MIX RAFALE+F-16, a melhor opção bi+mono?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#646 Mensagem por Alcantara » Qua Ago 22, 2007 7:38 pm

O sul esta parado, quieto, desarmado....bem diferente do norte (Venezuela, Bolivia, Peru, Colombia, Chile)...

Pô, rapá, me explica essa geografia aí... :lol:

E outra coisa. Que implicancia alguns foristas tem com o A-1. Devidamente modernizado, serão vetores de ataque muito válidos ainda. 8-]

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#647 Mensagem por orestespf » Qui Ago 23, 2007 12:41 am

Alcantara escreveu:
O sul esta parado, quieto, desarmado....bem diferente do norte (Venezuela, Bolivia, Peru, Colombia, Chile)...

E outra coisa. Que implicancia alguns foristas tem com o A-1. Devidamente modernizado, serão vetores de ataque muito válidos ainda. 8-]

X2

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#648 Mensagem por Moccelin » Qui Ago 23, 2007 12:46 am

orestespf escreveu:
Alcantara escreveu:

X2

X3

The cake is a lie...
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#649 Mensagem por Skyway » Qui Ago 23, 2007 1:19 am

vilmarmoccelin escreveu:
orestespf escreveu:
Alcantara escreveu:

X2

X3

X4

AD ASTRA PER ASPERA
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#650 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 23, 2007 1:27 am

Skyway escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:
orestespf escreveu:
Alcantara escreveu:

X2

X3

X4

Ja que tem muita gente insistindo eu explico.

Estamos falado de posicionamento de bases (GDA´s) no Brasil.

Quando eu disse Norte, menciono o norte do Brasil.... :wink:
Ou seja, os nossos vizinhos próximos da nossa região Norte (Amazônia) estão se armando mais que os nossos vizinhos do sul...

Espero que tenham entendido agora....hehe

Além disso as forças armadas querem dar prioridade para a defesa da Amazônia.....então apenas por isso eu estou supondo que os caças fiquem por la, até porque F-5 na Amazônia é dose....

Sobre A-1 eu não sei de nada. Não estou menosprezando o A-1...não sei quem veio com esse papo.

Devidamente modernizado dará um ótimo caldo por algum tempo.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#651 Mensagem por Alcantara » Qui Ago 23, 2007 10:54 am

Luís Henrique escreveu:Ja que tem muita gente insistindo eu explico.

(...)Quando eu disse Norte, menciono o norte do Brasil.... :wink:
Ou seja, os nossos vizinhos próximos da nossa região Norte (Amazônia) estão se armando mais que os nossos vizinhos do sul...

Quanto ao A-1, perfeito. Entendido. Positivo e operante!!! [100]
Agora, quanto à geografia, continuei a não entender o que o Chile tem a ver com o território norte brasileiro, hehehhehe... [075]

Abraços, meu amigo!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#652 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 23, 2007 11:51 am

Alcantara escreveu:
Luís Henrique escreveu:Ja que tem muita gente insistindo eu explico.

(...)Quando eu disse Norte, menciono o norte do Brasil.... :wink:

Quanto ao A-1, perfeito. Entendido. Positivo e operante!!! [100]
Agora, quanto à geografia, continuei a não entender o que o Chile tem a ver com o território norte brasileiro, hehehhehe... [075]

Abraços, meu amigo!!! :wink:

ixi...ta dificil...

O Chile nem faz divisa com o Brasil. Mas a região brasileira mais próxima do Chile é a nossa região norte.

Também não temos problemas com o Chile mas o que quero dizer é que a região norte do Brasil tem muitos vizinhos e estes estão se armando de alguma forma.

A região Sul do Brasil tem menos vizinhos e estes não estão se armando.

Apenas isso. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#653 Mensagem por Skyway » Qui Ago 23, 2007 12:02 pm

Ahhhhh, agora eu entendi. hehehehe, realmente, a região mais próxima do Chile é a nossa Região Norte.

