TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62626 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 07, 2011 8:37 pm

Obrigado pelas informações osolamaalua,

É aguardar e ver no que isso vai dar e quanto tempo vai demorar para juntar os 3 documentos, definir prioridades, e agir em torno delas...

Eu particularmente lamento que no fim das contas tenhamos que partir para aeronaves de 2 mão e tenhamos perdido o bonde em 2 projetos de 5 Geração (PAK, F-35).

Enfim... é aguardar.

[029]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#62627 Mensagem por Andre Correa » Qua Dez 07, 2011 9:01 pm

Bom, é o que já devia ter-se feito há 10 anos atrás, mas com o KC-390 na linha, não vejo como seriam capazes de conciliar 2 grandes projectos ao mesmo tempo, mas se for isso que ocorrer de verdade, que seja para o melhor, afinal, um nacional é sempre melhor do que buscar solução lá fora, pois todo dinheiro gasto está a ser gasto em dobro para aprender aquilo que podemos desenvolver...

A ver como se desenrola essa história no próximo ano 8-]

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#62628 Mensagem por Penguin » Qua Dez 07, 2011 9:06 pm

osolamaalua escreveu:Boa noite srs! Ja leram o site Defesanet sobre a reunião dos comandantes com o MD e a parte que diz sobre compra de oportunidade? Então, para esclarecer, está cada vez mais forte a linha de ação com a compra de aeronaves usadas e a fabricação do caça nacional. Já foram solicitados os estudos ao presidente da Embraer, não sei o resultado. Creio que tudo caminhe para essa direção. Aos que criticam essa linha de ação, minha opinião, o que necessitamos é de uma pequena capacidade de dissuassão e bastante capacidade de treinamento e atualização operacional.
Creio que estaremos bem atendidos com Mirage 2000-5, Gripen, F18 C ou até o E usados. Para ajudar na montagem das informações leia a programação da agenda do ministro da defesa dos últimos 3 meses e vejam quantas reuniões ele teve com o presidente da Embraer. Além disso vejam suas palavras sobre momento economico e agora sobre compra de material usado. Junte-se a isso a maior facilidade de aceitação de um projeto de contrução diluído dentro do orçamento da Força como é o Kc-390 do que um financiamento internacional de bilhões. Teremos um caça made in Brasil, com componentes de uns 5 ou 6 países no mínimo. Espero que não caiam de porrada em mim, porém acredito ser isto que vai ocorrer, juntando o que leio com o que tenho visto.
Ozires Silva já havia apontado esse caminho recentemente.

[]s

Embraer poderia fabricar caça, diz Ozires Silva
17 de novembro de 2009

Principal articulador do projeto de criação da Embraer, o engenheiro Ozires Silva considera inaceitável que a empresa brasileira esteja fora da concorrência do programa de aquisição dos caças de combate da Força Aérea Brasileira (FAB). “Não posso aceitar que alguém diga que a Embraer não é capaz de fazer um avião como esse. Esta é uma posição restritiva a uma companhia nacional, líder mundial no seu segmento e que já fabricou mais de 8 mil aviões, que operam hoje em 80 países do mundo.”

Segundo Silva, se não fosse a competência técnica da empresa, a FAB não entregaria a ela o projeto do cargueiro KC-390, o maior e mais pesado avião já feito pela companhia. “Assim como fez com o KC-390, a FAB deveria discutir o projeto do novo caça com a Embraer e comprar dela o novo avião. O que a empresa não souber fazer, ela pode desenvolver em parceria, garantindo o domínio do projeto em suas mãos.”

A outra hipótese defendida por Silva, mas que ele apresenta como segunda opção, é que a FAB escolha um dos três caças que estão sendo oferecidos pelos competidores do FX-2 (Boeing, Dassault e Gripen) e coloque a Embraer como contratante principal. “A compra do Xavante na década de 70 foi feita dessa forma e, graças a este sistema, a Embraer conseguiu arrancar todas as tecnologias que precisava dos italianos para desenvolver a linha de produção do Bandeirante, que começava a ser fabricado”, explica o ex-executivo da empresa brasileira.

Silva disse que não desistirá de lutar para que o governo brasileiro reconheça que comprar da indústria nacional os caças para a FAB é a melhor alternativa. O executivo lembra com amargura o dia em que o governo brasileiro anunciou a decisão de substituir o antigo Boeing presidencial por uma aeronave Airbus, em detrimento do avião brasileiro Embraer 190, que posteriormente foi adquirido como opção para viagens de alcance mais regional.

No começo dos anos 90, durante a fase final do processo de seleção dos aviões do programa JPATS, nos Estados Unidos, Silva esteve na cidade de Wichita, no Estado do Kansas, conhecida como a capital do avião, para uma reunião de trabalho. Naquela ocasião, segundo ele, todas as casas exibiam nas janelas a bandeira do país, o que ele interpretou como sendo um ato simbólico de defesa da empresa americana em uma das mais importantes concorrências do setor de defesa já lançadas pelo governo dos Estados Unidos.

“No dia em que o governo brasileiro anunciou a compra do Airbus presidencial, eu fui o único a exibir a bandeira do Brasil na janela, para demonstrar o meu grau de insatisfação com aquela decisão”, conta o executivo.

Silva ressalta que “gostaria que a FAB entregasse o projeto dos caças para a Embraer fazer, de acordo com as suas especificações e necessidades, como tem acontecido nos últimos 40 anos”. O F-X2, da forma como está sendo conduzido, segundo ele, talvez até gere alguma tecnologia, para confirmar a regra, mas não será nada muito significativo para o país.

O ex presidente da Embraer disse que nos Estados Unidos nenhum equipamento de defesa pode ser comprado de empresa estrangeira e, quando existe o interesse por um produto de fora, a lei “Buy American Act”, de 1933, exige que o fornecedor se associe a uma empresa americana e que a compra seja feita a partir dela. Ciente disso, a Embraer criou recentemente uma empresa, em Melbourne, no Estado da Flórida, que se dedicará inicialmente a montagem final de jatos executivos da linha Phenom.

Outro objetivo por trás da instalação de uma unidade de fabricação em Melbourne, segundo Silva, é colocar a Embraer na condição de empresa americana, o que aumenta suas vantagens na concorrência aberta pelo governo dos EUA, para aeronaves na categoria do Super Tucano. Para disputar o fornecimento de 711 aeronaves de treinamento militar para a Marinha e Força Aérea dos EUA, no começo dos anos 90, a Embraer teve que se associar com a Northrop, mas perdeu o contrato para a Beechcraft, que estava associada à suíça Pilatus.

A Beechcraft está de novo entre as competidoras da Embraer no novo processo de seleção aberto pela Força Aérea dos EUA, mas desta vez conta com o apoio político do Congresso americano. Segundo notícia divulgada pela agência “Reuters”, dois parlamentares americanos enviaram, na terça-feira, uma carta ao secretário de Estado, Robert Gates, pedindo que ele se oponha a qualquer tentativa de negociação do governo dos EUA para a compra dos aviões Super Tucano da Embraer.

Os parlamentares lembram que os militares americanos já investiram pesadamente no desenvolvimento do Hawker-Beechcraft AT-6B, aparelho fabricado pela empresa privada Hawker-Beechcraft. O governo americano, no entanto, já demonstrou grande interesse pelo Super Tucano, que já vem sendo testado, com sucesso, pela Marinha dos Estados Unidos. Além disso, segundo uma fonte ligada a Embraer, “o Super Tucano é o único modelo no mundo com operação comprovada não só no Brasil, como também em missões antiguerrilha na Colômbia, que possui em operação 25 unidades da aeronave”.

O ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, chegou a admitir, em entrevista, a possibilidade de compra direta, sem licitação, pelos Estados Unidos, de até 200 Super Tucano. A efetivação desse contrato, segundo declarou na época, dependia da formalização de um acordo de cooperação na área de defesa, que o Brasil estaria costurando com o governo do presidente Barack Obama.

FONTE: Valor On Line

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

#62629 Mensagem por PRick » Qua Dez 07, 2011 10:01 pm

Esse tópico parece um cachorro correndo em volta da mesa querendo pegar o próprio rabo. :x :x

[]´s

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#62630 Mensagem por Boss » Qua Dez 07, 2011 11:49 pm

Notou isso hoje ? :lol:

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#62631 Mensagem por prp » Qui Dez 08, 2011 12:47 am

:shock: :lol: :lol: :lol:
OHH LUPI danado

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#62632 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 08, 2011 1:04 am

osolamaalua escreveu:Boa noite srs! Ja leram o site Defesanet sobre a reunião dos comandantes com o MD e a parte que diz sobre compra de oportunidade? Então, para esclarecer, está cada vez mais forte a linha de ação com a compra de aeronaves usadas e a fabricação do caça nacional. Já foram solicitados os estudos ao presidente da Embraer, não sei o resultado. Creio que tudo caminhe para essa direção. Aos que criticam essa linha de ação, minha opinião, o que necessitamos é de uma pequena capacidade de dissuassão e bastante capacidade de treinamento e atualização operacional.
Creio que estaremos bem atendidos com Mirage 2000-5, Gripen, F18 C ou até o E usados. Para ajudar na montagem das informações leia a programação da agenda do ministro da defesa dos últimos 3 meses e vejam quantas reuniões ele teve com o presidente da Embraer. Além disso vejam suas palavras sobre momento economico e agora sobre compra de material usado. Junte-se a isso a maior facilidade de aceitação de um projeto de contrução diluído dentro do orçamento da Força como é o Kc-390 do que um financiamento internacional de bilhões. Teremos um caça made in Brasil, com componentes de uns 5 ou 6 países no mínimo. Espero que não caiam de porrada em mim, porém acredito ser isto que vai ocorrer, juntando o que leio com o que tenho visto.
Olha, não sei daonde você tirou isso.
Mas se de fato estiver ocorrendo, eu fico MUITO feliz.

Sou muito mais um caça nacional, ainda que com vários sistemas importados, do que um caça estrangeiro.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 464 vezes
Agradeceram: 255 vezes

#62633 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Dez 08, 2011 8:16 am

FX-2 para quê? Não precisamos disso.

Ontem assisti no Jornal da Band uma reportagem em que o jornalista se referiu ao F-5 como "o poderoso caça F-5".

GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#62634 Mensagem por GDA_Fear » Qui Dez 08, 2011 9:31 am

Luís Henrique escreveu:A questão é:

Vale a pena investir MUITO dinheiro em um Gripen NG para 2018 ou valeria mais a pena investir um pouco mais e com um prazo um pouco maior, talvez 2022, porém em um caça de 5ª geração. E agora partirmos para o leasing de Gripen C ?????

O mais corrreto então seria tirar o NG fora, e selecionar os Gripen E/F.

A segunda opção só vale, se o Brasil quiser um 5ªG, como isso anda sendo pouco especulado... :roll:. Poderiámos esperar um 5ªG para muito mais além 2020~2035.

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#62635 Mensagem por GDA_Fear » Qui Dez 08, 2011 9:35 am

Luís Henrique escreveu:
Olha, não sei daonde você tirou isso.
Mas se de fato estiver ocorrendo, eu fico MUITO feliz.

Sou muito mais um caça nacional, ainda que com vários sistemas importados, do que um caça estrangeiro.

[100]

Gostei, agora sim, Luís poderíamos pegar uns Gripens, F-16 por leasing e o projeto do caça nacional SER LEVADO COM SERIEDADE. :mrgreen: :mrgreen:

Edit: Se, isso for verdade, após o caça made-in brazil ficar pronto deveria haver algum tipo de pesquisa ou acordos pontuais para TOTs , de sensores sensíveis.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#62636 Mensagem por Penguin » Qui Dez 08, 2011 9:44 am

ESTADÃO, 08/12/2011

Novo cenário abre brecha para Brasil rediscutir propostas

Roberto Godoy

A possibilidade de a Dassault suspender a produção do caça Rafale muda as posições na escolha F-X2, da Força Aérea Brasileira, para compra de 36 supersônicos avançados - a rigor, o primeiro lote de um pacote muito maior, da ordem de 124 aeronaves, a ser produzido em etapas, pela indústria nacional. A proposta francesa é cara, chega aos US$ 7 bilhões, mas é a única que oferece transferência irrestrita de tecnologia, o fundamento máximo do processo. Os outros dois concorrentes, o sueco Gripen NG, da Saab, e o americano F-18 E/F Super Hornet, da Boeing, carregam diferentes dificuldades. O Gripen é o mais barato, sai por US$ 4 bilhões, mas é um projeto em desenvolvimento. O F-18 empolga os caçadores da FAB e contabiliza uma gigantesca folha de combate - todavia, há restrições do governo dos EUA à entrega do conhecimento sensível que o Brasil precisa. O preço é o intermediário alto, fica na faixa dos US$ 6 bilhões.

A declaração do ministro da Defesa francês, Gerard Longuet, abre para o governo brasileiro a oportunidade de rediscutir as linhas mestras do F-X2, como o prazo de carência para o início do pagamento principal, o acesso à tecnologia e, claro, uma significativa redução nos preços envolvidos. Simples assim.

