TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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NovaTO
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63991 Mensagem por NovaTO » Sex Jan 20, 2012 8:31 am

Luís Henrique escreveu:
GDA_Fear escreveu:[003] [003] [003] [003]

Pérola: Como o Rafale está a frente em exportações do Super Hornet se essa bomba voadora só opera na França ??

Muyy Bizarro :roll: :lol:
É o sujo falando do mal lavado.

Tanto Rafale e Super Hornet operam em uma ÚNICA força aérea e em uma ÚNICA marinha.
O Super Hornet na marinha americana e na força aérea da Austrália. O Rafale na força aérea francesa e na marinha francesa.
A mesma coisa. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Caro Luis Henrique,

Uma pequena diferença de 400 caças produzidos a mais a favor do SH. Isso não é a mesma coisa :)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63992 Mensagem por GDA_Fear » Sex Jan 20, 2012 8:42 am

Carlos Mathias escreveu:
“Tem que ser junto com transferência de tecnologia, porque o barato sai caro também se você for só comprar o avião e não puder fabricar ele aqui no futuro”, disse.
Acho que mais claro impossível.

TEM QUE VIR COM TOTs!

E o detalhe da fabricação local no futuro.
Ou seja, é o óbvio, as primeiras unidades serão impostadas, provavelmente as seguintes montadas aqui, e as finais fabricadas aqui.
Nacionalização paulatina.
Exatamente como deve ser um bom programa de ToT que funciona no mundo todo, menos no FX.

Aliás, o caso do SU-30MKI é um excelente exemplo.
Os primeiros importados, depois nacionalização progressiva, INCLUSIVE MOTORES.

Aviônicos de diversas fontes, à escolha do cliente, livre.

Mas não serve, "jamais blá, blá, blá...", então o resultado, o fato concreto é esse:

Imagem


CM a Rússia não transfere TOTs :roll: :roll: :x




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63993 Mensagem por suntsé » Sex Jan 20, 2012 8:44 am

EU vou te contar viu quando as pessoas são tendenciosas e parciais, não há argumentos que deem jeito.

Mesmo apesar de não ter emplacado uma venda. A França Usa o Rafale na sua marinha e Força aérea; O que ´pe um sinal de que eles confiam no produto deles. Ja que ele é a espinha dorsal do seu poder aéreo.

Mas não, muita gente ainda utiliza o mesmo argumentos das vendas no exterior para desqualificar o caça. Se fosse um caça americano, não háveria tanta polemica.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63994 Mensagem por GDA_Fear » Sex Jan 20, 2012 8:45 am

Bolovo escreveu:Eu ainda acho que a gente tem muito presidente e comandante bundão. Pô, o que custava comprar o Gripen no começo da década...

Hj estariamos discutindo o substituto dele e não o próprio!

X2, seja PSDB ou PT os peitaços de ferro ultra mega indestutível quando chegam ao governo se acovardam




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63995 Mensagem por Andre Correa » Sex Jan 20, 2012 10:11 am

suntsé escreveu:EU vou te contar viu quando as pessoas são tendenciosas e parciais, não há argumentos que deem jeito.

Mesmo apesar de não ter emplacado uma venda. A França Usa o Rafale na sua marinha e Força aérea; O que ´pe um sinal de que eles confiam no produto deles. Ja que ele é a espinha dorsal do seu poder aéreo.

Mas não, muita gente ainda utiliza o mesmo argumentos das vendas no exterior para desqualificar o caça. Se fosse um caça americano, não háveria tanta polemica.
Apesar de apoiar a compra de Rafales para a FAB, e no futuro, MB, acho que isso, por si só, também não é o suficiente para demonstrar que é o melhor.

A França possui apenas um caça entre as 2 forças pelo mesmo motivo que pretende o Brasil. Padronizando a aeronave, padroniza-se toda linha de manutenção, suporte e treinamento, exercícios em conjunto, etc, por mais que existam várias diferenças entre a versão terrestre e a navalizada.

