TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64591 Mensagem por Penguin » Ter Fev 07, 2012 8:29 am

alcmartin escreveu:
Penguin escreveu: Prezado Alcmatin,

Antes de mais nada não me parece que vc tenha pegado pesado. Vc é um dos foristas, que na minha visão, garantem o nível deste fórum.

Concordo que se o pessoal novato for mais cuidadoso evita-se muitas vezes mal entendidos. Porém isso é um fórum de debates livre (mas governado por regras obviamente), e cada um pode expor e defender a sua posição qq que seja e sendo de que profissão for, até funcionários de empresas interessadas no F-X2 por exemplo. Creio que isso apenas enriquece o debate e não deveria ser fonte de chateação para ninguém, desde que tudo ocorra dentro das regras vigentes.

[]s
Boa noite, Santiago!

Obrigado pelas palavras e tenha certeza que a consideracao e' reciproca. :wink:
Sem alongar para nao atrapalhar com o OFF(rapidinho, ai', Tulio! :oops: :mrgreen: ) , mas estou 100% de acordo com o que falou. Eu acharia muito bacana e proveitoso se foristas engajados nas empresas interessadas no FX2, p.ex., participassem(ou participem) do DB. Mas de forma clara, de acordo com as regras. Ninguem aqui nunca pediu nome real, cpf e endereco de ninguem. Aqui temos membros das FA's da ativa, de empresas como a EMBRAER e quando o cara fala so' posso falar isso, pronto! Acabou, todos respeitam. Na forma clara, todos ouvem e filtram, por entender a posicao do locutor. Mas, sob o anonimato, como torcedor, mas usando expediente de vendedor, acaba por dar tiro pela culatra. Fica chato.
Ai' acaba e' dando trabalho para os colegas moderadores. :mrgreen:

Ao contrario, se fossem claros, imaginem a quantidade de informacoes que poderiam nos trazer... :shock: Seria quase como aquelas excelentes exclusivas que o DB fez com as 3 cias. do FX2. E todos ganhariam.
Mas , toca o barco... :mrgreen:

abs!!
---------------------------------------

x2

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#64592 Mensagem por sapao » Ter Fev 07, 2012 9:48 am

Andre Correa escreveu:Gostava de compartilhar o vosso optimismo... como estas dentro da Força, talvez consigas vivenciar melhor do que nós, que vivemos de notícias :D

[009]
Na verdade não é nem otimismo André, é que as vezes acho que as concepções de "bom" ou "ruim", "muito" ou "pouco" são muito vagas.
Já colocaram aqui que na OTAN um piloto de caça tem que voar no minimo 130 horas, é que isso seria o minimo necessário... Será?
Por exemplo: um piloto que sai do A-29 e vai para o A-1 não vai ter que aprender praticamente nada, vai ser mais uma adaptação. Vai continuar voando sem RADAR, soltando bomba e usando canhão ao inves de .50, e ainda não vai ter que fazer Defesa Aerea. Será que 130 horas para essa gama de missões é muito ou pouco?
Já outro piloto que vai para o GDA não vai ter que fazer mais missão de ataque, em compensação vai ter que aprender a usar o RADAR, vai voar supersonico, a combater com missil e assim por diante. Será que 130 horas para isso tudo é muito ou pouco?

E depois de formados, quantas horas seriam necessárias para mante-los adaptados nessa missão? Fazer 1 de cada missão prevista a cada bimestre, ou trimestre, ou semestre os manteriam qualificados? E dentro disso 130 horas seriam muito ou pouco?

Lógico que acho que eles deveriam voar mais, mas essa questão acho que é unanimidade em quase todas as FFAA do mundo: como eu gostaria de treinar mais!
Mas dai a dizer que NÃO é suficiente, como alguns aqui falam (não estou me referindo a você, ok), vai uma grande diferença.
Pelo menos é o que eu acho.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#64593 Mensagem por Valdemort » Ter Fev 07, 2012 10:25 am

mmatuso escreveu:Vendo o red flag de 2008 com a índia já imagino no futuro o país voltando e colocando a prova os PAK-FA. :D

Chefia ...

