TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63691 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 16, 2012 1:14 am

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:O que me preocupa mesmo é recomeçarem aquela charla de Sea Gripen, haja sacola... :roll: :roll: :roll: :roll:
Onde?
Lá na trilogia do PN, PA...

Mas eu duvido que a MB vá de Sea Gripen se esse for escolhido para a FAB. A navalização de um caça é complexa e a SAAB não tem um histórico de expertise no assunto. Essa navalização remete a uma certa característica aventureira cujo grau que se apresenta não é da cultura da MB em aceitar. Além do mais parte dos oficiais da MB que postam nos fóruns já deixaram transparecer que a Força não vai de Sea Gripen.
E eu não acho que a MB esteja errada sobre isso.




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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63692 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jan 16, 2012 1:35 am

knigh7 escreveu:Sim, Carlos, se aumentarem 10% do alcance, chegam até o que os EAU querem. O APG 79 é uma antena maior, tem mais alcance que o APG 80, e por conseguinte que o RBE2AA.
Essa era a essência do debate que eu estava tendo com o Luis Henrique.
Se um aumento de 10% já é o suficiente, então sem o aumento o RBE2 AA não deve ser inferior ao APG-80, deve ser praticamente IGUAL.

Veja, se com o aumento de 10% o radar tem que atingir um alcance de detecção SUPERIOR ao APG-80. Então, se o APG-80 possui alcance de 160 km. Você conclui que:

1) O RBE2 AA possui alcance de 150 km e com o aumento de 10% terá 165 ficando a frente do APG-80 por uma margem MÍNIMA, praticamente possuindo o mesmo desempenho.

Ou

2) Que o RBE2 AA JÁ possui alcance equivalente ao APG-80, talvez até maior, porém a diferença é mínima e os EAU querem uma margem MAIOR.

?????

Eu fico com a segunda.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63693 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jan 16, 2012 1:41 am

knigh7 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
Então o cmdo quer F-18 e a COPAC quer Gripen...
Sim...é isso mesmo. Embora isso gere certos constrangimentos... :mrgreen:
Minha opção da shortlist é o rafale porque o Gripen é um projeto bem mais arriscado.

Agora, entre SH e Gripen NG fico com o segundo. O SH NÃO atende a END.
O Gripen, apesar do risco e de ter um porte pequeno para um país continental como o nosso, atende a END.

QUSMSH = Qualquer Um Serve Menos o Super Hornet.

Que venha Rafale ou Gripen logo, antes que venha mais ferrugem.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63694 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 16, 2012 1:59 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu:Sim, Carlos, se aumentarem 10% do alcance, chegam até o que os EAU querem. O APG 79 é uma antena maior, tem mais alcance que o APG 80, e por conseguinte que o RBE2AA.
Essa era a essência do debate que eu estava tendo com o Luis Henrique.
Se um aumento de 10% já é o suficiente, então sem o aumento o RBE2 AA não deve ser inferior ao APG-80, deve ser praticamente IGUAL.

Veja, se com o aumento de 10% o radar tem que atingir um alcance de detecção SUPERIOR ao APG-80. Então, se o APG-80 possui alcance de 160 km. Você conclui que:

1) O RBE2 AA possui alcance de 150 km e com o aumento de 10% terá 165 ficando a frente do APG-80 por uma margem MÍNIMA, praticamente possuindo o mesmo desempenho.

Ou

2) Que o RBE2 AA JÁ possui alcance equivalente ao APG-80, talvez até maior, porém a diferença é mínima e os EAU querem uma margem MAIOR.

?????

Eu fico com a segunda.

Luís Henrique, parece que vc não entendeu o que o Alain Silvy disse. Vou colocar novamente:
GDA Alain Silvy: Os peritos dos Emirados que participam nas negociações estão bem cientes do problema. Mas eles (os Rafale) também são usados por terem sistemas de armas de alta qualidade. Eles querem evitar qualquer regressão com o Rafale, pelo menos no alcance do radar, em relação ao F-16 Block 60, tendo o Rafale também várias outras qualidades.
http://www.aereo.jor.br/tag/alain-silvy/

Ou seja, o RBE2AESA tem um alcance INFERIOR ao APG 80.
O alcance RBE só será aumentado SE os EAU forem de Rafale e, mesmo assim, aceitarem bancar os custos do desenvolvimento, pois não é interesse da AdlA nesse aumento.(Como destacou o general em outra parte da entrevista, é de interesse da AdlA os avanços no Spectra desejado pelo EAU).O aumento do alcance é uma especificação dos EAU.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63695 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 16, 2012 2:09 am

Tá confusa a entrevista.
Se separar as falas realmente dá essa impressão.

