TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62356 Mensagem por Penguin » Dom Nov 27, 2011 6:20 pm

Engraçado....enquanto a economia da Europa literalmente derrete, a economia de alguns países desse continente (em sentido amplo) teimam e ir em direção contrária...

Previsão de crescimento do PIB em 2011 (nov/2011):

Polônia: +4%
Rússia: +4%
Suécia: +4,2%
Turquia: +7,5%




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62357 Mensagem por pafuncio » Dom Nov 27, 2011 6:25 pm

Túlio escreveu:Xandão véio, em linhas gerais, põe um primeiro relatório (elogioso ao Gripen) sob suspeita, inclusive considerando o pequeno caça INFERIOR ao F/A-18 já em uso pela Suíça (não diz inferior EM QUÊ); o RAFALE parece ser o preferido dos Suíços...

Claro, daí a afirmar que "o que é bom para a Suíça é bom para o Brasil" vai uma senhora quilometragem... :wink: 8-]


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Eu estive pensando por estes dias. O FX parou. E lembrei daquela ocasião em que a compra da SAAB pela EMBRAER foi aventada e depois aparentemente descartada. A economia da Europa está desabando. Será possível que o GF esteja aguardando ALGO...?
Gracias, velho lobo das estepes meridionais.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62358 Mensagem por PRick » Dom Nov 27, 2011 6:31 pm

Penguin escreveu:Engraçado....enquanto a economia da Europa literalmente derrete, a economia de alguns países desse continente (em sentido amplo) teimam e ir em direção contrária...

Previsão de crescimento do PIB em 2011 (nov/2011):

Polônia: +4%
Rússia: +4%
Suécia: +4,2%
Turquia: +7,5%
Vou dar algumas dicas, nenhum desses países tem no EURO sua moeda, apenas dois deles são somente europeus, na verdade, Rússia e Turquia apesar de terem territórios da Europa, possuem a maior parte de seu território fora do continente. A Rússia é um grande exportador de comodities e por último, essa previsão é anterior, creio que nenhum desses países deverá alcançar essas previsões, dada a desaceleração da Eurozone.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62359 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 6:38 pm

Concordo com o PRICK. E a POSSIBILIDADE (puramente teórica) de a EMBRAER comprar a SAAB não significa necessariamente que tenhamos de ir de Gripen, aí seria a FILIAL mandando na MATRIZ e não é bem assim que funciona... :wink: 8-]




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62360 Mensagem por PRick » Dom Nov 27, 2011 6:44 pm

Túlio escreveu:Xandão véio, em linhas gerais, põe um primeiro relatório (elogioso ao Gripen) sob suspeita, inclusive considerando o pequeno caça INFERIOR ao F/A-18 já em uso pela Suíça (não diz inferior EM QUÊ); o RAFALE parece ser o preferido dos Suíços...

Claro, daí a afirmar que "o que é bom para a Suíça é bom para o Brasil" vai uma senhora quilometragem... :wink: 8-]


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Eu estive pensando por estes dias. O FX parou. E lembrei daquela ocasião em que a compra da SAAB pela EMBRAER foi aventada e depois aparentemente descartada. A economia da Europa está desabando. Será possível que o GF esteja aguardando ALGO...?
Olha eu usei 03 tradutores automáticos, e o artigo acaba com o Gripen.

Segundo o artigo, os dois relatórios sigilosos entregues ao governo suíço dizem a mesma coisa em linhas gerais sobre os 03 caças avaliados, Rafale, Typhoon e Gripen.

No primeiro relatório, apesar das declarações do Comandante da Força Aérea, diz que apesar de ter cumprido os requisitos mínimos esperados, o Gripen é inferior em vários pontos ao F-18 Legacy. Quer dizer o artigo fala que mesmo no primeiro relatório que o Gripen não é capaz de cumprir as exigências da Força Aérea Helvética.

