Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Dados de caixas-pretas do voo 447 estão em ótimo estado, diz França
Gravadores de voz e dados de avião foram resgatados na semana passada.
Divulgação de conclusões sobre queda de voo pode levar meses.
Todos os dados contidos nas caixas-pretas do voo AF 447 que caiu no mar em 31 de maio de 2009, deixando 228 mortos, foram recuperados e estão em ótimo estado, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), órgão que investiga acidentes aeronáuticos.
Os gravadores de voz e de dados do avião da Air France foram retirados do mar na última semana. O primeiro gravador a ser aberto foi o que contém os dados do voo. A outra caixa-preta contém as informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine.
O comunicado diz que os BEA conseguiu "recuperar integralmente os dados" das caixas-pretas, resgatadas no início do mês no fundo do Atlântico e cujo estado de conservação despertava dúvidas nos especialistas.
O Comando da Aeronáutica enviou, na terça-feira (10), para a França um oficial especialista em abertura e de gravação de caixas-pretas para acompanhar a leitura os gravadores recuperados em alto-mar.
O BEA descartou divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. As primeiras conclusões podem exigir meses. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado apenas no início de 2012.
As operações de resgate dos corpos das vítimas serão retomadas por volta do dia 20 de maio, quando deverá ocorrer a troca da tripulação do navio. Dois corpos foram retirados do mar.
As equipes francesas coletaram também, desde 26 de abril, peças consideradas importantes que devem auxiliar na descoberta das causas do acidente.
Fonte: Bom Dia Brasil
Gravadores de voz e dados de avião foram resgatados na semana passada.
Divulgação de conclusões sobre queda de voo pode levar meses.
Todos os dados contidos nas caixas-pretas do voo AF 447 que caiu no mar em 31 de maio de 2009, deixando 228 mortos, foram recuperados e estão em ótimo estado, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), órgão que investiga acidentes aeronáuticos.
Os gravadores de voz e de dados do avião da Air France foram retirados do mar na última semana. O primeiro gravador a ser aberto foi o que contém os dados do voo. A outra caixa-preta contém as informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine.
O comunicado diz que os BEA conseguiu "recuperar integralmente os dados" das caixas-pretas, resgatadas no início do mês no fundo do Atlântico e cujo estado de conservação despertava dúvidas nos especialistas.
O Comando da Aeronáutica enviou, na terça-feira (10), para a França um oficial especialista em abertura e de gravação de caixas-pretas para acompanhar a leitura os gravadores recuperados em alto-mar.
O BEA descartou divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. As primeiras conclusões podem exigir meses. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado apenas no início de 2012.
As operações de resgate dos corpos das vítimas serão retomadas por volta do dia 20 de maio, quando deverá ocorrer a troca da tripulação do navio. Dois corpos foram retirados do mar.
As equipes francesas coletaram também, desde 26 de abril, peças consideradas importantes que devem auxiliar na descoberta das causas do acidente.
Fonte: Bom Dia Brasil
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Por que o sigilo?O BEA descartou divulgar informações parciais sobre o conteúdo das gravações. As primeiras conclusões podem exigir meses. O relatório final sobre o acidente deve ser divulgado apenas no início de 2012.
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Por acordo internacionais é proibido a divulgação de qualquer dado até o final da investigação, a menos que tenha o carater de prevenir novas ocorrencias.
E mesmo depois de terminado so se divulga o que for necessario para evitar que outros acidentes aconteçam.
A razão principal é evitar que sejam feitos falsos juizos e/ou que haja influencia no depoimento de pessoas ou orgãos publicos e civis que possam vir a contribuir na investigação.
Só paises serios como o Brasil não cumprem esses acordos assinados e divulgam esse tipo de informação em uma sessão do congresso para todo mundo ver...
Vale lembrar que a investigação do BEA visa a prevenção de acidentes ou incidentes com os mesmos fatores contribuintes no futuro, a investigação criminal do acidente não é competencia daquele orgão.
E mesmo depois de terminado so se divulga o que for necessario para evitar que outros acidentes aconteçam.
A razão principal é evitar que sejam feitos falsos juizos e/ou que haja influencia no depoimento de pessoas ou orgãos publicos e civis que possam vir a contribuir na investigação.
Só paises serios como o Brasil não cumprem esses acordos assinados e divulgam esse tipo de informação em uma sessão do congresso para todo mundo ver...
