NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6226 Mensagem por Penguin » Seg Ago 16, 2010 11:12 pm

Eu disse "nenhum fabricante".

É mais fácil os fabricantes, qq um, soltarem meias verdades (ou omitirem informação detalhadas), por razões óbvias, do que um alto oficial mentir em público.

Não achei a entrevista ruim para o Rafale. Apenas umas pinceladas de realidade no quadro róseo. O projeto Rafale continua tendo pontos fortes, mas também tem pontos fracos, como qq outra aeronave, seja SH, Gripen, Su-35, Typhoon, etc.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6227 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 16, 2010 11:18 pm

Ôpaaaaa!
Muita calma nessa hora!
Tira o SU-35BM do meio desses perebas aí! 8-]

Não achou nada agora a noite malhando o Rafale?
Nadinha?

:mrgreen: :lol:




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6228 Mensagem por Penguin » Seg Ago 16, 2010 11:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Exatamente USAntiago! :D
Veja você que o super-radar do F-18E, tido como "a maravilha", não funciona. :cry:
E isso dito por eles mesmos, que operam e fabricam o avião! :roll:

Ah, tem também quem vende avião que não existe! 8-]
O tópico aqui não é sobre o Rafale?
Ele não será o caça da FAB? Esqueça o SH e Gripen aqui, Charleux_Chatotorix!

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6229 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Ago 16, 2010 11:22 pm

Santiago escreveu:Eu disse "nenhum fabricante".

É mais fácil os fabricantes, qq um, soltarem meias verdades (ou omitirem informação detalhadas), por razões óbvias, do que um alto oficial mentir em público.

Não achei a entrevista ruim para o Rafale. Apenas umas pinceladas de realidade no quadro róseo. O projeto Rafale continua tendo pontos fortes, mas também tem pontos fracos, como qq outra aeronave, seja SH, Gripen, Su-35, Typhoon, etc.

[]s
Eu também não achei a entrevista ruim, achei até muito boa. Só não dá para tentar extrair as informações técnicas como sendo "revelações" porque não foi esse o propósito.
No caso do GMTI ou dos modos simultâneos, por exemplo, houve evidentemente uma má interpretação ou uma má exemplificação do general.

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6230 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 16, 2010 11:32 pm

O tópico aqui não é sobre o Rafale?
Ele não será o caça da FAB? Esqueça o SH e Gripen aqui, Charleux_Chatotorix!
Nãããããã...
Eu gosto demais de você, por isso sempre vou te lembrar dos teus caças favoritos. 8-]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6231 Mensagem por Penguin » Seg Ago 16, 2010 11:34 pm

AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu:Eu disse "nenhum fabricante".

É mais fácil os fabricantes, qq um, soltarem meias verdades (ou omitirem informação detalhadas), por razões óbvias, do que um alto oficial mentir em público.

Não achei a entrevista ruim para o Rafale. Apenas umas pinceladas de realidade no quadro róseo. O projeto Rafale continua tendo pontos fortes, mas também tem pontos fracos, como qq outra aeronave, seja SH, Gripen, Su-35, Typhoon, etc.

[]s
Eu também não achei a entrevista ruim, achei até muito boa. Só não dá para tentar extrair as informações técnicas como sendo "revelações" porque não foi esse o propósito.
No caso do GMTI ou dos modos simultâneos, por exemplo, houve evidentemente uma má interpretação ou uma má exemplificação do general.

[]'s
Ou não estão implementados ainda.

É difícil que um GDA - "Général de Division Aérienne" não saiba o que diz.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6232 Mensagem por Penguin » Seg Ago 16, 2010 11:36 pm

Carlos Mathias escreveu:
O tópico aqui não é sobre o Rafale?
Ele não será o caça da FAB? Esqueça o SH e Gripen aqui, Charleux_Chatotorix!
Nãããããã...
Eu gosto demais de você, por isso sempre vou te lembrar dos teus caças favoritos. 8-]
C_C,

Estou comovido...

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6233 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Ago 16, 2010 11:37 pm

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Eu também não achei a entrevista ruim, achei até muito boa. Só não dá para tentar extrair as informações técnicas como sendo "revelações" porque não foi esse o propósito.
No caso do GMTI ou dos modos simultâneos, por exemplo, houve evidentemente uma má interpretação ou uma má exemplificação do general.

[]'s
Ou não estão implementados ainda.

É difícil que um GDA - "Général de Division Aérienne" não saiba o que diz.

[]s
Bem, é mais difícil o fabricante não saber o que faz.
Mas evidentemente, HOJE, os fabricantes mentem e inventam e o general cometeu umas indiscrições... :roll:

P.S.: Mas se o fabricante mente sobre algo não implementado em um radar que já está em produção seriada, imagine aquele que começou a ser testado agora...

[]'s




Alberto -
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6234 Mensagem por PRick » Seg Ago 16, 2010 11:56 pm

sapao escreveu:
PRick escreveu: O F-5 M possui capacidade de modos, ele alternas os modos, ar-ar, ar-superfície, o que se está falando é na capacidade de varredura global, quer dizer o radar veria indistintamente alvos no ar e na superfície, podendo atacar simultaneamente eles, como o Rafale F-3 já está fazendo. A capacidade de processamento tem que ser muito grande, porque para você classificar os alvos terá que antes rastrear todos eles. Porém, o grande problema que vejo é a apresentação dessa realidade virtual em uma tela de menos de uma 10 polegadas, com um cara de capacete e puxando g´s.
[]´s
Prick,
os modos do radar estão mais ligados ao emprego do armamento do que ao tipo de varredura que ele vai fazer. Ele pode estar no modo ar-ar e perceber a presença de navios, veiculos e ate o terreno, depende do ajuste ou filtro que ele utilizar baseado na caracteristica do alvo (velocidade, altitude, frequencia de emissão, tipo de varedura, RCS) que ele previamente estudou.
Logico que para cada situação ele vai ajustar a sintonia para diminuir o numero de ecos e falsos alarmes, mas isso independe do modo de operação.Não é isso que estamos falando, o que está sendo dito é um radar capaz de rastrear e atacar simultaneamente alvo no ar e na superfície, e sem usar filtro doppler, porque o radar e o sistema de fusão de dados já faz isso de modo automático.
Exemplo: uma aeronave de escolta recebe a informação de um inimigo no setor X, a 450knt no nivel 350. Ele aproa o setor e tem a tela com 40 contatos, ai ele seleciona para receber apenas aqueles contatos que estão acima de 400knt e entre os niveis 250 e 450; a partir dia ele ja diminui para 7 contatos; por ultimo ele seleciona aqueles que estão se aproximando e fica com o contato do incursor.Veja que se o radar estiver funcionando entrelaçado, esses filtros perdem o sentido, porque um caminhão ou uma bateria AAé podem estar parados, enquanto os alvo aéreos nessas velocidades, já imaginou o problema do radar aí, não se pode mais usar o filtro doppler nesses casos. Essa descrição sua vale para o RDI e para o Grifo Br.
A partir dai ele pode selecionar o modo ar-ar (se já não estiver selecionado) para a utilização do seu armamento ar-ar, mas se ele abrir o espectro do radar vai pegar os 40 contatos iniciais, independente do modo.Isso não existe mais no novo conceito, você terá alvos, no ar e na superfície, vai atacar eles simultaneamente com as armas selecionadas.
Por isso eu debati com o Pepê outro dia, esperar que um piloto utilize todas as funções de um radar desse tipo é muito dificil e requer muito tempo, alem de muito treinamento.
Primeiro porque ele é como um computador: eu posso utilizar varias funções dele para realizar meu trabalho e voce utilizar outras diferentes para fazer a mesma coisa, mas dificilmente vamos esgotar todas as possibilidades de utilização; e para determinadas tarefas especificas teriamos que estudar a fundo determinadas funções que raramente ou nunca usamos. Dai a necessidade da especialização nas tarefas!Isso seria antes, o conceito omnirole é claro, o caça em si pode fazer tudo ao mesmo tempo.
Segundo porque como qualquer produto (carro, TV, lava-louças), o fabricante é um vendedor e quer ganhar o salario dele, portanto ele so vai te falar o que interessa para ele, e na pratica voce vai perceber que a teoria e outra! Bem, essas informações estão no informativos do Rafale desde seu lançamento, na década de 1990.
Portanto não acredite muito nas distancias e capacidades de QUALQUER equipamento militar dita pelo fabricante ou lido na internet, PRINCIPALMENTE aqueles relacionados a guerra eletronica (alcance, distancia de detecção, RCS, precisão) porque isso é ouro!!!
Quem domina o espectro domina o conflito!!!Aqui nos temos aproximação, acho um erro querer dar números exatos para essas informações.
Já percebeu que quase todos os projetos novos sempre são "convidados" para a Red Flag ( Gripen, A-1, Rafale, F-5M, SU-30), e quase sempre eles vão bem, "derrubando" varios oponentes americanos (ou seja, iluminando-o com sensores)?Em exercícios, o que interessa é colher informações dos adversários.

[]´s


Ja dsse, de bobo eles só tem a cara e algums aliados...

“Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”.

Sun Tzu




PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6235 Mensagem por PRick » Seg Ago 16, 2010 11:59 pm

AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu: Alberto,

Não foi isso que o General Silvy disse:
[]s

OBS.: Quem é Silvy:

http://www.defense.gouv.fr/air/l-armee- ... ganigramme
Não importa muito o que ele disse porque é APENAS uma entrevista e ele não se preocupou em ser interpretado "ao pé da letra" como você e outros estão fazendo. Além disso, em uma entrevista existe a interpretação do próprio entrevistador.

