Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#6286 Mensagem por Skyway » Seg Abr 12, 2010 9:25 pm

cb_lima escreveu:
Skyway escreveu: Ai sim...e você não tem noção do ponto absurdo em que chegou esse sigilo recentemente...
Pois 'e... 'e exatamente a isso que me refiro...

Esses extemos s'o contaminam o processo e dao base a especulacoes e "pre-conceitos"... e 'e nessa parte de comunicacao que honestamente a FAB tem que dar uma melhorada mesmo!

Afinal de contas, esse ano chega outro "classico" da aviacao... "O P-3" que honestamente 'e um alvo enorme dada a idade e problemas nas asas, etc.

[]s
CB_Lima
O P-3 vai ser difícil esconder...só se colocarem tapumes no céu, na final para pouso.... :lol:

AD ASTRA PER ASPERA
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#6287 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Abr 12, 2010 9:27 pm

Skyway escreveu:Calma Ilya, ninguem disse que as fontes não cabiam dentro de um C-130. Foi dito que, SE por exemplo as fontes do Su-30 não coubessem no C-130...etc

Bom, quanto aos Helis, cada um acredita no que quiser né. Eu tenho recebido informações não com muita regularidade, mas de uma fonte que julgo bastante confiável, e por isso tenho a segurança de vir aqui e falar o que penso, o que sei.

O que se diz é o seguinte:
Os helicópteros foram pedidos pela FAB com adaptações ocidentais. A fonte usada teria de ser uma fonte padrão ocidental, e as instalações para o rádio deveriam ser também nos padrões ocidentais.

Bom, as aeronaves não vieram assim, vieram pedindo uma força diferente da força das fontes Ocidentais, e vieram com um encaixe de plug das fontes também diferente. O cabeamento e plugs para os rádios também vieram no padrão russo, e não serviam para nós.

O tempo a mais de demora, que já seria normal por ser uma aeronave de filosofia completamente diferente da nossa, foi devido as correções desses problemas. Correções essas feitas pelos russos com ajuda do pessoal da FAB, que teve até gente saindo pra comprar peças e ferramentas em lojas na cidade. A FAB cedeu uma fonte pra ser toda mexida e "futucada" pelos russos,e por aí vai.

Daí que eu digo que é errado falar que é culpa da FAB e que ela não ajudou em nada. :wink:

Um abraço!
Pois é Sky, informações, informações!

Veja, só. Quando da compra, lembro bem, queriam os brasileiros, leia-se a FAB, aviônicos da AEL. Deu-se que os valores subiriam, então, resolveu-se que seriam os aviônicos, russos.
Pois, não houve aqui um entendimento ruim?
Outra pergunta que segue: O contrato firmado especificava a fonia e NVG, compatíveis com padrão americano?
Quanto à fonte, mordo-me quando se aventa a mesma como um problema, isto pelo simples fato de termos um dos maiores parques fabril de materiais elétricos e de conversores, do mundo!
Brincadeira!

Skyway, destes helicópteros russos, já ouvi de tudo: que os russos quebraram todos os bares da cidade, bem como esgotaram com o estoque de cachaça... Que forjaram ferramentas, quando para isto, bastava pegar um conjunto de chaves no porta-malas de um carro, e por aí vai.
Ninguém fala aquilo que considero importante:
1) Os "Ataka" chegaram?
2) Para manutenção, os motores precisam ser trocados por inteiro (conceito soviético antigo), ou não?
3) Há suporte no compartimento interno, para apoio de tiro de precisão (Sniper)?
4) Quantos pilotos brasileiros estão formados para operar o aparelho?
5) Há instrutores de vôo russos por aqui?
6) É possível usarmos foguetes não - guiados nacionais?
7) Há interesse em integrar o nosso míssil anti-tanque nos Mi-35?
8) Vamos produzir a munição de 23mm? E se formos, quem (Imbel, Emgepron ou CBC)?
9) Quem está habilitado no Brasil, para manutenção dos aviônicos? A própria FAB? Se for, qual PAMA?

São perguntas, Sky, que todo leitor gostaria de ter. Pode ser, e compreendemos, a não obtenção das mesmas. O que incomoda, apenas, são as mensagens que chegam truncadas.

