TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64966 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 25, 2012 11:18 pm

Diria que estás em erro, me JULGANDO sem me conheceres. O fato de eu ser franco em meu ponto de vista contrário a integrações e camaradagens com quem não me agrada porque SEI que não gostam de nós não te autorizam a me rotular - ou a qualquer outro colega - como 'pró-isso' ou 'anti-aquilo'. Respeites teus colegas do mesmo modo que te respeitam. Todos só temos a ganhar... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#64967 Mensagem por Andre Correa » Sáb Fev 25, 2012 11:23 pm

dafranca escreveu:
Túlio escreveu:E entendas, NÃO gostam de nós! Nunca gostaram.
É verdade, quem gosta mesmo são os americanos e os [destacar]europeus que só vem aqui para o turismo sexual.[/destacar]
Agora se você for para os EUA e a Europa vai encontrar o preconceito. Se viajar dentro da AL vai ver que os valores das pessoas são muito parecido com os das pessoas do interior de nosso pais.
Desculpe-me dafranca, mas dizes isso com base no quê? Querez dizer que todos os europeus vão ao Brasil somente atrás de prostituição? Veja lá que isso é uma acusação, ou ofensa, bem grave, ainda mais num fórum com tantos colegas europeus.

Vivi minha vida toda aqui, e não vejo esse preconceito contra brasileiros, tal como pintas, aqui na Europa não. Há sim preconceito contra todos aqueles, independente da nacionalidade, que vem para cá roubar, aldrabar, prostituir-se, etc, assim como há em todo o mundo, inclusive no Brasil.

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#64968 Mensagem por guilhermecn » Sáb Fev 25, 2012 11:32 pm

Sobre a questão de "inimizade" entre o Brasil e seus vizinhos, lembrei de um especial da BBC Brasil sobre essa relação (acredito que de 2009).

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especia ... ndex.shtml

A reportagem é bem completa. A boa maioria gosta do Brasil e outros tem um certo receio

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#64969 Mensagem por sapao » Dom Fev 26, 2012 12:25 am

JT8D escreveu:
sapao escreveu: Não existem mais bases, mas durante um bom tempo apos a segunda guerra houveram bases por lá, que foram retiradas com o tempo devido ao forte investimento frances para reerguer sua industria de Defesa e ao explicito e conhecido anti-americanismo francês que não fazia a menor questão de esconder aos USA que eles não eram bem vindos por lá, mesmo como aliados!
Uma passagem que demonstra isso é na autobiografia do Chuck Yeager, onde ele descreve o periodo que passou servindo na França e dos "quase" combates que ele se envolveu por la com aviões franceses...
Sapão, a menos que a memória esteja me traindo o Chuck Yeager estava baseado na Alemanha naquela época, e os "quase combates" a que você se refere (os caças franceses alijavam seus tanques de combustível, como se preparando para um dogfight ..) ocorriam quando os aviões americanos se aproximavam da fronteira francesa.

Abraços,

JT

JT, tenho quase certeza que você tem razão pois a memoria anda meio fraca.
Então retiro o que disse, realmente os USA não tiveram base na França!
Falha minha... :oops:

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior

#64970 Mensagem por sapao » Dom Fev 26, 2012 12:31 am

Bourne escreveu:[054]

A notícia até que iria bem, mas quando colocaram Eximbank no meio desandou tudo. Acho que eles nunca ouviram falar do FMS que é um subsídio para venda. Os outros também são subsidiados. Comprar caças não é como financiar o carro. :lol:
Olha, eu tenho quase certeza que pelo tipo de compra o F-18 NÃO viria pela FMS e sim direto do fabricante.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#64971 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 26, 2012 12:35 am

sapao escreveu:
Bourne escreveu:[054]

A notícia até que iria bem, mas quando colocaram Eximbank no meio desandou tudo. Acho que eles nunca ouviram falar do FMS que é um subsídio para venda. Os outros também são subsidiados. Comprar caças não é como financiar o carro. :lol:
Olha, eu tenho quase certeza que pelo tipo de compra o F-18 NÃO viria pela FMS e sim direto do fabricante.
Sapao,

Estou quase certo que a oferta do SH é através do FMS (USN/Boeing).

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

#64972 Mensagem por cassiosemasas » Dom Fev 26, 2012 12:50 am

Posso até ta surtando... mas acho que os americanos vão abraçar a causa...gostaria que tivessêmos mais coisas, que não tivesse que passar pela mão deles(como algumas flutuantes), mas se eles realmente...mostrassem;
- A boa vontade de nos transferir uma tecnologia, "adiante",que resultacem em algo...e provar isso, nos transferindo é claro em off algo muito interessante...pelo andar da carruagem(acho que estão dispostos, posso estar enganado), acho que eles vão precisar de alguém grande por essas bandas daqui uns anos...então quem sabe né...
mas mesmo assim me dá medo...
E por mais que achem tarde a resolução, eu concordo, demorou um tantão...mas acho que o periodo para atiçar isso na midia mundial é agora...e dona "Vana"...não é do tipo que deixa as coisas de mais uma década de idade sem se resolver.
(crendo no que rolou nesse periodo de governo dela)

Mulher macho sim sinhô!

prefiro o que ainda temos sustentado...mesmo sendo piada em muitos foruns...ainda somos uma icógnita!
e assim que é bom!!!! :twisted:

[004] Ja temos capacidade de sermos mais "reverso"...é só explorar.

