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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 9:42 pm
por Túlio
Isso! Centenas de FLANKERS! Vamos mostrar o significado do termo MARE NOSTRUM... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 10:14 pm
por wl3
Acho a decisão mais acertada abandonar de vez o FX-2 e optar por um vetor de 5º geração , dai temos F35 ou PAK-FA ,como o primeiro não esta indo bem o segundo parece ser a melhor opção e enquanto ele não vem alguns Flankers de prateleira pra ir adaptando os pilotos e cobrir os aposentados F2000 !

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 10:22 pm
por Boss
F-35 a Lockheed Martin deu um pé na bunda da FAB - e o PAK FA, a FAB deu um pé na bunda dele. :roll:

Nem falo mais nada, dá nojo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 10:24 pm
por Túlio
Boss escreveu:F-35 a Lockheed Martin deu um pé na bunda da FAB - e o PAK FA, a FAB deu um pé na bunda dele. :roll:

Nem falo mais nada, dá nojo.

E com isso conseguiu a proeza de chutar a própria bunda! 8-]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 10:45 pm
por Carlos Lima
Túlio escreveu:Eis aí uma notícia RARA: nunca ouvimos nada parecido DO JOBIM!!! [003] [003] [003] [003]
:lol: :lol:

A diferença é que isso cheira a Tampax...

"O M2k vai ficar caro de manter a partir de 2013 Ministro"
"Ihhh... o que faremos então?"
"Ahhh!! Olha... xyz tem um montão de aviões "mudernos" encostados que vem a preço de leasing ou dá para comprar 'baratin' até que o Governo pense com mais calma"

"E ToT? O que digo para a imprensa?"
"Ahhh... e quem disse que precisa de ToT para isso não senhor... isso é 'leasing' e 'tampão'."
"Boa... Manda ver!"

:(

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:01 pm
por Andre Correa
Será que as portas estariam fechadas para o Brasil no F-35 hoje?
É uma pena que já é um projecto pronto...
Uma compra de SH de prateleira, e F-35, apesar de elevar o nivel operacional, nada traria em termos de desenvolvimento ao país...
Por mais que a Boeing tentasse aproximar os Brasileiros nos seus desenvolvimentos futuros, sem experiência nenhuma, ficaríamos relegados a que?

Já com A Dassault, se houver planos para uma 5G, eu achava perfeito comprar Rafale de prateleira e iniciar desenvolvimento de aeronave 5G.

Com a SAAB, não sei o que dizer, pois não sei se há planos para um 5G, quando ela ainda não colocou nem o seu 4++ ainda no "plano real"...

O único que sobra é o Sukhoi PAK FA, mas esse parece que a própria FAB não quis, e prefere não tocar no assunto, pois já mordeu a língua com o Su-35... mas tbm não sabemos como a negociação se deu, para que fosse eliminado, apenas conhecemos os boatos...

[009]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:31 pm
por Luís Henrique
GDA_Fear escreveu:[003] [003] [003] [003]

Pérola: Como o Rafale está a frente em exportações do Super Hornet se essa bomba voadora só opera na França ??

Muyy Bizarro :roll: :lol:
É o sujo falando do mal lavado.

Tanto Rafale e Super Hornet operam em uma ÚNICA força aérea e em uma ÚNICA marinha.
O Super Hornet na marinha americana e na força aérea da Austrália. O Rafale na força aérea francesa e na marinha francesa.
A mesma coisa. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:37 pm
por Luís Henrique
Carcará escreveu:

Amorim espera decisão de caça no primeiro semestre

BRASÍLIA, 19 Jan (Reuters) – O ministro da Defesa, Celso Amorim, espera para o primeiro semestre deste ano uma decisão do governo sobre a compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), uma aquisição de cerca de 10 bilhões de reais que visa modernizar a frota e substituir as aeronaves usadas atualmente.

A opção de adiar a escolha foi tomada no início do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, que priorizou o corte de gastos em seu primeiro ano de governo.

“A presidenta está consciente da importância, e eu espero que isso possa ser encaminhado em breve, eu não quero fixar prazo. Você pergunta a minha expectativa, eu gostaria que fosse tomada no primeiro semestre, porque leva um tempo, depois de tomar a decisão, para concretizar, para chegar o primeiro avião”, disse o ministro em entrevista à Reuters.

O ministro avaliou que a manutenção dos Mirage 2000, atualmente usados pela FAB, ficará excessivamente cara a partir de 2013, o que aumenta a importância da escolha do modelo que os substituirá.

“Os nossos Mirage no final de 2013 não poderão continuar, ou a manutenção vai se tornar excessivamente cara… No fundo você deixa de gastar de um lado e gasta do outro”, afirmou.