Em tempo: reconheço o vosso esforço em informar, bem como o de outros.
Abraços.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#6288 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 12, 2010 9:28 pm

EDSON escreveu:Se tem problemas nós queremos saber, já que a FAB pode dar as impressões para o Exército e este vir adiquirir material russo mais complexo, a propaganda é alma do negócio e a Mi pode pisar na bola sabendo que pode ter mais helis encomendados por nossas forças?

Os russos botam a estação orbital internacional com suas tantas toneladas na órbita terrestre e não é capaz de resolver problemas de um helicóptero com mais de 40 anos de projeto?

Não foi a Kamov que ofereceu o Ka52 com eletrônica ocidental na concorrência da Coréia do Sul?
Nao ha duvida da capacidade deles... o problema 'e o conflito entre o que era esperado vir e o que veio... Como a aeronave ja estava "pronta" isso gera problemas sim... mas nada que nao se possa resolver no fim das contas :).

Como ponto de referencia no Livro da Historia da Aviacao Naval, conta bem a "saga" para fazer os A-4 "funcionarem" assim que chegaram do Kuwait... e isso sao aeronaves "ocidentais"!

Imagina s'o aeronaves que vem com diversos componentes "nao ocidentalizados".

'E normal... a acessoria de imprensa da FAB 'e que nao ajuda as vezes :)

[]s
CB_Lima :x

CB_Lima = Carlos Lima :)
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#6289 Mensagem por Francoorp » Seg Abr 12, 2010 9:28 pm

Mas, a piada maior, foi o anúncio de que forjaram-se ferramentas de boca em dimensões métricas, pois, as existentes na FAB seguem padrão anglo-americano. Ora, ora, a indústria automobilística nacional, segue padrão europeu, portanto, métrico!
É de se espantar!

Tranquilo Ilya, eu que sou formado em mecânica posso dizer que a metrologia nacional, segue em razão de precedência, o sistema métrico.

O de polegadas é utilizado somente em partes e componentes importados das "colonias" inglesas... nem todas, dado que a Índia e a Autrália exportam por maioria em escala métrica.

Nestes casos de "Bi-metrologia", o ferramental e as máquinas de trabalho industrial seguem o código de metrologia internacional, o metro, como base de calculos e de produção.

Já na metrologia de Industria mecânica de reparação, como as retíficas de motores por exemplo, onde também temos o sistema métrico como o básico das operações, seja os instrumentos de medição que as máquinas de usinagem, possuem todas as duas metrologias incorporadas nas escalas metrológicas das mesmas(tem todas as duas), mas infelizmente não é assim para as ferramentas de mão ou de máquinas. Estas devem ser fabricadas em uma única base metrológica, ou em metro ou em polegada, aumentando assim os custos de operação das mesmas, e em alguns casos como nos motores pesados a diesel, somente este bi-ferramental(se completo) pode custar até 10-15% de todo o investimento no "negócio industrial" que se investe.

Nos casos de máquinas e equipamentos civis estes custos são amortizados com o passar dos trabalhos realizados, mas creio que em caso de ferramental de reparação militar, nas mãos dos militares, estes custos não são diluidos com os serviços prestados, é um investimento de contenção de gastos creio, pois vejo que assim evita-se parte dos custos em caso de uma reparação do equipamento militar em uma indústria civil.

As forças armadas são obrigadas por força maior a operar todos os dois sistemas métricos, pois alguns componentes podem ter sido fabricados na Alemanha ou no Japão, outros na Inglaterra, outros aqui e assim por diante, deve-se haver um minímo de ferramental "Dual" em uma oficina da FAB ou de todas as outras forças.

Valeu! :wink:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6290 Mensagem por Skyway » Seg Abr 12, 2010 9:34 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Skyway escreveu:Calma Ilya, ninguem disse que as fontes não cabiam dentro de um C-130. Foi dito que, SE por exemplo as fontes do Su-30 não coubessem no C-130...etc

Bom, quanto aos Helis, cada um acredita no que quiser né. Eu tenho recebido informações não com muita regularidade, mas de uma fonte que julgo bastante confiável, e por isso tenho a segurança de vir aqui e falar o que penso, o que sei.