Vale lembrar que a investigação do BEA visa a prevenção de acidentes ou incidentes com os mesmos fatores contribuintes no futuro, a investigação criminal do acidente não é competencia daquele orgão.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Mas se você procurar no youtube, vai achar o som de diversas caixas pretas, em vários acidentes pelo mundo todo. Eu entendo que não se divulgue o áudio, mas a transcrição?Só paises serios como o Brasil não cumprem esses acordos assinados e divulgam esse tipo de informação em uma sessão do congresso para todo mundo ver...
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Você tem toda a razão Rodrigo,
mas repare que somente aqueles trechos que fazem parte do relatorio final.
Que alias, tambem por acordos, não pode ter grau de sigilo nenhum sobre ele.
Tem que estar a disposição a quem quiser ter acesso.
O que se faz, e essa é a grande diferença, e que se divulga SOMENTE os trechos que fazem parte do relatorio final; selecionados pela comissão de investigação, e não TODOS os dados contidos e gravados, que incluem varias horas de gravação.
Principalmente no que tange as conversa da tripulação, isso seria no minimo um desrespeito a privacidade.
A menos que o dado tenha influencia direta na sequencia de eventos que levou ao acidente, ele não será divulgado.
Acontece que tem muita gente que gostaria de ter acesso a TODO o conteudo gravado para tirar suas proprias conclusões, para realizar materias sensacionalistas ou alguns pelo simples prazer morbido de lidar com esse tipo de material.
Pode ter certeza que se algum trecho das gravações constar no relatorio final ele VAI estar no YOUTUBE daqui a alguns anos; mas dai a divulgar as conversas dos pilotos falando da esposa, da comissaria, da economia ou da politica da empresa isso nunca (pelo menos eu espero) vai ser divulgado.
mas repare que somente aqueles trechos que fazem parte do relatorio final.
Que alias, tambem por acordos, não pode ter grau de sigilo nenhum sobre ele.
Tem que estar a disposição a quem quiser ter acesso.
O que se faz, e essa é a grande diferença, e que se divulga SOMENTE os trechos que fazem parte do relatorio final; selecionados pela comissão de investigação, e não TODOS os dados contidos e gravados, que incluem varias horas de gravação.
Principalmente no que tange as conversa da tripulação, isso seria no minimo um desrespeito a privacidade.
A menos que o dado tenha influencia direta na sequencia de eventos que levou ao acidente, ele não será divulgado.
Acontece que tem muita gente que gostaria de ter acesso a TODO o conteudo gravado para tirar suas proprias conclusões, para realizar materias sensacionalistas ou alguns pelo simples prazer morbido de lidar com esse tipo de material.
Pode ter certeza que se algum trecho das gravações constar no relatorio final ele VAI estar no YOUTUBE daqui a alguns anos; mas dai a divulgar as conversas dos pilotos falando da esposa, da comissaria, da economia ou da politica da empresa isso nunca (pelo menos eu espero) vai ser divulgado.
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
adianta o Wall Street Journal
Avião da Air France caiu por erros de pilotagem
por LusaOntem
O acidente do voo AF447 Rio de Janeiro-Paris, em 2009, deveu-se a erros de pilotagem e a um mau seguimento dos procedimentos habituais, adiantou hoje o Wall Street Journal, citando fontes que acederam aos resultados preliminares das caixas negras.
Os pilotos da Air France foram "aparentemente distraídos por indicadores de velocidade que estavam a funcionar mal e não reagiram correctamente a outros elementos cruciais do voo, como o ajuste da potência do aparelho", explicou o jornal norte-americano.
Os últimos momentos a bordo da cabine de pilotagem do A330 indicam, segundo estas fontes que o jornal não identifica, que os pilotos estavam aparentemente perturbados pelos alarmes recebidos de vários sistemas automáticos de controlo.
Estes alarmes dispararam quando o avião entrava numa zona de turbulência prevista na rota Rio de Janeiro-Paris, tendo também ocorrido um congelamento que não estava previsto a 10.869 metros de altitude. Tais congelamentos impedem o normal funcionamento dos indicadores de velocidade e de outros sensores externos.
A equipa não seguiu os procedimentos habituais para manter a estabilidade da frente do aparelho quando este emitia informações erradas dos indicadores de voo e esperava que os parâmetros voltassem à normalidade, concluíram estas fontes.
O acidente da Air France causou a morte de 228 pessoas ao largo do Brasil, a 1 de Junho de 2009.