Depois diz que o único dos 03 caças que cumpriu tudo o que era esperado pela Força Aérea foi o Rafale. No segundo relatório diz que o Gripen é insatisfatório na maioria das missões, e mesmo no caso das versões modernizadas, quer dizer NG e cia. Fala coisa pior, que não está claro os menores custos do Gripen, creio que dever ser o NG.

Segundo a parte final, fala que uma possível escolha política do Gripen, não poderia ser pautada pelos relatórios apresentados, pelo contrário, segundo o artigo, não dá para escolher uma aeronave tão inferior de desempenho geral como o Gripen.

Quer dizer, a Força Aérea Helvética jogou o Gripen no lixo, disse que o Rafale é bem melhor que ele, e superior ao Typhoon.

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62361 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 6:56 pm

PRICK, quem aqui ainda tem dúvida de que, em termos de 4G, o RAFALE é mais CAÇA? 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62362 Mensagem por Andre Correa » Dom Nov 27, 2011 7:02 pm

Rafale= CAÇA+++ | BOMBARDEIRO ++
Super Hornet= CAÇA++ | BOMBARDEIRO +++
Gripen NG= ?


----------- X ----------- X ----------- X ----------- X ----------- X ----------- X -----------

Su-35= CAÇA ++++ | BOMBARDEIRO +++

[009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62363 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 7:08 pm

...com um RCS +++++++++++++++++... 8-]

Aquele 'pescoço de cisne' mata ele, ao mesmo tempo em que é uma maravilha para melhorar a sustentação, cria um 'paredão' detectável de ar comprimido em voo supersonico, ou por que achas que o PAK ficou retinho? Pode botar RAM até enjoar, o 'paredão' continua ali... :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62364 Mensagem por Katkkar » Dom Nov 27, 2011 7:19 pm

pafuncio escreveu:se alguem pudesse traduzir ...
Segue uma tradução minha. Coitado do Gripen, fiquei com do ! :mrgreen:
Caça Gripen com notas insatisfatorias
Dois relatorios segredos recomendam que o Gripen sueco não seja comprado.

No tocante à compra de caça pelo governo, a opinião publica e os politicos não foram até agora
confrontados à realidade. Isso é o que mostram dois relatorios de avaliação escritos pelo
Luftwaffenkommandant Markus Gygax. O primeiro relatorio foi preparado em 2008, imediatamente apos
a conclusão dos amplos testes em vôo e no solo dos três candidatos Rafale, Eurofighter e Gripen.

O segundo relatorio data do ano 2009 e fecha a segunda fase de avaliação que tem autoridade até
hoje. O alvo dessa segunda fase era avaliar as adaptações e melhorias das três aeronaves previstas
entre a fase pratica de ensaios em vôo de 2008 e a entrega prevista em 2015.

Oficalmente foi até hoje sempre anunciado que os três caças atendiam aos requisitos minimos. Numa
entrevista no sabado passado na NZZ o Korpskommandant Markus Gygax explicou : "Temos feito um benchmark
onde o F/A-18 servia como referência de comparação. Eu disse ao Bundesrat que todos os tipos sastifazem
nossos perfil de requisitos." E o comandante acrescentou : "Estou feliz que todos os participantes atingiram
o benchmark. Isso significa que posso viver com qualquer decisão."

Os relatorios contradizem Gygax
Os dois relatorios classificados confidenciais contradizem claramente essa descrição. De acordo com o relatorio
de avaliação de 2009, o mais barato dos ofertantes, o Gripen sueco da SAAB, falhou. No relatorio esta escrito :
"O Rafale é a unica aeronave que atendeu a todos os requisitos da força aérea em todos os tipos de missões".

O Gripen não teria conseguido encostar nos dois outros na segunda fase de avaliação. "Porém não foi o suficiente para
o Gripen atingir o limiar em geral e independentemente do tipo de missão." No primeiro relatorio, escrito apos uma
grande quatidade de testes como combates aéreos simulados, policia do ar e reconhecimento, consta : "O Gripen pôde ser
empregado em todos os tipos de missões, mas mostrou muitas deficiências, o que põe em duvida a capacidade de cumprir
eficientemente a missão. Por causa do seu projeto, as principais deficiências foram a duração de missão, o desempenho
de vôo, como a carga de armamentos maxima."

