Eu acho o 57 x 347 grande demais para um veículo blindado. Canhão pesado, recuo alto, munição pesada e volumosa demais (veja o comparativo nas fotos abaixo), cadência de fogo e quantidade de projeteis carregados insuficientes para efetivo fogo de supressão. Além disso, na prática, a esmagadora maioria dos alvos num campo de batalha vulneráveis ao 57mm também serão vulneráveis ao 30-35mm. Para destruir qualquer coisa que não possa ser penetrado por esses calibres vai precisar de um MBT ou ATGW ou artilharia.FCarvalho escreveu: Ter Mar 28, 2023 8:37 pmSe comparado ao Cascavel e seus canhão de 90mm até que está de bom tamanho.Viktor Reznov escreveu: Ter Mar 28, 2023 1:00 am
Eu acho muito pouca munição pra ser montada num veículo como o Guarani.
Não dá para comparar com canhões de menor calibre, penso, mas ele é muito bom no que foi feito para fazer.
Reconhecimento prescinde de contato direto com o inimigo e serve mais para auto defesa se necessário.
Mas hoje em dia, como se vê na Ucrância, e na Síria, Afeganistão e Iraque, qualquer coisa que atire serve para fornecer apoio d fogo à infantaria, e mesmo como artilharia, se precisar.
O calibre 57 é uma boa medida entre o leve 20mmm e o pesado 105, com cadência suficiente para cobrir alvos aéreos e terrestres em campos bem maiores que aqueles. E tem poder de penetração e explosivo para enfrentar quase tudo em termos de veículos bldos, a não ser MBT.
Só para deixar claro: o último projétil da foto acima é o mesmo da primeira da foto abaixo.