TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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- Justin Case
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Amigos,
Certamente sou favorável e reconheço a necessidade de investir no caça nacional e na participação em projetos no estado da arte.
Isso, no entanto, deve ser feito de maneira concomitante com o cumprimento da missão da Força.
Não há um só país que esteja investindo na 5ª Geração sem ter uma força considerável de aeronaves da geração 4 ou 4,5.
Uma iniciativa como a de comprar aviões velhos de quarta geração (ou pior, falam até em Kfir e F-5), que iriam chegar em 2014/15 é que não combina absolutamente com a importância do Brasil e com a necessidade de investimento na área de Defesa e de tecnologia militar (caça nacional e geração superior).
Abraços,
Justin
Certamente sou favorável e reconheço a necessidade de investir no caça nacional e na participação em projetos no estado da arte.
Isso, no entanto, deve ser feito de maneira concomitante com o cumprimento da missão da Força.
Não há um só país que esteja investindo na 5ª Geração sem ter uma força considerável de aeronaves da geração 4 ou 4,5.
Uma iniciativa como a de comprar aviões velhos de quarta geração (ou pior, falam até em Kfir e F-5), que iriam chegar em 2014/15 é que não combina absolutamente com a importância do Brasil e com a necessidade de investimento na área de Defesa e de tecnologia militar (caça nacional e geração superior).
Abraços,
Justin
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
É fato! De acordo.Bolovo escreveu:Sinceramente eu acho mais fácil a Mercedes lançar um carro que preste do que a Embraer fazer um caça nacional. Mas esse sou eu.
[]'s.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Bom não é o que diz Ozires Silva, e vamos combinar que o cara entende e tem muita propriedade para falar de algo tão sensível. 

- joao fernando
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Se o Ozires fala é lei, claro. Mas ele por agora está de chuteiras penduradas...
Portanto, só se rolar muita $$$ e parcerias
Portanto, só se rolar muita $$$ e parcerias
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Cada um trabalha com que pode, se tivessemos Gripens ou F-16C ou E não estaríamos com uma força ruim, que voa de M-2000 e F-5
Com relação a escolher caças de última geração não nos traram independência, são décadas perdidas que tem a chance de serem recuperadas com esse singelo alinhamento do governo ao caça nacional. Para este último sair terão que ser feito sacrifícios e certemente ter que voar em um tampão ou leasing de Gripen e F-16 não é um deles.
Mas podemos ver as outras coisas de um outro jeito, vem um dos finalistas do FX-2, a indústria se acomoda e o caça nacional fica distante, até o ponto que os vetores do FX-2 começarem a ficar velhos..ai vem modernizações e se lança o FX-3, afinal por 36 aeronaves o FX-2 não conseguiu a tecnologia suficiente para conseguir a independência.
Tá mas que provado que independência vem através de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, programas tipo FX visam soluções temporárias e não definitivas.
Com relação a escolher caças de última geração não nos traram independência, são décadas perdidas que tem a chance de serem recuperadas com esse singelo alinhamento do governo ao caça nacional. Para este último sair terão que ser feito sacrifícios e certemente ter que voar em um tampão ou leasing de Gripen e F-16 não é um deles.
Mas podemos ver as outras coisas de um outro jeito, vem um dos finalistas do FX-2, a indústria se acomoda e o caça nacional fica distante, até o ponto que os vetores do FX-2 começarem a ficar velhos..ai vem modernizações e se lança o FX-3, afinal por 36 aeronaves o FX-2 não conseguiu a tecnologia suficiente para conseguir a independência.
Tá mas que provado que independência vem através de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, programas tipo FX visam soluções temporárias e não definitivas.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O Sr. Ozires Silva têm todos os méritos possíveis e imagináveis, mas torno a repetir: a Embraer não vive de filantropia e nem de ufanismo. Se rolar muita grana ela entra no negócio, assim mesmo depois de fazer um pormenor estudo de viabilidade financeira e comercial, como foi o caso do KC-390 (cujo mercado futuro é indiscutível) e sua linha de aeronaves civis.
O exercício é bastante simples: vamos olhar os relatos recentes de como andam a indústria de aviões de caça. Não precisa procurar muito, como se sabe. A atual Embraer não é aquela de 20 anos atrás. Entendido isso, não vamos nos iludir com propostas que hoje são inviáveis para uma indústria cuja competição não se dá em "céu de Brigadeiro".
[]'s a todos.
O exercício é bastante simples: vamos olhar os relatos recentes de como andam a indústria de aviões de caça. Não precisa procurar muito, como se sabe. A atual Embraer não é aquela de 20 anos atrás. Entendido isso, não vamos nos iludir com propostas que hoje são inviáveis para uma indústria cuja competição não se dá em "céu de Brigadeiro".
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Editado pela última vez por DELTA22 em Qui Dez 08, 2011 11:51 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Amigos,joao fernando escreveu:Se o Ozires fala é lei, claro. Mas ele por agora está de chuteiras penduradas...
Portanto, só se rolar muita $$$ e parcerias
Na minha opinião, Ozires tem que ser obrigatoriamente ouvido, mas não necessariamente seguido.
Como dito, já pendurou as chuteiras. Ninguém consegue ter disponíveis todas as informações necessárias para a tomada de decisões olhando de fora.
Abraços,
Justin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sim, a FAB poderia fechar um pré-contrato de aquisição para fomentar o caça, juntamente com apoio do Governo e da própria Embraer, seriam benefíciadas empresas como a Mectron por exemplo dentre muitas outras, a FIESP apoia muito a projeção de um caça nacional, falta vontade.joao fernando escreveu:Se o Ozires fala é lei, claro. Mas ele por agora está de chuteiras penduradas...
Portanto, só se rolar muita $$$ e parcerias
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
DELTA22 escreveu:O Sr. Ozires Silva têm todos os méritos possíveis e imagináveis, mas torno a repetir: a Embraer não vive de filantropia e nem de ufanismo. Se rolar muita grana ela entra no negócio, assim mesmo depois de fazer um pormenor estudo de viabilidade financeira e comercial, como foi o caso do KC-390 (cujo mercado futuro é indiscutível) e sua linha de aeronaves civis.
O exercício é bastante simples: vamos olhar os relatos recentes de como andam a indústria de aviões de caça. Não precisa procurar muito, como se sabe. A atual Embraer não é aquela de 20 anos atrás. Entendo isso, não vamos nos iludir com propostas que hoje são inviáveis para uma indústria cuja competição não se dá em "céu de Brigadeiro".
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Ainda mais, porque o Brasil não é uma França, que banca o projeto e compra centenas de unidades, custos de produção e etc. Em termos de defesa nosso governo não é confiavel.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Acho que nem a França está com essa "bola toda" mais...
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"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Discordo amigo.... veja o caso dos Super Tucanos e agora do KC-390suntsé escreveu:DELTA22 escreveu:O Sr. Ozires Silva têm todos os méritos possíveis e imagináveis, mas torno a repetir: a Embraer não vive de filantropia e nem de ufanismo. Se rolar muita grana ela entra no negócio, assim mesmo depois de fazer um pormenor estudo de viabilidade financeira e comercial, como foi o caso do KC-390 (cujo mercado futuro é indiscutível) e sua linha de aeronaves civis.
O exercício é bastante simples: vamos olhar os relatos recentes de como andam a indústria de aviões de caça. Não precisa procurar muito, como se sabe. A atual Embraer não é aquela de 20 anos atrás. Entendo isso, não vamos nos iludir com propostas que hoje são inviáveis para uma indústria cuja competição não se dá em "céu de Brigadeiro".
[]'s a todos.
Ainda mais, porque o Brasil não é uma França, que banca o projeto e compra centenas de unidades, custos de produção e etc. Em termos de defesa nosso governo não é confiavel.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Nicho de mercado. A Embraer já demonstrou que é "craque" em identificar isso! Estudos avançados de viabilidade econômica e técnica. Não foram (ou estão sendo) desenvolvidos por bondade ou por amor à Pátria...
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![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
DELTA22 escreveu:Nicho de mercado. A Embraer já demonstrou que é "craque" em identificar isso! Estudos avançados de viabilidade econômica e técnica. Não foram (ou estão sendo) desenvolvidos por bondade ou por amor à Pátria...![]()
[]'s.
Produzir caças não tem haver com nicho de mercado e sim com demanda local. Exportação de caças é consequência.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Na indústria aeronáutica ninguém olha só a demanda interna. Isso não existe, seria até ingenuidade da indústria.GDA_Fear escreveu:Produzir caças não tem haver com nicho de mercado e sim com demanda local. Exportação de caças é consequência.DELTA22 escreveu:Nicho de mercado. A Embraer já demonstrou que é "craque" em identificar isso! Estudos avançados de viabilidade econômica e técnica. Não foram (ou estão sendo) desenvolvidos por bondade ou por amor à Pátria...![]()
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O que existe, e ai concordo, são requisitos técnicos internos. Um caça construído sob orientação do país que o operará, mas na análise de mercado sempre se leva em consideração a aceitação externas do produto.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sim verdade, mas os caças fogem desse parâmetro. Vide F-22 pode demanda, F-16, Rafale Typhoon, todos surgiram para cobrir necessidades locais e não estrangeiras. Se isso ocorre é consequência. caças não são tipo C-130 da vida ou uma aeronave comercial.DELTA22 escreveu:Na indústria aeronáutica ninguém olha só a demanda interna. Isso não existe, seria até ingenuidade da indústria.GDA_Fear escreveu:Produzir caças não tem haver com nicho de mercado e sim com demanda local. Exportação de caças é consequência.![]()
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