FAB com Mi-35?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Inveja...

#631 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Dez 29, 2006 11:54 am

Em Angola só voei de avião... Vi os Il-76 em ação, um avião que a FAB deveria dar mais atenção. É espetacular.

Pepê




PRick

Re: Experiência angolana

#632 Mensagem por PRick » Sex Dez 29, 2006 12:06 pm

cicloneprojekt escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Em Angola os Mi-8 fizeram coisas que até Deus duvida, como descer em clareiras menores que o diâmetro do rotor, podando os galhos, para retirar piloto abatido e levá-lo para casa; decolar com o rotor traseiro dentro de charco sem nenhum problema e outras barbaridades do gênero, como receber um tiro de RPG e continuar voando. Os angolanos chamam os Mi de "helicópteros para homem" e classificam os modelos ocidentais como "helicópteros de moça". NENHUM, nem mesmo o UH-60, sobrevive aos maus-tratos que um Mi-8/17 pode receber.

Abraços

Pepê


Um pouco Offtopic, mas eu cheguei a falar com o filho de um Piloto de Helicópteros Angolano. Ele desertou para Portugal e estava a trabalhar como servente de pedreiro. :shock: Sabem porquê?! Porque foram muitas as missões em que era apena ele e Deus, não havia qualquer tipo de apoio e ele fartou-se. Prefere ser pobre em Portugal, mas vivo e sem problemas, do que ser Oficial da FAA e não saber se no outro dia voltaria a casa ou não.


É claro que esse tipo de coisa existe. Mas qdo. voiei de Mi-8 em 2002 em Angola o que vi foram 3 Mi-8 de uma empresa civil, meio antigos(A aeronave em que viajei tinha sido fabricada em 1777), mas muito bem conservados(embora sujos). Aliás estávamos almoçando no restaurante do aeroporto em Uije, e vendo os helicópteros sendo lavados na pista a cerca de 50m de nós.

Assustador mesmo era um TU-134 que estava estacionado perto de nós. Deus me Livre.

Os vôos inspiraram muita confiança.

sds

Walter


É verdade, o M-171 que passou na LAAD, também parecia ter sido fabricado em 1777!!!!!!!! :lol: E depois de repintado as pressas para a feira, aquilo é anti-propaganda. E ainda queriam que a gente voasse naquilo. Falei para o cara, nem morto ando neste helo de 300 anos!!!!!!!!!!!!! [018]

[ ]´s




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: Experiência angolana

#633 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Dez 29, 2006 2:04 pm

PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Em Angola os Mi-8 fizeram coisas que até Deus duvida, como descer em clareiras menores que o diâmetro do rotor, podando os galhos, para retirar piloto abatido e levá-lo para casa; decolar com o rotor traseiro dentro de charco sem nenhum problema e outras barbaridades do gênero, como receber um tiro de RPG e continuar voando. Os angolanos chamam os Mi de "helicópteros para homem" e classificam os modelos ocidentais como "helicópteros de moça". NENHUM, nem mesmo o UH-60, sobrevive aos maus-tratos que um Mi-8/17 pode receber.

Abraços

Pepê


Um pouco Offtopic, mas eu cheguei a falar com o filho de um Piloto de Helicópteros Angolano. Ele desertou para Portugal e estava a trabalhar como servente de pedreiro. :shock: Sabem porquê?! Porque foram muitas as missões em que era apena ele e Deus, não havia qualquer tipo de apoio e ele fartou-se. Prefere ser pobre em Portugal, mas vivo e sem problemas, do que ser Oficial da FAA e não saber se no outro dia voltaria a casa ou não.


É claro que esse tipo de coisa existe. Mas qdo. voiei de Mi-8 em 2002 em Angola o que vi foram 3 Mi-8 de uma empresa civil, meio antigos(A aeronave em que viajei tinha sido fabricada em 1777), mas muito bem conservados(embora sujos). Aliás estávamos almoçando no restaurante do aeroporto em Uije, e vendo os helicópteros sendo lavados na pista a cerca de 50m de nós.

