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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 10:30 am
por FIGHTERCOM
Santiago escreveu:
alex escreveu:Eu gostaria de perguntar ao Vinicius como o SH pode ser classificado pela FAB e ser psoteriormente desclassificado por questões técnicas na área de transferencia de tecnologia.Isto eu chamo de flexibilidade da FAB.
se ficaram os tres caças é logico que eles devem atender todos os pontos do RFI, a partir deste instante o que deveria valer seriam preços, manutenção, offset e equipamentos adicionais para o pais.
Se O RFI pede transferencia tecnológica e os EUA não vão executa-la como o SH foi classificado?
Não sou o Vinicius, mas...
Todos do short list responderam satisfatoriamente ao RFI, que dentre outras coisas especificava o que a FAB exige em termos de transferencia de tecnologia. Quem, ao que parece, não respondeu bem ou não se encaixou no que a FAB entendeu como suas necessidades, ficou fora.

É como eu digo, no gogo eh facil prometar qq coisa. Na hora de colocar em documento oficial que dara origem a contratos, a coisa complica.
[]s
Caro Santiago,

Só complementando, isso lembra uma reportagem aonde o comandante da FAB foi questionado sobre a proposta de montagem dos helis EC-725 em Ijatubá. Ele prontamente respondeu que a proposta era boa, mas que a Eurocopter precisava colocar ela no papel. A príncipio, podemos concluir que foram feitas propostas "tentadoras" aos ministros NJ e MU, em visita à Rússia e à França, e por isso eles declararem que tiveram maior receptividade desses países. Mas foi somente na hora de colocar no papel que essas propostas tomaram forma.


Abraços,

Wesley

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 10:36 am
por Sniper
No meu ponto de vista a exclusão do SU-35 da Short List é nitidamente um recado do governo brasileiro de descontentamento com o que vem ocorrendo na Venezuela.

Sobrevôo de Tu-160, envio de uma frota ao caribe, transferência de tecnologia nuclear e outros desparates que a Rússia vem fazendo a reboque de Hugo Chavez e o anti-americanismo extremista estão trazendo tensões que nunca existiram para a região.

O Brasil não quer ser mais um fantoche nesse joguinho Rússia-EUA. Esse é o recado do governo.

Meus 2 cents (c) Lima :D

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:07 am
por Bourne
Paisano escreveu:
knigh7 escreveu:
Dúvido que esse tipo de recado fosse dado ao Geisel e no mesmo instante este não desse ordem para a compra do SU-35. :evil:

E para os que ainda não têm conhecimento, o Geisel mandou os EUA (fornecimento de material bélico) as favas quando estes ameaçaram o Brasil na década de 70.

Mas, governo (e Presidente) sem coragem dá nisso. :?
Não é medo dos EUA, mas, sim, no momento atual, não seria interessante por causar de dois motivos principais. O primeiro é o mau estar diplomáticos com os EUA e demais países ocidentais, devidos as últimas rusgas diplomáticas entre os russos e o ocidentes e, queiram ou não, o Brasil é um país ocidental. A segunda é que os russos estão armando o hipotético e maior antagonista do Brasil na região, a Venezuela, alám de trazer os conflitos e rugas do mundo para o continente.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:08 am
por AlbertoRJ
Vou repetir a notícia postada pelo Jacques para registrar no tópico certo:

Valor, 02-10-2008
FAB seleciona novos caças e exclui avião russo


Daniel Rittner
de Brasília

A Força aérea Brasileira (FAB) eliminou metade das propostas e selecionou três fornecedores para a última fase do projeto F-X2, que resultará numa encomenda inicial de 36 caças de múltiplo emprego, com entregas a partir de 2014. Passaram à seleção final as aeronaves F-18 E/F Super Hornet (da americana Boeing), Rafale (da francesa Dassault) e Gripen New Generation (da sueca Saab).

Em postura rara, os americanos enviaram cartas à FAB em que acenam com transferência de tecnologia e abertura de código-fonte de componentes dos aviões. Na correspondência com a Aeronáutica, mencionaram o excelente entendimento político com o governo brasileiro e manifestaram intenção de tratar o país como parceiro privilegiado na América do Sul.