Importa muito mais o que consta dito pelos fabricantes:
For air-to-surface attacks, the radar has specific functions for navigation, target-aiming, searching and tracking of moving and fixed targets, ranging, and terrain-avoidance/following . With its open architecture, the RBE2 has been designed for growth. For instance, a Synthetic ApertureRadar mapping mode is actively
being developed. It will allow Rafale aircrews to “paint” revealing high-resolution maps of surface targets from stand-off distances. In the terrain-avoidance/following mode, the RBE2 looks ahead to build a constantly changing, wide-angle, 3-D profile of the terrain to be overflown. With the electronic scanning technology, terrain
avoidance is optimised to improve survivability while flying at very low altitude and very high speed [...]
http://docs.google.com/viewer?url=http: ... e_nr_2.pdf
Aqui detalhes na publicação Avionics Magazine (da Aviation Today) por Jean-Michel Guhl:
The RBE2 air-to-ground modes include: Doppler Beam Sharpening (DBS) mapping; SAR mapping; Fixed Target Track (FTT); Sea Surface Search and Track While Scan; Ground Moving Target Identification and Track (GMTI/T); target acquisition and air-to-ground ranging. Terrain following and avoidance modes can be combined to generate 3-D radar maps, thus enabling full automatic terrain following flights using the radar only.
http://www.aviationtoday.com/av/categor ... 32315.html
E sobre multi-modos simultâneos existem uma série de textos... :roll:

[]'s

Pois é, essa capacidade existe no RBE PESA, agora no caso do RBE AESA, ele ainda não está operacional, trata-se de um radar novo, e como tal, vai se adicionando capacidades até se chegar nos requerimentos.

[]´s




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6236 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 17, 2010 12:28 am

Já percebeu que quase todos os projetos novos sempre são "convidados" para a Red Flag ( Gripen, A-1, Rafale, F-5M, SU-30), e quase sempre eles vão bem, "derrubando" varios oponentes americanos (ou seja, iluminando-o com sensores)?Em exercícios, o que interessa é colher informações dos adversários.
E é por isso também que muitos não ligam, ou se ligam seus radares, o fazem em modos muito abaixo do poder real destes equipamentos.
Ja dsse, de bobo eles só tem a cara e algums aliados...
Do outro lado também. 8-]




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6237 Mensagem por Jacobs » Ter Ago 17, 2010 10:13 am

AlbertoRJ escreveu:
Jacobs escreveu:Broxei agora, o Rafale com seu radar RBE2-R2D2-C3PO não tem GMTT? Coisa que F-16 tem a milênios (e nem precisa ser blk-50)! :roll: :roll: :roll:
GMTT simultâneo com modos AA e AG.

Pessoal, acordem GMTT e GMTI SIMULTÂNEOS com os modos AA e AG. O RBE2 já possuí GMTT e GMTI. Também tem modos simultâneos mas com esses aí parece que não.

[]'s
Cara, de "ingreis" eu manjo um pouquinho e o texto diz claramente isso:

- os EAU querem modos GMTT/GMTI;
- os EAU querem modos Ar-Ar e Ar-terra simultâneos;

São duas solicitações diferentes. Se o General de Brigada Aérea Alain Silvy estiver correto, o Rafale ainda não possui essas capacidades.




Imagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6238 Mensagem por Skyway » Ter Ago 17, 2010 11:57 am

Acho incrível como o calor que o assunto FX provoca faz as pessoas deixarem de ver o óbvio.

Vamos lá...um caça de 4 geração, moderno e cujo uma das características mais marcantes é a integração de sistemas, não teria uma capacidade importante e moderna por pura falta de integração? Em um radar que acabou de sair do forno?

Acho que o pessoal pensa que um sistema, equipamento e etc quando tem a produção iniciada, é igual carrinho da hotwheels, é aquilo e pronto. Um sistema complexo, ainda mais como um novíssimo radar AESA que vem sendo testado a anos, passa quase que obrigatoriamente por atualizações e/ou modificações após a produção. Modificações previstas desde a prancheta mas que podem esperar e serem acrescentadas depois da linha de produção iniciada.

O AESA do rafale é óbvio que, se não tiver essa capacidade, vai ter. Assim como o radar AESA do NG quando esse ficar pronto, o que sendo realista, vai demorar pra estar com todas as capacidades planejadas incorporadas e integradas.

Não cabe debater se um tem e outro não. É óbvio que vão ter. Pode apenas não ter sido ainda integrado.

Estamos no início da vida desse produto, vamos com calma né gente?

Tudo bem torcer pra um ou pra outro, mas vamos fazer isso com o pé no chão, e não sangue nos olhos.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6239 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 17, 2010 11:59 am

O SU-35BM já tem. :mrgreen: 8-]




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6240 Mensagem por Skyway » Ter Ago 17, 2010 12:01 pm

Su-35 tem até guarda rouba embutido na cabine....meu apartamento tambem tem, e nem por isso é uma cobertura na Vieira Souto. :mrgreen: :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Responder