Avião da Air France caiu por erros de pilotagem
por LusaOntem
O acidente do voo AF447 Rio de Janeiro-Paris, em 2009, deveu-se a erros de pilotagem e a um mau seguimento dos procedimentos habituais, adiantou hoje o Wall Street Journal, citando fontes que acederam aos resultados preliminares das caixas negras.
Os pilotos da Air France foram "aparentemente distraídos por indicadores de velocidade que estavam a funcionar mal e não reagiram correctamente a outros elementos cruciais do voo, como o ajuste da potência do aparelho", explicou o jornal norte-americano.
Os últimos momentos a bordo da cabine de pilotagem do A330 indicam, segundo estas fontes que o jornal não identifica, que os pilotos estavam aparentemente perturbados pelos alarmes recebidos de vários sistemas automáticos de controlo.
Estes alarmes dispararam quando o avião entrava numa zona de turbulência prevista na rota Rio de Janeiro-Paris, tendo também ocorrido um congelamento que não estava previsto a 10.869 metros de altitude. Tais congelamentos impedem o normal funcionamento dos indicadores de velocidade e de outros sensores externos.
A equipa não seguiu os procedimentos habituais para manter a estabilidade da frente do aparelho quando este emitia informações erradas dos indicadores de voo e esperava que os parâmetros voltassem à normalidade, concluíram estas fontes.
O acidente da Air France causou a morte de 228 pessoas ao largo do Brasil, a 1 de Junho de 2009.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Piloto fora da cabine nos primeiros momentos do desastre
por DN.ptOntem
O piloto do Air France que fazia a ligação Rio de Janeiro-Paris e que caiu ao mar em 2009 não estava na cabine nos primeiros momentos do desastre. Marc Dubois ainda deu instruções aos co-pilotos para salvarem o avião, mas já não conseguiram evitar a tragédia que matou a tripulação e os 228 passageiros a bordo.
Segundo a revista alemã Der Spiegel, que cita fontes da investigação que está em curso, nas gravações extraídas das caixas negras, encontradas há apenas algumas semanas no oceano Atlântico, ouve-se Marc Dubois, de 58 anos, a entrar precipitadamente na cabine de comando. O piloto "deu ainda instruções aos dois co-pilotos para salvarem o avião", disse um perito próximo do inquérito.
Inicialmente, os investigadores pensavam que a tripulação tinha entrado directamente numa zona de forte temporal, mas as gravações indicam que os pilotos tentaram encontrar o melhor caminho para atravessar a frente da tempestade, escreve o El Mundo citando a Der Spiegel.
No final de Junho deverão estar esclarecidas as últimas dúvidas sobre o porquê da queda do avião que ligava o Brasil a França. Os dados iniciais não apontam para problemas técnicos no Airbus A330.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... id=1859019
por DN.ptOntem
O piloto do Air France que fazia a ligação Rio de Janeiro-Paris e que caiu ao mar em 2009 não estava na cabine nos primeiros momentos do desastre. Marc Dubois ainda deu instruções aos co-pilotos para salvarem o avião, mas já não conseguiram evitar a tragédia que matou a tripulação e os 228 passageiros a bordo.
Segundo a revista alemã Der Spiegel, que cita fontes da investigação que está em curso, nas gravações extraídas das caixas negras, encontradas há apenas algumas semanas no oceano Atlântico, ouve-se Marc Dubois, de 58 anos, a entrar precipitadamente na cabine de comando. O piloto "deu ainda instruções aos dois co-pilotos para salvarem o avião", disse um perito próximo do inquérito.
Inicialmente, os investigadores pensavam que a tripulação tinha entrado directamente numa zona de forte temporal, mas as gravações indicam que os pilotos tentaram encontrar o melhor caminho para atravessar a frente da tempestade, escreve o El Mundo citando a Der Spiegel.
No final de Junho deverão estar esclarecidas as últimas dúvidas sobre o porquê da queda do avião que ligava o Brasil a França. Os dados iniciais não apontam para problemas técnicos no Airbus A330.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... id=1859019
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Revelação da Der Spiegel
Avião da Air france caiu após um desvio súbito de rota
por Lusa22 Maio 2011
O avião que em 2009 se despenhou entre o Rio de Janeiro e Paris caiu após um desvio súbito da rota, afirmou hoje a revista alemã Der Spiegel, citando um especialista que analisou as caixas negras do aparelho.
Face à pressão e à especulação acerca das causas do acidente, investigadores do Gabinete de Investigações e Análises (BEA) francês decidiram tornar público no próximo fim-de-semana "elementos factuais sobre o desenrolar do voo, que determinarão as circunstâncias do acidente", que durou apenas quatro minutos no total.