Objectivos minimos não atingidos
Os peritos da Armasuisse e da força aérea avaliaram o Gripen como "insatisfatorio" em ar-ar (em defesa aérea e combate
contra outros caças), como em "ar-solo". "Ar-solo" significa ataque aéreo a alvos terrestres.

Portanto, a versão modernisada do Gripen, a MS 21, não seria em condição de competir com o Rafale e o Eurofighter. O Gripen
não teria conseguido atingir as marcas minimas em cada tipo de requisito. Pior no primeiro relatorio : "O desempenho do Gripen
foi considerado insuficiente em tarefas ar-ar com ar-solo." como aparece na introdução em inglês.

Bem que possa parecer surpreendente, o Gripen também conseguiu a avaliação "insatisfatorio" em tarefa de policia aérea; isso porque
não conseguiu marcas suficientes em 4 de 13 pontos testados (entre eles duração, transmissão de dados, desempenho). Nesses perfis
de requisitos, o francês Rafale e o germano-anglo-espanhol Eurofighter têm mostrado desempenho claramente superior.

Pior que o F/A-18
Não somente em vigilância aérea mostraram o Rafale da Dassault e o Eurofighter da EADS melhor desempenho que o F/A-18, que servia
como referência. A intenção conhecida da força aérea e do ministro da defesa Maurer e de ter no futuro uma frota unica. Isso significa
que o caça adquirido substituira primeiro os antigos Tiger, e depois também os F/A-18. A este respeito a coisa parece ruim para o Gripen.
No relatorio esta escrito na pagina 16 no ponto 5.3 : "Rafale e Eurofighter mostraram em geral melhor desempenho que o F/A-18, o Gripen pior
(the Gripen performed worse)".

O Bundesrat é suposto anunciar a decisão numa reunião na proxima semana, ou na semana depois. Como ele a apresentara esta aberto. Uma
decisão em favor do "perdedor da avaliação" Gripen causaria na opinião publica, nos circulos profissionais e no parlamento muitas perguntas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62365 Mensagem por soultrain » Dom Nov 27, 2011 7:23 pm

Se o Gripen não serve em autonomia e carga de armas à Suíça....





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62366 Mensagem por DELTA22 » Dom Nov 27, 2011 7:25 pm

soultrain escreveu:Se o Gripen não serve em autonomia e carga de armas à Suíça....
Talvez não sirva nem para o Uruguai... :twisted: :mrgreen:

[]'s.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62367 Mensagem por Túlio » Dom Nov 27, 2011 7:27 pm

Pensei o mesmo. Um País bem pequenininho, imaginem NÓS... 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62368 Mensagem por GDA_Fear » Dom Nov 27, 2011 8:10 pm

Túlio escreveu:Concordo com o PRICK. E a POSSIBILIDADE (puramente teórica) de a EMBRAER comprar a SAAB não significa necessariamente que tenhamos de ir de Gripen, aí seria a FILIAL mandando na MATRIZ e não é bem assim que funciona... :wink: 8-]
Não necessariamente, mas que da uma alinhada por envolver diretamente a Embraer isso dá.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62369 Mensagem por GDA_Fear » Dom Nov 27, 2011 8:14 pm

Será que não está ai a grande bocada de pegar uma tecnologia e aplicar em um outro projeto nacional, no caso o caça apartir do know-how, [083] dei uma viajada fu.. mas nem tanto 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62370 Mensagem por DELTA22 » Dom Nov 27, 2011 8:15 pm

Mas a Saab está tão mal das pernas ($) assim, já ????? :shock:

A Embraer acho que não entra nessa!

[]'s a todos.




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