AD ASTRA PER ASPERA
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#654 Mensagem por Edu Lopes » Qui Ago 23, 2007 1:35 pm

Olá PRick,

Acho que você viu um tom agressivo contra a sua pessoa no meu post e não foi essa a minha intenção, apenas usei a expressão “sonho” de seu post para externar minha revolta contra o boato que dizia estarmos fechados com os franceses (e principalmente que teríamos SUEs na nossa Marinha). Não era contra você e sim contra a noticia.

PRick escreveu:Segundo, considero os Rafales F3, melhores que qualquer Flanker. Não se trata de ideologias, mas de considerar que os outros tem idéias diferentes, e ponto de vista opostos ao meu. O mundo é assim.

Cara, se vier Rafale pro Brasil – toc, toc, toc – ele não vai ser a principal aeronave da FAB, o principal avião serão os KC-137 ou qualquer outra cisterna voadora que compremos. Se comprarmos 28 Rafales teremos que comprar 56 tanques voadores.

Se quiserem comprar Rafales pra defender Brasília até entendo (mesmo tendo lá minhas dúvidas de que ele consiga sobrevoar o eixão sem precisar de REVO), mas pra defesa do nosso espaço aéreo ele não serve, a não ser que compremos uns 200 ai sim valeria a pena, mas a quantidade especulada (28) é insuficiente para a missão pretendida.

E não vejo isso pelo prisma da ideologia não, muito pelo contrário, apenas acho que um caça concebido para a defesa aérea da França, que é menor que Minas Gerais, não serve pro Brasil. A não ser que inventem um KC-Leitoa, cheio de tetinhas pra abastecer dez, doze Rafas de uma vez.

PRick escreveu:...Mesmo porque não acredito em nenhum conflito armado com a Venezuela.

Eu também não, mas por via das dúvidas...

PRick escreveu:Pior ainda é julgar qualquer governo por compras de armas, sou um aficcionado, mas existem milhões de coisas importantes a serem compradas, não somente armamento.

Não julgo governo por compra de armas, julgo este governo por motivos outros que nada tem a ver com esse boato, mas que eu saiba isso aqui é a seção para debates sobre forças aéreas de um fórum sobre assuntos militares e era isso que eu estava fazendo. Para discutirmos as “outras milhões de coisas importantes a serem compradas” como saúde pública, segurança, estradas esburacadas, corrupção, mensalão, dólares na cueca, aparelhamento de estatais, etc... existem as seções Assuntos Gerais e Passados e Atuais para isso, então minhas críticas são pertinentes sim.

PRick escreveu:Não estou ligando a mínima para o que os EUA pensam, ou deixem de pensar, isto sim para mim é ser subdesenvolvido, quero ser aliado de primeira. Assim, dou preferência a França e depois Rússia, só depois os EUA em matéria de compra de armas.

Os franceses são aliados de primeira??? Puerra, com a palavra os argentinos.

E não é questão de se importar com o que os americanos pensam ou deixem de pensar, o problema é que queremos, pelo menos é o que dizem por aqui, ter um caça de 5ª geração e o Rafale não o é. Um afastamento dos EUA poderia significar ficarmos de fora de um projeto desses, uma vez que material russo, mais uma vez pelo que dizem por aqui, está fora de questão. Só comprar um caça de 5ª geração não acrescenta nada a indústria nacional, seria muito melhor participar do desenvolvimento desse caça.

PRick escreveu:Olha é possível que a Venzuela esteja em Guerra Civil daqui uns 05 anos.

Duvido muito.

PRick escreveu:...um caça de 5 geração que os Russos não tem grana para desenvolver.

Por isso citei o perigo do Chaves investir uns petrodólares no projeto e virar sócio majoritário do PAK-FA e é isso que o Brasil deveria fazer, pois assim teríamos a possibilidade de adquirimos uma quantidade maior de caças de 5ª geração, sem falar no ganho tecnológico que a indústria aeroespacial brasileira teria.

PRick escreveu:...Por enquanto estamos discutindo FX-2.

Ué, e não era disso que estávamos falando?

Mais uma vez, me desculpe se meu post soou como uma critica direta a você, não foi a minha intenção.

Grande abraço.