Posso estar enganado, mas acho que vc nao vai ver a FAB voando com avioes Russos os Chineses por muito tempo ainda.
Nao duvidaria tambem de ver aviao americano por essas bandas novamente.

Minha preferencia pessoal seria o desenvolvimento de 1 5th Gen com a Saab. Mesmo demorando de 5 a 10 anos. Mas tem muita coisa rolando.

Cheers

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#64594 Mensagem por mmatuso » Ter Fev 07, 2012 10:37 am

Valdemort escreveu:
mmatuso escreveu:Vendo o red flag de 2008 com a índia já imagino no futuro o país voltando e colocando a prova os PAK-FA. :D

Chefia ...

Posso estar enganado, mas acho que vc nao vai ver a FAB voando com avioes Russos os Chineses por muito tempo ainda.

Minha preferencia pessoal seria o desenvolvimento de 1 5th Gen com a Saab. Mesmo demorando de 5 a 10 anos. Mas tem muita coisa rolando.

Cheers
Me referia a Índia e não especificamente o Brasil, não sei se estou enganado, mas fizeram exercício conjunto e os indianos ainda usaram os seus Flankers 30mki.

Brasil tenho absoluta certeza que não vai voar caça 5G tão cedo, provavelmente quando estiverem sendo lançados de 7G haverá um FX-3 com caças de 5 geração para o Brasil.

Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#64595 Mensagem por Valdemort » Ter Fev 07, 2012 11:02 am

mmatuso escreveu:
Valdemort escreveu:
Chefia ...

Cheers
Me referia a Índia e não especificamente o Brasil, não sei se estou enganado, mas fizeram exercício conjunto e os indianos ainda usaram os seus Flankers 30mki.

Brasil tenho absoluta certeza que não vai voar caça 5G tão cedo, provavelmente quando estiverem sendo lançados de 7G haverá um FX-3 com caças de 5 geração para o Brasil.
Nao seja tao pessimista. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Que vao ter que trocar o que temos , sem duvida, so que tem muiiita politica que envolve muitas outras coisas.

Nem sempre o ideal ou desejavel e possivel ...

Abcs

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
micrurus
Novato
Novato
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#64596 Mensagem por micrurus » Qua Fev 08, 2012 8:12 pm

India to share its $10 bn fighter selection experience with Brazil

NEW DELHI: In an unusual bilateral tie-up, India has agreed to share with Brazil some of its experiences of carrying out an open tender evaluation to select a fighter for the over $10 billion MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft) contract. Brazil is presently in the process of selecting a fighter for its air force.

India conveyed its willingness to share some of its documentation on the MMRCA contract during a meeting between defence minister AK Antony and his Brazilian counterpart Celso Amorim.

"Brazil is in the process of buying a fighter jet. You have already reached the final stages of the fighter selection for the air force. They have promised to give us some documents on the selection process, such as basic rules on the tender process that we could compare to ours," Amorim told TOI.

Amorim met Antony and national security advisor Shiv Shankar Menon on Monday in New Delhi, and the two sides held bilateral defence consultations at various levels.

Amorim said Brazil was eager to learn from India's process of finalizing Rafale, the French fighter, for the over $10 billion MMRCA contract. It is one of the world's biggest defence tenders right now.

Brazil is looking to buy 36 new fighters for its air force. The tender had left it open to the possibility of the number of fighters going up to 120. The tender could run into several billion dollars, though the initial estimate was just $2.2 billion. Brazil has already made a pre-selection of three fighters - Rafale, F-18 and Gripen-NG and one will finally be selected.

"Wherever there is a possibility we should always look for sharing of experience, of course while respecting confidentiality," Amorim said. "Sharing of experience doesn't mean we follow your decision," he added. The minister also said they would be looking at discussing Indian experience of building a fifth generation fighter with Russia.

Brazil is also providing India an exclusively developed catalogue of NATO military equipment, in which India was interested, he said.

http://timesofindia.indiatimes.com/indi ... 801915.cms

sapao
Sênior
Sênior

#64597 Mensagem por sapao » Qua Fev 08, 2012 8:41 pm

Pena que o ministro teve que voltar mais cedo... :(

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#64598 Mensagem por Boss » Qua Fev 08, 2012 9:13 pm

Por quê ?