De acordo com uma fonte, que falou sob anonimato pela Der Spiegel, a análise das caixas negras sugere que os sensores de velocidade do avião congelaram, evitando a transmissão de dados precisos sobre a velocidade do aparelho.
O gravador de dados técnicos mostra "um movimento brusco da aeronave logo após uma falha do velocímetro", que causou um desvio súbito da rota do avião e a sua queda, revelou este perito.
Segundo a Spiegel, não está claro se esta sequência resultou de um erro do piloto ou se os computadores de voo procuraram compensar o que parecia ser uma perda de energia devido à falha dos indicadores de velocidade.
O gravador de voz da cabine do piloto permite apurar que o comandante de bordo, Marc Dubois, não estava na cabine quando soou o primeiro alarme, mas regressou rapidamente ao cockpit a "gritar instruções aos seus dois copilotos", revelou a fonte da Spiegel.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... eccao=CPLP
Avião da Air france caiu após um desvio súbito de rota
por Lusa22 Maio 2011
O avião que em 2009 se despenhou entre o Rio de Janeiro e Paris caiu após um desvio súbito da rota, afirmou hoje a revista alemã Der Spiegel, citando um especialista que analisou as caixas negras do aparelho.
Face à pressão e à especulação acerca das causas do acidente, investigadores do Gabinete de Investigações e Análises (BEA) francês decidiram tornar público no próximo fim-de-semana "elementos factuais sobre o desenrolar do voo, que determinarão as circunstâncias do acidente", que durou apenas quatro minutos no total.
De acordo com uma fonte, que falou sob anonimato pela Der Spiegel, a análise das caixas negras sugere que os sensores de velocidade do avião congelaram, evitando a transmissão de dados precisos sobre a velocidade do aparelho.
O gravador de dados técnicos mostra "um movimento brusco da aeronave logo após uma falha do velocímetro", que causou um desvio súbito da rota do avião e a sua queda, revelou este perito.
Segundo a Spiegel, não está claro se esta sequência resultou de um erro do piloto ou se os computadores de voo procuraram compensar o que parecia ser uma perda de energia devido à falha dos indicadores de velocidade.
O gravador de voz da cabine do piloto permite apurar que o comandante de bordo, Marc Dubois, não estava na cabine quando soou o primeiro alarme, mas regressou rapidamente ao cockpit a "gritar instruções aos seus dois copilotos", revelou a fonte da Spiegel.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... eccao=CPLP
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Como todo acidente, será uma soma de fatores. Mas, seja por sensacionalismo ou simplesmente pelo poder do vil metal, qualquer falha humana no processo será devidamente priorizada, no intuito de se minimizar qualquer falha de projeto ou sistemática de procedimentos...
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
alcmartin escreveu:Como todo acidente, será uma soma de fatores. Mas, seja por sensacionalismo ou simplesmente pelo poder do vil metal, qualquer falha humana no processo será devidamente priorizada, no intuito de se minimizar qualquer falha de projeto ou sistemática de procedimentos...
Falha humana+falha mecãnica(os tais tubos de pitot)+Condicionante metereológica.
Seria essa a tríade macabra?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Olha, tudo há que indique que não houve falhas no sistemas de pitot estático como haviam falado antes.
A aeronave entrou numa formação de gelo muito severa, provocando o entupimento das linhas e ocasionando as falhas nos computadores de bordo que usam as informações do pitot e outros para interpretar os parametros do voo. Estudos meteorológicos no dia do acidente, indicaram temperaturas muito abaixo do suportado pelo sistema de aquecimento dos pitots, o que pode ter provocado o acúmulo de gelo na linha, ocasionando o entupimento...
Não quero e nem pretendo botar responsabilidade nas costas de ninguém (quem sou eu para fazer isso), mas para mostrar uma outra possibilidade, onde baseio em fatos e registros do dia do acidente.
Deixo registrado um link da Weather Grafics que fez um estudo detalhado da meteorologia no momento do acidente, o que evidencia a teoria do entupimento dos tubos de pitot por gelo severo.
Air France Flight 447 - A Detailed Meteorological Analysis
Até mais!
A aeronave entrou numa formação de gelo muito severa, provocando o entupimento das linhas e ocasionando as falhas nos computadores de bordo que usam as informações do pitot e outros para interpretar os parametros do voo. Estudos meteorológicos no dia do acidente, indicaram temperaturas muito abaixo do suportado pelo sistema de aquecimento dos pitots, o que pode ter provocado o acúmulo de gelo na linha, ocasionando o entupimento...