ImagemImagem
PRick

#655 Mensagem por PRick » Qui Ago 23, 2007 2:10 pm

Edu Lopes escreveu:Olá PRick,

Cara, se vier Rafale pro Brasil – toc, toc, toc – ele não vai ser a principal aeronave da FAB, o principal avião serão os KC-137 ou qualquer outra cisterna voadora que compremos. Se comprarmos 28 Rafales teremos que comprar 56 tanques voadores.

Se quiserem comprar Rafales pra defender Brasília até entendo (mesmo tendo lá minhas dúvidas de que ele consiga sobrevoar o eixão sem precisar de REVO), mas pra defesa do nosso espaço aéreo ele não serve, a não ser que compremos uns 200 ai sim valeria a pena, mas a quantidade especulada (28) é insuficiente para a missão pretendida.

E não vejo isso pelo prisma da ideologia não, muito pelo contrário, apenas acho que um caça concebido para a defesa aérea da França, que é menor que Minas Gerais, não serve pro Brasil. A não ser que inventem um KC-Leitoa, cheio de tetinhas pra abastecer dez, doze Rafas de uma vez.

Grande abraço.

Não têm problema não, mas não entendi esta sua observação, você sabe o alcance do Rafale? Ele é maior que o Typhoon, M-2000 e F-16. Possui alcance de interceptação de pelos menos 1.000 milhas naúticas ou 1853 kms. Se nenhum revo.

[ ]´s

Edu Lopes
Sênior
Sênior

#656 Mensagem por Edu Lopes » Qui Ago 23, 2007 5:36 pm

PRick escreveu:Não têm problema não, mas não entendi esta sua observação, você sabe o alcance do Rafale? Ele é maior que o Typhoon, M-2000 e F-16. Possui alcance de interceptação de pelos menos 1.000 milhas naúticas ou 1853 kms. Se nenhum revo.

[ ]´s

Mas tem alcance menor que o F-15 (2,100 mi - 3,900 km) e muito menor que o SU-35 (2,500 mi - 4,000 km), que o SU-30 (1,620 nm - 3,000 km) e que o SU-33 (1,860 mi - 3,000 km). Alem do alcance, a velocidade do Rafale também é bem menor que a dos quatro.

Vou botar um trechinho de um texto da Wikipedia sobre a Amazônia Legal pra ilustrar meu ponto de vista (se quiserem ver o resto vão em http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia_Legal)

Só a Amazônia brasileira é sete vezes maior que a França e corresponde a 32 países da Europa Ocidental. A ilha de Marajó, que fica na embocadura do rio, é maior que alguns países como a Suíça, a Holanda ou a Bélgica.

Viu? É disso que falo. O Rafale foi projetado para a defesa do espaço aéreo francês que é sete vezes menor que a Amazônia Brasileira, só a Amazônia, não falo nem do Brasil todo porque ai já é covardia. Para a França ele deve ser realmente um puta caça e deve dar uma senhora proteção ao país, concordo e não discuto isso, mas para o Brasil ele não serve. Temos que ir atrás de caças projetados para cobrir grandes distâncias e isso a Rússia (maior país do mundo) e os EUA (quarto maior) buscam nos seus aviões.

Pode-se aumentar o alcance do avião colocando tanques conformais, mas isso não me agrada, pois uma vez perguntei se um tanque conformal tomaria o lugar de um míssil e me disseram que toma o lugar não de um, mas de dois mísseis e ai é que fiquei mesmo contra o Rafa. Imagino também que numa operação de REVO tanto o caça como o avião-tanque fiquem vulneráveis por uns minutos, certo? Numa situação de combate real isso poderia ser desastroso.

Eu ainda acho que deveríamos ir de Flanker, tanto FAB como MB, e investir pesado no PAK-FA. Sempre se fala aqui que os russos não tem grana pra tocar o projeto e acho que essa é a oportunidade de ouro pro Brasil participar, como sócio importante, de um projeto de caça de 5ª geração e com isso adquirirmos conhecimento tecnológico para um dia podermos desenvolver um caça brasileiro. Aliás, não só conhecimento aeronáutico, mas metalúrgico e eletrônico. O projeto do F-35 também é uma boa oportunidade, mas a participação brasileira nesse caso seria bem menor que no projeto russo já que os americanos tem menos “problemas de caixa” e não teríamos um ganho tecnológico tão grande.