Mas na outra fala ele diz que apenas uns + 10% no RBE já chegam onde não chegaram com o APG-80.

Só 10%?
Se for isso a diferença é desprezível prá quem quer usar um caça no lugar de AWACS, o Rafale no caso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63696 Mensagem por NovaTO » Seg Jan 16, 2012 8:35 am

Túlio escreveu:A partir do que li lá no PN, aguardem notícias ARREPIANTES!!!

Explico melhor SE e QUANDO as notícias saírem. :wink: 8-]

Link por favor?? :shock: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63697 Mensagem por FoxTroop » Seg Jan 16, 2012 8:59 am

Observando, deste lado do Atlântico, a discussão, fico com uma sensação......... Mas as coisas são mesmo assim e existem pessoas que mostram ter uma coluna capaz de fazer de uma lesma um animal de carapaça..... Enfim.......




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63698 Mensagem por Penguin » Seg Jan 16, 2012 9:00 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Sim...é isso mesmo. Embora isso gere certos constrangimentos... :mrgreen:
Minha opção da shortlist é o rafale porque o Gripen é um projeto bem mais arriscado.

Agora, entre SH e Gripen NG fico com o segundo. O SH NÃO atende a END.
O Gripen, apesar do risco e de ter um porte pequeno para um país continental como o nosso, atende a END.

QUSMSH = Qualquer Um Serve Menos o Super Hornet.

Que venha Rafale ou Gripen logo, antes que venha mais ferrugem.
Especificamente que parte da END?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63699 Mensagem por Penguin » Seg Jan 16, 2012 9:39 am

Espantoso!

ESTADÃO, 16/01
FAB ganha poder de fogo com "novo" caça

Modernização de 43 aeronaves de combate custará R$ 2 bilhões até 2016

Roberto Godoy


Alcance. Aviões reformados, que receberão novos equipamentos, poderão chegar a qualquer ponto da América do Sul

O Brasil completa em 2016 o projeto, já iniciado, de construção de uma força de ataque aéreo estratégico baseado na revitalização tecnológica do caça bombardeiro AMX, o A-1 da aeronáutica militar. O programa envolve 43 aeronaves e vai custar cerca de R$ 2 bilhões.

Segundo a Aeronáutica, do total já foram desembolsados R$ 840 milhões. O valor restante será pago entre os exercícios de 2012 e 2017. Depois do procedimento, os caças serão operacionais até o ano 2032.

A Embraer Defesa e Segurança (EDS) e a empresa israelente Elbit estão trabalhando com o primeiro lote de 10 jatos na fábrica da EDS em Gavião Peixoto, a 300 km de São Paulo. O primeiro AMX modernizado será entregue à FAB entre 2013 e 2014; o último, em 2017. Em algum momento nesse período, o Alto Comando decidirá pela extensão da encomenda de forma a abranger toda a frota de 53 unidades. Enquanto isso, os 10 bombardeiros de reserva permanecerão em operação na base de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Esquadrão Adelphi, da base de Santa Cruz, no Rio.

O A-1M, como será rebatizado o caça, terá capacidade para atingir, recebendo combustível em voo, qualquer alvo estratégico na América do Sul, no Caribe e em boa parte da África :shock: :shock: , além de permitir ações de cobertura no Atlântico Sul. De certa forma, os caças-bombardeiros da Força Aérea podem, agora mesmo, cumprir esse tipo de missão.

Em agosto de 2004, dois deles decolaram de Santa Maria, permaneceram cerca de 12 horas no ar, fizeram três reabastecimentos em voo e, depois de um giro de 7 mil quilômetros sem serem detectados, haviam "lançado" todas as bombas contra vários objetivos vitais - centrais de energia, grandes centros de comunicações, instalações militares e complexos industriais. Para essa operação, foi preciso criar sistemas específicos, como um reservatório para as rações alimentares e uma espécie de sanitário químico compacto.

O pequeno jato é subsônico, mas pode voar a 900 km/hora e a 100 metros, talvez menos, de altitude.

A versão modernizada será equipada com um sofisticado radar multimodo SCP-01, desenvolvido pela Mectron, de São José dos Campos, controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), capaz de atuar nos modos ar-ar, ar-terra e ar-mar. Integrado a um computador de missão de combate, pode coordenar o emprego de 3,8 toneladas de armas - bombas inteligentes, mísseis de alcance além do horizonte, foguetes e, em outra vertente, acessórios para reconhecimento eletrônico. Os dois canhões de 30 mm originais serão mantidos.

Dissuasão.
O uso estratégico do AMX é um assunto delicado. :shock: Falando aos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa, pouco antes de deixar o governo, o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, citou o programa de revitalização e seu "elevado e efetivo poder dissuasório". :shock: :shock: :shock: Para o Comando da Aeronáutica, o poderoso A-1M terá a função de "permanecer pronto para atender às necessidades operacionais da FAB, com excelente raio de ação, sistema de reabastecimento em voo e a qualidade de transportar uma grande diversidade de armamentos". A questão política não entra formalmente nas considerações oficiais do governo.

Compacto e ágil, de asas curtas, o AMX mede 13,5 metros. A envergadura é de 8.87 metros. O peso máximo não passa de 13 mil quilos.

O programa de atualização da tecnologia implica um novo painel, com três telas digitais coloridas - 121 polegadas para exibir informações. O piloto terá todos os dados projetados no capacete - com recursos de visão noturna - e o comando completo do caça num único instrumento, o manche. É possivel que o projeto venha a incluir uma película destinada a confundir radares e sensores de identificação.

O bombardeiro de precisão é resultado de um acordo binacional firmado entre o Brasil e a Itália em 1981. Foram produzidos para as forças dos dois paises aproximadamente 200 unidades. A Embraer assumiu a encomenda da FAB. O batismo de fogo do AMX só aconteceria na Guerra do Kosovo, em 1999. A aviação italiana cumpriu 252 missões de combate sobre a Sérvia, sem perda de nenhuma aeronave. Em 2011, três unidades da base de Trapani, na Sicilia, totalizaram 500 horas de voo na Líbia entre os meses de abril e outubro a serviço da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN.

No Brasil, em maio de 2011, o AMX serviu ao voo da tenente Carla Alexandre Borges, primeira mulher do País a comandar um jato de combate. Aos 28 anos, a oficial da FAB participa regularmente dos ensaios de bombardeio e apoio à tropa terrestre do Esquadrão Adelphi, no Rio de Janeiro.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63700 Mensagem por Penguin » Seg Jan 16, 2012 9:41 am

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Reforma ministerial não alcança militares de Lula

Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, herdados do governo Lula, devem seguir à frente de suas corporações

Severino Motta

A reforma ministerial da presidenta Dilma Rousseff, planejada para fevereiro, não deve alcançar os comandantes das Forças Armadas. Herança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Enzo Peri (Exército), Juniti Saito (Aeronáutica) e Moura Neto (Marinha) vão seguir no governo por pelo menos mais um ano.

A avaliação de integrantes do governo é que o processo de reestruturação das Forças Armadas poderia ser interrompido no caso de mudanças dos comandantes. No Planalto ainda há uma análise de que as Forças têm sido parceiras do governo. Dilma estaria satisfeita principalmente em relação às ações das Forças em situações emergências de calamidade pública, como no caso dos deslizamentos e enchentes.

Fora do governo e dentro dos muros dos quartéis a situação também está positiva para Dilma. A reportagem conversou com militares da ativa que preferiram não se identificar. A maioria elogiou o governo da presidenta. Para eles, as Forças estão com sua autonomia respeitada.

Entre os reformados, também há um sentimento de paz com a presidente guerrilheira. “Não vimos nenhum sentimento de vingança. A anistia deixou tudo no zero a zero. Muitos militares votaram na Dilma. Pessoalmente vejo uma continuidade muito grande. Essa é uma área que estava tranquila, não há porque fazer mudanças”, disse o vice-presidente do Clube Militar, general Clovis Bandeira.

Apesar da situação de calmaria, o cenário futuro pode trazer turbulências entre o governo e as Forças Armadas. Um dos desafios de Dilma vai ser a indicação dos membros da Comissão da Verdade.

Parte da base governista, principalmente no PT, está ligada a ex-presos políticos e torturados da ditadura. Para a criação da Comissão foi necessária uma longa negociação com as Forças. A indicação dos nomes pode gerar insatisfações em ambos os lados.

Outro problema está ligado diretamente à reestruturação das Forças Armadas. No Exército o ponto de tensão está na renovação de programas de guerra, entre eles consta a compra de um novo sistema de mísseis terra-terra. As negociações vêm desde o governo Lula, quando o ministro da Defesa era Nelson Jobim. Aeronáutica, por sua vez, aguarda um desfecho para a compra de novos caças. A Marinha, por sua vez, pede recursos para a construção do submarino movido a energia nuclear.

Por fim, Dilma vai ter que lidar com os pedidos de aumento de salários para os militares, tema que foi motivo de manifestações no primeiro ano de governo da presidenta.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63701 Mensagem por PRick » Seg Jan 16, 2012 9:47 am

Vixe se não bastasse a confusão que esse tópico é, agora ele virou notícias gerais do setor aéreo, vem cá, não tem tópico para notícias gerais, um para a modernização do AMX, e outro para falar de troca de ministros e MD? Ou estamos todos como a cúpula da FAB? :twisted: :twisted:

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63702 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Jan 16, 2012 9:56 am

Calma PRick...

Não acho que as duas noticias postadas são Off Topic e se for o caso cabe a moderação julgar.

Minha opnião




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63703 Mensagem por GDA_Fear » Seg Jan 16, 2012 10:19 am

Penguin escreveu:Espantoso!

ESTADÃO, 16/01
FAB ganha poder de fogo com "novo" caça

Modernização de 43 aeronaves de combate custará R$ 2 bilhões até 2016

Roberto Godoy


Alcance. Aviões reformados, que receberão novos equipamentos, poderão chegar a qualquer ponto da América do Sul

O Brasil completa em 2016 o projeto, já iniciado, de construção de uma força de ataque aéreo estratégico baseado na revitalização tecnológica do caça bombardeiro AMX, o A-1 da aeronáutica militar. O programa envolve 43 aeronaves e vai custar cerca de R$ 2 bilhões.

Segundo a Aeronáutica, do total já foram desembolsados R$ 840 milhões. O valor restante será pago entre os exercícios de 2012 e 2017. Depois do procedimento, os caças serão operacionais até o ano 2032.

A Embraer Defesa e Segurança (EDS) e a empresa israelente Elbit estão trabalhando com o primeiro lote de 10 jatos na fábrica da EDS em Gavião Peixoto, a 300 km de São Paulo. O primeiro AMX modernizado será entregue à FAB entre 2013 e 2014; o último, em 2017. Em algum momento nesse período, o Alto Comando decidirá pela extensão da encomenda de forma a abranger toda a frota de 53 unidades. Enquanto isso, os 10 bombardeiros de reserva permanecerão em operação na base de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Esquadrão Adelphi, da base de Santa Cruz, no Rio.

O A-1M, como será rebatizado o caça, terá capacidade para atingir, recebendo combustível em voo, qualquer alvo estratégico na América do Sul, no Caribe e em boa parte da África :shock: :shock: , além de permitir ações de cobertura no Atlântico Sul. De certa forma, os caças-bombardeiros da Força Aérea podem, agora mesmo, cumprir esse tipo de missão.

Em agosto de 2004, dois deles decolaram de Santa Maria, permaneceram cerca de 12 horas no ar, fizeram três reabastecimentos em voo e, depois de um giro de 7 mil quilômetros sem serem detectados, haviam "lançado" todas as bombas contra vários objetivos vitais - centrais de energia, grandes centros de comunicações, instalações militares e complexos industriais. Para essa operação, foi preciso criar sistemas específicos, como um reservatório para as rações alimentares e uma espécie de sanitário químico compacto.