...
sapao
Sênior
Sênior

#64973 Mensagem por sapao » Dom Fev 26, 2012 1:12 am

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: Olha, eu tenho quase certeza que pelo tipo de compra o F-18 NÃO viria pela FMS e sim direto do fabricante.
Sapao,

Estou quase certo que a oferta do SH é através do FMS (USN/Boeing).

[]s
CB_Lima
Não sei não CB,
porque via FMS deveria haver uma autorização de venda do congresso.
Normalmente, até onde sei, é o país que faz o pedido de compra e ai o processo começa a correr, o que não é o caso.
Que eu saiba não existe nenhum pedido do que foi oferecido (caça, missil, bombas, kit de guiagem, etc...) no congresso americano.
Como é que eles podem oferecer um pacote de armas e equipamentos como ofereceram sem essa autorização?
Vão esperar vencer a concorrencia para colocar em votação?

Sem contar que via FMS você não está comprando da fabrica e sim do governo americano (até os manuais são diferentes); portanto não poderia ser a Boeing na concorrencia porque NÃO seria ela a fornecedora do equipamento.
Teria que ser um contrato Governo com Governo, sem mais ninguem.
Dai a minha hipotese.

cassiosemasas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

#64974 Mensagem por cassiosemasas » Dom Fev 26, 2012 1:14 am

acho ainda que os americanos abrem as pernas!!!!... [004]

...
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#64975 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 26, 2012 1:51 am

sapao escreveu: Não sei não CB,
Normalmente, até onde sei, é o país que faz o pedido de compra e ai o processo começa a correr, o que não é o caso.
Que eu saiba não existe nenhum pedido do que foi oferecido (caça, missil, bombas, kit de guiagem, etc...) no congresso americano.
Como é que eles podem oferecer um pacote de armas e equipamentos como ofereceram sem essa autorização?

Sem contar que via FMS você não está comprando da fabrica e sim do governo americano (até os manuais são diferentes); portanto não poderia ser a Boeing na concorrencia porque NÃO seria ela a fornecedora do equipamento.
Dai a minha hipotese.
Olá Sapao...

Está aqui com tudo que tem direito... armas, sensores, radares, etc :D

http://www.deagel.com/news/FMS-Brazil-S ... 06453.aspx

O oficial:
http://www.dsca.mil/pressreleases/36-b/ ... _09-35.pdf

Além disso a proposta é conjunta USN/Boeing.

Acho que contratos diretos com o fabricante diretamente só o F-16 B60 de Dubai (para tanto que esses quando voaram nos EUA tinham registo "N" de aeronaves civis e não número de séries de acordo com o ano fiscal em que foram encomendadas - que é o que normalmente acontece com aeronaves via FMS).

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#64976 Mensagem por Andre Correa » Dom Fev 26, 2012 1:55 am

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#64977 Mensagem por Matheus » Dom Fev 26, 2012 3:00 am

só o que falta gastar 7 bilhões pra vir com 28 Aim 120...é o mesmo que comprar 100 fuzis e 50 carregadores...

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#64978 Mensagem por Bourne » Dom Fev 26, 2012 3:17 am

Carlos Lima escreveu: Olá Sapao...

O oficial:

Acho que contratos diretos com o fabricante diretamente só o F-16 B60 de Dubai (para tanto que esses quando voaram nos EUA tinham registo "N" de aeronaves civis e não número de séries de acordo com o ano fiscal em que foram encomendadas - que é o que normalmente acontece com aeronaves via FMS).

[]s
CB_Lima
Dois pontos interessantes.

O primeiro de como os norte-americanos correlacionam a venda a exportação de armamento com as forças armadas. Ficam parecendo que elas são sócias. E realmente são na medida em que desenvolveram juntos o equipamento e, provavelmente, fizeram a encomenda e são os primeiros compradores. No caso do FX a compra é Boeing e U.S. Navy. O que acaba trazendo o peso do Estado para a negociação.

O segundo é que o FMS é um put@ subsidio as exportações. É um financiamento direto por parte do Estado que permite condições inigualáveis. Se fosse produtos civis á tinha ido para na OMC por prática desleal.

Entretanto, é um tipo de modelo que precisa ser melhor avaliado. Vai que uma variante dá certo In Brazil.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

#64979 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 26, 2012 7:39 am

Matheus escreveu:só o que falta gastar 7 bilhões pra vir com 28 Aim 120...é o mesmo que comprar 100 fuzis e 50 carregadores...

São solicitados pela FAB lotes pequenos e iguais de armamento a todos os competidores, a fim de que isso não distorça o valor de alguma proposta.
Se a FAB pedisse lotes iguais, mas grandes, teria de fazer isso a todos os competidores, e pode ser que haja armamentos que não interessam tanto a Força.
E se algum armamento lhe interessa, ela pode solicitar lotes subsequentes no futuro.

Detalhe: o valor da proposta, colocada num documento público, como nessa solicitação ao Congresso DSCA, é fictício, estimado.

sapao
Sênior
Sênior

#64980 Mensagem por sapao » Dom Fev 26, 2012 10:39 am

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: Não sei não CB,

Dai a minha hipotese.
Olá Sapao...

O oficial:

[]s
CB_Lima

Grao pela info CB e André, eu só tinha vista a noticia sem o "release" oficial!

Interessante que eu estava procurando a fonte para poder dar uma olhada no que foi oferecido em conjunto, pois não lembrava de cabeça.
O que mais me chamou a atenção a epoca foram as JDAM, as JSOW, os HARM e os AMRAAM. Todos eles com capacidade de alterar completamente a balança regional, algo que até então eles evitavam fazer...

Responder