TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Autor
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63706 Mensagem por PRick » Seg Jan 16, 2012 12:41 pm

Sávio Ricardo escreveu:Calma PRick...

Não acho que as duas noticias postadas são Off Topic e se for o caso cabe a moderação julgar.

Minha opnião
Ok, vamos começar a debater a capacidade dissuasória do AMX, tem tudo haver com o tópico atual, e se os ministro do Exército e da Marinha precisam ou não ser trocado, sem dúvida será algo mais divertido e instrutivo que o FX-2, por sinal, qualquer coisa é melhor que falar em FX-2. :roll: :roll:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63707 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jan 16, 2012 1:43 pm

Carlos Mathias escreveu:Tá confusa a entrevista.
Se separar as falas realmente dá essa impressão.

Mas na outra fala ele diz que apenas uns + 10% no RBE já chegam onde não chegaram com o APG-80.

Só 10%?
Se for isso a diferença é desprezível prá quem quer usar um caça no lugar de AWACS, o Rafale no caso.
Exatamente.

O que eu entendo é que querem algo SUPERIOR ao F-16E em TODOS os sentidos.
Que o Rafale oferece isso em todas as áreas, com excessão no alcance de detecção do radar.
E que para atender isto precisa de APENAS 10% de aumento neste alcance.

Oras, se 10% já satisfaz, então é muito provável que o RBE2 AA JÁ possua uma capacidade superior, porém com PEQUENA margem. Ou, no MÍNIMO, possui a MESMA capacidade.

Se fosse inferior ao APG-80 o requerimento seria de um aumento de 30% ou 50%.
Não tem lógica.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63708 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 16, 2012 1:50 pm

Como eu disse, ao separar as duas frases pode-se levar a essa conclusão, de que o RBE-2AA seria inferior.
Mas lendo-se todo o texto não é isso que transparece.

Eu acho o texto confuso, por isso seria bom termos o texto original para jogar no tradutor e tentar ver se há alguma interpretação ou erro de tradução.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63709 Mensagem por Penguin » Seg Jan 16, 2012 1:56 pm

PRick escreveu:
Sávio Ricardo escreveu:Calma PRick...

Não acho que as duas noticias postadas são Off Topic e se for o caso cabe a moderação julgar.

Minha opnião
Ok, vamos começar a debater a capacidade dissuasória do AMX, tem tudo haver com o tópico atual, e se os ministro do Exército e da Marinha precisam ou não ser trocado, sem dúvida será algo mais divertido e instrutivo que o FX-2, por sinal, qualquer coisa é melhor que falar em FX-2. :roll: :roll:

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Não. Vamos começar a debater que vamos investir R$2 bi nos 43 AMX.
Vale a pena investir tanto neles? Seria melhor utilizar parte desses recursos para aquisição de caças novos (pelo menos garantiria o downpayment) ou adquirir mais um tampax ou modernizar o atual tampax?

Agora, se o Jobim fez realmente ufanismo exagerado (se está certo o artigo de Godoy) com os AMX no Congresso, me parece que ele apenas criou dificuldades adicionais para convencer o "homem da tesoura" a liberar altas somas de recursos para investir em caças novos.

Quanto aos Comandantes, se houvesse insatisfação com algum, como se debate aqui, especialmente em relação ao Saito, ele não seria mantido no cargo.

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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63710 Mensagem por Bourne » Seg Jan 16, 2012 2:12 pm

Sávio Ricardo escreveu:
GDA_Fear escreveu: :shock: :shock: :shock:

Ah ?? AMX dissuasório ?? AMX capaz de atingir qualquer objetivo na AS,AC e África ?? :shock: :shock: Ah??

Embraer/Elbit estão fazendo bruxaria com esses AMX, no es posiblee !! :shock:
rS...

Ou então é o Godoy que tomou umas a mais no fds e aumentou "um pouco" as coisas... Segunda-Feira é um belo dia p/ ser ver e ler coisas "diferentes".

