Terras de Portugal...

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: Terras de Portugal...

#646 Mensagem por Dieneces » Sex Abr 03, 2009 2:08 am

Belíssimas fotos dos ginetes do Ribatejo em sua lida diária , Sintra . Ao invés de uma "ponta de lança", quando usamos esse método que se assemelha em muito ao "pampilho" , utilizado nos rodeios de gado de Lidia , aqui usamos na ponta do bastão (ou como queira o Sintra chamar) uma pequena estrela giratória (gira sobre um pequeno eixo perpendicular ao bastão) com várias e afiadas pontas de aço , acompanhadas de pequenas argolas de metal...arrisca-se menos em ferir o animal e não se estraga o couro do mesmo...por vezes somente o barulho das argolas de metal faz com que os animais disparem :wink:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 2985 vezes

#647 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 03, 2009 8:04 am

O que me lixa é saber que na minha familia havia uma tradição com cavalos brutal e agora nada! :evil:

O meu avô tinha taças com quase metro e meio, andou pela Europa nos anos 40/50 graças aos cavalos (quase ficou na Suécia...mas como a minha mãe já tinha nascido teve que dizer adeus à Sueca...sacana do velho! :twisted: 8-] :lol: ), era um tratador/treinador de tal gabarito que quando eu estava na tropa ele teve um jantar de homenagem no CMEFD (onde era tudo oficiais de Tenente-Coronel para cima :shock: ).

Eu o máximo que fiz foi andar de charrete e de burro. :roll:

PS: alguém já foi à Companhia das Lezirias?

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Rui
Intermediário
Intermediário

#648 Mensagem por Rui » Sáb Abr 04, 2009 3:48 am

cabeça de martelo
Eu :lol: nasci no Ribatejo, bem perto das Lezirias. 8-]

É perante o obstáculo, que o homem se descobre.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#649 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 04, 2009 7:42 am

Sabes se eles têm quartos para ficar uns dias, quanto custa, etc?

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

soultrain
Sênior
Sênior

#650 Mensagem por soultrain » Sáb Abr 04, 2009 8:13 am

Cabeça,

Vai a http://www.cl.pt/ e vê alojamento em bungalows, para os preços liga ou vai a uma agência de viagens, pode ser que arranjes mais barato. O preço ronda os 75€ por pessoa, mas como disse arranjas mais barato.

Para abrir o apetite:

http://www.rotas.xl.pt/0704/500.shtml

http://www.lifecooler.pt/edicoes/lifeco ... reg=382056

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
LM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 496 vezes
Agradeceram: 244 vezes

#651 Mensagem por LM » Ter Abr 07, 2009 12:20 pm

cabeça de martelo escreveu:
Jantar que nem um abade no restaurante "A COUDELARIA" conta...? :mrgreen:

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#652 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 07, 2009 12:22 pm

Se conta... :(

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#653 Mensagem por pafuncio » Ter Abr 07, 2009 8:16 pm

Pessoal,

Falando sério, na medida do possível.

Páscoa se aproxima, bacalhau impera.

O pessoal aqui de casa manda bem no Gomes de Sá, coisa muito boa. Mas sempre sobram as aparas, que teriam um destino nobilíssimo: bolinho de bacalhau, prato muito apreciado aqui nos trópicos.

Mas não consegui comprar com o nosso fornecedor habitual, português, que já vendeu o estoque.

E sempre que fizemos, consultando receitas e internet, a coisa nunca andou bem.

Assim, falando sério e recorrendo aos maiores experts em bacalhau (não estou falando de mulheres com budum), será que algum dos amigos lusos teria uma sugestão de "bolinho de bacalhau" ?

Lembro, questão de utilidade pública ... :mrgreen: [078] [083]

Obrigado e desde já agradeço, alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#654 Mensagem por Paisano » Ter Abr 07, 2009 11:25 pm

Bom, não sou tuga, mas tenho como um dos meus hobbys (além de participar do DB, é claro :mrgreen:) colecionar receitas.

Então aqui vai:
Ingredientes:

600 gr de bacalhau demolhado
400 gr de batatas cozidas e espremidas
2 dentes de alho amassados
1 gema de ovo
sal e salsinha picada a gosto
quanto baste de farinha de trigo
quanto baste de óleo de soja
1 clara de ovo batida

Preparo:

Coloque o bacalhau em água fervente e deixe levantar fervura. Depois escorra e espere esfriar.

Em seguida desfie o bacalhau.

Cozinhe as batatas na mesma água onde o bacalhau foi fervido.

