A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

Re: A-12

#6511 Mensagem por Lord Nauta » Qui Nov 26, 2009 10:32 am

Luiz Bastos escreveu:Galera.

Li recentemente que existem 10 P-16 semi-novos estocados no Pama SP, abandonados lá após a venda do Minas Gerais (2003+-). Não seria possível à Marinha economizar uma grana e comprar estas sucatas, :twisted: digo, aviões da FAB e transforma-los para suas necessidades atuais? Já operaram em porta aviões, portanto navalizados são e gastaria-se muito menos recurso para coloca-los em ordem, já que apenas duas serão de alerta antecipado. Comentários (educados por favor) :mrgreen: Fui :wink:
Prezados Senhores,

E possivel que este programa da MB seja cancelado. Em breve os P-16 estocados serão retirados definitivamente da lista de aeronaves preservadas, vão virar sucata. Também existem problemas em relação ao radar. Caso isto aconteça vai ser preciso repensar a questão de AEW&C no A12.

Sds

Lord Nauta

Carlos Mathias

#6512 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 26, 2009 11:43 am

Helis. :wink:

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#6513 Mensagem por WalterGaudério » Qui Nov 26, 2009 11:52 am

Carlos Mathias escreveu:Helis. :wink:
Se for isso então terá que se usar a plataforma do Supoer Cougar que já teve uma versão equipada com uma antena de radar de grandes dimensões rotativa, tal como o Ka 32 AEW russo, o nome do radar/antena era Orchidée(Êta nome baitola) para vigilância de campo de batalha.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#6514 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 26, 2009 11:54 am

Também acho que o caminho seja esse Walter, alguma coisa já meio ou totalmente pronta e que utilize um helei nosso.
Será que um SABER-200 vai pendurado na barriga de um EC-725???? :wink:

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#6515 Mensagem por WalterGaudério » Qui Nov 26, 2009 12:07 pm

Carlos Mathias escreveu:Também acho que o caminho seja esse Walter, alguma coisa já meio ou totalmente pronta e que utilize um helei nosso.
Será que um SABER-200 vai pendurado na barriga de um EC-725???? :wink:
Até pode acontecer meu amigo banguense(aliás, :shock: :shock: :shock: :? :? :? tá fazendo muito frio aí...), mas pode colocar uns dez anos nisso. O caminho da evolução do SABER é produzir radares de área terminal para a grande concorrência que será aberta daqui a dois anos para nada mais nada menos que 50/60 radares deste tipo para o DESCEA.

depois a MB tb tem umas demandas mais simples e outras mais sofisticadas para radares embarcados de vigilância marítima . Fora o Projeto do SISGAZZ

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#6516 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 26, 2009 12:15 pm

Calor aqui? Não, calor faz no inverno. :x Tá difícil de aturar mano véio.

Bem, sobre o heli, então um tapa buraco deveria ser a escolha de compromisso, né?

Já que os chineses tão na moda com a MB, e aquele deles lá????

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#6517 Mensagem por WalterGaudério » Qui Nov 26, 2009 12:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Calor aqui? Não, calor faz no inverno. :x Tá difícil de aturar mano véio.

Bem, sobre o heli, então um tapa buraco deveria ser a escolha de compromisso, né?

Já que os chineses tão na moda com a MB, e aquele deles lá????
Eles, estão usando Ka 32 AEW

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#6518 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 26, 2009 12:25 pm

Vou almoçar, abraço! :)

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#6519 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 26, 2009 1:14 pm

Se os mi-35 forem aprovados, a MB não poderia olhar para os Kamov com outros olhos?

Abraços,

Padilha
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6520 Mensagem por Bolovo » Qui Nov 26, 2009 3:19 pm

Bender escreveu:Luiz, minha memória pode me trair pois essa istórinha é antiga,nem me lembro que havia 10 unid estocadas,lembro que a Embraer pegou uma e levou pra SJC acho que as da FAB eram do modelo E,não sei onde foi parar essa unidade.

