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Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 10:32 am
por Lord Nauta
Luiz Bastos escreveu:Galera.

Li recentemente que existem 10 P-16 semi-novos estocados no Pama SP, abandonados lá após a venda do Minas Gerais (2003+-). Não seria possível à Marinha economizar uma grana e comprar estas sucatas, :twisted: digo, aviões da FAB e transforma-los para suas necessidades atuais? Já operaram em porta aviões, portanto navalizados são e gastaria-se muito menos recurso para coloca-los em ordem, já que apenas duas serão de alerta antecipado. Comentários (educados por favor) :mrgreen: Fui :wink:
Prezados Senhores,

E possivel que este programa da MB seja cancelado. Em breve os P-16 estocados serão retirados definitivamente da lista de aeronaves preservadas, vão virar sucata. Também existem problemas em relação ao radar. Caso isto aconteça vai ser preciso repensar a questão de AEW&C no A12.

Sds

Lord Nauta

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 11:43 am
por Carlos Mathias
Helis. :wink:

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 11:52 am
por WalterGaudério
Carlos Mathias escreveu:Helis. :wink:
Se for isso então terá que se usar a plataforma do Supoer Cougar que já teve uma versão equipada com uma antena de radar de grandes dimensões rotativa, tal como o Ka 32 AEW russo, o nome do radar/antena era Orchidée(Êta nome baitola) para vigilância de campo de batalha.

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 11:54 am
por Carlos Mathias
Também acho que o caminho seja esse Walter, alguma coisa já meio ou totalmente pronta e que utilize um helei nosso.
Será que um SABER-200 vai pendurado na barriga de um EC-725???? :wink:

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 12:07 pm
por WalterGaudério
Carlos Mathias escreveu:Também acho que o caminho seja esse Walter, alguma coisa já meio ou totalmente pronta e que utilize um helei nosso.
Será que um SABER-200 vai pendurado na barriga de um EC-725???? :wink:
Até pode acontecer meu amigo banguense(aliás, :shock: :shock: :shock: :? :? :? tá fazendo muito frio aí...), mas pode colocar uns dez anos nisso. O caminho da evolução do SABER é produzir radares de área terminal para a grande concorrência que será aberta daqui a dois anos para nada mais nada menos que 50/60 radares deste tipo para o DESCEA.

depois a MB tb tem umas demandas mais simples e outras mais sofisticadas para radares embarcados de vigilância marítima . Fora o Projeto do SISGAZZ

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 12:15 pm
por Carlos Mathias
Calor aqui? Não, calor faz no inverno. :x Tá difícil de aturar mano véio.

Bem, sobre o heli, então um tapa buraco deveria ser a escolha de compromisso, né?

Já que os chineses tão na moda com a MB, e aquele deles lá????

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 12:22 pm
por WalterGaudério
Carlos Mathias escreveu:Calor aqui? Não, calor faz no inverno. :x Tá difícil de aturar mano véio.

Bem, sobre o heli, então um tapa buraco deveria ser a escolha de compromisso, né?

Já que os chineses tão na moda com a MB, e aquele deles lá????
Eles, estão usando Ka 32 AEW

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 12:25 pm
por Carlos Mathias
Vou almoçar, abraço! :)

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 1:14 pm
por Corsário01
Se os mi-35 forem aprovados, a MB não poderia olhar para os Kamov com outros olhos?

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 3:19 pm
por Bolovo
Bender escreveu:Luiz, minha memória pode me trair pois essa istórinha é antiga,nem me lembro que havia 10 unid estocadas,lembro que a Embraer pegou uma e levou pra SJC acho que as da FAB eram do modelo E,não sei onde foi parar essa unidade.

Se elas existem ainda e estocadas possivelmente não são são do modelo que a MB deseja para a reforma,acho que o projeto da MB contempla que sejam do modelo F estocados no deserto.

Enfim posso estar falando um monte de bobagens,se alguem puder esclarecer com mais propriedade. :wink:

Sds
Aqui em SJC tem um cara que comprou um e deixou ele no Aeroclube e nunca mais voltou. Pelo que pude observar, é o antigo FAB 7035. A idéia pelo que eu sei, era de fazer um avião-bombeiro, mas acho que a coisa desandou. Tá parado lá. Eu entro nele, subo na asa, é divertido, afinal não tenho muito o que fazer na minha vida. Foto tirada por mim, acho que em 2007. Hoje ele está com as asas estendidas.

Imagem

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 7:02 pm
por Lord Nauta
Carlos Mathias escreveu:Helis. :wink:

Prezados Amigos,

Acredito que o caminho seja o emprego de helicóptero AEW. O substituto do A12 e que devera ter então um avião nesta função. E importante lembrar que helicópteros AEW podem operar a partir dos navios multi-proposito (classe Mistral!) previstos no PAEMB. Estes navios com esta classe de aeronaves e helis para a guerra ASuW, escoltados por modernas fragatas, se constituiriam em um consideravel nucleo de poder.

Sds

Lord Nauta

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 9:54 pm
por Enlil
Walterciclone escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Helis. :wink:
Se for isso então terá que se usar a plataforma do Supoer Cougar que já teve uma versão equipada com uma antena de radar de grandes dimensões rotativa, tal como o Ka 32 AEW russo, o nome do radar/antena era Orchidée(Êta nome baitola) para vigilância de campo de batalha.
http://img130.imageshack.us/img130/199/61461805.jpg

Aerospatiale AS-532UL Horizon (France Army, Phalsbourg_France, Sept-07)

>

Seria uma alternativa.

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 10:43 pm
por alexmabastos
http://img130.imageshack.us/img130/199/61461805.jpg

Aerospatiale AS-532UL Horizon (France Army, Phalsbourg_France, Sept-07)

>

Seria uma alternativa.[/quote]


Uma antena dessa seria maior que a de um Tracker, não? A sua performance seria maior tb?

Re: A-12

Enviado: Qui Nov 26, 2009 11:02 pm
por Carlos Mathias
Nauta, os russos usam os Kamov a partir de fragatas e etc. Se por um lado se perde em desempenho da plataforma, ganha-se em versatilidade. :wink: :)

Re: A-12

Enviado: Sex Nov 27, 2009 12:20 am
por alcmartin
jp escreveu:
Olá, Guilhermecn!
Desculpe a demora em responder, o tempo está escasso... :oops:
Mas quanto a sua colocação, todo projeto de avião tem suas prioridades. No caso de um avião embarcado, as exigencias são muitas, desde proteção a corrosào, estrutura reforçada para aguentar os catrapos e dimensões reduzidas ou articulações nas asas para reduzir o espaço ocupado, entre outras. Fora a perfomance exigida.
Nos casos em que citou, os projetos foram dedicados a aviação civil e comercial, sem ambição de "navaliza-los". Só para ter uma idéia, havia uma idéia de conversão do EMB120 para cargueiro militar e patrulha. Ambas não foram p/frente, devido ao custo-viabilidade do empreendimento. Imagine então, "navaliza-lo"...
:wink:

Agora, competencia para fazer aviões que aguentam catrapos, a EMBRAER tem: é só lembrar do 145 da Rio Sul que fez aquele pouso duríssimo(!!). Quebrou a fuselagem, mas o trem ficou inteiro... :shock: :lol: :lol:

abs!!
Apenas como exercício da imaginação: Baseando-se nas questões técnicas, certamente é isto mesmo, mas fácil projetar a partir do projeto-mãe. Mas não creio que isto esteja nas prioridades da força, pois o dispêndio de recursos não seria ajustaria-se, à razão de custo/benefício, em função das poucas unidades a ser adqüiridas.
Com certeza, Jp!
Abs!