O pequeno jato é subsônico, mas pode voar a 900 km/hora e a 100 metros, talvez menos, de altitude.

A versão modernizada será equipada com um sofisticado radar multimodo SCP-01, desenvolvido pela Mectron, de São José dos Campos, controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), capaz de atuar nos modos ar-ar, ar-terra e ar-mar. Integrado a um computador de missão de combate, pode coordenar o emprego de 3,8 toneladas de armas - bombas inteligentes, mísseis de alcance além do horizonte, foguetes e, em outra vertente, acessórios para reconhecimento eletrônico. Os dois canhões de 30 mm originais serão mantidos.

Dissuasão.
O uso estratégico do AMX é um assunto delicado. :shock: Falando aos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa, pouco antes de deixar o governo, o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, citou o programa de revitalização e seu "elevado e efetivo poder dissuasório". :shock: :shock: :shock: Para o Comando da Aeronáutica, o poderoso A-1M terá a função de "permanecer pronto para atender às necessidades operacionais da FAB, com excelente raio de ação, sistema de reabastecimento em voo e a qualidade de transportar uma grande diversidade de armamentos". A questão política não entra formalmente nas considerações oficiais do governo.

Compacto e ágil, de asas curtas, o AMX mede 13,5 metros. A envergadura é de 8.87 metros. O peso máximo não passa de 13 mil quilos.

O programa de atualização da tecnologia implica um novo painel, com três telas digitais coloridas - 121 polegadas para exibir informações. O piloto terá todos os dados projetados no capacete - com recursos de visão noturna - e o comando completo do caça num único instrumento, o manche. É possivel que o projeto venha a incluir uma película destinada a confundir radares e sensores de identificação.

O bombardeiro de precisão é resultado de um acordo binacional firmado entre o Brasil e a Itália em 1981. Foram produzidos para as forças dos dois paises aproximadamente 200 unidades. A Embraer assumiu a encomenda da FAB. O batismo de fogo do AMX só aconteceria na Guerra do Kosovo, em 1999. A aviação italiana cumpriu 252 missões de combate sobre a Sérvia, sem perda de nenhuma aeronave. Em 2011, três unidades da base de Trapani, na Sicilia, totalizaram 500 horas de voo na Líbia entre os meses de abril e outubro a serviço da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN.

No Brasil, em maio de 2011, o AMX serviu ao voo da tenente Carla Alexandre Borges, primeira mulher do País a comandar um jato de combate. Aos 28 anos, a oficial da FAB participa regularmente dos ensaios de bombardeio e apoio à tropa terrestre do Esquadrão Adelphi, no Rio de Janeiro.

:shock: :shock: :shock:

Ah ?? AMX dissuasório ?? AMX capaz de atingir qualquer objetivo na AS,AC e África ?? :shock: :shock: Ah??

Embraer/Elbit estão fazendo bruxaria com esses AMX, no es posiblee !! :shock:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63704 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Jan 16, 2012 10:25 am

GDA_Fear escreveu: :shock: :shock: :shock:

Ah ?? AMX dissuasório ?? AMX capaz de atingir qualquer objetivo na AS,AC e África ?? :shock: :shock: Ah??

Embraer/Elbit estão fazendo bruxaria com esses AMX, no es posiblee !! :shock:
rS...

Ou então é o Godoy que tomou umas a mais no fds e aumentou "um pouco" as coisas... Segunda-Feira é um belo dia p/ ser ver e ler coisas "diferentes".

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63705 Mensagem por GDA_Fear » Seg Jan 16, 2012 10:27 am

Sávio Ricardo escreveu:
GDA_Fear escreveu: :shock: :shock: :shock:

Ah ?? AMX dissuasório ?? AMX capaz de atingir qualquer objetivo na AS,AC e África ?? :shock: :shock: Ah??

Embraer/Elbit estão fazendo bruxaria com esses AMX, no es posiblee !! :shock:
rS...

Ou então é o Godoy que tomou umas a mais no fds e aumentou "um pouco" as coisas... Segunda-Feira é um belo dia p/ ser ver e ler coisas "diferentes".

Abs

Pensei a mesma coisa :mrgreen:




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