Ficaram de fora da lista o caça russo Sukhoi Su-35, bem como o americano F-16 (da Lockheed Martin) e o Eurofighter Typhoon (fabricado por um consórcio europeu). A ausência da Sukhoi surpreendeu especialistas em segurança e oficiais da reserva que acompanharam o projeto F-X original, cancelado em janeiro de 2005, pois a aeronave russa era apontada como uma das favoritas na ocasião e tinha a preferência do então ministro José Viegas, da Defesa.

A eliminação da Sukhoi também frustrou a diplomacia russa, que vinha costurando uma aproximação com o Brasil na área militar e tinha o lobby dos caças como principal item da agenda comercial da provável visita ao país do presidente Dmitri Medvedev, prevista para fins de novembro. E enfraquece os planos do ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, que participou da elaboração do Plano Estratégico de Defesa, de fechar parceria com a Rússia para o desenvolvimento conjunto de um caça de nova geração.

Com a exclusão da Sukhoi, diminuem as chances de tirar do papel essa parceria, que chegou a constar de memorando de entendimento assinado por Mangabeira. Coincidentemente, no início desta semana Rússia e Índia anunciaram avanços em um projeto bilateral de desenvolvimento desse caça, cuja produção em série deve ser iniciada em 2015.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), as informações dos fornecedores foram recebidas em resposta aos pedidos - RFI (sigla em inglês para "Request for Information") - enviados em junho. O processo de análise envolveu cinco áreas: operacional, logística, técnica, compensação comercial e transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa. O Cecomsaer afirmou que não houve interferência política na seleção.

O Valor apurou que a fase seguinte de negociações deve começar no fim de outubro, com o envio de novas cartas aos fornecedores - "Request for Proposal" (RFP) - em que serão pedidos detalhes das propostas. A intenção da FAB é concluir todo o processo de análise em 2009, a fim de evitar que a discussão se estenda a 2010.

Os militares temem que, em ano eleitoral e às vésperas da escolha de um novo presidente, a compra seja adiada mais uma vez por pressão política. A aquisição dos 36 caças deverá custar de US$ 2 bilhões a US$ 2,5 bilhões, financiados ao longo de vários anos. O valor final depende da configuração das aeronaves e a própria FAB diz que há "potencial" para a encomenda de 120 caças no total.

A Aeronáutica terá pela frente, na próxima década e meia, o desafio de renovar boa parte da frota. Os Mirage 2000C, comprados de segunda-mão da França há três anos, começam a ser desativados em 2015. A partir de 2021, será a vez dos F-5M, que recentemente passaram por modernização pela Embraer. Em 2023 tem início a aposentadoria dos AMX.

Cada fornecedor encaminhou à FAB de três a quatro mil páginas com as características dos caças e as propostas iniciais ao governo brasileiro. Na avaliação da Aeronáutica, o Sukhoi foi descrito como um "pesadelo logístico": a autonomia de vôo decepcionou, o peso do caça carregado com armamentos chega a 30 toneladas (contra, por exemplo, 24,5 toneladas do Rafale) e a troca de turbinas requer muito mais horas de trabalho do que a do F-18 americano.

Na evolução das negociações, segundo apurou o Valor, a FAB tentará garantir a abertura do código-fonte, sem restrições, do sistema de integração de armamentos e do data-link (a troca de dados entre os caças em vôo, bem como entre eles e as bases terrestres).

Quanto à performance dos caças pré-selecionados, a FAB avaliará, em especial, duas características: superioridade aérea (missões de combate e escolta, que demanda mísseis) e interdição (missões ataque em solo, que privilegiam bombas). O Rafale agrada a muitos militares, mas tem no alto custo uma das desvantagens. Nesse quesito, o Gripen NG é considerado imbatível, por ser o único monomotor entre os finalistas. O problema é que até agora só existe um protótipo da aeronave, lançada em abril. O F-18 tem maior economia de escala por já ter sido vendido a vários países.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:25 am
por Carlos Mathias
Em postura rara, os americanos enviaram cartas à FAB em que acenam com transferência de tecnologia e abertura de código-fonte de componentes dos aviões.
a FAB tentará garantir a abertura do código-fonte, sem restrições, do sistema de integração de armamentos e do data-link (a troca de dados entre os caças em vôo, bem como entre eles e as bases terrestres).
Tentará?????

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:31 am
por FIGHTERCOM
Gripen one candidate in Brazil
Gripen Next Generation (NG) is among three aircraft under consideration for the Brazilian Air Force.

