Marechal-do-ar escreveu: Acabei de verificar, esse nível 5 equivale ao NIJ III.
PUTZ, mais uma Norma? Qual é a que te referes? As que citei são Standards...
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Marechal-do-ar escreveu: Acabei de verificar, esse nível 5 equivale ao NIJ III.
Paulo Bastos escreveu: Aproveitando, o mesmo cidadão poderia nos dizer de onde tirou o título "hoje é considerado como o melhor veículo de reconhecimento europeu", ou se é mais uma de suas mentiras da qual todos estamos cheios???? Quem deu ao GAZ Tigr esse título??? Você???
Esse é um problema muito grave da imprensa, muitas vezes ela aponta alguns "níveis" de proteção sem definir a qual norma eles pertencem, o que causa confusão e erros de interpretação.Túlio escreveu:Marechal-do-ar escreveu: Acabei de verificar, esse nível 5 equivale ao NIJ III.
PUTZ, mais uma Norma? Qual é a que te referes? As que citei são Standards...
Reitero aqui uma incorreção: o nome correto é Guardia REPUBLICANA e, embora sua sede e base de treinamento sejam em MVD, a abrangência é Nacional, ou seja, todo o UY, não apenas a capital (eles atuam muito na fronteira com o Brasil). Sobre o Tigr falo mais abaixo, adiantando que a versão testada pelo BOPE/RJ foi DOADA aos Uruguayos, segundo informações do então (2014) Cmt da GR, Insp Ppal Rovert Yroa. As demais sim, foram compradas, sem me ter sido esclarecido se eram novas ou usadas, nem se a doação foi atrelada à compra de mais unidades.Paulo Bastos escreveu: (...)o veículo ficou encostado no Rio, até a TAMASUL conseguir vende-lo, junto com mais dois, a Guardia Metropolitana de Montevideo, no Uruguai, sem licitação ou testes, para aproveitar o crédito de exportação que esse país tinha com a venda de carnes a Rússia (que acabou comprando mais 3 no final do ano passado, mas sem a Tamasul). (...)
Paulo Bastos
Cupincha véio, eu estava mesmo só te dando uma zoada, por óbvio que não existe VTR "incapotável", do mesmo modo que não existe blindagem impenetrável. Aliás, se eu fosse propor um "menos capotável", eu iria de HUMVEE Bldo, só pela silhueta proporcionalmente baixa (largura x altura) e rodas bem nas extremidades, deve ser brabo de capotar um (mas certamente já conseguiram, é inesgotável a capacidade humana para a BISONHICE, como ambos sabemos). De qualquer modo, nem estava tentando comparar o Tigr (ao menos na versão "meia-boca" oferecida ao BOPE/RJ) com o Maverick, já esgotamos essa charla faz tempo e nem foi aqui no DB. O que eu estranhava (não conseguia enxergar lógica alguma, na verdade) era como uma VTR pode ter se dado tão mal no RJ e tão bem no UY - sou testemunha presencial de que a tigrada de lá o ADORA! - até me dar conta de um fator básico: A GEOGRAFIA! O UY é fundamentalmente um País plano, com suaves ondulações, não tendo favelas de ruas estreitas empoleiradas em morros íngremes como o Rio. Assim, os problemas de potência do motor (no Rio) não existem no Uruguay. Também as necessidades de AC são muito menores, não é o eterno calorão desgranhudo do Rio.Paulo Bastos escreveu: Não vou ficar "pê" com você, Tulio, até por que esse é mais um dos diversos tombamentos de viaturas da PMERJ.![]()
O problema ali foi o mesmo de vário outros, como o VBTP 'CAVEIRÃO' COTAR 51-000, modelo VBTP 4x2 TCT Rhinus Combat, que capotou na Av. Brasil 28/02/2013, ou o VLA 'BRUCUTU' 51-0002, modelo Sulamericana Netuno, que tombou no viaduto São Sebastião, no Centro do Rio, em 02/07/2007, só para exemplificar. E essa causa foi a condução errada do veículo, exigindo dele o mesmo desempenho de veículos mais leves, ou seja, imperícia.
Aproveitando, gostaria de saber é se já conseguiram fazer o carro 'incapotável'??? Anunciaram o Mercedes Classe A, mas o mesmo capotou feio no teste do 'Gaúcho' feito na Suécia por dois jornalistas!!!![]()
Agora uma coisa eu tenho quase certeza: dificilmente se o Gaz Tiger, com a configuração testada, tombaria dessa forma...
... simplesmente porquê ele não conseguiria subir aquela ladeira !!!![]()
![]()
![]()
Forte abraço,
Paulo Bastos
Taí porque tem quem é Mestre e tem quem é "especialista de internet" (não é indireta pra ninguém, tri?): o primeiro domina o tema, o segundo se perde em ilações e citações de argumentos de segunda, terceira, enésima mão, ou ainda, notícias de fuentes duvidosas. Tem que charlar com o máximo de Operadores (se possível, já ser ou se tornar um), Cmts, Engenheiros, Mecânicos, em suma, Especialistas de verdade, não meros palpiteiros, apenas para COMEÇAR a construir uma reputação.Paulo Bastos escreveu:Só para constar, na reportagem que causou a confusão, na fantástica frase "tem blindagem nível 5, suportando armamentos de grosso calibre" (sic), acredito se referir a PA-5, que é referente á Proteção Alternativa, conforme norma ABNT NBR 15000, compatível com NIJ STANDARD 0108.01, e garante proteção quanto a impacto balístico de projétil de, no máximo, 7,62x39mm Ball OS - M1943, com núcleo perfurante, disparado de uma distância de 300m.
Como podem ver, a definição de padrões de níveis de proteção balística não é para amadores![]()
Abraços,
Paulo Bastos
Na verdade o PA-5 garante, no máximo, até 5 impactos de munição 7,62x39mm Ball OS - M1943 (Fuzil Kalashnikov), com núcleo perfurante. Ignorem a referencia de distância, foi um erro de tradução da norma NIJ, de minha parte.Paulo Bastos escreveu:Só para constar, na reportagem que causou a confusão, na fantástica frase "tem blindagem nível 5, suportando armamentos de grosso calibre" (sic), acredito se referir a PA-5, que é referente á Proteção Alternativa, conforme norma ABNT NBR 15000, compatível com NIJ STANDARD 0108.01, e garante proteção quanto a impacto balístico de projétil de, no máximo, 7,62x39mm Ball OS - M1943, com núcleo perfurante, disparado de uma distância de 300m.
É como falei acima, HAMMERHEAD, a capacidade humana para a BISONHICE é infinita, pelo que lembro atécabeça de martelo escreveu:Túlio houve um Humwee que capotou no Afeganistão nas mãos da minha rapaziada...
Trabalho ali pertinho, no Campo de MarteP H escreveu:Wolf finalmente operacional?
Lá em Israel capotar tanques é um dos passa-tempos favoritos do povoTúlio escreveu:É como falei acima, HAMMERHEAD, a capacidade humana para a BISONHICE é infinita, pelo que lembro atécabeça de martelo escreveu:Túlio houve um Humwee que capotou no Afeganistão nas mãos da minha rapaziada...ABRAMS
já conseguiram capotar (ianques); aqui no Brasil, mal o URUTU III (aka Guarani) estava entrando em serviço e já tinham capotado um, e numa reta em estrada asfaltada...
![]()
![]()
![]()