Assustador mesmo era um TU-134 que estava estacionado perto de nós. Deus me Livre.

Os vôos inspiraram muita confiança.

sds

Walter


É verdade, o M-171 que passou na LAAD, também parecia ter sido fabricado em 1777!!!!!!!! :lol: E depois de repintado as pressas para a feira, aquilo é anti-propaganda. E ainda queriam que a gente voasse naquilo. Falei para o cara, nem morto ando neste helo de 300 anos!!!!!!!!!!!!! [018]

[ ]´s


Bobagem pura, voam melhor que os seus queridos Cougar e ainda são muito mais resistentes. Teve um Mi-17 que ficou parado mais de seis meses na VEM. Veio para uma demonstração e ficou. O piloto chegou, girou a chave e saiu voando... Todos ficaram de cara, porque nenhum helicóptero ocidental faria o mesmo.

Pepê




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Experiência angolana

#634 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 29, 2006 2:20 pm

PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Em Angola os Mi-8 fizeram coisas que até Deus duvida, como descer em clareiras menores que o diâmetro do rotor, podando os galhos, para retirar piloto abatido e levá-lo para casa; decolar com o rotor traseiro dentro de charco sem nenhum problema e outras barbaridades do gênero, como receber um tiro de RPG e continuar voando. Os angolanos chamam os Mi de "helicópteros para homem" e classificam os modelos ocidentais como "helicópteros de moça". NENHUM, nem mesmo o UH-60, sobrevive aos maus-tratos que um Mi-8/17 pode receber.

Abraços

Pepê


Báh! mas enfiei os Pés pelas mãos tchê!.

Mas o velho Hip em que voei era de fato velho mas não o Highlander. Foi fabricado em 1977 e voava na antiga Tchecoslovaquia antes de ser repassado para Angola.

O pessoal da PETROBRAS em Angola e na Nigéria se amarra nele.

Sds

Walter

Um pouco Offtopic, mas eu cheguei a falar com o filho de um Piloto de Helicópteros Angolano. Ele desertou para Portugal e estava a trabalhar como servente de pedreiro. :shock: Sabem porquê?! Porque foram muitas as missões em que era apena ele e Deus, não havia qualquer tipo de apoio e ele fartou-se. Prefere ser pobre em Portugal, mas vivo e sem problemas, do que ser Oficial da FAA e não saber se no outro dia voltaria a casa ou não.


É claro que esse tipo de coisa existe. Mas qdo. voiei de Mi-8 em 2002 em Angola o que vi foram 3 Mi-8 de uma empresa civil, meio antigos(A aeronave em que viajei tinha sido fabricada em 1777), mas muito bem conservados(embora sujos). Aliás estávamos almoçando no restaurante do aeroporto em Uije, e vendo os helicópteros sendo lavados na pista a cerca de 50m de nós.

Assustador mesmo era um TU-134 que estava estacionado perto de nós. Deus me Livre.

Os vôos inspiraram muita confiança.

sds

Walter


É verdade, o M-171 que passou na LAAD, também parecia ter sido fabricado em 1777!!!!!!!! :lol: E depois de repintado as pressas para a feira, aquilo é anti-propaganda. E ainda queriam que a gente voasse naquilo. Falei para o cara, nem morto ando neste helo de 300 anos!!!!!!!!!!!!! [018]

[ ]´s




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Experiência angolana

#635 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 29, 2006 2:21 pm

PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Em Angola os Mi-8 fizeram coisas que até Deus duvida, como descer em clareiras menores que o diâmetro do rotor, podando os galhos, para retirar piloto abatido e levá-lo para casa; decolar com o rotor traseiro dentro de charco sem nenhum problema e outras barbaridades do gênero, como receber um tiro de RPG e continuar voando. Os angolanos chamam os Mi de "helicópteros para homem" e classificam os modelos ocidentais como "helicópteros de moça". NENHUM, nem mesmo o UH-60, sobrevive aos maus-tratos que um Mi-8/17 pode receber.

