TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62611 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 06, 2011 8:28 pm

GDA_Fear escreveu: Valeu CL,

Parecem 'competir' com os Legacys 600 e talvez algum na classe ERJ...
Na verdade Sim e Não,

O perfil de quem compra o Legacy 600 é um pouco diferente de quem compra o menor dos Falcon.

Eles praticamente não competem.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#62612 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 06, 2011 8:34 pm

Justin Case escreveu:Lima, boa noite.

O programa F-X requereu, desde sua origem, uma aeronave para substituir, no futuro, todas os caças da FAB (F-5, F-103/2000 e A-1). Com a END, esse requisito estendeu-se também ao caça naval.
Pode-se entender que, na concepção brasileira, não há algo semelhante a "low", "high", caça do curto prazo, caça do médio prazo, tampões e assemelhados.
Qualquer semelhança com F-35 ou Rafale é mera coincidência.

Abraço,
Pois é Justin,

Se isso se manter, eu acho que uma aeronave da classe do Typhoon, Rafale, S Hornet ou Flanker fariam mais sentido... mas... :(

[]s
CB_Lima

gaitero
Sênior
Sênior

#62613 Mensagem por gaitero » Ter Dez 06, 2011 8:52 pm

Carlos Lima escreveu:
Justin Case escreveu:Lima, boa noite.

O programa F-X requereu, desde sua origem, uma aeronave para substituir, no futuro, todas os caças da FAB (F-5, F-103/2000 e A-1). Com a END, esse requisito estendeu-se também ao caça naval.
Pode-se entender que, na concepção brasileira, não há algo semelhante a "low", "high", caça do curto prazo, caça do médio prazo, tampões e assemelhados.

Abraço,
Pois é Justin,

Se isso se manter, eu acho que uma aeronave da classe do Typhoon, Rafale, S Hornet ou Flanker fariam mais sentido... mas... :(

[]s
CB_Lima
mas lima, se a ONU/OTAN, etc... esta se cagando para acabar com o massacre muuuuuuito pior que o libio, que esta ocorrendo na Siria, muito se da em razão de seus Mig's-29. Convenhamos que o concorrente mais fraco do F-X, é superior a versão do Mig em operação naquele país, assim podemos concluir que estaríamos bem servidos com qualquer um....

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#62614 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 06, 2011 9:02 pm

gaitero escreveu:
Carlos Lima escreveu: Pois é Justin,

[]s
CB_Lima
mas lima, se a ONU/OTAN, etc... esta se cagando para acabar com o massacre muuuuuuito pior que o libio, que esta ocorrendo na Siria, muito se da em razão de seus Mig's-29. Convenhamos que o concorrente mais fraco do F-X, é superior a versão do Mig em operação naquele país, assim podemos concluir que estaríamos bem servidos com qualquer um....
Verdade Gaitero, no fundo contanto que façamos uma escolha e não entremos em furada de entrar em projetos sozinhos, eu concordo com você.

[]s
CB_Lima

pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#62615 Mensagem por pampa_01 » Ter Dez 06, 2011 10:03 pm

[quote="gaitero[quote="Justin Case"]Lima, boa noite.

Abraço,
Pois é Justin,

[]s

Quanto petróleo tem na Siria?
A Russia e a China, não querem que o ditador sirio caia.
Só por isso ainda cairam muuuuitos misseis de cruzeiro para acabar com todos os Migs deles, aindo em solo.
Pelo menos esta é a minha leitura dos fatos.
[]s

Editado pela última vez por pampa_01 em Sex Dez 09, 2011 11:23 am, em um total de 1 vez.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#62616 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 06, 2011 11:42 pm

GDA_Fear escreveu:
Luís Henrique escreveu: Com F-35, F-22, Pak-Fa, J-20, fora o Japão, a Coréia do Sul e a Turquia que querem desenvolver caças de nova geração..... você acha interessante investirmos em um caça de 4ª geração???

Eu acho que poderiamos desenvolver um caça de 5ª geração em conjunto com a SAAB.
Poderia até ser um caça baseado no Gripen. Um caça monoturbina com dimensões parecidas, etc.
Ai a exigência seria que o caça fosse 100% binacional. ressuscita o NORA, ressuscita um turbofan e por ai vai.

AI sim acho que teria mercado. Um caça de 5ª geração, parecido com o F-35, porém menor e mais BARATO.

Mas para um governo que não quer gastar, um 5ºG já sai dos padrões de ''custo" hoje..

Objetivo não é investir no caça em si, mas sim dar um desfecho pro FX utilizando outros métodos como adquirir essa tecnologia do Gripen para aí sim desenvolver o 5ªG por meio de EMBRAER/SAAB diretamente sem o governo se meter, tendo em vista que os custos de desenvolvimento do Gripen devem ser menores, por isso o Gripen e não outros e sendo que segundo a END é o governo 'apoiar' empresas nacionais é lógico que o Gripen seria adquirido pela FAB

Tendo em vista o parâmetro, em que os nossos F-5M e os M-2000 estão prestes a parar...sim investiria como curto prazo e assim conseguir algum 'know-how' e logo em seguida Desenvolver junto com a SAAB um 5º G como política de Longo Prazo.
Mas justamente por causa do estado dos F-5 e M2000 é que não tem tanta lógica investir em um caça de 4ª geração. Precisamos do caça para CURTO prazo. E no curto prazo vários países estarão usando caças de 5ª geração.

