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Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 1:59 am
por Bolovo
Immortal Horgh escreveu:Nem na USAF é assim.
[ ]s
Uma coisa é um F-15, caça pesado, outra é um Rafale ou EF-2000, caças médios.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 2:22 am
por Bourne
Immortal Horgh escreveu:Valdemort escreveu:
Sei disso amigo . So que estou contando que ate 2025 ja estara disponivel pra exportacao e nosso Brasil cheio de dinheiro do Pre-Sal.
E com a economia bombando ja por volta de 3 tri de dolares .
Abcs
Ele não será exportado de forma alguma. Já está uma batalha para conseguirem verbas para chegar-se à uma frota de 243 aeronaves antes que encerrem a linha de produção, sem contar que eles serão a ponta de lança da USAF por mais pelo menos uns 20/30 anos. E a END é bem clara: caça de 5ª geração, só com participação nacional.
[ ]s
Não afirmaria isso com tanta convicção. Na verdade, o F-22 será exportado, mas a pergunta quem são os interessados, quem está autorizado para tal e quando vai acontecer. Esse número de 243 aeronaves não que dizer que após isso a linha será fechada, mas, sim, hibernar ou reduzir a escala de produção. Entretanto, sempre pensar no constante aprimoramento do equipamento e que pode ser necessário produzir em larga escala. Além do mais, essa "batalha" para conseguir verbas para o projeto pode tornar a opção de exportar bem atraente, especialmente para os países mais chegados.
Sobre o F-22 no Brasil. Sei lá. Esse mundo está tão "vida Loka" mano, que não duvido de nada.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 2:36 am
por Bourne
Bolovo escreveu:Immortal Horgh escreveu:Nem na USAF é assim.
[ ]s
Uma coisa é um F-15, caça pesado, outra é um Rafale ou EF-2000, caças médios.
De qualquer forma, a FAB não é uma mini USAF, mas, sim a FAB. Assim, primeiro deveria escolher um caça TOP no F-X e, mais tarde, o modelo de caça de quinta geração para assumir essa função ao longo das próximas décadas. Depois, adquirir uma quantidade razoável. Aí sim, nesse meio tempo, definir se ela deseja um caça low, que tipo de missões vai efetuar e como complementará o caça Top, escolher e/ou desenvolver o modelo e estipular a quantidade.
Também defendo um caça low, mas robusto e barato, com elevada compatibilidade com o caça do F-X. Entretanto, nesse meu pensamento, o Gripen não encaixa por que é sofisticado e oneroso demais para a função de caça low, mas para ser o hi pode até ser interessante. Daí vem as minhas elocubrações sobre um J-10 chinês ou o coreano Golden Eagle coreano, ambos abrasileirados e feitos sob medida para serem os caças low da FAB. Dessa forma, não importa se não são furtivos e sem grande sofisticação, já que realizarão as tarefas mais simples e operarária. Caso contrário, para as missões mais sofisticadas, tem o F-X e o novo caça de quinta geração.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 10:02 am
por Penguin
Bourne escreveu:Bolovo escreveu:
Uma coisa é um F-15, caça pesado, outra é um Rafale ou EF-2000, caças médios.
De qualquer forma, a FAB não é uma mini USAF, mas, sim a FAB. Assim, primeiro deveria escolher um caça TOP no F-X e, mais tarde, o modelo de caça de quinta geração para assumir essa função ao longo das próximas décadas. Depois, adquirir uma quantidade razoável. Aí sim, nesse meio tempo, definir se ela deseja um caça low, que tipo de missões vai efetuar e como complementará o caça Top, escolher e/ou desenvolver o modelo e estipular a quantidade.
Também defendo um caça low, mas robusto e barato, com elevada compatibilidade com o caça do F-X. Entretanto, nesse meu pensamento, o Gripen não encaixa por que é sofisticado e oneroso demais para a função de caça low, mas para ser o hi pode até ser interessante. Daí vem as minhas elocubrações sobre um J-10 chinês ou o coreano Golden Eagle coreano, ambos abrasileirados e feitos sob medida para serem os caças low da FAB. Dessa forma, não importa se não são furtivos e sem grande sofisticação, já que realizarão as tarefas mais simples e operarária. Caso contrário, para as missões mais sofisticadas, tem o F-X e o novo caça de quinta geração.
O MTOW do J-10 não fica muito distante do Rafale. Não sei até que ponto o caça chines poderia ser considerado low.
Se considerado o custo do ciclo de vida, tb não fica claro se um Gripen C seria caro comparado com os demais "caças leves".
Dos caças atuais, o Gripen C seria talvez o mais próximo do conceito do F-20.
[]s
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 10:48 am
por Skyway
Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.
Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi.
Um abraço!
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 10:53 am
por Skyway
Bolovo escreveu:
Gostei dessa arte...
A-Darter, Python 5, Derby e camuflagem digital.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 10:57 am
por Penguin
Skyway escreveu:Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.
Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi.
Um abraço!
Os equipamentos que um caça necessitava na década de 80, hoje provavelmente não seriam suficientes.
Um F-20 hoje (um Super F-20), seria muito próximo de um Gripen.
Para quem está equipado com F-5 e Mirage 2000, o Gripen é hi.
[]s
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 11:13 am
por FIGHTERCOM
Skyway escreveu:camuflagem digital.
Será que isso pega?
Abraços,
Wesley
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 11:17 am
por Skyway
FIGHTERCOM escreveu:Skyway escreveu:camuflagem digital.
Será que isso pega?
Abraços,
Wesley
Na FAB não, e no mundo tenho quase certeza que tambem não.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 11:18 am
por Skyway
Santiago escreveu:Skyway escreveu:Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.
Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi.
Um abraço!
Os equipamentos que um caça necessitava na década de 80, hoje provavelmente não seriam suficientes.
Um F-20 hoje (um Super F-20), seria muito próximo de um Gripen.
Para quem está equipado com F-5 e Mirage 2000, o Gripen é hi.
[]s
O Gripen NG é Hi pra qualquer país, não só para o brasil que tem atualmente uma frota obsoleta/modernizada.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 11:19 am
por FIGHTERCOM
Skyway escreveu:FIGHTERCOM escreveu:
Será que isso pega?
Abraços,
Wesley
Na FAB não, e no mundo tenho quase certeza que tambem não.
Imaginei que não.
Abraços,
Wesley
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 12:41 pm
por LeandroGCard
Skyway escreveu:Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.
Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi.
Um abraço!
Acho que quando o pessoal pensa em um Hi/lo mix para a FAB com o Gripen NG não está imaginando a versão “full” dele, e sim uma versão “Br”. Os pontos principais que diferenciam o Gripen NG do Gripen “padrão” são o motor 20% mais potente, o radar AESA e o aumento de 40% na capacidade interna de combustível, devido à alterações na célula. Mas e se a FAB não quiser isso tudo?
Pode-se por exemplo imaginar para agora a aquisição de um caça médio/pesado para o FX-2, com o máximo de “recheio tecnológico” que se conseguir. Em paralelo negocia-se o licenciamento para produção na Embraer do projeto básico do Gripen NG (a célula alterada), com o mesmo motor do FX-2 (o que além de simplificar a cadeia logística criaria escala para a construção do motor no Brasil, bem dentro do espírito da END), coloca-se a aviônica da Eletroeletrônica (no mesmo nível do ALX, F5-Br e AMX-Br), uma versão do radar SPC-1, o link de dados padrão da FAB e de quebra a própria Embraer aplica os recursos de redução de RCS desenvolvidos para o programa F-5 Br. Seria um programa muito parecido com o M-2000 Br oferecido no tempo do FX-1, só que sobre uma plataforma mais avançada.
O resultado com certeza não seria um avião Hi, mas ainda ficaria muito acima das capacidades das aeronaves atuais da FAB, certamente teria um custo inferior ao do NG “full” (e é claro também capacidades inferiores, mas isto não seria problema pois já teríamos o FX-2) e seria bem mais em conta do que o FX-2, podendo ser produzido praticamente completo no Brasil. E o tempo necessário para a Embraer desenvolver este “Gripen BR” seria a janela entre a entrada em operação do FX-2 e o início da saída dos caças atuais.
Tudo se encaixa, por isso a idéia é tão atraente. É só parar trocar o sufixo de “NG” para “Br”. Só que infelizmente não acredito que na FAB ou no governo como um todo exista alguém que consiga pensar tão longe assim.
Abraços à todos,
Leandro G. Card
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 1:08 pm
por gaitero
Ora, por favor, o que faz o caça ser Hi ou low é o tipo de missão que ele vai desempenhar, de maneira nenhuma dizer que o gripen poderia ser o caça Low é afirmar que ele não é capaz. Muito pelo contrário. O Bourne sujeriu o J-10 para ser o Low, o gripen não minha opinião não deve em nada ao Chinês, inclusive o considero em todos os aspectos superior. ( Na Red Flag o gripen desempenhou missão de Ataque ao lado dos F-5BR e F-16 que realizavam a escolta)
Fazer um mix é importante principalmente quando analizamos as características e a história da FAB. Temos um país continental, que precisa de caças Médios/Grandes, mas não temos recursos e logística para manter uma grande unidade de caças Médios/Grandes, mas principalmente, para que haja tal mudança precisariamos fazer uma grande alteração filosófica, estrutural e política.
O Gripen é o caça que mais se aproxima tanto do AMX quanto do F-5 quanto do M-2000.
O vencedor do FX-2 com ecessão do gripen, é em todos os aspectos um caça médio/Grande, se substituirmos todos por um unico vetor( F-18 ou Rafale), teremos uma força Poderosa, porem cara, e eu não consigo ver em um horisonte de 10 a 15 anos uma mudança de filosofia a ponto de termos um grande numero de caças Médios/Grandes.
Eu acredito que o substituto dos M-2000 será um caça Médio/Grande, acredito tambem que os F-5 podem ser substituidos por caças Médios/Grandes, porém, não consigo ve-lôs substituindo AMX e Xavante.
Quantos F-5 e M-2000 temos hoje? Aprox 70.....
Quantos AMX e Xavantes(operacionais)? Aprox 60......
Para ser uma força composta de um unico vetor, com os recursos que a FAB tem, analizando os misseis a serem usados, o único capaz de substituir todos os caças e mesmo assim manter a mesma linha operacional, os mesmos armametos incluindo os Futuros misseis, sistemas de comunicação e a própria extrutura das Bases, o Único é o gripen NG.
Tenho a certeza de que se o F-18 ou o rafale vencer, eles não substituirão toda a frota da FAB.
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 1:10 pm
por FIGHTERCOM
Fico aqui pensando o que seria melhor, pegar uma plataforma como o Gripen NG e fazer um downgrade ou pegar uma plataforma como o M346/Golden Eagle e realizar um upgrade?
Abraços,
Wesley
Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Qui Fev 19, 2009 1:17 pm
por gaitero
Eu não entendo...... não existe esta de downgrede, não há motivos para tal, um caça low não precisa ser inferior, ele precisa sim ser compativel com o tipo de missão, melhor ainda é ter um caça que tenha capacidade HI-LOW, pois quando a coisa ficar preta, este poderá ser o que no momento o cenário exigir.