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Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 2:46 pm
por gaitero
Alitson, obrigado por esclarecer meus pontos.....
Realmente é um projeto com bases solidas
Fico contente quando vejo novos projetos, novas possibilidades, pois cada opinião tem um ponto importante e quanto mais nos aprofundamos, mas proximos ao ideal chegamos.
Levantei estas Hipóteses para saber se sua proposta era séria ou simplesmente movida por emoção.....
Você provou com bases sólidas e convincêntes os pontos por mim levantados e tenho que confessar que em alguns pontos me surpreendi.
Obrigado pela paciência
Forte Abraço.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 2:49 pm
por usskelvin
Não sei se o quadro é bem HI-LOW.
Talvez a questão seja MONO e BI-TURBINA, não levando muito em conta as capacidade de um ser melhor que o outro, mas sim a persistência em combate e alcançe.
Penso que o ideal é ir de Gripen agora, planejar melhor um projeto de 5G BI-turbina.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 2:52 pm
por gaitero
A FAB caminha bem nessa linha....
Pena que alguns aqui ainda não entenderam direito a END. Não só aqui, mas na própria política brasileira.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 2:57 pm
por usskelvin
complementando que não acredito na construção de um caça 5G aqui no Brasil, talvez tenhamos acesso a tais técnologias de ligas metálicas ou mesmo programação, e até construção de partes (como ocorre atualmente) pois no mundo de hoje até os EUA tem parceiros para compartilhar custos, e óbviamente manter na esfera de influência.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 6:27 pm
por Valdemort
Essa questao de Hi / LOW com minha umilde experiencia , entendo que os colegas esta ose baseando na USAF que tem atualmente F 16 e F 15 , so que la o F16 e usado pra ataque e o F15 pra superioridade .
Pelo que entendi a FAB quer um multrole , multimissao entao nao se aplica esse Hi/LOW . Um mesmo equipamento efetua qualquer tipo de missao. Custo , nao cabe a nos discutir .
Qualquer um dos 5 , 3 finalistas e os 2 por fora se enquadram perfeitamente neste conceito, mais pra Rafale e F18 (minha opiniao) .
Agora pra comprar aviao barato e usado e melhor ficar de F5M , a FAB sabe muito bem que se compra uma quantidade boa de segunda linha , este vira primeira e nao sai mais nada do cofre. Ela esta apostando tudo em equipos novos e acho que de chamada 5th GEN complementando o FX2 ( gostaria muito do F35 , acho que esse PAK ainda vai enrolar muito).
Cheers
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 6:38 pm
por PRick
Valdemort escreveu:Essa questao de Hi / LOW com minha umilde experiencia , entendo que os colegas esta ose baseando na USAF que tem atualmente F 16 e F 15 , so que la o F16 e usado pra ataque e o F15 pra superioridade .
Pelo que entendi a FAB quer um multrole , multimissao entao nao se aplica esse Hi/LOW . Um mesmo equipamento efetua qualquer tipo de missao. Custo , nao cabe a nos discutir .
Qualquer um dos 5 , 3 finalistas e os 2 por fora se enquadram perfeitamente neste conceito, mais pra Rafale e F18 (minha opiniao) .
Agora pra comprar aviao barato e usado e melhor ficar de F5M , a FAB sabe muito bem que se compra uma quantidade boa de segunda linha , este vira primeira e nao sai mais nada do cofre. Ela esta apostando tudo em equipos novos e acho que de chamada 5th GEN complementando o FX2 ( gostaria muito do F35 , acho que esse PAK ainda vai enrolar muito).
Cheers
Sem dúvida, a FAB parece estar com essa intenção e visão. Um low poderia ser num futuro o lift.
[]´s
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 6:46 pm
por Bourne
Olhem bem,
Se é para ter uma caça low barato e robusto, deveria considerar a hipótese de ao invês de adquirir o Gripen NG down, pode conceber um treinador avançado com tecnologias conhecidas e com grande similaridade com o caça F-X e futuro caça de quinta geração. Dessa forma, esse treinador avançado poderia fazer as vezes de caça, principalmente direcionado para ataque e missões pouco exigentes, complementando os caças Top de hoje e do futuro. Isso traria muito mais beneficios ao país do que comprar um projeto pronto e abrasileirado.
Entretanto, a viabilidade desse rojeto depende da compra de uma quantidade razoável de aeronaves planejadas, algo como 200 - 300. Mas considerando que o custo deve ser 20 - 30 % de um caça do F-X, o montante não é tão alto assim.
Essa é mais uma elocubração da minha pessoa,
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 6:49 pm
por usskelvin
Bourne, desculpe mas fiquei curioso com o que vc quer dizer com " Sou um cachorrinho de madame nimado e extressado....aull....aull...(Dr. House)"
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 7:00 pm
por Bolovo
Eu sou o unico ser desse forum que acha que os 99 A-29 fazem parte do Low? Talvez mais uns 24 LIFT nessa conta. O resto são Caças, com C maiusculo, que serão o FX2.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 7:01 pm
por Immortal Horgh
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 7:04 pm
por Immortal Horgh
Bolovo escreveu:Eu sou o unico ser desse forum que acha que os 99 A-29 fazem parte do Low? Talvez mais uns 24 LIFT nessa conta. O resto são Caças, com C maiusculo, que serão o FX2.
