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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:07 am
por Justin Case
Amigos,

Certamente sou favorável e reconheço a necessidade de investir no caça nacional e na participação em projetos no estado da arte.
Isso, no entanto, deve ser feito de maneira concomitante com o cumprimento da missão da Força.
Não há um só país que esteja investindo na 5ª Geração sem ter uma força considerável de aeronaves da geração 4 ou 4,5.
Uma iniciativa como a de comprar aviões velhos de quarta geração (ou pior, falam até em Kfir e F-5), que iriam chegar em 2014/15 é que não combina absolutamente com a importância do Brasil e com a necessidade de investimento na área de Defesa e de tecnologia militar (caça nacional e geração superior).
Abraços,

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:21 am
por DELTA22
Bolovo escreveu:Sinceramente eu acho mais fácil a Mercedes lançar um carro que preste do que a Embraer fazer um caça nacional. Mas esse sou eu.
É fato! De acordo.

[]'s.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:26 am
por GDA_Fear
Bom não é o que diz Ozires Silva, e vamos combinar que o cara entende e tem muita propriedade para falar de algo tão sensível. :roll:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:32 am
por joao fernando
Se o Ozires fala é lei, claro. Mas ele por agora está de chuteiras penduradas...

Portanto, só se rolar muita $$$ e parcerias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:39 am
por GDA_Fear
Cada um trabalha com que pode, se tivessemos Gripens ou F-16C ou E não estaríamos com uma força ruim, que voa de M-2000 e F-5

Com relação a escolher caças de última geração não nos traram independência, são décadas perdidas que tem a chance de serem recuperadas com esse singelo alinhamento do governo ao caça nacional. Para este último sair terão que ser feito sacrifícios e certemente ter que voar em um tampão ou leasing de Gripen e F-16 não é um deles.

Mas podemos ver as outras coisas de um outro jeito, vem um dos finalistas do FX-2, a indústria se acomoda e o caça nacional fica distante, até o ponto que os vetores do FX-2 começarem a ficar velhos..ai vem modernizações e se lança o FX-3, afinal por 36 aeronaves o FX-2 não conseguiu a tecnologia suficiente para conseguir a independência.

Tá mas que provado que independência vem através de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, programas tipo FX visam soluções temporárias e não definitivas.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:42 am
por DELTA22
O Sr. Ozires Silva têm todos os méritos possíveis e imagináveis, mas torno a repetir: a Embraer não vive de filantropia e nem de ufanismo. Se rolar muita grana ela entra no negócio, assim mesmo depois de fazer um pormenor estudo de viabilidade financeira e comercial, como foi o caso do KC-390 (cujo mercado futuro é indiscutível) e sua linha de aeronaves civis.

O exercício é bastante simples: vamos olhar os relatos recentes de como andam a indústria de aviões de caça. Não precisa procurar muito, como se sabe. A atual Embraer não é aquela de 20 anos atrás. Entendido isso, não vamos nos iludir com propostas que hoje são inviáveis para uma indústria cuja competição não se dá em "céu de Brigadeiro".

[]'s a todos.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:43 am
por Justin Case
joao fernando escreveu:Se o Ozires fala é lei, claro. Mas ele por agora está de chuteiras penduradas...

Portanto, só se rolar muita $$$ e parcerias
Amigos,

Na minha opinião, Ozires tem que ser obrigatoriamente ouvido, mas não necessariamente seguido.
Como dito, já pendurou as chuteiras. Ninguém consegue ter disponíveis todas as informações necessárias para a tomada de decisões olhando de fora.
Abraços,

Justin

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:44 am
por GDA_Fear
joao fernando escreveu:Se o Ozires fala é lei, claro. Mas ele por agora está de chuteiras penduradas...

Portanto, só se rolar muita $$$ e parcerias
Sim, a FAB poderia fechar um pré-contrato de aquisição para fomentar o caça, juntamente com apoio do Governo e da própria Embraer, seriam benefíciadas empresas como a Mectron por exemplo dentre muitas outras, a FIESP apoia muito a projeção de um caça nacional, falta vontade.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:45 am
por suntsé
DELTA22 escreveu:O Sr. Ozires Silva têm todos os méritos possíveis e imagináveis, mas torno a repetir: a Embraer não vive de filantropia e nem de ufanismo. Se rolar muita grana ela entra no negócio, assim mesmo depois de fazer um pormenor estudo de viabilidade financeira e comercial, como foi o caso do KC-390 (cujo mercado futuro é indiscutível) e sua linha de aeronaves civis.

O exercício é bastante simples: vamos olhar os relatos recentes de como andam a indústria de aviões de caça. Não precisa procurar muito, como se sabe. A atual Embraer não é aquela de 20 anos atrás. Entendo isso, não vamos nos iludir com propostas que hoje são inviáveis para uma indústria cuja competição não se dá em "céu de Brigadeiro".

[]'s a todos.

Ainda mais, porque o Brasil não é uma França, que banca o projeto e compra centenas de unidades, custos de produção e etc. Em termos de defesa nosso governo não é confiavel.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:49 am
por DELTA22
Acho que nem a França está com essa "bola toda" mais... :?

[]'s.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:50 am
por brisa
suntsé escreveu:
DELTA22 escreveu:O Sr. Ozires Silva têm todos os méritos possíveis e imagináveis, mas torno a repetir: a Embraer não vive de filantropia e nem de ufanismo. Se rolar muita grana ela entra no negócio, assim mesmo depois de fazer um pormenor estudo de viabilidade financeira e comercial, como foi o caso do KC-390 (cujo mercado futuro é indiscutível) e sua linha de aeronaves civis.

O exercício é bastante simples: vamos olhar os relatos recentes de como andam a indústria de aviões de caça. Não precisa procurar muito, como se sabe. A atual Embraer não é aquela de 20 anos atrás. Entendo isso, não vamos nos iludir com propostas que hoje são inviáveis para uma indústria cuja competição não se dá em "céu de Brigadeiro".

[]'s a todos.

Ainda mais, porque o Brasil não é uma França, que banca o projeto e compra centenas de unidades, custos de produção e etc. Em termos de defesa nosso governo não é confiavel.
Discordo amigo.... veja o caso dos Super Tucanos e agora do KC-390 :wink:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 11:54 am
por DELTA22
Nicho de mercado. A Embraer já demonstrou que é "craque" em identificar isso! Estudos avançados de viabilidade econômica e técnica. Não foram (ou estão sendo) desenvolvidos por bondade ou por amor à Pátria... 8-]

[]'s.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 12:00 pm
por GDA_Fear
DELTA22 escreveu:Nicho de mercado. A Embraer já demonstrou que é "craque" em identificar isso! Estudos avançados de viabilidade econômica e técnica. Não foram (ou estão sendo) desenvolvidos por bondade ou por amor à Pátria... 8-]

[]'s.

Produzir caças não tem haver com nicho de mercado e sim com demanda local. Exportação de caças é consequência.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 12:02 pm
por DELTA22
GDA_Fear escreveu:
DELTA22 escreveu:Nicho de mercado. A Embraer já demonstrou que é "craque" em identificar isso! Estudos avançados de viabilidade econômica e técnica. Não foram (ou estão sendo) desenvolvidos por bondade ou por amor à Pátria... 8-]

[]'s.
Produzir caças não tem haver com nicho de mercado e sim com demanda local. Exportação de caças é consequência.
Na indústria aeronáutica ninguém olha só a demanda interna. Isso não existe, seria até ingenuidade da indústria. :wink:

O que existe, e ai concordo, são requisitos técnicos internos. Um caça construído sob orientação do país que o operará, mas na análise de mercado sempre se leva em consideração a aceitação externas do produto.

[]'s.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

Enviado: Qui Dez 08, 2011 12:09 pm
por GDA_Fear
DELTA22 escreveu:
GDA_Fear escreveu:Produzir caças não tem haver com nicho de mercado e sim com demanda local. Exportação de caças é consequência.
Na indústria aeronáutica ninguém olha só a demanda interna. Isso não existe, seria até ingenuidade da indústria. :wink:

[]'s.
Sim verdade, mas os caças fogem desse parâmetro. Vide F-22 pode demanda, F-16, Rafale Typhoon, todos surgiram para cobrir necessidades locais e não estrangeiras. Se isso ocorre é consequência. caças não são tipo C-130 da vida ou uma aeronave comercial.