Não quero e nem pretendo botar responsabilidade nas costas de ninguém (quem sou eu para fazer isso), mas para mostrar uma outra possibilidade, onde baseio em fatos e registros do dia do acidente.
Deixo registrado um link da Weather Grafics que fez um estudo detalhado da meteorologia no momento do acidente, o que evidencia a teoria do entupimento dos tubos de pitot por gelo severo.
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Thiago
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Brig., o fator crucial, o empurrão do ultimo dominó que iniciou o show macabro pode ter sido mancada humana. Que frances encara(encarava?) CB é conhecido. Mas havia AD´s anteriores ao acidente pedindo reparos/trocas dos pitots. Logo, acho que foi fome com vontade de comer.
Por isso apostaria na tríade que o mestre Walter mencionou.
Hoje(25/05) vai passar no Discovery um documentário sobre o ocorrido.
Abs em ambos amigos!
Por isso apostaria na tríade que o mestre Walter mencionou.
Hoje(25/05) vai passar no Discovery um documentário sobre o ocorrido.
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Ah, Comandante, eu conhecia a publicação das AD's para troca/reparo dos pitots, mas julgar que o defeito no mesmo também pode ter sido determinante... Sei não. Não estou jogando a responsabilidade nas costas do piloto, repito, mesmo porque ele agiu conforme as informações que tinha no momento (todas discrepantes). Pra mim, a meteorologia foi mais determinante do que o pitot (salvo provem o contrário). Agora, o porquê do comando ter entrado no CB, aí é ooooooutra história.
Até mais!
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Thiago
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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
É, Brig., mistérios...dando uma olhada com mais atenção no site que postou, achei algumas passagens interessantes. Ele menciona diversas possibilidades de fenomenos raros em que o AF447 poderia ter sido atingido. O que me chamou a atenção foi que, ao contrário do que inicialmente TODOS imaginamos, a formação meterorológica, não obstante poderosa, NÂO apresentava descargas elétricas. Sem raios. Outro detalhe: o nível voado estava em torno dos 40 graus negativos. Sabemos que temperaturas abaixo de 40 graus negativos não há formação de gelo. A PRINCÌPIO...
Mas há a condição de supercooled water. O autor menciona que o topo do CB poderia ter chagado a 56000 ft. Acima de 35000 ft, qualquer CB merece extremo respeito.
Veja que eu aqui, especulando totalmente e só com os dados dele, posso montar um quadro terrível: sem raios aparentes, com somente umidade e abaixo de 40 graus negativos, a tripulação(possivelmente dois copilotos, com menos experiencia) NÂO liga o anti ice. Acontece o fenomeno de supercooledwater, ou ainda uma inversão de temperatura, aumentando-a e lançando dentro da zona de formação de gelo... Com ou sem problema no pitot, já teriam problemas suficientes.
De qualquer forma, a conclusão do autor foi bem conservadora e vai de encontro ao que nós já conversamos aqui. Esperamos que realmente descubram tudo, para que não ocorra mais.
Mas há a condição de supercooled water. O autor menciona que o topo do CB poderia ter chagado a 56000 ft. Acima de 35000 ft, qualquer CB merece extremo respeito.
Veja que eu aqui, especulando totalmente e só com os dados dele, posso montar um quadro terrível: sem raios aparentes, com somente umidade e abaixo de 40 graus negativos, a tripulação(possivelmente dois copilotos, com menos experiencia) NÂO liga o anti ice. Acontece o fenomeno de supercooledwater, ou ainda uma inversão de temperatura, aumentando-a e lançando dentro da zona de formação de gelo... Com ou sem problema no pitot, já teriam problemas suficientes.
De qualquer forma, a conclusão do autor foi bem conservadora e vai de encontro ao que nós já conversamos aqui. Esperamos que realmente descubram tudo, para que não ocorra mais.
Abs!My own opinion of the crash cause, as of Monday night, based on the complete lack of a HF radio call and consideration of all of the above, suggests severe turbulence (see the BOAC 911 and BNF 250 tragedies) combining in some unlikely way with CRM/design/maintenance/procedural/other deficiencies to trigger a failure cascade. We can almost certainly count on some unexpected surprises once the CVR is recovered. Until then, all we can do is await the investigation and hope that the world's flight operations stay safe until AFR447's lessons are revealed.