Abraços

Pepê




Um pouco Offtopic, mas eu cheguei a falar com o filho de um Piloto de Helicópteros Angolano. Ele desertou para Portugal e estava a trabalhar como servente de pedreiro. :shock: Sabem porquê?! Porque foram muitas as missões em que era apena ele e Deus, não havia qualquer tipo de apoio e ele fartou-se. Prefere ser pobre em Portugal, mas vivo e sem problemas, do que ser Oficial da FAA e não saber se no outro dia voltaria a casa ou não.


É claro que esse tipo de coisa existe. Mas qdo. voiei de Mi-8 em 2002 em Angola o que vi foram 3 Mi-8 de uma empresa civil, meio antigos(A aeronave em que viajei tinha sido fabricada em 1777), mas muito bem conservados(embora sujos). Aliás estávamos almoçando no restaurante do aeroporto em Uije, e vendo os helicópteros sendo lavados na pista a cerca de 50m de nós.

Assustador mesmo era um TU-134 que estava estacionado perto de nós. Deus me Livre.

Os vôos inspiraram muita confiança.

sds

Walter


É verdade, o M-171 que passou na LAAD, também parecia ter sido fabricado em 1777!!!!!!!! :lol: E depois de repintado as pressas para a feira, aquilo é anti-propaganda. E ainda queriam que a gente voasse naquilo. Falei para o cara, nem morto ando neste helo de 300 anos!!!!!!!!!!!!! [018]

[ ]´s


Báh! mas enfiei os Pés pelas mãos tchê!.

Mas o velho Hip em que voei era de fato velho mas não o Highlander. Foi fabricado em 1977 e voava na antiga Tchecoslovaquia antes de ser repassado para Angola.

O pessoal da PETROBRAS em Angola e na Nigéria se amarra nele.

Sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
PRick

Re: Experiência angolana

#636 Mensagem por PRick » Sex Dez 29, 2006 2:25 pm

Pepê Rezende escreveu:
PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Em Angola os Mi-8 fizeram coisas que até Deus duvida, como descer em clareiras menores que o diâmetro do rotor, podando os galhos, para retirar piloto abatido e levá-lo para casa; decolar com o rotor traseiro dentro de charco sem nenhum problema e outras barbaridades do gênero, como receber um tiro de RPG e continuar voando. Os angolanos chamam os Mi de "helicópteros para homem" e classificam os modelos ocidentais como "helicópteros de moça". NENHUM, nem mesmo o UH-60, sobrevive aos maus-tratos que um Mi-8/17 pode receber.

Abraços

Pepê


Um pouco Offtopic, mas eu cheguei a falar com o filho de um Piloto de Helicópteros Angolano. Ele desertou para Portugal e estava a trabalhar como servente de pedreiro. :shock: Sabem porquê?! Porque foram muitas as missões em que era apena ele e Deus, não havia qualquer tipo de apoio e ele fartou-se. Prefere ser pobre em Portugal, mas vivo e sem problemas, do que ser Oficial da FAA e não saber se no outro dia voltaria a casa ou não.


É claro que esse tipo de coisa existe. Mas qdo. voiei de Mi-8 em 2002 em Angola o que vi foram 3 Mi-8 de uma empresa civil, meio antigos(A aeronave em que viajei tinha sido fabricada em 1777), mas muito bem conservados(embora sujos). Aliás estávamos almoçando no restaurante do aeroporto em Uije, e vendo os helicópteros sendo lavados na pista a cerca de 50m de nós.

Assustador mesmo era um TU-134 que estava estacionado perto de nós. Deus me Livre.

Os vôos inspiraram muita confiança.

sds

Walter


É verdade, o M-171 que passou na LAAD, também parecia ter sido fabricado em 1777!!!!!!!! :lol: E depois de repintado as pressas para a feira, aquilo é anti-propaganda. E ainda queriam que a gente voasse naquilo. Falei para o cara, nem morto ando neste helo de 300 anos!!!!!!!!!!!!! [018]

[ ]´s


Bobagem pura, voam melhor que os seus queridos Cougar e ainda são muito mais resistentes. Teve um Mi-17 que ficou parado mais de seis meses na VEM. Veio para uma demonstração e ficou. O piloto chegou, girou a chave e saiu voando... Todos ficaram de cara, porque nenhum helicóptero ocidental faria o mesmo.

