Lord Nauta escreveu:
Excelente referencia de Marinhas modernas e com destaque mundial, como por exemplo, as da Alemanha, Australia, Coreia do Sul, Espanha e Japão. A MB poderia ter dois NPM e operar em um deles o F-35 Lightning II. Vinte aeronaves no VF 1 seriam suficientes. Uma solução adequada ao nosso TOM e que manteria a aviação de asas fixas da MB operacional e um patamar superior ao que se pretende hoje, sem termos que ter NAe clássico . Os aviões seriam comprados de prateleira mesmo com suporte logístico adequado, treinamento de pilotos e mecânicos, intercambio na US Navy...etc. Para diluir o investimento poderiam ser obtido sem dois lotes. Reflitam sem paixão. Este não seria um caminho consistente e adequado a nossa realidade a ser seguido. Temos a Australia com exemplo. Este país tem 32.000 km de costa e tem participado interruptamente de operações militares desde a I Guerra Mundial. Será que não temos nada a aprender com a Royal Australian Navy.
Sds
Lord Nauta
Nauta, creio que qualquer um gostaria de ter navios deste tipo com uma aeronave de caça formidável como o F-35B, porém e os custos???
Se para modernizar o A-12 por R$ 1 bi, o que seria em torno de U$ 400 mi e adquirir um punhado de Sea Gripen (16 à 24 unidades o que eu chuto que custaria entre U$ 2,4 à U$ 3,6 bi), todos dizem que é um sonho maluco.
Imagine os custos para adquirir 2 NPM novos com capacidade para operar o F-35, igual o Classe América (U$ 3,4 bi cada, para duas unidades U$ 6,8 bi),
Mesmo um NPM menor como a classe Mistral, os russos pagaram E$ 1,370 bi, o que em dólares da U$ 1,552 bi. E já foi divulgado um estudo feito pela DCNS que para operação de aeronaves como o Harrier e F-35 seria preciso alterações no design e instalação de uma rampa skijump.
Imagine o PREÇO que custaria estas alterações no design.
Sem falar que pelo que temos notícia, o F-35B é a versão MAIS CARA do F-35.
O seu valor flyaway, ou seja, PELADO, já supera o que pagamos no Gripen NG completo com treinamento, suprimentos, tot, simulador, etc.
Imagine um pacote semelhante com o F-35B, 20 unidades sairia BRINCANDO uns U$ 5 bi ou mais.
Eu acho uma excelente alternativa, mas não creio que vai sair muito mais barato que a opção por navios aeródromos tradicionais.