2/10/2008 | Saab responded to a Request for Information (RFI) from Brazil in August regarding Gripen. The Brazilian Air Force has announced on its website that the ongoing procurement will concentrate on three alternatives:

• Saab’s Gripen NG

• Boeing’s F-18 E/F Super Hornet and

• Dassault’s Rafael

In 2014
The website also states that the procurement is for 36 aircraft with deliveries set to commence in 2014.

Saab is prepared to cooperate with Brazilian industry, sharing expertise and transferring technologies. The bid is supported by the Swedish government.

“We are pleased to be included by the Brazilian Air Force in the ongoing selection process and are ready to submit a very attractive proposal”, says Lennart Sindahl, Executive Vice President, Saab.

http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... brazil.htm


Abraços,

Wesley

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:32 am
por Carlos Mathias
Que ânimos estão exaltados, Mathias? Não vi nada disso. Pelo contrário.
Claro, você está do outro lado da torcida. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:41 am
por brisa
Eu ja estou acreditando na abertura dos codicos pelos americanos

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:48 am
por Galina
Prezados,

algumas observações e pitacos:

1) primeiro, devo admitir que para mim a desclassificação do SU-35 foi uma enorme surpresa e, mesmo, decepção;

2) será que os russos se darão por satisfeitos apenas com os MI-35 para a FAB e (possivelmente) MI-28N para o Exército, a ponto de anuírem com a ampliação do CS da ONU ? Ou será que vem junto mísseis antiaéreos e radares de defesa aérea, além de outros brindes ?

3) querem saber mesmo, eu acho é que os russos foram usados para arrancar mais contrapartidas de quem sempre realmente interessou à FAB: os americanos. E eu, se fosse os russos, não mandaria um mas uma dezena de TU-160 todo mês para a Venezuela... Fizeram o negócio com o SU-35 parecer tão sério que conseguiram (inédito) que os americanos se comprometessem a liberar todos os código-fonte do F-18E. Ademais, coincidentemente agora, os yankees declaram publicamente que apoiariam a entrada do Brasil no CS... Isto é jogo !!! Enfim, arrumaram um jeitinho (aquele mesmo, típico do brasileiro) de agradar a gregos e troianos... Pode parecer teoria da conspiração, mas é no que eu acredito...

4) O F-18E parece ser o melhor caça dos três: alcance de 180 km para alvos de 1m2, valor este 50 Km maior que o AESA do Rafale. O RCS é no mínimo igual ao do Rafale. Contudo, quem sabe o Spectra seja um pouco melhor que o sistema EW do F-18. Antes que me perguntem de fontes: ouvi isto por aí e portanto não tenho como mostrar aqui as tais fontes...
Gripen seria uma zebra enorme, mas depois do que vi, não duvido de mais nada...

Abraços,

Luerti

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:50 am
por AlbertoRJ
Outra enquete igual?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:51 am
por Bourne
è que o outro tópico foi trancado :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 11:56 am
por Jacobs
Ih, pesadelo logistico... Então teve embasamento tecnico nessa opção da FAB.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 12:02 pm
por Carlos Mathias
Depende da notícia que você vai aceitar como correta. Uma fala da logística, outra fala de pressão americana e uma outra fala de prazo não cumprido para garantias sobre as tecnologias. Cada um vai aceitar a que melhor lhe convier, pois para todas elas há maneiras de se retrucar, digamos assim. Ou você pode somar todas, analisar ...

Enfim, tem prá todos os gostos.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 12:06 pm
por Bender
Muitas folhas em dois dias :|
Opinião Pessoal

