TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63601 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 15, 2012 1:34 pm

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu:
É necessário atentar para alguns pontos:

:arrow: Transferência requerida pela FAB e indústria. Constam no requerimento aos participantes. Quem declinou, saiu. Não adianta se querer transferir uma tecnologia que não é de interesse. Aliás, se a tecno não é de interesse, também não é de interesse em transferência. Diante do quadro formado no FX2, com a FAB e indústria explicitando as 10 ToT requeridas, com o trabalho exigido, o emprego futuro dessaas tecnologias, a questão de "ToT irrestrita" no FX2 só tem sentido a quem está fora do assunto.
A Dilma, no inicio de 2011 emparedou os americanos. Sem garantia de ToT, não haveria conversa. Daí veio o apoio do Congresso Estadunidense.

:arrow: O caso não é apenas de custo. E o GripenNG tem o problema ainda não resolvido de não ter um outro país que compre substanciais unidades para não gerar óbices logisticos. A questão principal é a utilização do meio. A FAB vai conseguir operar somente com Rafales? Se não fosse os F-5M para contrabalançar o custo operacional dos M2000 de AN, a III FAe estaria f*did@...O preço de aquisição e operação tem sim sua parcela de importância. Aliás, a questão custo é recorrente e muitas vezes condicionante para nossas FFAAs. Mas vale ressaltar que acato a decisão técnica da FAB seja ela qual for, por ter uma capacidade e dados muito maior que temos, por ser um processoabsurdamente complexo, até mesmo se for o GripenNG, que, como eu escrevi, tenho restrições.
A idéia do Brasil é ser INDEPENDENTE. Possuir uma indústria bélica autônoma e capaz.
Para isto precisamos investir pesado e durante vários anos para chegarmos no estado da arte.
Podemos dar alguns saltos através de parcerias onde o parceiro que possui MAIS tecnologia que nós, nos repassa essas tecnologias e, obviamente, cobra por isso.

Este papo das tais 10 ou 12 tots requeridas não convence. No caso precisamos de centenas de tecnologias. Então, quanto mais melhor.
Não é porque um concorrente atende o mínimo do mínimo que ele é o mais indicado.

Se podemos ter o conhecimento de integrar qualquer tipo de armamento de forma autônoma, porque vamos nos contentar em integrar alguns armamentos em um laboratório da Boeing, com o pessoal da Boeing fazendo o grosso e só ensinando o básico?

Bom, para mim deveriamos cancelar de vez esta palhaçada e adquirir um caça da Embraer.
A Embraer vai lá e fecha a parceria com quem quiser. O GF indica quais áreas devem ser nacionalizadas (por mim, seriam TODAS). Por enquanto vamos de tampão mesmo.
Como "esse bapo de 12 tecnologias não convence"? Ora isso foi esclarecido em entrevista por competidores e colocado aqui a exaustão.
Então mudou os requisitos de uma hora para outra já no meio da competição? A FAB e a indústria não sabe o que querem? Ora bolas...

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

Re: ao

#63602 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 15, 2012 1:41 pm

Luís Henrique escreveu:

Então vamos de Sukhoi-35BM.
Tem uma antena com 900mm.
Tem praticamente 1800 módulos.
Tem praticamente o DOBRO da capacidade do APG-79. :twisted: :twisted:

Agora, o que os franceses divulgam é que o RBE2AA possui cerca de 50% mais alcance que o RBE ESA. Desta forma, podemos prever os tais 200 km de alcance. Da mesma forma o que li sobre o APG-79 o situa nesta mesma faixa.
Se por acaso a qualidade dos módulos do IRBIS E for equivalente aos AESA norte-americanos e europeus, e se todos os módulos forem ativos, sim.

Ah, poderia estimar essa potência que vc citou se o APG 79 tivesse apenas 900 módulos e o IRBIS E com as condicionantes acima.

Quanto ao alcance do RBE AESA:
GDA Alain Silvy: Os peritos dos Emirados que participam nas negociações estão bem cientes do problema. Mas eles (os Rafale) também são usados por terem sistemas de armas de alta qualidade. Eles querem evitar qualquer regressão com o Rafale, pelo menos no alcance do radar, em relação ao F-16 Block 60, tendo o Rafale também várias outras qualidades.
http://www.aereo.jor.br/tag/alain-silvy/

Ora, por acaso RBE AESA tem realmente a potencia do APG 79???Se tivesse, o APG 80, o radar do F16 Block 60, com alcance de 160Km, seria mais potente que o APG 79. O alcance do APG 79 sempre foi descrito como maior que este do APG 80.

RobertoRS
Sênior
Sênior

#63603 Mensagem por RobertoRS » Dom Jan 15, 2012 2:39 pm

E quem foi o GÊNIO que achava que o BRIC era um bloco econômico e político? Nunca foi e nunca será...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: ao

#63604 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jan 15, 2012 5:25 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:

Então vamos de Sukhoi-35BM.
Tem uma antena com 900mm.
Tem praticamente 1800 módulos.
Tem praticamente o DOBRO da capacidade do APG-79. :twisted: :twisted:

Agora, o que os franceses divulgam é que o RBE2AA possui cerca de 50% mais alcance que o RBE ESA. Desta forma, podemos prever os tais 200 km de alcance. Da mesma forma o que li sobre o APG-79 o situa nesta mesma faixa.
Se por acaso a qualidade dos módulos do IRBIS E for equivalente aos AESA norte-americanos e europeus, e se todos os módulos forem ativos, sim.

Ah, poderia estimar essa potência que vc citou se o APG 79 tivesse apenas 900 módulos e o IRBIS E com as condicionantes acima.

Quanto ao alcance do RBE AESA:
GDA Alain Silvy: Os peritos dos Emirados que participam nas negociações estão bem cientes do problema. Mas eles (os Rafale) também são usados por terem sistemas de armas de alta qualidade. Eles querem evitar qualquer regressão com o Rafale, pelo menos no alcance do radar, em relação ao F-16 Block 60, tendo o Rafale também várias outras qualidades.
http://www.aereo.jor.br/tag/alain-silvy/

Ora, por acaso RBE AESA tem realmente a potencia do APG 79???Se tivesse, o APG 80, o radar do F16 Block 60, com alcance de 160Km, seria mais potente que o APG 79. O alcance do APG 79 sempre foi descrito como maior que este do APG 80.
....O novo radar foi concebido para aumentar o alcance em mais de 50 por cento, em comparação com o radar atual do Rafale, de matriz passiva, oferecendo compatibilidade com o míssil BVR (além do alcance visual) Meteor.....

http://www.aereo.jor.br/tag/aesa-rbe2/

Tem em vários outros lugares. Pessoal da indústria afirmando este aumento no alcance de detecção.

Se levarmos em conta que o RBE ESA possui alcance entre 135-145km vemos que o AESA supera COM FOLGA os 160 km do APG-80 do F-16E.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#63605 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 15, 2012 5:36 pm

Paisano escreveu:Interessante: Agora a culpa pelo final melancólico desse imbróglio denominado FX-2 é do GF? :?

Volto a lembrar que em um certo 7 de setembro houve o anúncio de que o "Mister Magoo" havia sido o escolhido como novo vetor da FAB e logo após o mundo caiu na cabeça do Lula.

Mas, enfim, antes ler certas coisas do que ser cego. :roll:
Pois é :(

Governo ruim esse, anuncia e diz depois... não... não vai ter mais caça não!!

Enquanto isso os outros programas estratégicos andam...

Sei lá, talvez caças não sejam estratégicos e o Governo percebeu isso e resolveu cancelar tudo :(

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2549 vezes

#63606 Mensagem por P44 » Dom Jan 15, 2012 5:44 pm

na minha terra isso tem um nome, uma grande "filhadaputice"

enfim, pode ser que um dia se saiba a história toda dos bastidores.

Mas há que louvar quem lixou o Lula nesse negócio todo. Verdadeiros mestres não haja dúvida!

*Turn on the news and eat their lies*
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#63607 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 15, 2012 5:51 pm

É como o CM disse... tinha que ser Made in USA, mesmo que mulambo...

Na vida é assim, quando você quer se nivelar por baixo... não há quem faça você mudar de idéia mesmo! :(

E olha... é melhor nem saber do que acontece nos bastidores porque é de chorar

Mas não se preocupe, brasileiro tem memória curta e se contenta com pouco, e quando o lixo alheio chegar vai ser comemorado como a sétima maravilha do mundo.

Dá-lhe espelhinhos para os indiozinhos...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
P44
Sênior
Sênior

#63608 Mensagem por P44 » Dom Jan 15, 2012 5:52 pm

muito triste a jogada desses judas...

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#63609 Mensagem por Paisano » Dom Jan 15, 2012 5:54 pm

Mas é histórico esse tipo de comportamento. E o detalhe é que a origem é sempre a mesma.

Triste... :(

RobertoRS
Sênior
Sênior

#63610 Mensagem por RobertoRS » Dom Jan 15, 2012 5:55 pm

Paisano escreveu:Interessante: Agora a culpa pelo final melancólico desse imbróglio denominado FX-2 é do GF? :?

Volto a lembrar que em um certo 7 de setembro houve o anúncio de que o "Mister Magoo" havia sido o escolhido como novo vetor da FAB e logo após o mundo caiu na cabeça do Lula.

Mas, enfim, antes ler certas coisas do que ser cego. :roll:
Na minha opinião, é sim. E que fique claro, dos três que estiveram lá. A coisa se arrasta desde 1997, se bem estou lembrado...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
P44
Sênior
Sênior

#63611 Mensagem por P44 » Dom Jan 15, 2012 5:57 pm

Ainda hoje estou para perceber porque raios o Lula não deu o murro na mesa...

Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#63612 Mensagem por Paisano » Dom Jan 15, 2012 5:58 pm

RobertoRS escreveu:

Mas, enfim, antes ler certa coisas do que ser cego. :roll:
Na minha opinião, é sim. E que fique claro, dos três que estiveram lá. A coisa se arrasta desde 1997, se bem estou lembrado...
Repetindo: Antes ler certas coisas do que ser cego. :roll:

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#63613 Mensagem por Penguin » Dom Jan 15, 2012 6:03 pm

P44 escreveu:Ainda hoje estou para perceber porque raios o Lula não deu o murro na mesa...
A questão do milhão...POR QUE :?:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#63614 Mensagem por Paisano » Dom Jan 15, 2012 6:04 pm

O Lula nunca foi de dar murro na mesa. [001]

binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#63615 Mensagem por binfa » Dom Jan 15, 2012 6:09 pm

LeandroGCard escreveu:
binfa escreveu:A FAB vai de Gripen como tampinha em virtude da Africa do Sul utilizar no futuro o A-Darter em seus Gripen, a FAB como é safa vai ganhar tempo na integração do míssil. A princípio serão 16 tampinhas através de leasing para o GDA.
O que economizaria mais tempo e dinheiro (pois o raciocínio agora é por aí, esta história boba de desempenho não nos pertence mais):

- Economizar a integração do míssil e criar toda uma linha logística nova (Gripen)?
- Aproveitar a logística já existente e integrar apenas o novo míssil (M-2000)?

Leandro G. Card
Leandro boa noite!

A primeira vez comentaram que viriam F-18 achei estranho, pois tem a tal integração de armamentos onde o grande satã teria que nos ajudar, mais até ai tudo bem pois era apenas comentários.

Essa mesma pessoa agora comentou que a FAB esta disposta a investir na dupla Gripen e A-Darter, também achei estranho justamente em virtude da revisão dos Magic, porem dos comentários feitos a mim foi o que eu achei mais coerente, mesmo investindo em uma nova linha logistica e em treinamentos mesmo sendo leasing a princípio.

Na realidade acho que ninguém sabe de nada e é tudo suposição, tiro para todos os lados até que uma hora o GF/FAB faz o anuncio de que compraram alguma coisa novo, tampão ou tampinha.

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Responder