suntsé escreveu:EU vou te contar viu quando as pessoas são tendenciosas e parciais, não há argumentos que deem jeito.
Mesmo apesar de não ter emplacado uma venda. A França Usa o Rafale na sua marinha e Força aérea; O que ´pe um sinal de que eles confiam no produto deles. Ja que ele é a espinha dorsal do seu poder aéreo.
Mas não, muita gente ainda utiliza o mesmo argumentos das vendas no exterior para desqualificar o caça. Se fosse um caça americano, não háveria tanta polemica.
Apesar de apoiar a compra de Rafales para a FAB, e no futuro, MB, acho que isso, por si só, também não é o suficiente para demonstrar que é o melhor.
A França possui apenas um caça entre as 2 forças pelo mesmo motivo que pretende o Brasil. Padronizando a aeronave, padroniza-se toda linha de manutenção, suporte e treinamento, exercícios em conjunto, etc, por mais que existam várias diferenças entre a versão terrestre e a navalizada.
Já os EUA, pela quantidade que operam, pela verba que tem disponível, puderam operar, na USAF, um caça de superioridade aérea, como o F-15, e hoje o F-22 também, e um multifunção, que é o F-16, enquanto que a USN pode operar 2 caças, com o F-14 e F-18 Hornet no passado, e hoje ainda o F-18 Super Hornet e F-18 Hornet.
Mesmo assim, na França ainda opera-se M2k na AdLA e SuE-M na MN, pois ainda não conseguiu produzir o Rafale em números suficientes para substituir todas essas aeronaves, pois tem custos elevados, e isso é facto. Se fosse super barato, já existiria as centenas, mas por enquanto existem apenas 93*...
É uma aeronave superior ao Gripen NG e SH, mas tem um custo superior também, pois nessa questão, não existe mágica. Antes de se bater o martelo, na minha opinião, as FFAA's deveriam estar protegidas (seu orçamento) por leis que garantam o BOM funcionamento, e não o MÍNIMO. Hoje, que vivemos o Melhor Momento da Economia Brasileira (by PRick) a FAB opera muito precariamente... portanto, tal como no Chile, as FFAA's deveria ter seu orçamento protegido e intocável, pelo menos para manter a sua eficiência operacional. Mas isso é para com o Rafale, como para com o Gripen NG e SH... Pois quando eu vejo o Sr. Patriota a declarar que a compra vai além de se escolher o mais caro ou mais barato, parece que há muito tempo que ele não circula pelas bases da FAB com agrupamentos aéreos de caça e ataque... É muito tempo a ver apenas aeronaves de Transporte (na qual o Brasil é o *4º no ranking com mais aeronaves de transporte/tanque no mundo) e parece esquecer-se da realidade nos caças...
*Segundo o World Air Forces 2011-2012 Report