Isso se o Rafale, o preferido do ex-presidente Lula, ainda mantiver a posição na administração de Dilma Rousseff. Bem informada, na última reunião do Planalto em que o assunto foi tratado a presidente levantou um ponto pertinente: o conjunto tecnológico oferecido pela Boeing, definido pelo governo americano como o mais amplo negociado com um país cliente, não seria o adequado para atender as necessidades da Aeronáutica? A encomenda dos Super Hornet facilitaria outro negócio, a venda do turboélice de ataque leve Super Tucano, da Embraer, para a aviação dos Estados Unidos. A aeronave brasileira é a única qualificada na escolha LAS, a Light Attack Air Suport, para fornecimento de 15 a 20 unidades destinadas a dar suporte nas ações da tropa terrestre no Afeganistão.

A transação é estimada em US$ 250 milhões, todavia, pode chegar a muito mais que isso - o plano de longo prazo do Pentágono abrange números maiores, é avaliado no patamar de US$ 1 bilhão cobrindo mais de uma centena de Super Tucanos. Um modelo de demanda pronto para ser afinado com a F-X2.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#62637 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 08, 2011 9:44 am

GDA, bom dia.

Acho que empurrar com a barriga não é solução.
Está errado o processo, que se corrijam os erros. Existem malfeitos? Que sejam punidos os malfeitores.
Os gestores do próximo F-X serão também brasileiros, não serão menos ou mais inteligentes que os atuais, não serão menos ou mais honestos que os atuais.
As necessidades de Defesa (assim espero) não serão tão diferentes do que agora, considerados os problemas nacionais. Ressalte-se que a Defesa, atualmente, não recebe recursos adequados ao atendimento dessas necessidades.
Se a decisão for partir para um F-X3, tenho certeza absoluta que virão outros muitos sugerir tampão para tal processo, achando que é melhor cancelar e investir na SEXTA geração.
Tampax nunca mais!

Abraço,

Justin

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#62638 Mensagem por GDA_Fear » Qui Dez 08, 2011 10:01 am

Justin Case escreveu:GDA, bom dia.

Acho que empurrar com a barriga não é solução.
Está errado o processo, que se corrijam os erros. Existem malfeitos? Que sejam punidos os malfeitores.
Os gestores do próximo F-X serão também brasileiros, não serão menos ou mais inteligentes que os atuais, não serão menos ou mais honestos que os atuais.
As necessidades de Defesa (assim espero) não serão tão diferentes do que agora, considerados os problemas nacionais. Ressalte-se que a Defesa, atualmente, não recebe recursos adequados ao atendimento dessas necessidades.
Se a decisão for partir para um F-X3, tenho certeza absoluta que virão outros muitos sugerir tampão para tal processo, achando que é melhor cancelar e investir na SEXTA geração.
Tampax nunca mais!

Abraço,

Justin

Justin, Bom dia,

Penso eu que esse é um passo importante que o Brasil pode dar, seria a primeira vez a se fabricar um caça e os gestores sabem do custo disso. Acredito que realmente se essa possibildade for concretizada, o governo atuaria pela Golden Share feita com a Embraer, e as iniciativas privadas atuariam junto além da Embraer, por isso o tampão nesse caso seria muito bem visto, com vistas no nosso caça. Nunca se pensou em projetar caças no Brasil , até hoje foram compras, tampões e nada mais, por isso é um passo novo na indústria bélica brasileira caso isso se concretize e assim o espero e acabar de uma vez por todas com esse fardo chamado "FX" os FX não nos levaram a nada, ou melhor levaram sim, ao FX-3 ao FX-4 e assim por diante, conhecimento suficiente nunca teremos para desenvolver um caça nacional através dos FXs, eu acredito que acordos pontuais de TOTs podem ser feitos, porém por 36 caças, não virá nada que nos auxilie na independência dos estrangeiros.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#62639 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 08, 2011 10:05 am

Sinceramente eu acho mais fácil a Mercedes lançar um carro que preste do que a Embraer fazer um caça nacional. Mas esse sou eu.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
GDA_Fear
Sênior
Sênior

#62640 Mensagem por GDA_Fear » Qui Dez 08, 2011 10:14 am

Bolovo escreveu:Sinceramente eu acho mais fácil a Mercedes lançar um carro que preste do que a Embraer fazer um caça nacional. Mas esse sou eu.
Bolovo,

A EMBRAER certamente sozinha não irá fazer nada, se o governo apoiar junto com outras empresas privadas sairia sim, acredito eu. :)

Responder