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
sapao
Sênior
Sênior

#64599 Mensagem por sapao » Qua Fev 08, 2012 9:17 pm

Gerenciar a greve na Bahia, a coisa pode ficar mais complicada ainda se outros estados entrarem na jogada.

Juliano_ssa
Júnior
Júnior
Contato:

#64600 Mensagem por Juliano_ssa » Qui Fev 09, 2012 6:58 pm

Ou, em bom português e adaptando o título original acima à lembrança de um velho slogan: ‘F-X2 é isso aí’
-
Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA – Depois de tantas idas e vindas, o governo está finalmente para bater o martelo a favor dos caças Rafale, da Dassault francesa, para renovar a frota da FAB. O anúncio deve ser ainda no primeiro semestre, mas só depois de 6 de maio, data do segundo turno da eleição presidencial na França.

O empurrão final foi a decisão da Índia de comprar 126 Rafale, tirando a Dassault do sufoco. É a primeira encomenda internacional do seu jato, restrito até hoje à própria Força Aérea francesa (sic). Com escala de produção, o preço dos aviões tende a cair também no negócio com o Brasil, esvaziando uma das maiores restrições a eles: o custo do produto e, sobretudo, da manutenção.

Em seguida ao anúncio do negócio dos franceses com os indianos, Celso Amorim (Defesa) foi coincidentemente à Índia, citando em nota a vitória da Dassault e destacando que 108 dos 126 caças “serão construídos no próprio país [a Índia], com transferência tecnológica”. A expressão “transferência tecnológica” é um mantra do arrastado programa FX-2, de compra dos aviões.

Lula esteve com a caneta na mão duas vezes para assinar o contrato com os franceses. Na primeira, recuou depois do vexame de anunciar a opção antes de concluído o relatório técnico da FAB. Na segunda, quando a Folha divulgou o resultado desse relatório, com o Gripen sueco em primeiro lugar, o F-18 dos EUA em segundo e o Rafale em terceiro e último.

Ao assumir, Dilma usou o bom argumento do corte de Orçamento para estudar o negócio. A vitória do Gripen na FAB passou a ser considerada e o F-18 voltou à roda. Mas, durante um ano, cristalizaram-se duas certezas no governo: 1) o Gripen é só um projeto e a Suécia tem peso político zero; 2) é impossível confiar na promessa de transferência de tecnologia dos EUA, sujeita aos humores do Congresso e à alternância de poder.

Tudo indica que os Rafale vêm aí.

FONTE: Folha de São Paulo, via sinopse diária da Marinha (subtítulo do Poder Aéreo)

Matéria tirada do site PODER AÉREO hoje.

Bem a algum tempo que eu não pronuncio ou escrevo nada aqui, caso essa noticia seja verdadeira e eu espero que seja então vai ser muito bom a fab ganha um bom lutador e a nossa marinha também vai adi-quir a mesma aeronave, vou torcer pra que tudo de certo.

Sou brasileiro até morrer.
pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#64601 Mensagem por pampa_01 » Qui Fev 09, 2012 7:18 pm

Pois é....

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#64602 Mensagem por Bourne » Qui Fev 09, 2012 7:35 pm

A Dona Dilma não quer ajudar o Sarko e nem prejudicar os camaradas da esquerda francesa.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#64603 Mensagem por alcmartin » Qui Fev 09, 2012 8:22 pm

Mas deveria ajudar o sarko. Em troca de um belo desconto, claro... [037]

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#64604 Mensagem por Bourne » Qui Fev 09, 2012 8:30 pm

Acho que ele não ganha :lol:

E com o PS o PT tem bons contatos.

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#64605 Mensagem por Boss » Qui Fev 09, 2012 9:35 pm

Uau, agora já terceirizam as eleições-prazo.

Antes era a eleição daqui, agora temos que esperar a eleição francesa. :lol:

Mais um prazo, agora o primeiro semestre. A hora que chegar julho e estivermos na mesma merda de sempre, vão falar que depois das eleições municipais sai, e daí entra no loop de sempre.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder