Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 3:52 pm
por cabeça de martelo
Juniorbombeiro queria ver um desses carros com mudanças automáticas a dar-me tanta pica como o velho Ford Puma 1.6 do meu pai. Aquilo come asfalto e mudar as mudanças faz parte da condução que se faz naquele carro.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 4:22 pm
por Juniorbombeiro
cabeça de martelo escreveu:Juniorbombeiro queria ver um desses carros com mudanças automáticas a dar-me tanta pica como o velho Ford Puma 1.6 do meu pai. Aquilo come asfalto e mudar as mudanças faz parte da condução que se faz naquele carro.
Pois é...aqui no BR, infelizmente temos poucas opções assim. O que tivemos de parecido aqui, eram os saudosos Corsa e Kadett GSI, Escort XR3 e Gol GTI, tivemos aqui também o Tigra, o Fiat Coupe e o Calibra importados em pouca quantidade, mas infelizmente fica um pouco difícil de manter esses carros por aqui, os poucos que sobraram inteiros custam um absurdo e ainda tem o fator das peças, que são difíceis de achar e caras, mas sem dúvida deve ser uma diversão, prova que não se precisa de 300 cavalos e um cambio que faz trocas em 1 "pentelhésimo" de segundo alcançar a felicidade.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 4:57 pm
por prp
delmar escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Eu não compreendo porque é que alguém quer ter um carro com mudanças automáticas...
E eu não entendo porque alguém não quer ter um carro moderno, com mudança automática.
E onde transmissão automática é moderno?
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 6:55 pm
por Bolovo
cabeça de martelo escreveu:
delmar escreveu:
E eu não entendo porque alguém não quer ter um carro moderno, com mudança automática.
Porque gosta de conduzir?...
Tem que ter as duas opções. Tem gente que gosta e tem gente que não. Eu pessoalmente prefiro o câmbio manual.
Mas hoje aqui no Brasil, 2/3 dos novos emplacamentos são em carros automáticos. Ir contra isso é pedir pra falir.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 7:01 pm
por Bolovo
Juniorbombeiro escreveu:
Bolovo escreveu:A VW tem que matar o Fox, deixar o Up como carro de entrada, e lançar um novo Gol, com chassis novo e tudo, com motor 1.0 TSI. Pode ter certeza, será um dos carros mais vendidos do país. O Golf é ótimo, o 1.0 TSI vai fazer história, e o preço inicial está compatível com o mesmo modelo sendo vendido na Europa (20450 Euros = ~73500 reais). Uma coisa que eu percebi pesquisando preços de carros mundo afora é que produtos globais tem preços globais. Só falta fazer uma versão automática desse Golf TSI. Já o Jetta TSI é excelente, diria que o melhor da classe de sedan premium. Vejo nas revistas e todos falam o mesmo. Minha tia tem um Corolla 2015 automático, pagou uma fortuna e não chega nem perto do que o Jetta oferece. A VW tá fazendo muita cagada ultimamente, mas longe de se tornar uma nanica. É só acertar um pouquinho, errar menos, que ela vai voltar concorrer no topo.
A VW se perdeu de alguma forma aqui no Brasil, primeiro por sua política conservadora de preços, segundo, pq parece que não soube ler os desejos do consumidor. O que vende no Brasil hoje, no segmento dos populares, é carro "barato" com aparência de carro maior e porta malas grande e no segmento dos médios e luxuosos é SUV. A VW não está bem colocada em nenhum desses segmentos. O Cross Fox, aquele engodo, no começo fazia sucesso, mas sucumbiu ao surgimento de rivais com aparência bem mais "convincente". O Tiguan, apesar de ser um carro excelente, mesmo já datado, pertence a um segmento que já está fora do alcance da maioria dos nossos consumidores, falta um SUV compacto para rivalizar com Renegade, HR-V, Duster e Ecosport. Parece que a próxima geração do Gol, será o novo Polo Europeu rebatizado e depenado, vamos ver como vai ficar o preço, e se terá uma versão "aventureira" para enfrentar as desafiadoras rampas de Shopping Centers.
Esse novo Gol ficará interessante.
Mas o que eles precisavam é de um carro pra competir com Onix, HB20 e Ka. O Gol aparentemente vai ficar um nível acima, concorrendo com o Fiesta, 208 e tal. Tem que ver a que preço vão lançar ele.
Já sobre um SUV compacto, a VW irá lançar um próximo ano, o T-Cross, para competir com os Renegades, CR-V e ASX da vida.
Preço inicial 75k.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 7:10 pm
por Wingate
Bolovo escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Porque gosta de conduzir?...
Tem que ter as duas opções. Tem gente que gosta e tem gente que não. Eu pessoalmente prefiro o câmbio manual.
Mas hoje aqui no Brasil, 2/3 dos novos emplacamentos são em carros automáticos. Ir contra isso é pedir pra falir.
Apesar de admitir a comodidade de se dirigir um carro automático ainda prefiro o câmbio manual em se tratando de carro de minha propriedade.
Já ouvi um sem número de reclamações de amigos e conhecidos que tiveram problemas com câmbio automático (das mais diversas marcas de veículos) e o comentário comum de todos era "mandei consertar mas nunca mais ficou o mesmo".
Na dúvida, fico com o bom e velho câmbio manual.
Wingate
Para os saudosistas do antigo "hidramático":
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 8:33 pm
por delmar
prp escreveu:
delmar escreveu:
E eu não entendo porque alguém não quer ter um carro moderno, com mudança automática.
E onde transmissão automática é moderno?
A transmissão automática não é moderna. Embora já fosse conhecida, a popularização e uso intenso começou, nos EUA, após a segunda guerra mundial. O que ocorreu agora é uma melhoria muito grande no sistema, fruto do uso da eletrônica embarcada nos automóveis modernos. Aqui no Brasil é quase impossível encontrar um carro novo de primeira linha com câmbio manual. Vai numa concessionária e pede um Toyota Corola, um Honda Civic ou carro similar manual. Embora eles estejam no catalogo e só para constar. Terá que fazer um por encomenda, isto se houver.
Câmbio automático não é confiável? Estraga fácil? Atualmente até os melhores caminhões, carga pesada, vem com cambio automático. Também as viaturas militares. É um caminho sem volta aqui no Brasil. Mais um tempo e até os populares virão com cambio automático e quem quiser manual vai pagar bem mais caro. Até o dia que teremos "direção automática", o vivente vai sentar, falar o destino da viagem e o carro vai seguir sem necessidade do motorista segurar o volante.
Mas, por aqui e em Portugal alguns vão resistir atá a última embreagem manual.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 03, 2016 8:46 pm
por Juniorbombeiro
Wingate escreveu:
Bolovo escreveu:
Tem que ter as duas opções. Tem gente que gosta e tem gente que não. Eu pessoalmente prefiro o câmbio manual.
Mas hoje aqui no Brasil, 2/3 dos novos emplacamentos são em carros automáticos. Ir contra isso é pedir pra falir.
Apesar de admitir a comodidade de se dirigir um carro automático ainda prefiro o câmbio manual em se tratando de carro de minha propriedade.
Já ouvi um sem número de reclamações de amigos e conhecidos que tiveram problemas com câmbio automático (das mais diversas marcas de veículos) e o comentário comum de todos era "mandei consertar mas nunca mais ficou o mesmo".
Na dúvida, fico com o bom e velho câmbio manual.
Wingate
Para os saudosistas do antigo "hidramático":
São dois problemas.
O primeiro é a falta de mão de obra qualificada aqui no Brasil. Meu mecânico relatou que um outro cliente dele quase moeu a caixa automática de um Audi, pq o frentista de um posto foi trocar o óleo do carro e drenou o óleo da caixa ao invés de drenar o óleo do motor. A sorte é que o carro travou no meio do trânsito. Some-se a isso a má vontade de aprender coisas novas, para mecânicos brasileiros, de uma maneira em geral, tudo o que eles não conhecem não presta. Muitas vezes por não saberem arrumar, vão espalhando uma má fama que não é justificável e aí, para recuperar a credibilidade do produto, as vezes se torna difícil. Estão aí os exemplos dos maravilhosos motores Fiat de 5 cilindros que não me deixam mentir.
O segundo problema, é que definitivamente, alguns motoristas não sabem usar o câmbio automático, tem muita gente que segura o carro engrenado em subida e isso tende a superaquecer o óleo da transmissão, aí um câmbio que foi projetado para durar uma vida inteira, vai abrir o bico em um tempo bem mais curto, e a manutenção vai sair bem cara, pois a complexidade inerente a esses engenhos é inversamente proporcional a durabilidade.
Agora, falando especificamente das caixas epiciclicas (o famoso hidramático), não há a menor dúvida de que são robustas, senão não seriam usadas em CC's de mais de 1000 cv até hoje, já tem CC por aí utilizando caixas CVT também. Mas como dizia meu comandante de batalhão na época que eu era bombeiro voluntário: "Não existe nada indestrutível na mão de brigadiano" . Quando o cara é "cupim de ferro" ele desafia a lógica utilizada pelos melhores engenheiros do mundo.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Sex Nov 04, 2016 9:31 am
por cabeça de martelo
delmar escreveu:Mas, por aqui e em Portugal alguns vão resistir atá a última embreagem manual.
Em Portugal a esmagadora maioria dos carros têm caixas manuais.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Sex Nov 04, 2016 11:02 am
por Juniorbombeiro
delmar escreveu:
prp escreveu:
E onde transmissão automática é moderno?
A transmissão automática não é moderna. Embora já fosse conhecida, a popularização e uso intenso começou, nos EUA, após a segunda guerra mundial. O que ocorreu agora é uma melhoria muito grande no sistema, fruto do uso da eletrônica embarcada nos automóveis modernos. Aqui no Brasil é quase impossível encontrar um carro novo de primeira linha com câmbio manual. Vai numa concessionária e pede um Toyota Corola, um Honda Civic ou carro similar manual. Embora eles estejam no catalogo e só para constar. Terá que fazer um por encomenda, isto se houver.
Câmbio automático não é confiável? Estraga fácil? Atualmente até os melhores caminhões, carga pesada, vem com cambio automático. Também as viaturas militares. É um caminho sem volta aqui no Brasil. Mais um tempo e até os populares virão com cambio automático e quem quiser manual vai pagar bem mais caro. Até o dia que teremos "direção automática", o vivente vai sentar, falar o destino da viagem e o carro vai seguir sem necessidade do motorista segurar o volante.
Mas, por aqui e em Portugal alguns vão resistir atá a última embreagem manual.
Caminhões com caixas automáticas epiciclicas são raros aqui no Brasil e mesmo nos EUA, são mais comuns em aplicações menos pesadas. Os caminhões, em sua maioria, estão partindo para caixas automatizadas. Isto está possibilitando o retorno de uma tecnologia que tinha ficado um tanto esquecida em um passado recente, as caixas sem sincronizadores, conhecidas aqui no Brasil como "caixa seca".
Qual é a vantagem de uma "caixa seca"???
Por não terem sincronizadores, possibilitam um conjunto mais compacto para uma determinada potência ou mais robusto para um determinado tamanho, além de serem mais baratas de fabricar.
Qual é a desvantagem????
A desvantagem está naquela pecinha que fica entre o banco e o volante. Uma "caixa seca" requer um motorista melhor treinado, pois, as marchas precisam ser feitas no tempo certo, com duas operações de embreagem, ou sem o uso da mesma se o cara for bom. Antigamente, ainda se utilizava duas alavancas de marcha
Nos EUA, a maioria dos caminhões usam caixa seca, sendo o seu maior expoente as famosas Eaton Fuller, que são adaptadas até em picapes junto a motores Detroit Diesel 2 tempos (usados em nossos blindados M-113), sim eles são malucos.
Aqui no Brasil, acho que o exemplo mais clássico de caixa seca, são nossos veneráveis FNM.
Quero ver um caminhoneiro de hoje em dia fazendo isso ...povinho mal acostumado .
Hoje em dia está um pouquinho mais fácil, pois a segunda alavanca foi substituída por um botão, mas ainda tem que saber fazer as marchas no tempo. O vídeo é meio tosco, mas é um bom exemplo.
Mas o que quero dizer é que com o advento das caixas automatizadas, onde as trocas são feitas por intermédio de atuadores e gerenciados por um computador, a habilidade do motorista passou a ser um item secundário, e as caixas secas, voltaram a ser uma opção interessante com sua robustez e simplicidade mecânica inerentes.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Sex Nov 04, 2016 12:48 pm
por Wingate
Juniorbombeiro escreveu:
delmar escreveu:
A transmissão automática não é moderna. Embora já fosse conhecida, a popularização e uso intenso começou, nos EUA, após a segunda guerra mundial. O que ocorreu agora é uma melhoria muito grande no sistema, fruto do uso da eletrônica embarcada nos automóveis modernos. Aqui no Brasil é quase impossível encontrar um carro novo de primeira linha com câmbio manual. Vai numa concessionária e pede um Toyota Corola, um Honda Civic ou carro similar manual. Embora eles estejam no catalogo e só para constar. Terá que fazer um por encomenda, isto se houver.
Câmbio automático não é confiável? Estraga fácil? Atualmente até os melhores caminhões, carga pesada, vem com cambio automático. Também as viaturas militares. É um caminho sem volta aqui no Brasil. Mais um tempo e até os populares virão com cambio automático e quem quiser manual vai pagar bem mais caro. Até o dia que teremos "direção automática", o vivente vai sentar, falar o destino da viagem e o carro vai seguir sem necessidade do motorista segurar o volante.
Mas, por aqui e em Portugal alguns vão resistir atá a última embreagem manual.
Caminhões com caixas automáticas epiciclicas são raros aqui no Brasil e mesmo nos EUA, são mais comuns em aplicações menos pesadas. Os caminhões, em sua maioria, estão partindo para caixas automatizadas. Isto está possibilitando o retorno de uma tecnologia que tinha ficado um tanto esquecida em um passado recente, as caixas sem sincronizadores, conhecidas aqui no Brasil como "caixa seca".
Qual é a vantagem de uma "caixa seca"???
Por não terem sincronizadores, possibilitam um conjunto mais compacto para uma determinada potência ou mais robusto para um determinado tamanho, além de serem mais baratas de fabricar.
Qual é a desvantagem????
A desvantagem está naquela pecinha que fica entre o banco e o volante. Uma "caixa seca" requer um motorista melhor treinado, pois, as marchas precisam ser feitas no tempo certo, com duas operações de embreagem, ou sem o uso da mesma se o cara for bom. Antigamente, ainda se utilizava duas alavancas de marcha
Nos EUA, a maioria dos caminhões usam caixa seca, sendo o seu maior expoente as famosas Eaton Fuller, que são adaptadas até em picapes junto a motores Detroit Diesel 2 tempos (usados em nossos blindados M-113), sim eles são malucos.
Aqui no Brasil, acho que o exemplo mais clássico de caixa seca, são nossos veneráveis FNM.
Quero ver um caminhoneiro de hoje em dia fazendo isso ...povinho mal acostumado .
Hoje em dia está um pouquinho mais fácil, pois a segunda alavanca foi substituída por um botão, mas ainda tem que saber fazer as marchas no tempo. O vídeo é meio tosco, mas é um bom exemplo.
Mas o que quero dizer é que com o advento das caixas automatizadas, onde as trocas são feitas por intermédio de atuadores e gerenciados por um computador, a habilidade do motorista passou a ser um item secundário, e as caixas secas, voltaram a ser uma opção interessante com sua robustez e simplicidade mecânica inerentes.
Pegar uma subida daquelas, com o caminhão carregado e com esse tipo de caixa seca é preciso ser muito bom pois se a marcha não entrar e o bichão for para trás....
Faz me lembrar dos antigos caminhões Chevrolet QT 1942 e GMC do EB que ainda cheguei a ver. O câmbio deles era desse tipo, era necessário pisar na embreagem para "tirar" da marcha sendo usada e pisar novamente para colocar na próxima marcha desejada.
E se "arranhasse" na troca de marcha levava esporro federal do sargento.
Wingate
Wingate
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Sex Nov 04, 2016 1:32 pm
por delmar
Eu considero "Cambio Automático" todo aquele dispositivo que regula a relação da força do motor com a necessidade de tração e velocidade do veiculo de maneira autonôma. Se o condutor não necessita fazer manualmente os ajustes é cambio automático. No caso do câmbio tipo CVT, que eu penso ser o mais agradável e confortável de usar, parece que nem engrenagem tem, funcionando com dois cones. Então, se o motorista não precisa pisar na embreagem e mexer a palanca para trocar de marcha, é câmbio automático.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qua Nov 09, 2016 2:13 am
por Bourne
Falar um pouco mais sobre a VW.
Mostraram o conceito do Gol GT com motor 1.0 Tsi. Parece que foi bem pensado e a cor é linda. O problema é que chegou uns 5 anos atrasado. Só mostraram agora que o Gol está para morrer.
Agora falando bem. O Jetta está com umas promoções agressivas. Ouvi por aí a versão automática e equipada por até 75 mil. Um bom negócio considerando que concorrentes similares com mesmo nível de equipamento estão na casa 90 - 100 mil. Assim que se faz. Agora o Jetta tá vendendo próximo ao cruze.
Sedãs médios mais vendidos: Jetta cresce e ameaça o Cruze em outubro
As promoções realizadas pela VW deram resultado para o Jetta em outubro. Com 1.204 unidades, o sedã médio da marca alemã cresceu quase 50% em relação a 2015 e encurtou a vantagem do Chevrolet Cruze (1.475), terceiro colocado, que teve seu melhor resultado nesta nova geração.
O novo Civic também manteve um viés de alta. Embora vendendo menos do que em setembro, o Honda emplacou 2.696 unidades e aumentou em quase 50% o resultado registrado há um ano.
Mesmo sendo o único do top 4 a perder espaço na comparação com 2015 (-9%), o Toyota Corolla (5.119) aumentou sua participação de mercado em relação a setembro, respondendo por quatro em cada dez modelos vendidos no segmento. O top 5 foi novamente completado pelo Ford Focus Fastback (538).
Oitavo no último ranking, o Nissan Sentra subiu duas posições, mas não há motivo para comemorações: as 363 unidades emplacadas representaram quase 2/3 a menos do que o total vendido no mesmo período de 2015. Sexto em setembro, o Mitsubishi Lancer (333), em alta de 36%, veio em seguida.
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Enviado: Qui Nov 10, 2016 1:39 pm
por cabeça de martelo
Alfa Romeo Giulia QV bate recorde em Nurburgring
A berlina mais rápida do "Inferno Verde"
O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio Verde recuperou o “título” da berlina mais rápida em Nürburgring Nordshleife, também conhecido como o "Inferno Verde", na Alemanha.
Com o tempo de 7 minutos e 32 segundos, a berlina italiana tirou seis segundos ao registo alcançado há poucas semanas pelo novo Porsche Panamera Turbo.
Com Fabio Fancia ao volante, o Giulia Quadrifoglio Verde bateu por mais que uma vez os 280 km/h no traçado alemão e deixou muitos superdesportivos “a comer pó”. Caso do Lexus LFA (7m38s) ou o Pagani Zonda F (7m33s).
Equipado com um motor V6 biturbo de 2,9 litros de origem Ferrari, com 510cv (contra os 550cv do Panamera Turbo), é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e chegar aos 310 km/h.
Para isso contribui ainda o peso de 1695 kg, a tração traseira e a caixa sequencial de oito velocidades, capaz de “trocas” em apenas 150 milisegundos quando escolhido o modo “Race”.