Túlio escreveu: Qui Abr 14, 2022 3:21 pm
Também não acho que foi míssil, seja qual for; para mim a chance maior é ter sido mesmo alguma mina, que lá tem de monte, mas mantenho que vai ser brabo de ficarmos sabendo a verdade: se for Russo eu vou achar que tá passando pano, se for Ucraniano vou achar que é AGITPROP.
EDIT - Sem contar que os Russos explodiram trocentos paióis de munições de todos os tipos, a rigor nem dá para afirmar que a Ucrânia ainda tem algum Antinavio disponível.
Se os Ucranianos tivessem mísseis antinavio disponíveis, deveriam jogar todos na frota do Mar Negro, que estão cheio de tropas anfíbias lá alocadas e destruir boa parte da frota ali. Não teria maior vitória moral aos Ucranianos do que isso. Além disso, eliminaria as chances de ataque a Odessa sem que tomem Mykolaiv antes. Tem muitos BTG's ali na Transnistria, o equivalente a uma divisão e meia, porém não é o suficiente para o certo, já que precisam de muitas tropas para cercas as áreas em volta e impedir qualquer ataque vindo de fora da cidade.
Mas não fizeram isso, a frota dá pra ser vista de binóculo de Odessa, está a 25 km, fora do alcance da artilharia Ucraniana mas ainda visível.
Outra coisa que não entendo foram os primeiros usos de Tochka-U dos Ucranianos, não disparando em concentrações de tropas conhecidas, mas apenas em unidades sem valor estratégico e em território Russo, pra dizer depois "olha, viu, nós estamos contra-atacando os Russos em território deles".
Isso é uma estratégia burra, até sob o ponto de vista da comunicação, pois informa aos cidadãos um dano 100x maior do que ele é - pra ser generoso, ainda - e logo depois eles tomam uma ofensiva. Isso quebra a credibilidade que o próprio povo vai ter no Governo. Eu repito de novo: imagina quando a galera que está em Poltava, Zaporizhzia e Dnipro, ver que os
VITÓRIOSOS Ucranianos, estão recuando do Donbass com tudo, em meio a civis pra não serem destroçados recuando em campo aberto ou em estradas, fugindo pra dentro dessas cidades para se defender ali dentro, com civil e tudo, o mesmo que ocorreu em Mariupol?
Até em Lviv, correspondentes Brasileiros disseram que os Ucranianos realmente acham que estão ganhando e os Russos estão recuando. Imagina quando eles souberem que o Governo deles mentiu e essas cidades são potenciais alvos dos Russos?
No EUA, por muito menos, até Universitário morreu dentro de Campus protestando contra a Guerra, isso há milhares de Km de distância.