Abs
Nada. O AMX é o bombardeiro estratégico da FAB. Semelhante ao B2 e TU160. Em um futuro próximo, quem sabe, o caça de defesa aérea oficial do país. [005]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63711 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Jan 16, 2012 2:23 pm

Então, trocando em miudos

O AMX é nosso futuro caça Multi-ROLA (by Carlos Mathias) :D

ABs




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Hader

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63712 Mensagem por Hader » Seg Jan 16, 2012 2:33 pm

Cuidado na hora de descer a lenha... A FAB treina para usar o alcance dos A-1 ao máximo. Perto do que temos ele é sim a perna mais longa.
No dia 22 de agosto de 2003 a esquadrilha "Gama Centauro" composta pelos FAB A-1 5538 (01 Maj Ribeiro) e 5533 (02 Cap Kabzas) do 3º/10º GAV da BASM realizou um vôo de 6.800km que durou dez horas. Foram apoiados por um KC-137 do Esquadrão Corsário. Realizaram três REVOs e simularam um ataque a Santarém. Contornaram o cabo Orange no Amapá e seguiram até Natal. Bateram o recorde de permanência em vôo da aviação de caça que era dos do F-5E do 1º GAC desde 1986.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63713 Mensagem por Penguin » Seg Jan 16, 2012 2:38 pm

Hader escreveu:Cuidado na hora de descer a lenha... A FAB treina para usar o alcance dos A-1 ao máximo. Perto do que temos ele é sim a perna mais longa.
No dia 22 de agosto de 2003 a esquadrilha "Gama Centauro" composta pelos FAB A-1 5538 (01 Maj Ribeiro) e 5533 (02 Cap Kabzas) do 3º/10º GAV da BASM realizou um vôo de 6.800km que durou dez horas. Foram apoiados por um KC-137 do Esquadrão Corsário. Realizaram três REVOs e simularam um ataque a Santarém. Contornaram o cabo Orange no Amapá e seguiram até Natal. Bateram o recorde de permanência em vôo da aviação de caça que era dos do F-5E do 1º GAC desde 1986.
A FAB tem extraído leite de pedra com o equipamento que deixam ela ter. Transforma uma aeronave de apoio aéreo aproximado em bombardeiro de profundidade.
6.800km / 3 = 2.266km = tamanho de cada perna.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63714 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Jan 16, 2012 2:46 pm

knigh7,

Eu estava em viajem e só pude ver seu post hoje....relendo meus post...me pareceu que fui um pouco ofensivo...então, peço desculpas se foi o caso!!

vai azul.
knigh7 escreveu: O Super Hornet foi oferecido via FMS. Basta estudar as regras. E já foi colocado aqui como elas são.
Com o Rafale, já foi colocado aqui por diversas vezes o preço da aeronave de 2010 para a AdlA(e não aquele precinho na Wikipedia de 4 anos atrás da versão anterior).
Eu poderia ser PHD em FMS e formulação de custos...porém sem ter acesso as propostas e seus valores correspondentes, o máximo que poderia fazer é.... especular.

knigh7 escreveu: Sobre o custo de operação? Já foram colocados aqui, e também em publicações como a T&D, outras publicações militares sérias, etc. A bem verdade, basta ler sobre defesa.
Ao ler sobre custos de outros países só consiguirei estimar uma realidade que não a nossa...hão variaveis dinâmicas que também interferem no custo, por exemplo: unidades fabricadas, que do NG nem existe ainda, do Rafale.... pode aumentar se obtiver sucesso na Índia e EAU e a do SH que não tem comparação, imbatível sobre valores....o problema deste último, é o custo político que todo mundo sabe, outra: nacionalização de componentes, e por ai vai.

knigh7 escreveu:Ah, hã...então não deve-se acreditar nisso e acreditar somente na proposta de ToT da Dassault, Snecma e Thales...
Como eu disse...a crença é livre, mas eu me sinto desconfortável(desculpas por isso!!!) com o comportamento de alguns que defendem que aceitemos a prontificação de nosso futuro vetor de caça, responsável pela Defesa Aérea do País e nossa Ponta de Lança na resposta a países que resolvam nos atacar, dependa do humor de quatro instituições distinta do poder de outra nação, cada uma agindo conforme sua coveniência, se isso não for questionável, precisamos redefinir o significado do termo viralatisse.

knigh7 escreveu:Eu não me esqueci do A-Darter nem do MAR. :wink: Por acaso 1- há alguma noticia da integração do MAN ao novo caça? Vc acha que será integrado o Piranha?
Estude melhor sobre a SMKB. Ela não necessita de esforços de integração. 2 - Acopla-se um dispositivo no cockpit. É necessário apenas uns voos de certificação. Nada complexo.
1 - Que eu saiba....ainda não....mas só ainda 8-] ...sobre o Piranha, se não.... me parece um contra-senso gastar no desenvolvimento de um míssil sem utilidade!!!