Resumo da Ópera
Após décadas de descaso por parte dos dirigentes políticos do país,do pós governos militares,a aeronáutica que só era lembrada por esses mesmos políticos quando das "caronas vips" e apresentações da Fumaça,desenvolveu nesses tantos anos,junto as demais forças,uma técnica de sobrevivência que poderíamos chamar de "a mingua mas com avanços doutrinários".
Sem recursos de vulto,para a troca de seus caças de primeira linha Fx1,e vendo a tentativa de compra se esvair na mudança de governo,seguiu rumo a uma série de projetos de modernização,que a par de discutíveis no quesito valores,visavam trazer a força,compreenção e habilidade para se capacitar nas doutrinas modernas de comunicação e operação de armamentos com capacidade BVR,projetos estes tocados em parceria com a Embraer,que por ser brasileira talvez entendesse o porque dos recursos sempre chegarem com atrazo.A mingua mas pé no chão.E assim,os varios projetos foram caminhando,aviões patrulha,novos cargueiros,exercícios conjuntos,comando e controle,mas os FIII de Anápolis já não podiam aguentar muito mais. E a força pragmaticamente a mingua mas pé no chão, aceita o presente governamental via paris,de caças tampão M2000,e sorri,amarelo mas: sorri.Mais um passo adiante.Circunstâncias políticas e estratégicas ,colocam o país diante de um presidente Chaves disposto a ter um amparato militar de porte no norte de nossas fronteiras,e um mar repleto de petròleo na nossa costa.A isso junta-se a visão do Ministro Mangabeira Unger sobre o que é preciso para um país ser grande,e a vontade de brilhar do Ministro Jobim e está pronto o ambiente para a Força Aérea realizar o que parecia quase impossível,comprar um lote de novos caças.Mas reafirmariam os ministros em diversas ocasiões:transferência de tecnologia é fundamental.Mas será que para a FAB esse é o ponto fundamental? Independência de integração acredito que sim,os Off-sets a mais no pacote talvez passem longe do dia a dia da força.E assim surje o Fx2.Disposta a se livrar da "concorrência" fracassada do plano anterior, a FAB parte para uma compra direta,selecionando:Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35, para envio de informações baseadas nos principios divulgados na midia:"O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios a serem utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira", que permeariam a escolha. Ao fim da primeira etapa do processo nos vemos agora diante de treis candidatos:o F18 SH,o Rafale e o Gripen NG. Muito foi discutido durante esses meses,sobre qual seria o vetor ideal para o país,e fora as paixões pessoais por esse ou aquele modelo,pouco se discutiu sobre os requisitos impostos pela propria FAB, e nada se discutiu sobre essa força que aprendeu a viver"a mingua mas com avanços doutrinários",e que já escaldada pelos sacrificios passados,de qual o tamanho do "passo" que ela daria ao fazer a sua escolha. Baseando nossos pensamentos por esse aspecto,o "tamanho do passo", a ser dado,quem sabe seu maior requisito, parece transparecer que ele vai ser diretamente proporcional,a uma força que hoje recebe promessas de mundos e fundos para manter seus meios daqui para frente,mas que sabe de cór,que promessas evaporam até por razão de uma simples eleição,ou pelo contingenciador de verbas de plantão.O pensamento cristalizado é: "melhor o pouco com Deus do que o muito sem ele".Pragmático e verdadeiro.

Chavez+RussiaxEua=guerra semi-fria ou mórna,o aspecto político e o grande avião inviável para os que vivem a mingua.

Os que vivem a mingua,chegam a conclusão que o grande avião é um passo muito grande,o governo aproveita e:dois coelhos.

O Brasil não vai se envolver nessa questão,primamos pela independência e blablablabla....

Primeiro recado:Aos americanos,dizemos :não somos do mesmo saco do sr. Chavez.SU-35 fora da parada.

Segundo recado:Aos americanos,dizemos:acreditamos na sua boa vontade e amizade,pré-selecionamos o F18.

terceiro recado:Aos Russos e a Chavez,não escolhemos o F18 pois somos independentes dos EUA.

*Divagando na questão do Conselho de Segurança:França,EUA e Russia são do CS,Suécia não. Precisamos dos treis,não podemos agradar os treis.Leão da Montanha:saída pela direita.

Sobram dois:Rafale e Gripen.

O Tamanho do passo

A pergunta a ser respondida dentro da Fab desde o inicio sempre foi:O que nos levará ao top tecnológico,e que custará pouco para operar, manter e integrar o que queremos?
Duas turbinas ou uma?Seria simples de responder.Uma.Para os que vivem a mingua tudo se resume a duas ou uma turbina.Esqueçamos pois,todos os outros aspectos mirabolantes,como compras casadas com a MB,parceria estratégica para os restos dos nossos dias,autonomia,peso,raio de ação e etc e tal.

O recado para mim é claro:Tem que ser top, bom e barato=Gripen.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 02, 2008 12:25 pm
por Sniper
projeto escreveu:Outra enquete igual?
Não, é a única. :wink: