TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63556 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:28 pm

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Qual que é PESA? Não entendi... :? :? :? :?
O do Su-35BM: Irbis E

IRBIS E é PESA??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tá me zoando... :roll: :roll: :roll: :roll:


Ver aqui:

http://warfare.ru/?linkid=2568&catid=334




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63557 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 14, 2012 9:30 pm

RobertoRS escreveu:Isso é tudo muito bonito na teoria, ToT's, capacitação, desenvolvimento e fabricação de um caça nacional.

Mas agora, uma pergunta séria: demoramos 15 anos para desistir de decidir o futuro Caça da FAB, tu realmente visualiza o Brasil criando um programa de caça e levando ele até o final em um prazo e custo aceitável?!
Issso só seria possivel, se tivessemos um complexo militar com um lobby poderoso. E alguns preidentes comprometidos com esse lobby.

Com estes politicos com determinação morna que temos que não tiveram competencia nem para fornecer os parafusos da ISS, eu acho dificil.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63558 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 9:35 pm

suntsé escreveu:
RobertoRS escreveu:Isso é tudo muito bonito na teoria, ToT's, capacitação, desenvolvimento e fabricação de um caça nacional.

Mas agora, uma pergunta séria: demoramos 15 anos para desistir de decidir o futuro Caça da FAB, tu realmente visualiza o Brasil criando um programa de caça e levando ele até o final em um prazo e custo aceitável?!
Issso só seria possivel, se tivessemos um complexo militar com um lobby poderoso. E alguns preidentes comprometidos com esse lobby.

Com estes politicos com determinação morna que temos que não tiveram competencia nem para fornecer os parafusos da ISS, eu acho dificil.
É por isso que digo isso... Eu também, como acredito que todos, seria favorável à fabricarmos nossos próprios caças, gerando um sem-número de tecnologias agregadas (sistemas embarcados, sistemas de armas, logística e manutenção...).

Porém, como acredito que isso é uma utopia, como talvez muitos também acreditem, aí precisamos pensar na FAB possível.




Se não houver campo aberto
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63559 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:36 pm

prp escreveu:
Carlos Lima escreveu:Tudo bonito, legal, a classe política não presta e a FAB não tem dinheiro... aí eu olho e vejo a MB construindo o diaxo de um estaleiro + Base + Subs convencionais + Sub Nuclear o EB desenvolvendo o Guarani e até a própria FAB fazendo o KC-390 com a Embraer e estamos a +++ 10 anos tentando compra míseros 36 caças.

Algo não fecha nessa conta... :wink:

E agora a 'solução' é novamente partir para caças de 2 mão... mas é se nivelar muito por baixo mesmo... vou te contar :|

E vai ter gente que ainda vai celebrar e amar isso... :( PUTZ !!!

Como diria o Lord Nauta: Uma Vergonha!

[]s
CB_Lima
1 A lógica da pindaiba dos "entendidos":
Falta $ o governo vai contingenciar, portanto é melhor comprar o mais baratinho e menorzinho, assim vamos poder voar sempre ful, com ótima disponibilidade e bla bla bla.

2 A lógica da pindaiba do governo (verdadeira, a MB está ai para provar):

Falta $ mas o GF disse que pode comprar o mais caro então vamos comprar o melhor apesar de ser mais caro.

Resultado.

Quem escolheu a primeira opção (advinha quem) se lascou, já que questões do orçamento é na base das proporções e não em valores absolutos. Quero dizer que se há a necessidade de 300 milhões para manter um caça gut gut com boa disponibilidade, na falta da grana o GF vai cortar uns 50% do orçamento, ai a disponibilidade vai pros infernos, mesmo sendo gut gut bilu bilu.

Agora se para manter um caça no estado da arte e cravejado de diamantes como o Rafale for em torno de 900 milhões e faltar grana o GF também irá cortar gastos, porém a possibilidade do corte ser o mesmo molde do modelo anterior é gigantesca, ou seja o GF irá cortar os mesmos 50% do orçamento da FAB.

Enfim, escolheram ficar com 50% de disponibilidade de caças ridículos no chão à ter os mesmos 50% de disponibilidade de caças de verdade, com ToTs e tudo incluído. Lamentável.
Eu tendo a concordar com você... e muito mesmo :(

Tomara que nós dois estejamos enganados ...

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63560 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 14, 2012 9:40 pm

Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Fonte: DTI, Dec 2011

Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63561 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 14, 2012 9:46 pm

Penguin escreveu:Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Fonte: DTI, Dec 2011

Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.
Eu ouvi falar que eles estavam muito dependentes da logistica dos EUA, principalmente apoio eletrônico.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63562 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:47 pm

Penguin escreveu:Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Fonte: DTI, Dec 2011

Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.
Na verdade o que ocorre é que o ideal é ter uma F Aérea capaz de atender as suas missões com meios diversos, e no caso da Líbia tanto a Inglaterra quanto a França basicamente só contavam com aeronaves 'bala de prata', e isso arrebenta com qualquer bolso.

Então não é que você não precisa de aeronaves assim, o que tem que ocorrer é um certo equilíbrio.

Ou seja, não dá para ter uma F Aérea full fraca ou full 'forte'.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63563 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:49 pm

Penguin escreveu:Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Fonte: DTI, Dec 2011

Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.


Cuidado: me pareces estar confundindo o que é CONJUNTURAL como sendo algo ESTRUTURAL... :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63564 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 14, 2012 9:51 pm

Carlos Lima escreveu: Na verdade o que ocorre é que o ideal é ter uma F Aérea capaz de atender as suas missões com meios diversos, e no caso da Líbia tanto a Inglaterra quanto a França basicamente só contavam com aeronaves 'bala de prata', e isso arrebenta com qualquer bolso.

Então não é que você não precisa de aeronaves assim, o que tem que ocorrer é um certo equilíbrio.

Ou seja, não dá para ter uma F Aérea full fraca ou full 'forte'.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63565 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:52 pm

suntsé escreveu:
Penguin escreveu:Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

Fonte: DTI, Dec 2011

Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.
Eu ouvi falar que eles estavam muito dependentes da logistica dos EUA, principalmente apoio eletrônico.
Sim, o que ocorre com esses países é que eles abriram mão de muitas de suas capacidades para viver dentro do guarda-chuva da OTAN (EUA), e isso até que funciona para países sem interesses 'fora' da OTAN, mas para países como Inglaterra e França isso é bemmmmmmmmmm mais díficil.

Os franceses dependeram dos americanos até para o uso de C-2 para transporte de carga para o PA deles.

Nesse ponto a tarefa do Brasil realmente é díficilima, pois temos um orçamento minguado, um país enorme, com necessidades enormes para serem supridas daí o que resta é tentar 'jogar nas 11' como diz o ditado.

É claro que aqui no calor do debate a gente critica aqui e ali, mas é só por amor a camisa mesmo... e porque as vezes parece que poderíamos estar bem melhor... (coisas de torcedor :) ).

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63566 Mensagem por bcorreia » Sáb Jan 14, 2012 9:54 pm

Penguin escreveu:Uma das lições preocupantes da campanha na Líbia foi a incapacidade de potencias tradicionais (França e Reino Unido) - com frotas de caças entre 200 e 300 unidades - de empregar em combate, de forma continuada, mais do que 25-30 caças simultaneamente.

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Os caças atualmente custam caro e mais caro ainda para empregá-los devidamente. Cada vez menos países terão condições para isso, a menos que se contentem com hangar queens e desfiles esporádicos.
Mas será que era necessário operar com mais do que esses 25 a 30 caças?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63567 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 9:56 pm

Pois é, Lima, TINHAS que lembrar que a MB será REFÉM do satanás se quiser ter AEW&C embarcado além de COD...

E não falo SÓ do A-12 não...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63568 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:56 pm

RobertoRS escreveu:
Carlos Lima escreveu: Na verdade o que ocorre é que o ideal é ter uma F Aérea capaz de atender as suas missões com meios diversos, e no caso da Líbia tanto a Inglaterra quanto a França basicamente só contavam com aeronaves 'bala de prata', e isso arrebenta com qualquer bolso.

Então não é que você não precisa de aeronaves assim, o que tem que ocorrer é um certo equilíbrio.

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Na verdade é estudar que tipo de conflitos você poderia se envolver e daí partir para soluções apropriadas.

Inglaterra e França fizeram apostas mas no meio disso tiveram os seus orçamentos militares arrebentados, daí o que era planejado foi mal executado e ficaram esses GAPs que a campanha da Líbia mostrou.

Ou seja, se tanto o Rafale quanto o Typhoon estivessem no estágio de operacionalidade de acordo com o orginalmente 'planejado' será que o impacto nos bolsos e outros problemas que ocorreram seriam tão grandes assim?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63569 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 14, 2012 9:59 pm

Túlio escreveu:Pois é, Lima, TINHAS que lembrar que a MB será REFÉM do satanás se quiser ter AEW&C embarcado além de COD...
Mas meu amigo... não há como escapar do Satanás... quem acha isso é inocente ou só deve estar sendo tomado pelo 'calor' do debate... :lol:

O que a MB está fazendo é ter o seu meio para não ser tããããããoooo escravo quanto a França foi, que teve que 'alugar' C-2!!

E podes crer, sem desvirtuar o tópico, sei de quem conhece do assunto que o que a MB está fazendo com o C-1 está sendo observado por muuuuita gente boa. :wink:

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#63570 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 14, 2012 10:09 pm

A FRANÇA??? ESCRAVA??? :shock: :shock: :shock: :shock:

IMPOSSÍVEL, é a Independência personificada em uma Nação!!!

Pra fogueira, HEREGE!!! :evil: :evil: :evil: :evil:




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