Na realidade todo mundo acha, mas a maioria prefere relegá-los à um segundo plano. O Low que o povo quer é um caça pequeno como o Gripen.
[ ]s
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 7:08 pm
por Bourne
Minha ex frase foi inspirado pelas falas do Dr. Gregory House. É extremamente profunda e reveladora.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 11:13 pm
por Mapinguari
LeandroGCard escreveu:Skyway escreveu:Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.
Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi.
Um abraço!
Acho que quando o pessoal pensa em um Hi/lo mix para a FAB com o Gripen NG não está imaginando a versão “full” dele, e sim uma versão “Br”. Os pontos principais que diferenciam o Gripen NG do Gripen “padrão” são o motor 20% mais potente, o radar AESA e o aumento de 40% na capacidade interna de combustível, devido à alterações na célula. Mas e se a FAB não quiser isso tudo?
Pode-se por exemplo imaginar para agora a aquisição de um caça médio/pesado para o FX-2, com o máximo de “recheio tecnológico” que se conseguir. Em paralelo negocia-se o licenciamento para produção na Embraer do projeto básico do Gripen NG (a célula alterada), com o mesmo motor do FX-2 (o que além de simplificar a cadeia logística criaria escala para a construção do motor no Brasil, bem dentro do espírito da END), coloca-se a aviônica da Eletroeletrônica (no mesmo nível do ALX, F5-Br e AMX-Br), uma versão do radar SPC-1, o link de dados padrão da FAB e de quebra a própria Embraer aplica os recursos de redução de RCS desenvolvidos para o programa F-5 Br. Seria um programa muito parecido com o M-2000 Br oferecido no tempo do FX-1, só que sobre uma plataforma mais avançada.
O resultado com certeza não seria um avião Hi, mas ainda ficaria muito acima das capacidades das aeronaves atuais da FAB, certamente teria um custo inferior ao do NG “full” (e é claro também capacidades inferiores, mas isto não seria problema pois já teríamos o FX-2) e seria bem mais em conta do que o FX-2, podendo ser produzido praticamente completo no Brasil. E o tempo necessário para a Embraer desenvolver este “Gripen BR” seria a janela entre a entrada em operação do FX-2 e o início da saída dos caças atuais.
Tudo se encaixa, por isso a idéia é tão atraente. É só parar trocar o sufixo de “NG” para “Br”. Só que infelizmente não acredito que na FAB ou no governo como um todo exista alguém que consiga pensar tão longe assim.
Abraços à todos,
Leandro G. Card
Só um detalhe: segundo Bob Kemp, vice-presidente de marketing da Gripen International, quando em visita ao Brasil para a abertura do escritório da empresa em Brasília, afirmou que o Gripen NG será cerca de 20% mais barato do que o atual Gripen C/D, por conta do fato de que o motor F414G é mais barato do que o RM12 da atual versão e pelo maior uso de COTS no NG.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 11:36 pm
por Mapinguari
PRick escreveu:O Gripen NG não é caça low porque custa uma nota preta cada um, seu preço não é leve.
Agora gastar uma fortuna num caça de 4ª Geração, para colocar o mesmo míssil do F-5M, só pode ser piada, essa propaganda do Gripen NG Br é uma furada, o caça de pior performance geral, alcance de radar, etc.. Com o pior míssil BVR que podemos ter. Eu diria nem em Portugal teriam uma lógica dessas.
Gastamos 60 milhões num caça, e vamos deixar ele ser abatido para fazer economia burra com os piores mísseis. A compra de um Gripen ou Rafale implica na compra futura de Meteor ou equivalente.
[]´s
Por essa sua linha de raciocínio, Prick, o Rafale tem um preço peso-pesadíssimo, verdadeiro container sem alça e sem rodinhas...
E faz a mesma coisa que um Gripen, além de ser ao menos duas vezes mais caro de operar do que esse.
Queria saber em que a "performance geral" do Gripen é pior do que a dos demais.
Sobre a foto do folheto do Gripen BR, simplesmente fizeram uma arte mostrando o caça com armamentos já em uso na FAB. Se a FAB comprar o Gripen NG, na hora que quiser poderá comprar o Meteor e pendurar no caça, sem gastar mais nada, pois o míssil já estará integrado (lembre-se que o Gripen é o primeiro dos novos caças europeus a disparar o Meteor. Já o Rafale, ainda está de MICA. Um bom míssil, ainda, mas obsolescente.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sex Fev 20, 2009 12:29 am
por WalterGaudério
Bolovo escreveu:Eu sou o unico ser desse forum que acha que os 99 A-29 fazem parte do Low? Talvez mais uns 24 LIFT nessa conta. O resto são Caças, com C maiusculo, que serão o FX2.
Falar em LIFT para a FAB é falar em M 346 e A/T 50.