Bourne escreveu:Não seria um AMX-T, mas, sim, um novo treinador avançado com um projeto mais moderno e concebido para uma gama de missões um pouco diferentes. Além do mais, se esse treinador avançado atingir velocidades supersonicas, algo semelhante ao F-5 ou Golden Eagle, seria de muita utilidade em suas missões. Por exemplo, em interceptações "leves".
O que seria uma interceptação "leve"? por acaso seria algo como interceptar um cessna de traficantes?
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sex Fev 20, 2009 10:41 pm
por Carioca
G-LOC escreveu:
1 - nem a USAF usa a capacidade supersônica (na horizontal) do T-38.
2 - se serve para LIFT é o suficiente
3 - duas turbinas já é um problema e não sabia que a Spey era problemática (fumaça não atrapalha a função de LIFT)
4 - no Lift usam um radar virtual e não o real e muito menos disparam BVR reais.
G-LOC
Clap, clap, clap.
Pé no chão. Lift é linktrainer que voa.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Fev 21, 2009 5:36 am
por Valdemort
Acredito que a FAB e a Embraer ja penssaram nisso com carinho , se não fizeram com certeza e por não ser viavel . Inclusive a Embraer chegou a ter um projeto que alguem até ja mostrou foto da maquete aqui no DB.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Fev 21, 2009 9:31 am
por gaitero
Tambem acho, porém tudo é possivel....
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Fev 21, 2009 12:41 pm
por Bourne
Ser inviável no passado, não quer dizer que continue inviável hoje. Além do mais um projeto como esse pode ser bem interessante no atual momento, especialmente considerando a retração no mercado de aviões civis devido a crise. Sem contar que fortalece não só a EMBRAER como todo uma rede de fornecedores brasileiros para o projeto. Dessa forma, elevando a importância da área militar em relação a civil para a empresa, o que não deixa de ser uma garantia contra os humores do mercado.
De qualquer forma, essa estória de lift ou caça low brasileiro é uma elocubração. A prioridade da FAB deve ser o F-X, mas, no futuro, quem sabe?
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Fev 21, 2009 12:45 pm
por Bourne
Carioca escreveu:
O que seria uma interceptação "leve"? por acaso seria algo como interceptar um cessna de traficantes?
Não. Algo como aviões civis a jato, helis, aviões de transporte, etc... Mais o menos isso que eu quiz dizer.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Fev 21, 2009 2:11 pm
por Benke
Vem cá
Não me queiras mal
É carnaval...
Aqui dialogamos sobre GRIPEN
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Fev 21, 2009 5:40 pm
por Bourne
Mas tem a ver com Gripen.
Estou tentando argumentar que o Grpen NG é low só no tamanho. Entretanto, o pessoal do fórum acha que tamanho é documento, querem considerar o Gripen low só por que é pequeno. O que discordo. Afinal, o importante é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Fev 21, 2009 6:51 pm
por pafuncio
Em uma época em que os ianques não tinham destruído um dos maiores ícones da indústria automobilística mundial. Puta carro, a justificar um certo ditado sueco: "ah, mas se vocês pudessem ver a beleza dela pelos meus olhos". Carro feio, mas que sempre achei um T.
Uma das melhores propagandas, uma homenagem ao Garoto Vinagre:
Sorry pelo ófí, mas é duka !!!
PS - sei lá, as coisas estão feias. Acho que o NG no final das contas é o mal menor, uma solução que pelo menos tem mais chances de excluir o Rhino, animal paquidérmico, lento, gordo, um fóssil redivivo ...
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Dom Fev 22, 2009 9:29 am
por Valdemort
Bourne escreveu:Mas tem a ver com Gripen.
Estou tentando argumentar que o Grpen NG é low só no tamanho. Entretanto, o pessoal do fórum acha que tamanho é documento, querem considerar o Gripen low só por que é pequeno. O que discordo. Afinal, o importante é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho.
Uhmmmm .
Isso parece conversa de quem tem a varinha pequena
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Dom Fev 22, 2009 10:23 pm
por Glauber Prestes
Valdemort escreveu:
Bourne escreveu:Mas tem a ver com Gripen.
Estou tentando argumentar que o Grpen NG é low só no tamanho. Entretanto, o pessoal do fórum acha que tamanho é documento, querem considerar o Gripen low só por que é pequeno. O que discordo. Afinal, o importante é a mágica que a varinha faz e não o seu tamanho.
Uhmmmm .
Isso parece conversa de quem tem a varinha pequena
Ia comentar isso também, mas é por aí mesmo. O Gripen só é pequeno, mas ele não é low.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Seg Fev 23, 2009 2:03 am
por Bolovo
Não é o Gripen, mas é da familia SAAB.
Saab 36, bombardeiro nuclear projetado nos anos 60, que seria baseado no Saab 35 Draken. Nunca voou. Fazia parte do programa nuclear sueco, que queria ter uma capacidade nuclear para garantir seu estado de neutralidade perante URSS (maior ameaça) e OTAN. No final dos 60, o governo sueco, devido o orçamento apertado, teria que decidir em ter entre a capacidade nuclear ou uma nova família de caças. Escolheram a ultima opção, criando assim o Viggen, possívelmente o mais moderno caça europeu nos anos 70, só comparado no mundo com o F-4 Phantom americano! Em 1968 a Suécia assina o TNPN, acabando com o plano. Mas isso deu origem ao programa nuclear para geração de energia, tendo hoje 10 usinas instaladas.
Esquema do Saab 36.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Fev 25, 2009 10:26 am
por Bolovo
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Fev 25, 2009 1:08 pm
por Alitson
G-LOC escreveu:
Alitson escreveu:
Tudo... O M346 é capaz de ultrapassar Mach 1,2. Foi desenvilvido para ser usado como LIFT desde o inicio, ou seja, feito para aguentar o tranco. Usa duas turbinas não problematicas e com ótimo custo/benefício. Pode ainda receber radar, conforme a solicitação do fabricante, como o avançadado como o Grifo-F e fazer uso de armas BVR. E será a meu ver o melhor LIFT do mundo pelos próximos 20/30 anos.
[]s
1 - nem a USAF usa a capacidade supersônica (na horizontal) do T-38.
2 - se serve para LIFT é o suficiente
3 - duas turbinas já é um problema e não sabia que a Spey era problemática (fumaça não atrapalha a função de LIFT)
4 - no Lift usam um radar virtual e não o real e muito menos disparam BVR reais.
G-LOC
O AMX é tão bom para LIFT que a AMI prefiriu colocar seus MAX na reserva e comprar mais M-339 e também o M-346, em vez de "transferir" os os seus AMX estocados que não são poucos para esta.
PS.: A Spey nem merece nome de turbina e o uso do radar no lift já foi provado pelos israelenses com seus A-4s modernizados e sío vc não sabia dos "problemas" das Spey...
Sem mais
[]s
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qua Fev 25, 2009 1:09 pm
por Alitson
Carioca escreveu:
G-LOC escreveu:
1 - nem a USAF usa a capacidade supersônica (na horizontal) do T-38.
2 - se serve para LIFT é o suficiente
3 - duas turbinas já é um problema e não sabia que a Spey era problemática (fumaça não atrapalha a função de LIFT)
4 - no Lift usam um radar virtual e não o real e muito menos disparam BVR reais.
G-LOC
Clap, clap, clap.
Pé no chão. Lift é linktrainer que voa.