O que se diz é o seguinte:
Os helicópteros foram pedidos pela FAB com adaptações ocidentais. A fonte usada teria de ser uma fonte padrão ocidental, e as instalações para o rádio deveriam ser também nos padrões ocidentais.

Bom, as aeronaves não vieram assim, vieram pedindo uma força diferente da força das fontes Ocidentais, e vieram com um encaixe de plug das fontes também diferente. O cabeamento e plugs para os rádios também vieram no padrão russo, e não serviam para nós.

O tempo a mais de demora, que já seria normal por ser uma aeronave de filosofia completamente diferente da nossa, foi devido as correções desses problemas. Correções essas feitas pelos russos com ajuda do pessoal da FAB, que teve até gente saindo pra comprar peças e ferramentas em lojas na cidade. A FAB cedeu uma fonte pra ser toda mexida e "futucada" pelos russos,e por aí vai.

Daí que eu digo que é errado falar que é culpa da FAB e que ela não ajudou em nada. :wink:

Um abraço!
Pois é Sky, informações, informações!

Veja, só. Quando da compra, lembro bem, queriam os brasileiros, leia-se a FAB, aviônicos da AEL. Deu-se que os valores subiriam, então, resolveu-se que seriam os aviônicos, russos.
Outra pergunta que segue: O contrato firmado especificava a fonia e NVG, compatíveis com padrão americano?
Quanto à fonte, mordo-me quando se aventa a mesma como um problema, isto pelo simples fato de termos um dos maiores parques fabril de materiais elétricos e de conversores, do mundo!
Brincadeira!

Skyway, destes helicópteros russos, já ouvi de tudo: que os russos quebraram todos os bares da cidade, bem como esgotaram com o estoque de cachaça... Que forjaram ferramentas, quando para isto, bastava pegar um conjunto de chaves no porta-malas de um carro, e por aí vai.
1) Os "Ataka" chegaram?
2) Para manutenção, os motores precisam ser trocados por inteiro (conceito soviético antigo), ou não?
3) Há suporte no compartimento interno, para apoio de tiro de precisão (Sniper)?
8) Vamos produzir a munição de 23mm? E se formos, quem (Imbel, Emgepron ou CBC)?
9) Quem está habilitado no Brasil, para manutenção dos aviônicos? A própria FAB? Se for, qual PAMA?

São perguntas, Sky, que todo leitor gostaria de ter. Pode ser, e compreendemos, a não obtenção das mesmas. O que incomoda, apenas, são as mensagens que chegam truncadas.

Em tempo: reconheço o vosso esforço em informar, bem como o de outros.
Abraços.
Entendi, e são perguntas pertinentes. Adoraria ter as respostas, mas quem sabe muito em breve não tenhamos? Vamos aguardar.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#6291 Mensagem por Piffer » Seg Abr 12, 2010 10:29 pm

Ilya Ehrenburg escreveu: Pois é Sky, informações, informações!

Brincadeira!

1) Os "Ataka" chegaram?

Abraços.
Até onde sei, esse motor não é demodulável; tem que ser manutenido como um todo. Não sei se as versões mais recentes mudaram (apostaria que não).

O armamento é todo russo, pelo que foi divulgado - e também nunca vi nenhum Mi-24/35 usando armamento ocidental (talvez o Super Hind sul-africano use). Provavelmente o nosso não será exceção. Não acredito, pelo menos por enquanto, em adaptação para o armamento ocidental e nem fabricação por aqui.

Os cursos estão sendo feitos na Rússia; não sei se tem gente de instrução de voo por aqui.

Abraços,

Carpe noctem!
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#6292 Mensagem por Enlil » Seg Abr 12, 2010 11:28 pm

O Super Hind da ATE Sytems da África do Sul usa um canhão Vekor de 20mm e mísseis anti-tanque Mokopa, sul-africanos.

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#6293 Mensagem por Francoorp » Seg Abr 12, 2010 11:32 pm

Enlil escreveu:O Super Hind da ATE Sytems da África do Sul usa um canhão Vekor de 20mm e mísseis anti-tanque Mokopa, sul-africanos.