O mais lógico para mim, seria desenvolver um 5ª geração com a SAAB, tipo transformar o NG em um caça de 5ª geração e poderiamos solicitar 36 Gripen C como empréstimo (leasing) ou algo do tipo.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#62617 Mensagem por NovaTO » Qua Dez 07, 2011 7:41 am

Na realidade a SAAB já tem estudos de um 5ª geração genérico na forma do FS2020. Seria uma boa alternativa se além do Brasil, mais um país(Turquia por exemplo) bancasse em conjunto o desenvolvimento desse caça. Um F-35 dos pobres e menos "encoleirado" como vcs dizem. :mrgreen:

[]'s

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#62618 Mensagem por Boss » Qua Dez 07, 2011 10:33 am

Agora vamos ficar aqui, discutindo o nada, até que lá em Brasília aquele bando de merdas resolvam colocar o FX-2 "na pauta". Era 2012, agora é "talvez 2012", vamos ver lá para março o que vai ser. Talvez seja "até o fim dessa década", ou "desse século", não sei.

Mas pagamos os maiores impostos do mundo é pra isso mesmo, serviços de qualidade em todos os sentidos.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#62619 Mensagem por GDA_Fear » Qua Dez 07, 2011 10:40 am

Luís Henrique escreveu:
Mas justamente por causa do estado dos F-5 e M2000 é que não tem tanta lógica investir em um caça de 4ª geração. Precisamos do caça para CURTO prazo. E no curto prazo vários países estarão usando caças de 5ª geração.

O mais lógico para mim, seria desenvolver um 5ª geração com a SAAB, tipo transformar o NG em um caça de 5ª geração e poderiamos solicitar 36 Gripen C como empréstimo (leasing) ou algo do tipo.

Curto prazo, seria 2014 em diante, quando os vetores principais começaram a dar baixa, um 5°G em curto prazo nunca vai ficar pronto nesse período, se ingressar hoje num projeto 5ªG um prazo para 2020 já é apertado. Por isso os 4ªG, e leasing na minha opinião só se cancelar o FX-2 e partir para um 5ªG e ai sim pegar vetores por leasing, como não é o caso, o ideal é vir o 4ªG com TOTs, até agora o 5°G é apenas um desejo para longo prazo (+2020) que sequer está sendo especulado. Um projeto desses leva tempo, vide F-22,F-35,T-50 e aquele Chinês lá..

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#62620 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 07, 2011 12:53 pm

A questão é:

Vale a pena investir MUITO dinheiro em um Gripen NG para 2018 ou valeria mais a pena investir um pouco mais e com um prazo um pouco maior, talvez 2022, porém em um caça de 5ª geração. E agora partirmos para o leasing de Gripen C ?????

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 374 vezes

#62621 Mensagem por Penguin » Qua Dez 07, 2011 1:35 pm

Luís Henrique escreveu:A questão é:

Vale a pena investir MUITO dinheiro em um Gripen NG para 2018 ou valeria mais a pena investir um pouco mais e com um prazo um pouco maior, talvez 2022, porém em um caça de 5ª geração. E agora partirmos para o leasing de Gripen C ?????
Creio que tudo depende do "quadrinômio": custo - prazo - risco - vontade

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Qua Dez 07, 2011 3:34 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#62622 Mensagem por Penguin » Qua Dez 07, 2011 1:38 pm

Enquanto o nosso F-X2 "estola", o da Malasia esquenta: Boeing F/A-18E/F Super Hornet; Dassault Rafale; Eurofighter Typhoon; e Saab Gripen. Os concorrentes de sempre...

Mais info: http://www.flightglobal.com/news/articl ... es-365580/

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#62623 Mensagem por EDSON » Qua Dez 07, 2011 5:26 pm

Os Su 30 não estão porque?

Penguin
Sênior
Sênior

#62624 Mensagem por Penguin » Qua Dez 07, 2011 7:16 pm

EDSON escreveu:Os Su 30 não estão porque?

Porque ela já opera.
Diversificação é importante para os militares de lá, segundo o artigo do link postado.

[]s

Carlo M. Cipolla
osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceram: 44 vezes

#62625 Mensagem por osolamaalua » Qua Dez 07, 2011 8:08 pm

Boa noite srs! Ja leram o site Defesanet sobre a reunião dos comandantes com o MD e a parte que diz sobre compra de oportunidade? Então, para esclarecer, está cada vez mais forte a linha de ação com a compra de aeronaves usadas e a fabricação do caça nacional. Já foram solicitados os estudos ao presidente da Embraer, não sei o resultado. Creio que tudo caminhe para essa direção. Aos que criticam essa linha de ação, minha opinião, o que necessitamos é de uma pequena capacidade de dissuassão e bastante capacidade de treinamento e atualização operacional.
Creio que estaremos bem atendidos com Mirage 2000-5, Gripen, F18 C ou até o E usados. Para ajudar na montagem das informações leia a programação da agenda do ministro da defesa dos últimos 3 meses e vejam quantas reuniões ele teve com o presidente da Embraer. Além disso vejam suas palavras sobre momento economico e agora sobre compra de material usado. Junte-se a isso a maior facilidade de aceitação de um projeto de contrução diluído dentro do orçamento da Força como é o Kc-390 do que um financiamento internacional de bilhões. Teremos um caça made in Brasil, com componentes de uns 5 ou 6 países no mínimo. Espero que não caiam de porrada em mim, porém acredito ser isto que vai ocorrer, juntando o que leio com o que tenho visto.

Responder