O processo de escolha do novo caça para a FAB, conhecido como FX-2, se arrasta desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estão no páreo os caças Rafale, da francesa Dassault; o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing; e o Gripen NG, da sueca Saab.

Apontado como opção mais cara, o Rafale ainda não encontrou nenhum comprador fora da França e, em dezembro, o ministro da Defesa francês disse que a Dassault pode suspender a produção do caça caso não seja encontrado um comprador externo.

O Rafale chegou a ser apontado como favorito na disputa, pois atenderia os requisitos brasileiros de transferência de tecnologia apesar do preço.

O F-18 é visto por especialistas como uma opção já testada, mas o histórico de restrições do governo dos Estados Unidos à transferência de tecnologia podem pesar contra a aeronave norte-americana.

O Gripen NG é visto como opção mais em conta por ser um caça de menor porte. No entanto, críticos veem nessa característica um problema para um país continental como o Brasil.

Mesmo reconhecendo que os cortes no orçamento previstos para este ano irão influenciar na escolha do modelo a ser utilizado no Brasil, Amorim afirmou que a prioridade é a transferência de tecnologia.

“Tem que ser junto com transferência de tecnologia, porque o barato sai caro também se você for só comprar o avião e não puder fabricar ele aqui no futuro”, disse.

Originalmente o plano da FAB prevê a compra de um lote inicial de 36 aeronaves, mas esse total pode ser ampliado no futuro.

A troca dos aviões de combate da FAB estão em pauta desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante seu mandato chegou a ser lançado um processo de disputa, o F-X, posteriormente cancelado por Lula.

O processo foi relançado em 2008 com o nome de F-X2, mas Lula decidiu deixar a decisão para sua sucessora. (Reportagem adicional de Anthony Boadle)

FONTE: Reuters

Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

Essa estória já foi DESMENTIDA. A mídia é realmente muito bem informada. Ou seria muito isenta. Toda notícia referente ao FX2 eles tocam no mesmo ponto que já foi desmentido.
Aliás, o Rafale não vendeu fora da França e o Gripen NG e o Super Hornet são um SUCESSO em exportações..... :roll: :roll: :roll: :lol:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:39 pm
por Carlos Mathias
“Tem que ser junto com transferência de tecnologia, porque o barato sai caro também se você for só comprar o avião e não puder fabricar ele aqui no futuro”, disse.
Acho que mais claro impossível.

TEM QUE VIR COM TOTs!

E o detalhe da fabricação local no futuro.
Ou seja, é o óbvio, as primeiras unidades serão impostadas, provavelmente as seguintes montadas aqui, e as finais fabricadas aqui.
Nacionalização paulatina.
Exatamente como deve ser um bom programa de ToT que funciona no mundo todo, menos no FX.

Aliás, o caso do SU-30MKI é um excelente exemplo.
Os primeiros importados, depois nacionalização progressiva, INCLUSIVE MOTORES.

Aviônicos de diversas fontes, à escolha do cliente, livre.

Mas não serve, "jamais blá, blá, blá...", então o resultado, o fato concreto é esse:

Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:39 pm
por Túlio
Já o FLANKER, nas buenas, nem sei quantos foram exportados mas deve dar mais do que todos esses JUNTOS!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:41 pm
por Luís Henrique
Vinicius Pimenta escreveu:
Luís Henrique escreveu:Bom se for "aos montes" creio que terá demanda para ser nacional.

Ou pelo menos binacional.

Pode fechar a compra que eu aprovo na hora.
Se projetarmos um caça comparável ao FA-50, se for adquirido aos montes, ta ótimo.; :wink:
Pode ter demanda, mas não grana. Só um mero KC, sem demérito, pois é um baita projeto, está custando SETE BILHÕES. Quanto deve custar um caça?

O que é ser nacional? Quanto de conteúdo fabricado aqui precisa ter pra ser nacional? O Super Tucano é nacional?

Eu acho que a gente tem que parar com essa mania de querer tudo nacional. O mundo é globalizado. O Brasil é um país global. Precisamos de parceiros. Esqueçam independência completa, no mundo de hoje é irreal. O lance é interdependência. Se um precisar do outro, um não vai poder sacanear o outro. Hoje, qualquer que seja o caça escolhido, pode até colocar russos e chineses em um F-X3, nós seremos dependentes. A curto e médio prazo, essa é a realidade. Precisamos entendê-la e enfrentá-la.

O problema é que somos muito apressados. Nós achamos que vamos resolver nossos problemas num estalar de dedos. Não é assim que o mundo funciona. Jogamos numa compra de caças uma responsabilidade absurda de salvadora da pátria.

