerar mentira uma capacidade operacional propalada mas não-comprovada. Nesse aspecto, dois dos concorrentes ao F-X2 já têm história de sucesso no emprego real.
Abraços,

Justin

Edit: Oops! Este é tópico é do ST. Sorry! Podem mover para o local correto.




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Re: Super Tucano News

#65172 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 05, 2012 1:18 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Então você RECONHECE que a proposta da Boeing em TOT foi uma PORCARIA?

Pergunto isto, porque mesmo que o Rafale pontuasse os 40 pontos em TOT (sabemos que foi 32), ainda restam 60 pontos. Ai, das duas uma, ou o SH não é superior nos outros quesitos ou LEVOU UM PAU VIOLENTO em tots. :twisted: :wink:
Eu estou dizendo que ela não foi a melhor avaliada em ToT.

Agora, a avaliação é concentradas em 7 tópicos. Antes das mudanças de peso, o item de maior peso valia 25%, e não poderria ser muito diferente, dada a grande quantidade de itens.

Com ToT, passando a valer 40% do total, os outros 6 itens corrsponderiam a 60% (se vc tirar uma média, cada um seria responsável com 10%...). Putz...

Basta um aeronave ser bem avaliada em ToT e ter os outros 6 itens avaliados de mal a regular que dá uma boa vantagem a ela.
Uma vergonha...
Alguns ítens devem pesar pouco mesmo.
Colocando em áreas maoires, teríamos capacidade militar, custos e tots/offsets.
Juntando custo de aquisição e custo de operação (o que era importante antes da revisão) não dava apenas 25%, dava quase 50%.
Agora, se o que importa são tots, se você coloca 25% isto não vai fazer muita diferença.
A idéia é que isto PESE mesmo. Ou seja, se o Super Hornet é melhor em tudo, ele deveria pelo menos oferecer uma proposta de TOT mais ou menos boa para vencer.

Tem TODA a lógica fazer isto. O que não teria lógica NENHUMA é dizer que o importante é tot, colocar apenas 25% neste ítem e acabar comprando o caça que teve uma nota MEDÍOCRE em tot.
Ai é só papo furado. Ai sim é totalmente ILÓGICO. O governo estabelece que o que importa é tot e temos 3 opções, uma com nota 9, uma com nota 8 e uma com nota 2. E o caça com nota 2 vence. Seria uma piada mesmo.

A Boeing e os EUA se querem vencer devem apresentar uma alteração na proposta de tot que seja boa suficiente para pelo menos CHEGAR PERTO da proposta francesa e sueca.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Super Tucano News

#65173 Mensagem por Marino » Seg Mar 05, 2012 1:54 pm

prp escreveu:Quem ganhou no quesito ToT foi o Gripem NG, o Rafale ficou em segundo.
Perfeito, foi o que ocorreu.
Knight, se os 40 pontos de ToT beneficiou alguma aeronave, foi o Gripen.
Se supormos que isso foi feito de propósito, suposição nada mais, a intenção não era jogar a pontuação do Rafale para cima.
Mas a questão é que havia outro item sendo julgado também, o RISCO.
Aí meu amigo, não havia matemática que ajudasse.
O Pepê andou postando trechos que mostravam o que a própria COPAC escreveu sobre este quesito.
Atesto aqui que tudo que ele escreveu é verdade.
Então, na minha pobre avaliação de um brasileiro que quer o melhor para o Brasil, sem ser aviador ou possuir qualquer conhecimento diferenciado em aviação, o Rafale é a melhor proposta.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65174 Mensagem por lobo_guara » Seg Mar 05, 2012 10:31 pm

Impressionante a cara-de-pau da VEJA em reproduzir essa estória sobre os caças, joga de uma só vez lama sobre a MB, a FAB, o Estado Brasileiro, o Estado Francês somente para tentar atingir pessoalmente o Lula a partir de um suposto comentário a cerca da possibilidade de recebimento de suborno por parte do Governo Francês para facilitar um negócio que nem mesmo ainda ocorreu. É o supra-sumo do mau jornalismo. E o pior é que ainda presta um desserviço ao país, complicando ainda mais um jogo de difícil solução e de vital importância para o Brasil.
Para VEJA a MB é uma merda, o pessoal da COPAC é um bando de corruptos, os franceses são corruptores, os suecos da SAAB também, o Gripen é uma merda de caça, o Brasil não precisa de Submarinos, quanto mais sub nucleares, todos os brasileiros são corruptos e possivelmente idiotas (afinal de contas leem a VEJA!), o Lula é a encarnação do mal! Bem, a quem interessa esse tipo de matéria? Provavelmente a Boeing e aos USA, pois no caso nossa única opção que não lançaria nenhuma dúvida ou suspeita sobre corrupção ou sobre a qualidade dos caças adquiridos.
Oras Francamente...., espero que os militares utilizem agora o seu prestígio para esclarecer os fatos e afastar as suspeitas do entorno do processo.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65175 Mensagem por Boss » Ter Mar 06, 2012 2:36 am

Uau, a Veja um lixo ?


News at 11. :lol: 8-]




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