Pepê


Sinceramente, isto é uma irresponsabilidade, como algumas demonstrações aéreas dos russos, não se brinca com o perigo deste modo, por melhor que seja uma aeronave, você não pode agir desta maneira. Afinal, você não está colocando em risco só a vida do piloto, mas de inocentes dentro e abaixo da aeronave.

Em caso de necessidade, numa guerra, tudo bem, mas agir assim só demonstra falta de profissionalismo.

[ ]´s




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#637 Mensagem por A-29 » Sex Dez 29, 2006 2:29 pm

Caso alguém queira comparar, a cabine do BH tem , mais ou menos, 1,36m de altura, 1,83 de largura e 3,84m de comprimento, levado por dois motores de 1.662shp de potência máxima contínua

A do Cougar mede 1,47m de altura, 1,80m de largura e 5,44m de comprimento, tendo ainda um "cone" na cauda além desse comprimento. Tem dois motores de 1.588shp de potência máxima contínua. Maior e menos potente que o BH, portanto.

A do Mi-17 tem 1,90m de altura, 2,30m de largura e 5,70 de comprimento, sem contar a rampa traseira. Tem duas turbinas de 2.200 hp (deve ser algo menos em shp, que é a potência que efetivamente chega às hélices).

Resumindo, o russo é um colosso, muito maior e mais potente.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#638 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 29, 2006 2:45 pm

A-29 escreveu:Caso alguém queira comparar, a cabine do BH tem , mais ou menos, 1,36m de altura, 1,83 de largura e 3,84m de comprimento, levado por dois motores de 1.662shp de potência máxima contínua

A do Cougar mede 1,47m de altura, 1,80m de largura e 5,44m de comprimento, tendo ainda um "cone" na cauda além desse comprimento. Tem dois motores de 1.588shp de potência máxima contínua. Maior e menos potente que o BH, portanto.

A do Mi-17 tem 1,90m de altura, 2,30m de largura e 5,70 de comprimento, sem contar a rampa traseira. Tem duas turbinas de 2.200 hp (deve ser algo menos em shp, que é a potência que efetivamente chega às hélices).

Resumindo, o russo é um colosso, muito maior e mais potente.


E (graças a Deus) mais barato(de adquirir).

Sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#639 Mensagem por Carcará » Sex Dez 29, 2006 2:50 pm

Achei essa foto interessante, mostra uma capacidade que nem os Cougar nem os Blackhawk podem nos oferecer.

Imagem




PRick

#640 Mensagem por PRick » Sex Dez 29, 2006 2:54 pm

A-29 escreveu:Caso alguém queira comparar, a cabine do BH tem , mais ou menos, 1,36m de altura, 1,83 de largura e 3,84m de comprimento, levado por dois motores de 1.662shp de potência máxima contínua

A do Cougar mede 1,47m de altura, 1,80m de largura e 5,44m de comprimento, tendo ainda um "cone" na cauda além desse comprimento. Tem dois motores de 1.588shp de potência máxima contínua. Maior e menos potente que o BH, portanto.

A do Mi-17 tem 1,90m de altura, 2,30m de largura e 5,70 de comprimento, sem contar a rampa traseira. Tem duas turbinas de 2.200 hp (deve ser algo menos em shp, que é a potência que efetivamente chega às hélices).

Resumindo, o russo é um colosso, muito maior e mais potente.


Durante a última LAAD, 03 modelos estavam em exposição estática, não existe muita diferença externa(Tamanho) entre os modelos, 03 aparelhos parecem ser muito robustos, o Cougar até me surpreendeu neste ponto. O helo com mais aparência de militar era o BH. Agora, em matéria de acabamento, design e concepção, o Cougar e o BH ganham de 1.000 a zero do Mi-17 que estava lá, me pareceu bem surrado. Péssima proganda, mas isto sempre foi um traço dos russos. Para o pessoal mais leigo, o Mi-17 viou motivo de piada, principalmente, o fato de não deixarem aberto a cabine. Diziam que era para não morrerem de vergonha dos relogios de parede pendurados no painel. :lol:

Tenho fotos excelentes, tiradas bem próximas e a comparação do acabamento é covardia. O melhor era ter tantos helos parados tão próximos, é o ideal para comparação.