Na minha opinião Rafale no Brasil só se for em grandes quantidades, coisa de 100 pra cima, para que possamos distribuí-los por todo o país e não fiquemos tanto na dependência de REVO. Ai eu ficaria satisfeito, mas só 28 (ou 32) não dá pra comemorar.

Grande abraço.

ImagemImagem
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#657 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 23, 2007 5:39 pm

Edu, acho que o alcance do F-15 é de 3000 milhas náuticas.

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#658 Mensagem por Morcego » Qui Ago 23, 2007 5:46 pm

BOM, caça 5.ª GERAÇÃO, SÓ O F-22 e o F-35.

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#659 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 23, 2007 6:25 pm

Edu...

Este negócio de alcance serve apenas contra o Gripen...

Você pode falar que o Su-30 tem melhor custo-benefício mas a diferença em alcance é pequena...

Além do que, se for necessário o Rafale leva praticamente 6T de combustivel externo, e com isso acaba tendo um alcance pouco maior que o do Flanker....

Acho que neste quesito ele esta bom demais....
Não se preocupe com isso.

Outra coisa, não serão 28 Rafale e só.
Isto é o começo, junte a isso 28 M2000 + 55 F-5M + 53 A-1M......

Com o passar do tempo as aeronaves antigas serão substituidas e o número de Rafale poderá aumentar...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#660 Mensagem por Edu Lopes » Qui Ago 23, 2007 6:58 pm

Wolfgang escreveu:Edu, acho que o alcance do F-15 é de 3000 milhas náuticas.

Wolfgang, peguei a informação aqui:

F-15 - http://en.wikipedia.org/wiki/F-15#Speci ... C_Eagle.29 e realmente o alcance é de 3.000 nm, você está certo. Ainda assim maior que o do Rafale.

SU-30 - http://en.wikipedia.org/wiki/Su-30

SU-33 - http://en.wikipedia.org/wiki/Su-33

SU-35 - http://en.wikipedia.org/wiki/Su-35

Saudações.

morcego escreveu:BOM, caça 5.ª GERAÇÃO, SÓ O F-22 e o F-35.

Então, morcego, por enquanto de 5ª geração são só esses mesmo, mas o projeto do PAK-FA existe e se está parado por falta de grana é uma boa chance de participarmos dele. Acho que poderíamos ter uma participação bem maior nele do que fabricando parafuso pro F-35. Só não poderíamos vacilar e acabar sendo expulsos como no caso da Estação Internacional.

Se queremos mesmo ter um caça de 5ª geração e participar de seu desenvolvimento acho que o projeto russo sairia mais em conta, o tal “custo-benefício”, que um F-35 (F-22 não teríamos mesmo, pois pelo que já li os EUA não estão querendo vender nem pro Japão, o que dirá pra gente).

Agora, se não temos maiores pretensões esse negocio de transferência de tecnologia não deveria ser impedimento para a FAB. Temos é que saber usar, temos é que investir no treinamento de técnicos e mecânicos, temos que melhorar a infra-estrutura de nossas bases e construir mais algumas também.

Já começo a achar que desenvolver caça não é uma coisa tão importante assim pro Brasil.

Grande abraço.

Luís Henrique escreveu:Edu...

Além do que, se for necessário o Rafale leva praticamente 6T de combustivel externo, e com isso acaba tendo um alcance pouco maior que o do Flanker....

Olá Luiz,

É nessa tecla que bato, para ter alcance melhor que o Flanker o Rafale teria que levar tanque conformal e com isso abrir mão de pelo menos dois mísseis. E se o Flanker levar combustível externo também?

Luís Henrique escreveu:Outra coisa, não serão 28 Rafale e só.
Isto é o começo, junte a isso 28 M2000 + 55 F-5M + 53 A-1M......

Com o passar do tempo as aeronaves antigas serão substituidas e o número de Rafale poderá aumentar...

E tomara que aumente muito.

Abração.

ImagemImagem
Responder