Já os EUA, pela quantidade que operam, pela verba que tem disponível, puderam operar, na USAF, um caça de superioridade aérea, como o F-15, e hoje o F-22 também, e um multifunção, que é o F-16, enquanto que a USN pode operar 2 caças, com o F-14 e F-18 Hornet no passado, e hoje ainda o F-18 Super Hornet e F-18 Hornet.

Mesmo assim, na França ainda opera-se M2k na AdLA e SuE-M na MN, pois ainda não conseguiu produzir o Rafale em números suficientes para substituir todas essas aeronaves, pois tem custos elevados, e isso é facto. Se fosse super barato, já existiria as centenas, mas por enquanto existem apenas 93*...

É uma aeronave superior ao Gripen NG e SH, mas tem um custo superior também, pois nessa questão, não existe mágica. Antes de se bater o martelo, na minha opinião, as FFAA's deveriam estar protegidas (seu orçamento) por leis que garantam o BOM funcionamento, e não o MÍNIMO. Hoje, que vivemos o Melhor Momento da Economia Brasileira (by PRick) a FAB opera muito precariamente... portanto, tal como no Chile, as FFAA's deveria ter seu orçamento protegido e intocável, pelo menos para manter a sua eficiência operacional. Mas isso é para com o Rafale, como para com o Gripen NG e SH... Pois quando eu vejo o Sr. Patriota a declarar que a compra vai além de se escolher o mais caro ou mais barato, parece que há muito tempo que ele não circula pelas bases da FAB com agrupamentos aéreos de caça e ataque... É muito tempo a ver apenas aeronaves de Transporte (na qual o Brasil é o *4º no ranking com mais aeronaves de transporte/tanque no mundo) e parece esquecer-se da realidade nos caças...


[009]

*Segundo o World Air Forces 2011-2012 Report




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63996 Mensagem por PRick » Sex Jan 20, 2012 11:05 am

knigh7 escreveu:
Túlio escreveu:Sei lá, me parece mais uma evolução do C/D. Não acredito em NG nem em Sea Gripen.
As mudanças que os suecos estão fazendo no Gripen, para transformá-lo em NG não acho que para a engenharia da SAAB seja algo bem desafiador. Mas para navalizá-lo, eles não tem expertise. Eles vão ter de trazer gente de fora, vai ter de fazer várias adequações, vai ser mais complicado.

Se fosse apenas isso... O exemplo do F-16 é claro, ele passou pelo mesmo processo, quer dizer, seu peso foi aumentando, e a potência da turbina também para compensar, mais o resto da célula, sua superfície alar continuou a mesma. Resultado? O F-16E é o pior deles no que tange a manobra aérea, o melhor é o F-16A, o melhor F-16 já produzido foi o modelo para combate aéreo dos agressores, acho que ficou conhecido como F-16N. Suas células se degradaram de tal maneira, que os EUA acabaram comprando os F-5 suíços.

Quer dizer, modificar algumas coisas e deixar outras como no passado, tem seu preço, que o diga o F-18E. Esse processo não é feito de forma impune. Mas o pior é gastar um fortuna para desenvolver algo e ele continuar inferior ao que está sendo oferecido pela concorrência.es

Transformar um caça terrestre em naval, para operar em NAe CATOBAR não é coisa fácil. Pelo que me lembro só os EUA já fizeram isso com aeronaves de alto desempenho, vejam aí embaixo, YF-17 e F-18A.

Imagem

Imagem

Agora o F-18A

Imagem

Isso custaria em desenvolvimento algo próximo a 01 bilhão de dólares. E pode sair um caça inferior, dada o aumento de peso que ocorre com a transformação.