Sobre a potência das turbinas, a do modelo russo está em hp, mas os helos ocidentais costimam term 02 regimes de potência, a máxima de decolagam e a contínua.

[ ]´s




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#641 Mensagem por Sniper » Sex Dez 29, 2006 2:56 pm

cicloneprojekt escreveu:
A-29 escreveu:Caso alguém queira comparar, a cabine do BH tem , mais ou menos, 1,36m de altura, 1,83 de largura e 3,84m de comprimento, levado por dois motores de 1.662shp de potência máxima contínua

A do Cougar mede 1,47m de altura, 1,80m de largura e 5,44m de comprimento, tendo ainda um "cone" na cauda além desse comprimento. Tem dois motores de 1.588shp de potência máxima contínua. Maior e menos potente que o BH, portanto.

A do Mi-17 tem 1,90m de altura, 2,30m de largura e 5,70 de comprimento, sem contar a rampa traseira. Tem duas turbinas de 2.200 hp (deve ser algo menos em shp, que é a potência que efetivamente chega às hélices).

Resumindo, o russo é um colosso, muito maior e mais potente.


E (graças a Deus) mais barato(de adquirir).

Sds

Walter

E até mesmo pelo tamanho/potência mais caro de operar! :wink:

Claro, tem que se verificar o custo benefício de todos eles, e isso creio que só mesmo quem é profissional podería fazer ! :D

Abraços!




Imagem
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#642 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Dez 29, 2006 2:58 pm

A do Mi-17 tem 1,90m de altura, 2,30m de largura e 5,70 de comprimento, sem contar a rampa traseira. Tem duas turbinas de 2.200 hp (deve ser algo menos em shp, que é a potência que efetivamente chega às hélices).


Pois é, essa é a diferença mais notável: no Mi-17 você entra na cabine e fica em pé, enfia um Marruá rebocando um morteiro de 120mm dentro, empilha até 3 macas, deixa o pessoal do atendimento médico tratar os "podrões" de pé, etc... Tem também um guincho de resgate que passa pelo assoalho da cabine, tipo o do CH-53 Super Stallion, bem melhor para fazer o SAR do que ficar "pendurado na janela", etc... tem uma versão artilhada que tem seis portinholas com reparo para metralhadora ao redor da aeronave, tipo aquela do BH (aquelas duas entre a porta do piloto e a porta de desembarque), elas cobrem 360º e tem um reparo que é feito para montar uma .50 ou um lançador automático de granadas... Imagina você chegando numa "zona quente" para fazer um pouso de desembarque com SEIS lançadores de granadas disparando em fogo automático... Dá para desmatar meia floresta!!! :lol:

Quanto a ser mais barato ou mais caro de operar, isto só a Colômbia, por exemplo, que possui os dois (BH e Mi) poderia informar.... E até isto não seria aplicável a nós caso aqui se montasse um parque de manutenção, o que a baratearia muito...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#643 Mensagem por Carcará » Sex Dez 29, 2006 3:06 pm

Lançadores de flares :?: :?: :?: :shock: :shock:
Imagem

No nosso brinquedinho também vem?? :lol: :lol:




Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#644 Mensagem por Carcará » Sex Dez 29, 2006 3:11 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Pois é, essa é a diferença mais notável: no Mi-17 você entra na cabine e fica em pé...


Tropa (FE indianas) dentro de um Mi-17

Imagem




Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#645 Mensagem por Carcará » Sex Dez 29, 2006 3:18 pm

Carcará escreveu:Achei essa foto interessante, mostra uma capacidade que nem os Cougar nem os Blackhawk podem nos oferecer.

Imagem


O mesmo veículo, mas dentro do Mi-17.

Imagem




Responder