TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63556 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:28 pm

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Qual que é PESA? Não entendi... :? :? :? :?
O do Su-35BM: Irbis E

IRBIS E é PESA??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tá me zoando... :roll: :roll: :roll: :roll:

Ver aqui:

http://warfare.ru/?linkid=2568&catid=334

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#63557 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 14, 2012 9:30 pm

RobertoRS escreveu:Isso é tudo muito bonito na teoria, ToT's, capacitação, desenvolvimento e fabricação de um caça nacional.

Mas agora, uma pergunta séria: demoramos 15 anos para desistir de decidir o futuro Caça da FAB, tu realmente visualiza o Brasil criando um programa de caça e levando ele até o final em um prazo e custo aceitável?!
Issso só seria possivel, se tivessemos um complexo militar com um lobby poderoso. E alguns preidentes comprometidos com esse lobby.

Com estes politicos com determinação morna que temos que não tiveram competencia nem para fornecer os parafusos da ISS, eu acho dificil.

RobertoRS
Sênior
Sênior

#63558 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 9:35 pm

suntsé escreveu:
RobertoRS escreveu:Isso é tudo muito bonito na teoria, ToT's, capacitação, desenvolvimento e fabricação de um caça nacional.

Mas agora, uma pergunta séria: demoramos 15 anos para desistir de decidir o futuro Caça da FAB, tu realmente visualiza o Brasil criando um programa de caça e levando ele até o final em um prazo e custo aceitável?!
Issso só seria possivel, se tivessemos um complexo militar com um lobby poderoso. E alguns preidentes comprometidos com esse lobby.

Com estes politicos com determinação morna que temos que não tiveram competencia nem para fornecer os parafusos da ISS, eu acho dificil.
É por isso que digo isso... Eu também, como acredito que todos, seria favorável à fabricarmos nossos próprios caças, gerando um sem-número de tecnologias agregadas (sistemas embarcados, sistemas de armas, logística e manutenção...).

Porém, como acredito que isso é uma utopia, como talvez muitos também acreditem, aí precisamos pensar na FAB possível.

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#63559 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:36 pm

prp escreveu:
Carlos Lima escreveu:Tudo bonito, legal, a classe política não presta e a FAB não tem dinheiro... aí eu olho e vejo a MB construindo o diaxo de um estaleiro + Base + Subs convencionais + Sub Nuclear o EB desenvolvendo o Guarani e até a própria FAB fazendo o KC-390 com a Embraer e estamos a +++ 10 anos tentando compra míseros 36 caças.

Algo não fecha nessa conta... :wink:

E agora a 'solução' é novamente partir para caças de 2 mão... mas é se nivelar muito por baixo mesmo... vou te contar :|

E vai ter gente que ainda vai celebrar e amar isso... :( PUTZ !!!

Como diria o Lord Nauta: Uma Vergonha!

[]s
CB_Lima
1 A lógica da pindaiba dos "entendidos":
Falta $ o governo vai contingenciar, portanto é melhor comprar o mais baratinho e menorzinho, assim vamos poder voar sempre ful, com ótima disponibilidade e bla bla bla.

2 A lógica da pindaiba do governo (verdadeira, a MB está ai para provar):

Falta $ mas o GF disse que pode comprar o mais caro então vamos comprar o melhor apesar de ser mais caro.

Resultado.

Quem escolheu a primeira opção (advinha quem) se lascou, já que questões do orçamento é na base das proporções e não em valores absolutos. Quero dizer que se há a necessidade de 300 milhões para manter um caça gut gut com boa disponibilidade, na falta da grana o GF vai cortar uns 50% do orçamento, ai a disponibilidade vai pros infernos, mesmo sendo gut gut bilu bilu.

Agora se para manter um caça no estado da arte e cravejado de diamantes como o Rafale for em torno de 900 milhões e faltar grana o GF também irá cortar gastos, porém a possibilidade do corte ser o mesmo molde do modelo anterior é gigantesca, ou seja o GF irá cortar os mesmos 50% do orçamento da FAB.

Enfim, escolheram ficar com 50% de disponibilidade de caças ridículos no chão à ter os mesmos 50% de disponibilidade de caças de verdade, com ToTs e tudo incluído. Lamentável.
Eu tendo a concordar com você... e muito mesmo :(

Tomara que nós dois estejamos enganados ...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#63560 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 14, 2012 9:40 pm

Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Fonte: DTI, Dec 2011

Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#63561 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 14, 2012 9:46 pm

Penguin escreveu:Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.
Eu ouvi falar que eles estavam muito dependentes da logistica dos EUA, principalmente apoio eletrônico.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#63562 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:47 pm

Penguin escreveu:Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Na verdade o que ocorre é que o ideal é ter uma F Aérea capaz de atender as suas missões com meios diversos, e no caso da Líbia tanto a Inglaterra quanto a França basicamente só contavam com aeronaves 'bala de prata', e isso arrebenta com qualquer bolso.

Então não é que você não precisa de aeronaves assim, o que tem que ocorrer é um certo equilíbrio.

Ou seja, não dá para ter uma F Aérea full fraca ou full 'forte'.

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#63563 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:49 pm

Cuidado: me pareces estar confundindo o que é CONJUNTURAL como sendo algo ESTRUTURAL... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

RobertoRS
Sênior
Sênior

#63564 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 9:51 pm

Carlos Lima escreveu: Na verdade o que ocorre é que o ideal é ter uma F Aérea capaz de atender as suas missões com meios diversos, e no caso da Líbia tanto a Inglaterra quanto a França basicamente só contavam com aeronaves 'bala de prata', e isso arrebenta com qualquer bolso.

Então não é que você não precisa de aeronaves assim, o que tem que ocorrer é um certo equilíbrio.

[]s
CB_Lima
Tipo um Hi Lo Mix?

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#63565 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:52 pm

suntsé escreveu:

Eu ouvi falar que eles estavam muito dependentes da logistica dos EUA, principalmente apoio eletrônico.
Sim, o que ocorre com esses países é que eles abriram mão de muitas de suas capacidades para viver dentro do guarda-chuva da OTAN (EUA), e isso até que funciona para países sem interesses 'fora' da OTAN, mas para países como Inglaterra e França isso é bemmmmmmmmmm mais díficil.

Os franceses dependeram dos americanos até para o uso de C-2 para transporte de carga para o PA deles.

Nesse ponto a tarefa do Brasil realmente é díficilima, pois temos um orçamento minguado, um país enorme, com necessidades enormes para serem supridas daí o que resta é tentar 'jogar nas 11' como diz o ditado.

É claro que aqui no calor do debate a gente critica aqui e ali, mas é só por amor a camisa mesmo... e porque as vezes parece que poderíamos estar bem melhor... (coisas de torcedor :) ).

[]s
CB_Lima

bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#63566 Mensagem por bcorreia » Sáb Jan 14, 2012 9:54 pm

Mas será que era necessário operar com mais do que esses 25 a 30 caças?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#63567 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:56 pm

Pois é, Lima, TINHAS que lembrar que a MB será REFÉM do satanás se quiser ter AEW&C embarcado além de COD...

E não falo SÓ do A-12 não...

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#63568 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:56 pm

RobertoRS escreveu:
Carlos Lima escreveu: Na verdade o que ocorre é que o ideal é ter uma F Aérea capaz de atender as suas missões com meios diversos, e no caso da Líbia tanto a Inglaterra quanto a França basicamente só contavam com aeronaves 'bala de prata', e isso arrebenta com qualquer bolso.

[]s
CB_Lima
Tipo um Hi Lo Mix?
Na verdade é estudar que tipo de conflitos você poderia se envolver e daí partir para soluções apropriadas.

Inglaterra e França fizeram apostas mas no meio disso tiveram os seus orçamentos militares arrebentados, daí o que era planejado foi mal executado e ficaram esses GAPs que a campanha da Líbia mostrou.

Ou seja, se tanto o Rafale quanto o Typhoon estivessem no estágio de operacionalidade de acordo com o orginalmente 'planejado' será que o impacto nos bolsos e outros problemas que ocorreram seriam tão grandes assim?

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#63569 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:59 pm

Túlio escreveu:Pois é, Lima, TINHAS que lembrar que a MB será REFÉM do satanás se quiser ter AEW&C embarcado além de COD...
Mas meu amigo... não há como escapar do Satanás... quem acha isso é inocente ou só deve estar sendo tomado pelo 'calor' do debate... :lol:

O que a MB está fazendo é ter o seu meio para não ser tããããããoooo escravo quanto a França foi, que teve que 'alugar' C-2!!

E podes crer, sem desvirtuar o tópico, sei de quem conhece do assunto que o que a MB está fazendo com o C-1 está sendo observado por muuuuita gente boa. :wink:

[]s
CB_Lima

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#63570 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 10:09 pm

A FRANÇA??? ESCRAVA??? :shock: :shock: :shock: :shock:

IMPOSSÍVEL, é a Independência personificada em uma Nação!!!

Pra fogueira, HEREGE!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Responder