Que fim levaram os projetos do carro nacional
A primeira década dos anos 2000 foi marcada pela retomada da criação de projetos de veículos nacionais, que fez lembrar um importante período dos anos 80. Alguns desapareceram, outros continuam por aí e outros ainda são só promessas.
O jipinho Stark, da TAC, é o mais longevo. Apresentado como protótipo em 2006, o modelo só chegaria às ruas mais de três anos depois, em uma série limitada a 199 unidades. A fábrica, que ficava em Santa Catarina e foi transferida para Sobral, no Ceará, permaneceu parada de 2012 a 2014.
Atualmente o carro é feito sob encomenda. Os acionistas mantêm a marca, buscam investidores e, para este ano, prometem melhorias no jipe.
Revelado em 2009, o esportivo San Vito S1 nunca saiu do status de protótipo, com apenas um exemplar produzido. Seu criador, Vito Simone, diz que se houver interessados, pode fazer outras unidades.
O Obvio 828 surgiu em 2002, com mecânica VW e a promessa de ser vendido na internet. Doze anos depois, o projeto mudou; agora, a ideia é que o minicarro seja elétrico e oferecido em sistema de compartilhamento. A previsão é que o lançamento ocorra neste ano.
ESTREIAS COM POMPA. Alguns desses sonhos foram mostrados no Salão do Automóvel. Como o Lobini H1, que surgiu em 2002 com motor 1.8 turbo de 180 cv do Audi A3.
O modelo saiu de cena no fim de 2013 por causa da obrigatoriedade de air bags e ABS. Em novembro do ano passado a marca encerrou as atividades.
Em 2010, a Rossin-Bertin levou o Vorax ao Salão. O esportivo teria motor V10 do antigo BMW M5, com 570 cv de potência. Prometido para 2012, o modelo nunca chegou ao mercado. Os responsáveis pelo projeto informam que continuam trabalhando no carro.
O também esportivo DoniRosset foi mostrado dois anos depois e, atualmente, o projeto está à venda, de acordo seu idealizador, William Rosset. O carro foi concebido para ter motor de Dodge Viper preparado para gerar 1.007 cv de potência.
GURGEL FOI O MAIOR SUCESSO NACIONAL. O sonho do carro brasileiro já saiu do papel – e de maneira consistente. A responsável por este feito foi a Gurgel, mais bem sucedida montadora nacional da história, que fechou após produzir 40 mil unidades de 16 modelos diferentes.
Todos os carros foram concebidos pelo idealizador da marca, o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Até os motores eram feitos pela empresa, que foi criada em 1969 e faliu em 1994. Nos anos 80, a Gurgel atingiu seu auge, chegando a exportar veículos para 40 países.
Na mesma época – da proibição das importações –, o engenheiro Mario Hofstetter criou um esportivo com motor 2.0 turbo a álcool que levava seu sobrenome. De 1982 a 1991, foram feitos menos de 20 carros.
Outro esportivo, o Santa Matilde surgiu nos anos 70. Tinha motor seis-cilindros do Opala e foi reestilizado em 1984. Quatro anos depois, saiu de linha.
Hofstetter foi um esportivo nacional dos anos 80 que tinha motor 2.0 turbo oriundo da Volkswagen
Crédito: Andre Lessa/Estadão
Santa Matilde foi um fora de série com motor de Chevrolet Opala que chegou a ter uma reestilização de meia vida em 1984, quatro anos antes de sair de linha
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Tac Stark é o projeto de veículo nacional mais bem sucedido entre os apresentados. Ele teve 199 unidades produzidas, mas atualmente sua fábrica está parada a espera de novos investidores
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O Gurgel BR-800 foi um ícone entre as 40 mil unidades produzidas de 16 modelos criados por João Amaral Gurgel
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O Rossin-Bertin Vorax foi um projeto de esportivo concebido para utilizar motor BMW V10 de 570 cv, mas nunca chegou às ruas
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Lobini H1 utilizava motor 1.8 turbo do Audi A3, teve as últimas unidades produzidas no final de 2013, quando ainda não havia a obrigatoriedade de air bags e freios abs.
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Esportivo San Vito S1 teve apenas uma unidade produzida, que pretence a sua criador, Vito Simone. Se houver interessados, ele diz que pode produzir outros exemplares
Crédito: Andre Lessa/Estadão
O também esportivo Donirosset, mostrado em 2012, nunca saiu do papel. De acordo com o idealizador, William Rosset, o projeto que deveria ter motor V10 de Dodge Viper preparado para gerar 1.007 cv, está à venda a interessados que queiram levar o carro adiante
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O Obvio 828 é um projeto que surgiu como um minicarro nacional com mecânica Volkswagen, mas que atualmente passou para um carro elétrico utilizado em sistema de compartilhamento de carros, o "car sharing"
Crédito: Jose Patricio/Estadão
Fonte:
http://www.estadao.com.br/jornal-do-car ... 3047,0.htm