Se eles integraram,nós podemos fazer o msmo, mas com coisas nossas... se tivermos à altura !! 8-]

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#6294 Mensagem por Enlil » Seg Abr 12, 2010 11:42 pm

Mil Mi-24MkIII 'Super Hind' (ATE Systems)

http://img188.imageshack.us/img188/5261/52056171.jpg

Carlos Mathias

#6295 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Abr 12, 2010 11:43 pm

Fui no posto comprargasolina e um botijão de gás. 8-]

Esse silêncio na verdade me parece uma forma de não conter a boataria e deixar os mensageiros agir sem serem desmentidos.

Madre Teresa de Pirassununga tá ajudando muuuuuito. :roll:

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#6296 Mensagem por juarez castro » Seg Abr 12, 2010 11:47 pm

Nao ha duvida da capacidade deles... o problema 'e o conflito entre o que era esperado vir e o que veio... Como a aeronave ja estava "pronta" isso gera problemas sim... mas nada que nao se possa resolver no fim das contas .

Como ponto de referencia no Livro da Historia da Aviacao Naval, conta bem a "saga" para fazer os A-4 "funcionarem" assim que chegaram do Kuwait... e isso sao aeronaves "ocidentais"!

Imagina s'o aeronaves que vem com diversos componentes "nao ocidentalizados".

'E normal... a acessoria de imprensa da FAB 'e que nao ajuda as vezes

[]s
CB_Lima
Lima! Realmente a acessoria de imprensa da FAB continua a mesma, mas um dia quem sabe...
Vou tentar ajudar você:

Até ,o presente momento 2 células AH 2 fora dadas como prontificadas e recebidas, a terceira apresenta discrepâncias, e como de hábito desde o contrato dos Mike, não se recebe nada mais que não esteja 100% full, seja ele de procedência do Zimbabuwe, de Ruanda, do Monróvia ou da Coxinxina.
As duas células que estão recebidas completaram 50 horas de vôo e entraram em no que no conceito ocidental chamaríamos de check de inspeção de 50 horas, e que esta´a cargo da equipe técnica Russa e levará de 5 a 7 dias para ser efetuado.
A FAB ainda não recebeu os armamentos(misseis e metralhadoras) a excessão do canhão que acompanha a aeronave. Se virão, eu não sei, o que sabemos é que vão haver muitas dificuldades para esta operação da forma como se apresenta, mas vamos dar tempo ao tempo e parar de satanizar FAB e seus Oficiais.

Grande abraço

Grande abraço

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6307 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#6297 Mensagem por Túlio » Seg Abr 12, 2010 11:52 pm

Falaí, Juarez!!!

Convenhamos, a FAB tem ou não pedido para levar? :wink:

É Gripen ou Rafale? E por que diabos não Super Hornet?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#6298 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 12, 2010 11:56 pm

Pois 'e Juarez ... [100] [009]

Como sempre... obrigado.

Eu me lembro nos tempos do A-29 o mesmo acontecendo e foi na 'epoca em que visitei o 1/16 e conheci um integrante do "Grupo Alpha"...

Ele disse exatamente o que est'a valendo hoje... se nao estiver 100% full... est'a 100% Fu... :lol: !

Honestamente, mais do que justo...

Pois 'e... 'e ficar no aguardo se os demais equipamentos virao com as adaptacoes necessarias para operar ai' e Riba.

Recentemente li o livro dos "Red Eagles" (aquele esquadrao americano que operava os MIGs) e voltei no capitulo sobre "a turma da graxa" e logistica... e eles tomaram um sufoco, mesmo recebendo todo o suporte do Egito na 'epoca (lembrar que o Egito virou um dos principais fornecedores de "Aggressores" para os EUA depois que foram negociados os acordos de Paz com Israel).

Enfim... 'e torcer para que os problemas sejam antecipados e resolvidos e que a acessoria da FAB melhore...

PS: Seja bem-vindo de volta por essas bandas :) [009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#6299 Mensagem por Francoorp » Ter Abr 13, 2010 12:01 am

Eu agora acho que deveríamos é chamar esta tal de Ate Systems pra por estes nossos MI-35 pra voar, e ficar "Full" !!

Carlos Mathias

#6300 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 13, 2010 12:06 am

Bem vindo de volta Juarez! :wink:

Responder