2 -Realmente...preciso me informar mais sobre integração!!!


abraços

Gerson




Editado pela última vez por Gerson Victorio em Seg Jan 16, 2012 7:19 pm, em um total de 1 vez.
de volta a Campo Grande - MS.
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63715 Mensagem por PRick » Seg Jan 16, 2012 2:55 pm

Penguin escreveu:
PRick escreveu: Ok, vamos começar a debater a capacidade dissuasória do AMX, tem tudo haver com o tópico atual, e se os ministro do Exército e da Marinha precisam ou não ser trocado, sem dúvida será algo mais divertido e instrutivo que o FX-2, por sinal, qualquer coisa é melhor que falar em FX-2. :roll: :roll:

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Não. Vamos começar a debater que vamos investir R$2 bi nos 43 AMX.
Vale a pena investir tanto neles? Seria melhor utilizar parte desses recursos para aquisição de caças novos (pelo menos garantiria o downpayment) ou adquirir mais um tampax ou modernizar o atual tampax?

Agora, se o Jobim fez realmente ufanismo exagerado (se está certo o artigo de Godoy) com os AMX no Congresso, me parece que ele apenas criou dificuldades adicionais para convencer o "homem da tesoura" a liberar altas somas de recursos para investir em caças novos.

Quanto aos Comandantes, se houvesse insatisfação com algum, como se debate aqui, especialmente em relação ao Saito, ele não seria mantido no cargo.

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O maior culpado disso tudo é a FAB, afinal, NJ já foi embora, e a FAB continua tocando um monte de programas juntos, sem definir prioridades, isso está mais do que claro nesse tópico inteiro, a FAB não tem unidade interna, não tem uma definição clara de suas prioridades. Não existe mais o que dizer, é um interminável loop, que essa manifestação do Chefe da COPAC apenas deixa explicitada mais uma vez.

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Dall
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63716 Mensagem por Dall » Seg Jan 16, 2012 3:07 pm

Penguin escreveu:
Hader escreveu:Cuidado na hora de descer a lenha... A FAB treina para usar o alcance dos A-1 ao máximo. Perto do que temos ele é sim a perna mais longa.
A FAB tem extraído leite de pedra com o equipamento que deixam ela ter. Transforma uma aeronave de apoio aéreo aproximado em bombardeiro de profundidade.
6.800km / 3 = 2.266km = tamanho de cada perna.

Eu já tenho uma interpretação diferente sobre isto Penguin.

A FAB voou o AMX por 6.800km só isto. Como já voou o F-5 por longos períodos de tempo no passado, com objetivos de testar por exemplo se o consumo de óleo de suas turbinas permitiriam longos traslados.

A FAA pode fazer isto com seus A-4R, o Chile com seus F-16, o Peru com seus caças e assim por diante.

Voar um AMX em uma missão DE COMBATE de 3400 km de “perna” só é possível com uma série de variáveis, dentre os quais a falta capacidade do inimigo de ter uma aviação de caça minimamente eficiente, já que o avião REVO e o próprio AMX seriam alvos relativamente fáceis de caças ar-ar sem que haja escoltas para ambos.

E se tiver escolta as coisas mudam completamente de contexto. Se for escoltas de F-5 a necessidade de encontros REVO é absurda, se for escolta de um caça como o Rafale ou SH o AMX seria sacado fora da missão e estes caças fariam a tarefa ar-solo porque eles tem melhores meios de se defenderem (aceleração, velocidade, dois motores, radar com grande alcance ar-ar etc..)

O inimigo também não pode ter uma grande rede de radares, já que o perfil do caça é quase todo HI durante o vôo, só desce sobre o alvo para soltar as bombas, o AMX em perfil LO só pode se afastar o abastecedor menos de 400km.

Apesar de voar “3400km” por perna uma missão como a de Osirak não poderia ser feita desta forma, bem como uma hipotética missão de ataque ao território Chileno sem permissão argentina, tão pouco uma missão até Caracas cruzando 900km de território Venezuelano pode ser feita desta forma, entre outros exemplos.

Não existe magica, porque até o advento da furtividade os americanos criaram caças como o F-111, os europeus o Tornado, os soviéticos o Su-24 e não apostaram em um A-4, Harrier ou Su-22 voando a 30.000 pés do lado de um abastecedor até seu alvo, lançando suas bombas e depois reabastecendo até a sua base.