Enquanto batemos cabeça, enquanto pensamos no nosso caça de quarta geração, o mundo real já está pensando em UCAVs de sexta geração.
Sim. Mas as tots em aeronaves de caça também podem ser usadas para desenvolvimentos futuros de Drones.
Inclusive na proposta da Dassault eles oferecem uma parceria nesta área.

Sobre o histórico de nosso país você tem toda a razão. Mas fizeram a END para que????
A idéia é mudar isto. Agora, concordo com você, se for só papo furado, então não precisa de tot, nem de nada. Podemos comprar usado mesmo já que a idéia é nos apoiarmos em outros países.,
Compramos F-16 usado, realizamos um MLU e qualquer coisa os EUA nos protegem.

Eu não gosto deste caminho, mas...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:41 pm
por Luís Henrique
helio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Sobre a parte da exportação do Rafale e do SH, eu explico melhor:

O Rafale entrou em serviço na Marinha Francesa em 2004.
Entrou em serviço na Força Aérea Francesa em 2007.
Estava operacional com capacidade multimissão em 2008.
Como comparação o Super Hornet entrou em serviço em 1999 e em 2008 já existiam 350 Super Hornet em operação.
A primeira e ÚNICA exportação da aeronave ocorreu em 2007 para a Força Aérea da Austrália.

Ou seja, 8 anos após sua entrada em serviço.
O Rafale naval tem até 2012 para igualar ao Super Hornet.
E o Rafale C tem até 2015.
Se levarmos em conta que os caças não estavam totalmente operacionais como caças multimissão, o que só ocorreu em 2008, o Rafale tem até 2016 para conseguir um contrato de exportação e EMPATAR com o fantástico recorde de exportações do Super Hornet.
Ou seja, apenas 1 contrato de míseros 24 unidades que foi fechado 8 anos após a entrada em serviço e as primeiras aeronaves foram entregues em 2010, 11 anos após a entrada em serviço.

Agora, o que mais chama atenção é que os Estados Unidos possuem o maior peso político do mundo. O maior número de aliados. São os maiores vendedores de equipamentos bélicos, inclusive de caças.
O que quero dizer com isso?

Pelo histórico um caça americano deve ser exportado em MUITO maior quantidade que um caça francês. É só comparar Mirage 2000 com F-16.
Depois de 13 anos o Super Hornet conseguiu o gigantesco contrato de 24 caças para a Austrália.
Grande coisa.

É o sujo falando do mal lavado.
O Rafale não é americano (o que diminui o mercado), é mais caro (o que também diminui o mercado), a versão multimissão só entrou em serviço em 2008 e ainda querem falar da grande vantagem do SH em exportação.
Luis Henrique
É muito legal a argumentação que vc faz defendendo o RAfale, comparando o ano em que cada um estava plenamente operacional na França, para tentar justificar "o tempo de maturação" do produto para conseguir vender.

Mas por outro lado o Rafale é oferecido a clientes internacionais desde 2002 segundo o "Le Monde"
http://www.lemonde.fr/archives/article/ ... 279_0.html
Segundo o artigo, já foi oferecido para Singapura, Coreia do Sul, Holanda, Arabia Saudita,Libia, Suiça e em todos eles não foi bem sucedido. Está em negociação nos Emirados Arabes, India e Brasil
( só falta o pessoal dizer que o Le Monde son bleus, ou ce son de la presse cochon) :lol: :lol:

Se a França tem o direito de oferecer um produto que sequer tinha estado em serviço ( a proposta para a Holanda e Coreia foi em 2002) por que reclamam do NG? Por que o Gripen ne existe pas ou "non egziste " para os lobbistas franceses?
Se seus argumentos de maturação estão corretos, o Gripen NG também pode perfeitamente ser vendido.

Um abraço

Hélio
E o Rafale venceu alguma dessas??
O Rafale estava em um estágio mais avançado que o Gripen NG, pois iniciou entregas em 2001 para a marinha. Porém, unidades para testes. Praticamente o mesmo estágio do F-35 hoje. Um pouco a frente do Gripen NG que ainda só possui um demonstrador.

Mesmo assim, o risco do Rafale era maior que o do SH. Assim como o risco do Gripen NG, hoje é o maior da short list.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:47 pm
por Carlos Mathias
Dessa notícia aí, tirando o que está entre aspas, o resto é chute.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:48 pm
por Bolovo
Eu ainda acho que a gente tem muito presidente e comandante bundão. Pô, o que custava comprar o Gripen no começo da década...

Hj estariamos discutindo o substituto dele e não o próprio!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Jan 19, 2012 11:48 pm
por Carlos Mathias
Felizmente então.