Re: Fotos e Fotos
Enviado: Qui Jul 23, 2009 8:08 am
Uma coisa leal entre Grécia e Turquia, é que eles não tem aquele mimimi de não comprar o que o outro compra...
Uma coisa leal entre Grécia e Turquia, é que eles não tem aquele mimimi de não comprar o que o outro compra...
Simples bolovo, depois da Guerra do Ultramar, Portugal ficou "queimado" para os aprceiros da OTAN. Porquê? Porque o PCP enviou todos os documentos que apanhou da PIDE/DGS (policia politica) e enviou para a URSS. É claro que depois disto a posição Portuguesa ficou muito frágil nesta organização. Como nós depois da revolução ficamos sem dinheiro algum, tivemos que adquirir os "novos" caças no âmbito da OTAN.Bolovo escreveu:Vocês usavam o A-7 pra defesa aérea? Cume que é?
porra, os a-7 vieram no inicio da década de 80 e a culpa (ainda) era do PCP????cabeça de martelo escreveu:Simples bolovo, depois da Guerra do Ultramar, Portugal ficou "queimado" para os aprceiros da OTAN. Porquê? Porque o PCP enviou todos os documentos que apanhou da PIDE/DGS (policia politica) e enviou para a URSS. É claro que depois disto a posição Portuguesa ficou muito frágil nesta organização. Como nós depois da revolução ficamos sem dinheiro algum, tivemos que adquirir os "novos" caças no âmbito da OTAN.Bolovo escreveu:Vocês usavam o A-7 pra defesa aérea? Cume que é?
Os EUA deram-nos a escolher dois modelos, o F-5 e o A-7.
O F-5 era um caça ligeiro, perfeito para um país com pouca dimensão e poucos recursos económicos (era barato de adquirir e manter).
O A-7 era um caça-bombardeiro puro, era um aprelho que conseguia carregar uma brutalidade de bombas e misseis impossivel ao F-5. para além disso era tecnológicamente mais avançado (o que era problemático para uma Força Aérea como a Portuguesa).
Então porque é que a FAP escolheu o A-7? Porque no âmbito da OTAN a FAP tinha que impedir a presença de navios do Pacto de Varsóvia de passar pela nossa enormissima ZEE. Para isso os F-5 eram práticamente inuteis e os A-7 eram sem dúvida muito superiores. Por isso escolheu-se um aparelho caro de manter, tecnológicamente muito mais complexo, e práticamente inutil com caça interceptor.
Alianças...
PS: um facto curioso, até os F-16 terem passado pelo MLU, o aparelho mais capaz para bombardeamento era o velho A-7 P Corsair (que entretanto já tinha sido retirado de serviço à vários anos).
http://callsignafp.blogspot.com/2007/03 ... as-em.htmlA-7P Corsair II - Aeronaves destruídas em acidentes
O A-7P Corsair II esteve ao serviço na FAP entre 1981 e 1999 tendo sido operado pelas Esquadras 302 "Falcões"/"Águias Reais" e 304 "Magníficos", ambas sediadas na BA5 (Monte Real). Das 50 aeronaves adquiridas pela FAP, 16 foram perdidas em acidentes (uma delas , "5540", ainda nos EUA antes da entrega).
Eis a lista dos A-7P / TA-7P destruídos em acidentes durante o período de serviço operacional (listagem ordenada por número de série/matrícula FAP):
* 5501 (BA5), 01/07/1985, colisão em voo c/5505
* 5505 (BA5), 01/07/1985, colisão em voo c/5501
* 5510 (Esq. 302), 04/12/1989, colisão com o solo
* 5516 (Esq. 302), 09/03/1988, bird strike
* 5518 (Esq. 302), 07/02/1985, queda no mar
* 5520 (BA5), 13/09/1989, falha mecânica - paragem de motor
* 5523 (Esq. 302), 29/04/1992, colisão com o solo
* 5525 (Esq. 304), 22/09/1992, falha mecânica - motor
* 5530 (BA5), 24/11/1987, falha mecânica - fogo na aeronave
* 15533 (Esq. 302), 25/07/1995, falha mecânica - motor
* 5535 (Esq. 302), 26/04/1986, colisão em voo c/5543
* 5540 (EUA), 09/05/1984, bird strike
* 5541 (Esq. 302), 27/03/1987, colisão com o solo
* 15542 (BA5), 15/03/1994, saída de pista
* 5543 (Esq. 302), 26/04/1986, colisão em voo c/5535
* 15548 (Esq. 304), 13/05/1994, colisão com o solo
(listagem por ordem cronológica):
* 5540 , 09/05/1984, bird strike, EUA
* 5518 , 07/02/1985, queda no mar, Vieira de Leiria
* 5501 , 01/07/1985, colisão em voo c/5505, Bélgica
* 5505 , 01/07/1985, colisão em voo c/5501, Bélgica
* 5535 , 26/04/1986, colisão em voo c/5543, Pocariça
* 5543 , 26/04/1986, colisão em voo c/5535, Pocariça
* 5541 , 27/03/1987, colisão com o solo, Boticas
* 5530 , 24/11/1987, falha mecânica - fogo na aeronave, Mira d'Aire
* 5516 , 09/03/1988, bird strike, Baleal-Peniche (mar)
* 5510 , 04/12/1989, colisão com o solo, Vila Viçosa
* 5520 , 13/09/1989, falha mecânica - paragem de motor, Monte Real
* 5523 , 29/04/1992, colisão com o solo, Montijo
* 5525 , 22/09/1992, falha mecânica - motor, Alemanha
* 15542 , 15/03/1994, saída de pista, Monte Real
* 15533 , 25/07/1995, falha mecânica - motor, Baleizão
* 15548 , 13/05/1994, colisão com o solo, Espanha