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63717 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 16, 2012 3:08 pm

A FAB tem extraído leite de pedra com o equipamento que deixam ela ter.
Bem sutil... :roll: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63718 Mensagem por Penguin » Seg Jan 16, 2012 3:27 pm

Carlos Mathias escreveu:
A FAB tem extraído leite de pedra com o equipamento que deixam ela ter.
Bem sutil... :roll: 8-]
Vc não acha que os caras prefeririam B-2, ou mesmo B-1 ou Tu-160 para essas "missões estratégicas"? :roll:
Quem não tem cão, caça com gato, mico, passarinho, etc.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63719 Mensagem por Penguin » Seg Jan 16, 2012 3:31 pm

Espero que o novo Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa - PAED preserve os investimentos relacionados a defesa...

Corte no gasto público vai afetar investimento
Apesar da preocupação do governo de impulsionar o PIB, gasto com investimento será reduzido,
dizem técnicos

ADRIANA FERNANDES / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Os investimentos não vão escapar da tesoura no Orçamento de 2012. Apesar da preocupação
da presidente Dilma Rousseff em assegurar os recursos, a área técnica do governo admite que os
investimentos não ficarão incólumes diante de um corte de até R$ 70 bilhões nas despesas do ano.
Esse é o valor necessário para que o setor público consiga cumprir a meta fiscal do ano: uma
economia para o pagamento de juros da dívida equivalente a 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB).
A austeridade nas contas torna-se mais importante num momento em que a Europa atravessa
uma crise por má gestão fiscal e até a França tem sua avaliação de risco rebaixada.
O desafio é conciliar um corte dessa magnitude com os gastos necessários para garantir uma
taxa de crescimento acima de 4% do Produto Interno Bruto (PIB).
Acelerar. A ordem para os administradores do caixa é minimizar os efeitos da contenção de
recursos orçamentários sobre os investimentos. A ideia é começar o ano já acelerando, até porque a
legislação eleitoral proíbe novos gastos a partir de julho.
O governo está tendo que lidar, segundo fontes ouvidas pelo Estado, com cerca de R$ 8 bilhões
de despesas obrigatórias que estão subestimadas.
Se optar em rever essas despesas para o patamar adequado, o corte teria que ficar entre R$ 68
bilhões e R$ 70 bilhões. Caso contrário, se o valor dessas despesas não for revisto agora, o
contingenciamento poderá ficar em torno de R$ 60 bilhões.
Além disso, a área econômica precisa cortar R$ 25 bilhões de receitas que foram infladas pelo
Congresso Nacional na aprovação da Lei Orçamentária.
Outros R$ 10 bilhões de receitas líquidas também são alvo porque foram estimadas inicialmente
pelo governo, mas as desonerações tributárias adotadas para alavancar a economia podem
comprometer essa previsão.
Cortes. Será preciso cortar também mais R$ 25,6 bilhões que representam as despesas do
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que poderiam ser abatidas da meta fiscal.
Como o governo se comprometeu a fazer a meta "cheia", sem descontos, essas despesas
precisam entrar na conta do contingenciamento.
Se quiser fazer um corte menor, de R$ 60 bilhões, a alternativa é administrar as liberações de
recursos ao longo do ano. A vantagem, nesse caso, é a preservação de um maior nível de investimento.
"O cumprimento da meta cheia é hoje incompatível com a realização dos investimentos
previstos", admitiu uma fonte.
Em 2012, será mais difícil o corte das despesas com custeio, que estariam já no "osso".
Também não há margem adicional para contrair os gastos de pessoal, que já foram reduzidos,
mesmo num ambiente de forte pressão de aumento salarial vinda dos servidores públicos, que ameaçam
com greve geral.
Somente uma surpresa muito favorável em relação à arrecadação de receitas extraordinárias do
governo federal poderá mudar o quadro atual de perspectiva dos investimentos para o ano de 2012.