Então a realidade é a seguinte, Rafale e F-18E são os dois caças que já fazem isso, já sofreram essa transformação desde o projeto inicial. Dentro da Short List são as escolhas a serem feitas, já falei não gosto do F-18E, porém, seus sistemas e desempenho bruto ainda é muito superior ao Gripen. E com uma vantagem adicional, todos eles são navais. Quer dizer numa crise, a FAB poderia operar no NAe da MB no futuro, o galho é que o SP não consegue operar o F-18E.

Então o caça que mais se aproxima dos requisitos nossos é o Rafale, ou o Super Gripen com versão Naval, esse é o conceito do Rafale, um Super Gripen Naval.

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63997 Mensagem por prp » Sex Jan 20, 2012 11:10 am

Mas todos os Rafales são navais?
Não há diferença entre as versões?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63998 Mensagem por GDA_Fear » Sex Jan 20, 2012 11:16 am

Não são todos, mas já estão prontos e operando tanto "M" quanto o "F3"




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63999 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 20, 2012 12:00 pm

prp escreveu:Mas todos os Rafales são navais?
Não há diferença entre as versões?
Não. Há os Rafale C/D normais e os Rafale M navais. F3 é versão mais avançada de ambos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64000 Mensagem por Andre Correa » Sex Jan 20, 2012 12:06 pm

Os Rafales C/D possuem tbm os reforços estruturais do M na versão (actualização) F3?

[009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64001 Mensagem por Brasileiro » Sex Jan 20, 2012 12:32 pm

Por mais que o FX-2 seja definido ainda este semestre (como dizem algumas notícias publicadas ontem e hoje, frase dita por Celso Amorim) ainda serão necessários os caças 'tampões'.
Desde a decisão, passando pela assinatura do contrato até a entrega da primeira aeronave pode demorar mais de um ano e meio, a última aeronave 3 anos depois, em 2016. Os Mirage-2000C não suportarão toda essa espera e os F-5 já estarão se cansando.

Será necessária a aquisição de dois esquadrões de caças usados, para 'tampar' até a chegada do FX e substituir os F-5 mais antigos, visto que dificilmente um segundo lote seria comprado tão cedo, muito menos este chegaria a tempo para segurar as pontas do envelhecimento dos F-5M.




abraços]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64002 Mensagem por GDA_Fear » Sex Jan 20, 2012 12:37 pm

Creio que até chegar os Caças do FX deveria se optar pelo leasing.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64003 Mensagem por Brasileiro » Sex Jan 20, 2012 12:42 pm

Onde está escrito que a Suécia 'ensacou' algumas dezenas de JAS-39A?




abraços]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64004 Mensagem por PRick » Sex Jan 20, 2012 1:06 pm

Brasileiro escreveu:Por mais que o FX-2 seja definido ainda este semestre (como dizem algumas notícias publicadas ontem e hoje, frase dita por Celso Amorim) ainda serão necessários os caças 'tampões'.
Desde a decisão, passando pela assinatura do contrato até a entrega da primeira aeronave pode demorar mais de um ano e meio, a última aeronave 3 anos depois, em 2016. Os Mirage-2000C não suportarão toda essa espera e os F-5 já estarão se cansando.

Será necessária a aquisição de dois esquadrões de caças usados, para 'tampar' até a chegada do FX e substituir os F-5 mais antigos, visto que dificilmente um segundo lote seria comprado tão cedo, muito menos este chegaria a tempo para segurar as pontas do envelhecimento dos F-5M.


abraços]
Não vejo problemas para o Rafale ou o F-18E, em ambos os casos podemos receber umas 12 unidades alugadas para ficar no GDA enquanto os nossos são fabricados. Já no caso do Gripen NG, poderemos receber os Gripen A ou C. Agora, o prazo de entrega vai ser muito maior que os dois já em processo de fabricação.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64005 Mensagem por Boss » Sex Jan 20, 2012 1:10 pm

Por mim agora é só esperar o governo anunciar a compra das velharias, e esperar o "FX-3" daqui uns 3 anos... :roll:




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