Misture as batatas esperemidas, o bacalhau, a gema de ovo, a clara, o alho e a salsinha picada.

Misture bem e corrija o sal. Obs: se a massa não estiver dando liga, coloque um pouco de farinha de trigo.

Modele os bolinhos. Reserve.

Em uma panela coloque o óleo, deixe aquecer e, então, frite os bolinhos de bacalhau.

Fonte: http://cybercook.terra.com.br/receita-d ... digo=11136
PS: Caso seja do interesse de algum colega, tenho em arquivo os seguintes livros de receita, que me foram enviados, via e-mail, pelo Grande VCR (JLRC):

1 - 100 Receitas de Bacalhau;

2 - Cozinha Regional do Algarve.

Portanto, quem quiser uma copia desses arquivo é só enviar uma MP com o respectivo e-mail. Ok? :wink:

pafuncio
Sênior
Sênior

#655 Mensagem por pafuncio » Ter Abr 07, 2009 11:45 pm

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Pows, Paisano, quem diria ???

Eh, eh, eh, só posso te agradecer, efusivamente.

Também estou achando que nossos amigos tugas não sejam, no geral, muito chegados na arte culinária.

Abração e obrigado, alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#656 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 08, 2009 9:32 am

alexandre lemos escreveu::shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Pows, Paisano, quem diria ???

Eh, eh, eh, só posso te agradecer, efusivamente.

Também estou achando que nossos amigos tugas não sejam, no geral, muito chegados na arte culinária.

Abração e obrigado, alexandre.
Olha para mim...estás ver? Eu tenho cara de mulher? Vá...tenho?!

Imagem

Se casei é porque tenho mulher que cosinhe ( a prova está na pança que não para de crescer...) :evil: :roll: [003]

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#657 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 08, 2009 9:38 am

Fora de brincadeiras, acho que as receitas podem ajudar-te imenso, mas se não tens uma pessoa experiente a cozinhar, nunca fica tão bom.

Ex: o meu pai e o meu avô Paterno é/era uns cozinheiros espectaculares. O meu avô fazia uma sopa de entulho divinal. Ele explicava a todos os que queriam o que se tinha que fazer, mas a sopa nunca ficava como ele fazia...eram aquelas mãos, a experiência acumulada. :cry:

O meu pai cozinha também de uma forma divinal...eu vou safando a minha mulher quando ela pede para eu fazer alguma coisa lá na cozinha (território dela). O meu território passa mais pelo sofá à frente da TV, ou no terreno (tenho umas galinhas, uns coelhos, uma horta à maneira). :wink:

pafuncio
Sênior
Sênior

#658 Mensagem por pafuncio » Qua Abr 08, 2009 10:23 pm

cabeça de martelo escreveu:Fora de brincadeiras, acho que as receitas podem ajudar-te imenso, mas se não tens uma pessoa experiente a cozinhar, nunca fica tão bom.

Ex: o meu pai e o meu avô Paterno é/era uns cozinheiros espectaculares. O meu avô fazia uma sopa de entulho divinal. Ele explicava a todos os que queriam o que se tinha que fazer, mas a sopa nunca ficava como ele fazia...eram aquelas mãos, a experiência acumulada. :cry:

O meu pai cozinha também de uma forma divinal...eu vou safando a minha mulher quando ela pede para eu fazer alguma coisa lá na cozinha (território dela). O meu território passa mais pelo sofá à frente da TV, ou no terreno (tenho umas galinhas, uns coelhos, uma horta à maneira). :wink:
Seu porco chauvinista !!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Meus pais são cozinheiros de mão cheia, chatos pra caramba na hora de ir a restaurantes. Dos melhores bacalhaus que já comi foi lá em casa.

Mas o bolinho de bacalhau, aparentemente tão simples, deve ter "n" truques, não só na receita, mas também na hora de fritar (óleo de gergelim ?).

Sei lá, quiçá os tugas do DB sejam uns trogloditas que não gostam de cozinhar. :evil: Vou ter de apelar, talvez, ao Pt, ciente do seu orgulho gastronômico nacional.

rsrsrs, é broma. :mrgreen:

alexandre.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#659 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 09, 2009 7:34 am

Prontos, está bem...eu falo com a minha mulher para saber como é que ela faz os pasteis de bacalhau. Tu ficas com a receita e eu com a cozinheira... [003] :mrgreen:

pafuncio
Sênior
Sênior

#660 Mensagem por pafuncio » Qui Abr 09, 2009 6:32 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Responder