---------------

NAS ENTRELINHAS
Denise Rothenburg

Assim como Dilma não cumpriu o corte de R$ 50 bilhões no ano passado, os servidores
apostam que não cumprirá também a promessa de reajuste zero este ano. Por isso, a greve está
na ordem do dia das associações de várias categorias
O nó de 2012
Em conversas reservadas, os técnicos do Poder Executivo são praticamente unânimes em
afirmar onde o bicho vai pegar este ano para a administração da presidente Dilma Rousseff, a ponto de
incomodar o sono presidencial: a pressão por reajustes salariais. Além da campanha no primeiro
escalão, apontada hoje na reportagem do Correio, há outras bem piores. O funcionalismo público
prepara uma greve para tentar recompor a inflação acumulada de 2007 para cá — 24,5%, segundo as
organizações dos servidores.
O funcionalismo está quieto desde 2007, quando um acordo com o governo previu reajustes até
2010. Mas, agora, diante da perspectiva de aumento zero em função da crise econômica externa e a
necessidade de o governo conter seus próprios gastos, as associações e centrais de servidores
vislumbram uma paralisação generalizada.
A presidente não se mostra interessada em ceder. Tanto é que nem colocou no Orçamento os
recursos necessários ao reajuste do Poder Judiciário e criou uma celeuma que não tem data para
terminar. Além disso, ainda existe o movimento dos policiais militares, conforme relatamos aqui no
começo deste mês.
Para quem não acompanhou as notícias da primeira semana de janeiro, vale lembrar que houve
a greve da PM do Ceará conforme noticiado em todos os jornais e comentado aqui. Naqueles dias, o
governador Cid Gomes, diante de uma paralisação de policiais armados, acabou se rendendo e
concedeu o reajuste. O governo já detectou movimentos semelhantes no Amazonas, no Pará, e em mais
quatro estados. No início deste mês, comentei aqui que, se a greve da PM eclodir em todo o país e os
governadores se renderem, vai ser um levante geral em favor da PEC 300, aquela que equipara os
salários dos policiais de todo o país com o que recebem os do Distrito Federal.
Na semana passada, ouvi de uma autoridade do governo que a aprovação da PEC 300 seria o
caos. No caso de Brasília, os salários são melhores porque o Distrito Federal conta com recursos da
União para suprir despesas nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Os estados da
federação não têm esse suporte. Além disso, qualquer reajuste da ordem do que pede a PEC 300
geraria um efeito cascata. Depois de PMs e bombeiros contemplados, seria a vez de outras categorias
pedirem o mesmo. No Ceará, tão logo terminou a greve dos policiais militares, veio a da Polícia Civil.
Em relação ao Poder Executivo nacional, a aprovação da PEC 300 provocaria um efeito cascata,
conforme detectado pelo próprio governo. As Forças Armadas, por exemplo, imediatamente
apresentariam um pedido por melhores salários. O argumento para tal está definido e é justo: um capitão
ou sargento não poderia ganhar menos do que um oficial da PM que estivesse no mesmo nível
hierárquico.
Por falar em hierarquia...
A presidente Dilma já avisou que quem manda no governo é ela. E, embora como demonstrou o
Correio, algumas autoridades tenham salários elevados por conta de participação em conselhos, esse
recurso é considerado a única maneira de atrair gente da iniciativa privada e de gabarito para trabalhar
no segundo escalão. Para completar, dizem técnicos do governo, se a presidente Dilma fosse conceder
todos os pedidos de aumento, teria que arrumar mais R$ 40 bilhões. E não há de onde tirar tanto
dinheiro.
Para completar, o ano é eleitoral e, se Dilma se render aos reajuste, dirão que foi para beneficiar
os petistas. Por isso, conforme anunciado na reportagem de hoje, nem o aumento do segundo escalão
deve sair, para desespero dos ministros que esperavam algum espaço para trazer gente de sua total
confiança para cargos-chaves na Esplanada dos Ministérios.
Embora os ministros tenham perdido as esperanças, os servidores que aguardam a correção da
inflação ainda vislumbram uma réstia de luz no fim do túnel. Eles torcem para que, lá na frente, a
presidente Dilma acabe negociando algum dim-dim. Afinal, se nem o corte orçamentário anunciado no
ano passado ela cumpriu — em vez dos R$ 50 bilhões prometidos, cortou apenas R$ 21 bilhões —
talvez não cumpra também a promessa de aumento zero. Por isso, a pressão virá e será forte. Podem
esperar. Esse será o grande desafio da gestão pública este ano.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63720 Mensagem por P44 » Seg Jan 16, 2012 3:58 pm

PRick escreveu:
Túlio escreveu:Tá, qual o blog, POWS? Essa todo mundo vai querer saber... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Num leu? Olha o link direto http://www.aereo.jor.br/2012/01/14/pres ... der-aereo/

[]´s

o link dá erro. Colocaste mal o link ou a mensagem de "parabéns" foi retirada????? :twisted: :twisted:




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