Se elas existem ainda e estocadas possivelmente não são são do modelo que a MB deseja para a reforma,acho que o projeto da MB contempla que sejam do modelo F estocados no deserto.

Enfim posso estar falando um monte de bobagens,se alguem puder esclarecer com mais propriedade. :wink:

Sds
Aqui em SJC tem um cara que comprou um e deixou ele no Aeroclube e nunca mais voltou. Pelo que pude observar, é o antigo FAB 7035. A idéia pelo que eu sei, era de fazer um avião-bombeiro, mas acho que a coisa desandou. Tá parado lá. Eu entro nele, subo na asa, é divertido, afinal não tenho muito o que fazer na minha vida. Foto tirada por mim, acho que em 2007. Hoje ele está com as asas estendidas.

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#6521 Mensagem por Lord Nauta » Qui Nov 26, 2009 7:02 pm

Prezados Amigos,

Acredito que o caminho seja o emprego de helicóptero AEW. O substituto do A12 e que devera ter então um avião nesta função. E importante lembrar que helicópteros AEW podem operar a partir dos navios multi-proposito (classe Mistral!) previstos no PAEMB. Estes navios com esta classe de aeronaves e helis para a guerra ASuW, escoltados por modernas fragatas, se constituiriam em um consideravel nucleo de poder.

Sds

Lord Nauta

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#6522 Mensagem por Enlil » Qui Nov 26, 2009 9:54 pm

Walterciclone escreveu:
Se for isso então terá que se usar a plataforma do Supoer Cougar que já teve uma versão equipada com uma antena de radar de grandes dimensões rotativa, tal como o Ka 32 AEW russo, o nome do radar/antena era Orchidée(Êta nome baitola) para vigilância de campo de batalha.
http://img130.imageshack.us/img130/199/61461805.jpg

Aerospatiale AS-532UL Horizon (France Army, Phalsbourg_France, Sept-07)

>

Seria uma alternativa.

alexmabastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#6523 Mensagem por alexmabastos » Qui Nov 26, 2009 10:43 pm

http://img130.imageshack.us/img130/199/61461805.jpg

Aerospatiale AS-532UL Horizon (France Army, Phalsbourg_France, Sept-07)

>

Seria uma alternativa.[/quote]

Uma antena dessa seria maior que a de um Tracker, não? A sua performance seria maior tb?

Carlos Mathias

#6524 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 26, 2009 11:02 pm

Nauta, os russos usam os Kamov a partir de fragatas e etc. Se por um lado se perde em desempenho da plataforma, ganha-se em versatilidade. :wink: :)

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#6525 Mensagem por alcmartin » Sex Nov 27, 2009 12:20 am

jp escreveu:
Olá, Guilhermecn!
Desculpe a demora em responder, o tempo está escasso... :oops:
Mas quanto a sua colocação, todo projeto de avião tem suas prioridades. No caso de um avião embarcado, as exigencias são muitas, desde proteção a corrosào, estrutura reforçada para aguentar os catrapos e dimensões reduzidas ou articulações nas asas para reduzir o espaço ocupado, entre outras. Fora a perfomance exigida.
Nos casos em que citou, os projetos foram dedicados a aviação civil e comercial, sem ambição de "navaliza-los". Só para ter uma idéia, havia uma idéia de conversão do EMB120 para cargueiro militar e patrulha. Ambas não foram p/frente, devido ao custo-viabilidade do empreendimento. Imagine então, "navaliza-lo"...
:wink:

Agora, competencia para fazer aviões que aguentam catrapos, a EMBRAER tem: é só lembrar do 145 da Rio Sul que fez aquele pouso duríssimo(!!). Quebrou a fuselagem, mas o trem ficou inteiro... :shock: :lol: :lol:

abs!!
Apenas como exercício da imaginação: Baseando-se nas questões técnicas, certamente é isto mesmo, mas fácil projetar a partir do projeto-mãe. Mas não creio que isto esteja nas prioridades da força, pois o dispêndio de recursos não seria ajustaria-se, à razão de custo/benefício, em função das poucas unidades a ser adqüiridas.
Com certeza, Jp!
Abs!

Responder